A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

Jamal 31/01/2021

Intrigante!Adorei a história e o desfecho. Para mim um dos melhores romances urbanos de José de Alencar, talvez esteja páreo a páreo com Lucíola.

Lizandra 22/01/2021

Sobre o luto da viúva
É uma história interessante. É calma, um pouco romântica, um pouco trágica, um pouco tocante, um pouco entediante... Um bom livro pra quem procura algo despretensioso em qualquer tarde tediosa.
Um relato simples, com altos e baixos, como a vida normal de pessoas normais. Experiência que aconselho grandemente.
O autor relata um Rio de Janeiro antigo e com outros valores, por isso é requerido que se ponha no pensamento da época e se tenha paciência a escrita de seu período.
Porém, ainda assim, os personagens são bem colocados e a trama envolve justamente por ser muito leve.

Clafe 24/12/2020

A viuvinha
Achei o livro um pouco machista, lento e cansativo!
Conta a história de um homem que torra todo o seu dinheiro com besteiras de gente rica e ele está noivo de uma mulher maravilhosa.
O resto eu não conto por causa do spoiler
Tárcis 24/12/2020minha estante
O plot é bem previsível. Mas achei razoavel

Luciana 25/11/2020

A Viuvinha
Gostei bastante, sempre tive receio com a leitura clássica brasileira pela cobrança nas provas, mas os livros clássicos ultimamente tem entrado na minha vida, observei quanto era idiota, Affs! A magnificência desses livros são tesouro sobre a terra e cada vez quero ler mais esses tipos de livros.

A viuvinha por ser um livro bem curto tem uma história que segura o leitor e faz com que a leitura seja concluída imediata.

Pammela Coêlho 03/10/2020

SURPREENDENTEMENTE ENCANTADOR
Tenho tentando ler mais de literatura brasileira, e ter um retorno com José de Alencar foi um máximo. É interessante que a história tem umas reviravoltas muito loucas, inesperadas e que deixam a gente sem fôlego... Alencar sempre nos convoca, nos convida à leitura, o que a torna muito fluída e participativa. Como a obra é romancista, vê-se traços urbanos, egoísmo, escapismo, morte, pureza, configurando o título como ultrarromântico. Vale a pena ler, me trouxe muitas reflexões sobre como a cultura da época (séc 19) era voltava para a questão de honra masculina, e de como isso se relaciona com finanças. O livro traz muitas informações de conhecimento de mundo, que eu adorei conhecer, como por exemplo uma "epidemia de suicídio" nessa época no rio de Janeiro, o que me pareceu muito com o que Goethe retrata em seu livro. O livro é rapidinho, você lê num susto! Fora que há algumas passagens lindíssimas sobre o amor

Mari 15/09/2020

A viuvinha
A leitura é super agradável, José de Alencar faz com que você realmente viaje pela história. Embora seja um livro curtinho de se ler, o mesmo traz várias questões do tempo em que a história se passava, sem contar que na própria história tem um momento em que deixa o leitor de cara aberta. Recomendo a leitura!

Afegc 04/08/2020

Esse enredo é cativante!

bom saber que uma pessoa foi capaz de mudar sua personalidade ruim por uma mais regrada e honesta, com a finalidade de recuperar a honra e a felicidade não só de si como também da mulher que amava. Jorge morreu para o mundo em que foi um fracassado, visando recuperar e restituir sua honra, sua moral e seu casamento.

Ge 01/08/2020

Como se fosse a primeira vez
Quando eu li esse romance há alguns anos atrás para uma atividade da escola, eu fiquei muito encantada com a história e com o desenvolvimento e fluidez dela, porém com o passar dos anos acabei me esquecendo do que acontecia e me deu uma vontade muito grande de reler. Fiquei muito feliz em ter feito isso, porque foi como se eu tivesse lido a primeira vez e fiquei encantada novamente.

É um romance curtinho, super rápido de ler e muito divertido.

site: https://www.instagram.com/bookhuntersx/

Lala Kim 31/07/2020

Razoável
É uma história boa, típica do período romântico, só que achei o final um pouco inexplorado, apesar de ter entendido como se decorreu os fatos e tudo mais, achei um pouco pobre a explicação para o desfecho e talvez até um pouco desleixado. De tudo é uma leitura razoável, mas com certeza nem perto de ser uma das melhores do autor.

Lu | @rei_no_literario 14/07/2020

Um livro surpreendente
Esse livro vai ser focado em Jorge. Ele era filho de um negociador que era pobre e foi crescendo até se tornar alguém rico e com um nome conhecido e respeitado. Após a sua morte, Jorge fica com a herança que seu pai deixou para ele e esbanja seu dinheiro. Certo dia toda a sua fama com as mulheres e o respeito que conquistou dos homens simplesmente acaba e ele sente vontade de ir à igreja. Lá ele conhece Carolina. Logo eles se envolvem em um romance. Jorge passa a ser um cara mais discreto e humilde, até que descobre que ficou pobre. Ele sente a culpa por estar com uma menina tão doce e pura como Carolina e ter um passado tão sujo. À essa altura do campeonato eles já estão noivos e ele não quer abandona-la nesse estado por medo da pobre garota sofrer com comentários referentes à época. É então que ele resolve tirar a própria vida. A partir daí, cinco anos se passam e temos notícias de como essa viúva está lidando com tudo. Ao longo desses anos ela vê o interesse de caras por ela mas não corresponde nenhum, pois ainda preserva as memórias de seu falecido marido. Até que surge um admirador secreto que desperta sua curiosidade e pode fazer com que tudo mude.
O livro é narrado por um homem que conta os acontecimentos da vida dessas pessoas para uma prima.

CarsMatheus 28/06/2020

Interessante
Tem alguns autores do ?Canon? da literatura brasileira que realmente não me atraem.
Alencar é um deles.
A viuvinha é uma das duas exceções à essa regra.
Mesmo não gostando tanto do estilo narrativo de Alencar, essa história me prende, é uma leitura rápida mas cheia de nuances.

Malu.Vilalta 23/06/2020

José de Alencar já escreveu livros melhores. Gostei, mas não me chamou tanta atenção.