A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

sophia 28/06/2021

PRIMEIRO livro que eu leio para algo relacionado a escola, que eu ?gostei? ele é bem bom,mas o relacionamento desse livro é bem estranho né

Brunna 23/06/2021

Curto, mas a cara de Alencar
Mais uma obra com a cara de José de Alencar, pena que é tão curtinha. Acompanhei o noivado, os olhares, flertes, a tristeza e a surpresa de Carolina. Apesar de curto, nos dá a caracterização do Rio de Janeiro na década de 1850 e a gente pode visualizar as roupas, os lugares, os costumes, como se estivessem passando num filme na nossa frente. Torci entusiasticamente pro final feliz de Jorge e Carolina juntos.

LuLu36 22/06/2021

18/12/19
Enredo bem previsível, porém foi levinho de ler, até porque eu amo a escrita de José de Alencar

Thaiani.Gussi 21/06/2021

Viuvinha?
O livro "A Viuvinha" conta a história de Jorge, que fica pobre e precisa arquitetar um plano para não se casar e tornar a vida de sua mulher, Carolina, triste e cheia de miséria.
Tenho algumas opiniões favoráveis, pois esse romance, diferente de tantos outros de José de Alencar é mais curto e menos demorado (apesar de ser extremamente meloso). Ele conta com uma história cheia de reviravoltas e grandes surpresas, além de prender completamente minha atenção.
O ponto negativo é o grande teor melodramático, que torna a narrativa melosa ao ponto de causar diabete (kkkkkk).
Por fim, recomendo esse livro para todos que querem conhecer o romance e ter sua vida adocicada.

Flávia 16/05/2021

Não é a toa que Alencar é considerado um dos maiores escritores da prosa romântica brasileira, já que seu domínio das técnicas literárias e da língua portuguesa são impecáveis. Carolina e Jorge tinham tudo para ser um casal feliz: eram jovens e estavam apaixonados. No entanto, a notícia da falência do rapaz se põe como uma pedra no caminho dessa felicidade. Um típico romance de costumes, com um bom conflito a ser resolvido.

Everton Vidal 06/05/2021

O tom romanesco demasiado sentimental, típico da literatura desse momento, não chega a enjoar porque o livro é curto, e de fato, é até um atrativo pra quem curte. O livro tem o mérito de ser um dos primeiros romances a retratar a vida urbana do Brasil independente, onde uma literatura com nossas próprias nuances ainda estava se formando, e muito graças a José de Alencar. Também é de se destacar o germinal viés de romance psicológico.

@caldaslavinia 01/05/2021

como sempre, a escrita impecável, mas em termos de enredo acredito que esse não é um dos melhores livros dele.

Mafe 26/04/2021

Dramático, emocionante, comovente. Livro este que me arrependo de não ter lido anteriormente.

Thai 07/04/2021

A viuvinha
O livro de José de Alencar conta a história de Jorge e Carolina. Se eu fizer um breve resumo vou contar o livro todo kkk.
Os clássicos não é um dos meus gêneros preferidos, porém quis ler pelo menos um esse ano e como tinha esse livro desde a época da escola e nunca tinha lido revolvi dar uma chance.
Não gostei. O objetivo da história é até interessante, porém da forma em que foi narrada pra mim nao funcionou. Por ser um livro pequeno você não se apega aos personagens, e tem muitaaaa narrativa e é muito descritivo, mas sem aproximação nenhuma do leitor com o personagem além da história ser bem previsível, parece que ele tenta algumas vezes dar um plot porém o leitor já sabe o que vai acontecer.
Mas ele tem uma leitura fluida, você consegue ler rapidinho, no mesmo dia consegue terminar a leitura, e a escrita não é tão difícil como eu achei que fosse.
Quero sim dar outra chance para algum livro clássico porém esse não funcionou comigo.

daniela742 25/02/2021

"Pois não é preciso cometer um crime para livrar- se dessa tortura; morra para o mundo, morra para todos, porém viva para Deus, e para salvar a sua honra e expiar o seu passado."

José de Alencar, afirma desde o começo que essa história não é um romance, e realmente não é um romance entre duas pessoas, mas sim uma visão de esperança em amar à vida, e também de perdão para consigo mesmo. Estou apaixonada por esse livro por tudo que ele expressa, é bem curto e emocionante, indico para todos que se esqueceram de ter fé na vida.

Ivan 17/02/2021

Terceiro livro de José de Alencar
Um clássico, que era publicado na forma de um folhetim. Um romance de época. Jorge e Carolina são os protagonistas. Eles vivem uma grande história de amor, porém com grandes percalços! Uma leitura rápida, leve e envolvente.

Nicoly292 17/02/2021

Peguei esse livrinho curtinho para aproveitar a tarde chuvosa. Juro que odiava, na época da escola, só de olhar para a capa rs. Mas quando entendi o contexto da escola literária até que consegui ler tranquilamente. A linguagem não é tão complica assim, apesar de ser um clássico do romantismo, e o romance é bem fofinho. Só não dei uma nota maior porque José de Alencar ainda não me conquistou por completo. Mesmo assim, vale super a pena para quem quiser conhecer o autor.

regifreitas 03/02/2021

A VIUVINHA (1857), de José de Alencar.

Que José de Alencar passa longe de ser um dos meus autores preferidos, acho que já deve ter ficado bem claro por aqui. Mesmo assim, sempre consigo encontrar alguns pontos positivos nos livros dele. Neste A VIUVINHA não teve como.

Foi uma leitura maçante do começo ao fim. Alencar consegue construir um enredo no qual existe zero tensão e surpresa. Nas primeiras páginas já é possível intuir o rumo que a história vai seguir. Veja bem, isso nem sempre é ruim, desde que o autor conduza a jornada de forma satisfatória, desde que a história seja bem contada, com personagens que valham a pena, apesar de tudo, acompanhar. Aqui não consegui enxergar nada disso. É um livro praticamente sem atrativos.

Pode-se, talvez, justificá-lo por ser fruto de um Alencar no início de carreira, um escritor ainda inexperiente no domínio da narrativa. Contudo, não foi sua primeira obra, já que um ano antes ele publicara CINCO MINUTOS. Este bem mais interessante, embora também traga muitos dos vícios da literatura romântica do período.

Jamal 31/01/2021

Intrigante!Adorei a história e o desfecho. Para mim um dos melhores romances urbanos de José de Alencar, talvez esteja páreo a páreo com Lucíola.