A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

Rodrigo Martins 26/05/2013

A Viuvinha
A viuvinha fala sobre a história de um casal de jovens que se amam. A um tempo que os dois namoravam e se viam frequentemente, Jorge finalmente pede Carolina em casamento, foi uma cerimonia simples na casa D. Maria, mãe de Carolina.
Jorge descobre que não tem mais dinheiro algum de sua herança e que seu pai deixou uma dívida a ser paga, a qual ele pretendia pagar com seu dinheiro.
Jorge simula sua morte para tentar quitar a dívida de seu pai, Carolina vivia seu luto intensamente, com esperança de que seu amado estivesse vivo. E sua intuição estivesse errada!

A história é muito bonito e criativa, em que há coisas muito drámaticas.

Vitória 25/05/2013

A viuvinha
Desde sempre o pia de jorge trabalhou muito a fim de conseguir deixar uma herança para seu filho.Ele acabou falando e deixando Jorge rico,muito bem de vida mas também deixou algumas dívidas para Jorge pagar e honrar o nome de sua família.
Depois da morte do pai de Jorge,ele gastou toda a sua herança em festas,...Um senhor chamado Almeida era amigo de seu pai que se sentiu na obrigação de cobrar Jorge o porquê de ele não pagar as dívidas,só que já era muito tarde pois jorge á havia falido totalmente e já estava de casamento marcado com carolina que era a sua verdadeira paixão o jorge começou a se preocupar e falou que ele não poderia abandoná-la então fingiu que havia morrido para toda a cidade e carolina ficou viúva.Jorge consegui quitar suas dívidas e voltou atrás de carolina a sua noiva(viúva,que fica surpresa ao reencontrar jorge e que se casou com ela e ficou feliz.

Ruanny 23/05/2013

O livro A viuvinha trata-se se um belo romance de dois jovens Jorge e Carolina. Carolina mora em uma casa simples, com sua mãe (D. Maria), onde Jorge vai visitá-la todos os dias. Jorge era filho de um homem muito rico, mas que morreu e deixou sua herança para ele mas acabou fazendo uma dívida na qual pretendia pagar.Ele ficou desaparecido durante muito tempo, e todos inclusive Carolina achavam que ele estava morto,ela passou a vestir preto alimentando o seu luto eterno.
Depois de um tempo Carolina passa a receber cartas misteriosas de um admirador secreto, até que um dia eles vão se encontrar, e nesse encontro ela descobre q seu amado estava vivo.
Esse livro conta uma história muito bonita e é muito interessante, adorei ler e recomendaria a qualquer pessoa.

Aldimir.Santos 23/05/2013

audiobook
livro baixado em formato de audio em http://www.booksshouldbefree.com/book/Viuvinha-by-Alencar

Duda 22/05/2013

Resenha de " A viuvinha "
Trata-se da história de um jovem casal: Carolina e Jorge.
O romance se passa no Rio de Janeiro. Jorge é um jovem que após a morte de seu pai, herdou uma grande herança e passa a ter Senhor Almeida como tutor, aquele que lhe dá a notícia da desonra do nome de seu falecido pai devido à dívidas. Esse fato faz com que Jorge se sinta culpado de casar com seu grande amor: Carolina. Então, na noite de núpcias, o jovem forja sua morte.
Ele finge suicídio, vai para outro país e passa a se dedicar a recuperar a fortuna e quitar as dívidas honrando o nome da família. Para isso usa um nome falso : Carlos.
Depois de alguns anos, com honra e dinheiro, Jorge retorna para tentar reatar seu romance com Carolina que durante todos esses anos continuava guardando seu amor pelo " falecido " marido. O rapaz vai à janela da moça cortejá-la todas as noites e quando Carolina já estava apaixonada por " Carlos ", descobre que o tal homem misterioso trata-se de Jorge, e ambos terminam juntos.
Particularmente acho que a melosidade que cerca toda a história chega a não ser um ponto positivo. A linguagem, até mesmo pela época em que se passa a história, dificulta um pouco a leitura, mas é uma belíssima obra que além do amor, trás para o leitor, valores. Tais como a honestidade e preocupação de um jovem em salvar a honra de seu pai e de sua amada.

Raquel Lima 14/07/2012

José de Alencar foi por muito tempo uma paixão. Devorei todos os livros deles, vivia a sociedade que ele tão incrivelmente consegue descrever.

Li Marques 06/11/2011

Dentro do contexto e do momento histórico-cultural em que a história é descrita é um romence muito fofo e cativante, de personagens de natureza muito ética e poética.
Tanto a Carolina como Jorge são de uma fidelidade a seus ideais e de e de uma força moral invejáveis mesmo nos dias atuais. Ou seria melhor dizer apenas nos dias atuais?
O sehor Armando me deu uma peuqena irritação, mas é uma leitura tranquila, rápida e que vale a pena.

- J. 19/08/2011

Saindo do armário
Uma coisa que eu desprezo nos brasileiros é o fato que podem não ter cultura alguma, detestar ler livros ou simplesmente odiar os clássicos, mas sempre têm medo de admitir isso.
Então vou sair do meu armário e botar a cara à tapa aqui.

A Viuvinha, de José de Alencar, é um dos piores livros que eu já li, e já li livros horríveis.

Cuidado, diabéticos! Ele é meloso a proporções hediondas. Pelo menos uma vez por parágrafo você vai encontrar uma frase do tipo "o amor dos dois era como o sol da primavera brilhando sobre o orvalho no campo florido, e seus corações desaceleravam com blabblablablablablá".
O livro até parece tentar construir um suspense, mas falha miseravelmente uma página depois, a não ser que o leitor seja obtuso o suficiente pra não perceber o que está acontecendo na hora. Sinceramente, não entendo como uma história em que absolutamente nada acontece pode ser tão longa.
Até Crepúsculo, com páginas e mais páginas descrevendo o Edward "reluzindo como milhões de diamantes" não consegue ser tão brega quanto esse livro. Desculpe-me, Stephenie Meyer, mas José de Alencar é e sempre será o autor mais brega da história.

Pronto. Falei mal do José de Alencar. Se atraí a fúria da Academia Brasileira de Letras, eles vão ter que lidar com isso, já que atraíram a minha primeiro, transformando livros incrivelmente escrotos em clássicos.
Mariana 19/01/2012minha estante
HAHAHAHAAHHA que ridículo esse comentário (sério)

- J. 27/02/2012minha estante
Sério mesmo? Que coisa. Talvez seja mesmo. Tenho certeza que se eu lê-lo mais uma vez vou odiá-lo, já que quase todo ser humano odeia aquilo que escreve depois de um tempo. Mas ainda assim ele continuará sendo a minha opinião, e cada um tem direito a uma, até você.

Apesar de que, independente de qualquer erro que eu possa ter cometido, é muito mais "ridículo" uma crítica que não inclue qualquer argumento. Sério.

Dodo 12/01/2014minha estante
Argumentou muito bem, soube defender o que acha, não concordo, pois sou fã desse pequeno Romance. Mas enfim, como diria Machado de Assis em O Alienista ''O que seria do amarelo se todos os gostos fossem iguais?'' Parabéns pela criticidade,bjos

Davi 24/06/2015minha estante
Concordo contigo, o livro é péssimo, dá desgosto de ler

P. Lochs 08/11/2015minha estante
Escrever uma resenha para um livro de forma a desconsiderar TOTALMENTE seu contexto histórico-artístico é. no mínimo, ridículo. Espera-se que, ao ler um livro considerado clássico e posteriormente dar uma avaliação, o indivíduo estude movimento ao qual a obra está vinculada. Do contrário, você nunca terá argumentos inteligentes.

Sybil 20/10/2016minha estante
É tão lógico criticar uma obra representante de uma Escola Literária que - por acaso - se chama Romantismo justamente por suas passagens românticas.
O livro não é prolixo. Fica longe disso, na verdade.
Talvez falte a quem lê um pouco de exercício para conseguir abarcar o contexto em que algo foi escrito.
Repense, darling.

Marcelo 09/04/2018minha estante
Ufa! Até que enfim encontrei pessoas que compartilham do mesmo desgosto (secreto, já que é quase uma ofensa admití-lo) por livros como esse. Parabéns pelo comentário, J.

NinaLeitora 16/02/2020minha estante
Eu acho importante respeitar opiniões. Essa é a sua opinião é um direito seu, nem todo livro nos agrada, seria até sem sentido se gostássemos de tudo, mudamos muito com o tempo.

jacqueline 26/03/2021minha estante
O leitor deveria sentir -se no século quando foi escrito essa obra. Infelizmente, muitos não tem esse poder

Marcus.Vinicius 02/01/2022minha estante
Cômico é o fato de você não gostar de representações amorosas e reduzir um dos melhores escritores brasileiros por um mísero detalhe literário. Repense um pouco, só por que você não gosta do romantismo da época vale a pena menosprezar tanto José de Alencar?

Bagui 03/03/2022minha estante
Fico rindo dessas pessoas que defendem o livro por fazer parte de determinada escola literária e desprezam qualquer crítica contrária, como se o fato de pertencer a tal contexto histórico colocasse a obra em um pedestal inalcançável. Li a obra A Moreninha, que estreia o romantismo no Brasil, e devo dizer, nada pode fazer aquele livro ser considerado uma obra-prima, exceto as vendas que alguns insistem em vestir como desculpa para defender a literatura brasileira. Existem sim inúmeras obras nacionais que são dignas dos maiores elogios e acho incrível enaltecermos isso, mas manter a memória de certos livros viva apenas por seu contexto histórico e insistir que todos devam ler e admirar apenas por esse fator é um dos motivos que desmotiva os jovens ao hábito da leitura. Tenham força pra assegurar a opinião de vocês sem precisar atacar aqueles que não gostaram do livro. A moça não é burra simplesmente por não ter gostado, o comentário dela nada tem de ridículo. Ridículo é saber que a obra não é boa, mas não admitir por medo ou porque "ai, mas foi escrito há 230 milhões de anos por dinossauros intelectualizados".

Haulnny 09/04/2022minha estante
Olha, eu tive a mesma reação quando li "5 Minutos" (do mesmo autor), simplesmente terrível. E 5 Minutos, assim como A Viuvinha, são considerados os piores livros dele. Escritos ainda no inicio de sua carreira, visto por parte da critica como "quase que infantis". Só tive uma opinião diferente referente ao Alencar quando li "Til" e agora, lendo A Viuvinha eu acho esse conto até superior que 5 Minutos (mas em meu caso eu já estava vacinado, já sabia que ia encontrar um texto piegas extremamente brega que nada tem a ver com a escola literária, pois existe muitos livros incríveis de romantismo).

jam 18/11/2023minha estante
isso da tentativa de suspense é tão verdade!

@nattan2l_ 29/01/2024minha estante
Embora respeite sua opinião sobre A Viuvinha, é válido considerar o contexto histórico em que Alencar escreveu. O conto é um reflexo do romantismo brasileiro do século XIX, abordando temas que eram o hype do momento tipo amor, tradição e sociedade da época. Alencar contribuiu significativamente para a literatura nacional ao explorar esses aspectos, moldando a identidade literária do Brasil e isso você tem que admitir, é indiscutível. Suas obras servem como janelas para compreender a cultura e os valores da sociedade brasileira da época, sendo um importante registro histórico, você poderia muito bem dizer que não curtiu que não é sua vibe e tals gosto é gosto, mas você tem que admitir que para o período em que foi escrito e publicado ele faz todo o sentido ele é o puro suco do romantismo brasileiro, seria a mesma coisa se reclamasse da violência nos livros de true crime haha após esses 12 anos queria saber se sua opinião ainda continua a mesma, se você revisitou a obra com um olhar diferente, mais maduro?

Éve 26/10/2009

Romance bom e leve.

Mara Vanessa Torres 23/07/2009

Romanticamente Burguês
José de Alencar ganhou meu respeito - isso é fato. Suas obras giram em torno dos conflitos e alegrias da classe burguesa de um Brasil imperial. "A Viuvinha" não foge a regra. Portanto, não espere encontrar aqui um romance aterrador, erótico, socialista ou algo parecido.

Pegue uma caneca de chocolate quente e sente na melhor poltrona. ;)

Denise sl 02/06/2009

...
José de Alencar é o cara.

quem não gosta das obras maravilhosas dele, é uma obra prima.

Nesse livro eu entrei nele, me vesti com aquele vestido fofo, coloquei aquele chapéu deslumbrante e ainda coloquei aquelas luvas que deu o toque final.

Jorge é o principal culpado por esse título com nome tão... mas tão... triste!

gente o melhor de tudo é só o tíulo.

como toda história tem momentos triste, dramático, como tb feliz para sempre.

Sudan 10/05/2009

A Viuvinha
Na obra de Jose de Alencar, "A Viuvinha", publicado em 1860, inclui-se entre os chamados romances, urbanos, que retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. Principal escritor brasileiro do período do Romantismo, José de Alencar publicou vinte romances nos quais procurou mapear o país em todas as suas dimensões, utilizando os recursos do romance urbano, regionalista, indianista e histórico.