Diva

Diva José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Diva

Natelli Almeida 12/11/2023

Diva é tão atual quanto um smartphone.. .
Amor de duas crianças... Augusto, um rapaz doce e paciente. Emília, uma menina birrenta, cheia de vontades e que sentia prazer em humilhar o Doutor que a salvou nesse caso o próprio Augusto. A falta de maturidade, a falta de comunicação, o desejo de posse e a dificuldade em definir o que é o amor traz a tona, elementos que vemos em nossa era atual. Apesar do final feliz, nem sempre podemos esperar que casos assim terminem bem. José de Alencar não decepciona o leitor.

Carla.Parreira 09/11/2023

Diva
Livro composto por um manuscrito que Augusto Amaral teria enviado a Paulo, como confissões a um amigo. Diva é um romance urbano. Nele a heroína Emília, bela e rica filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto, um médico que salvou sua vida quando ela era só uma pré-adolescente feia. Ambos ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e humilhantes. Augusto se declara, mas Emília diz não o amar. Diva relata o orgulho e machismo de um homem que confunde amor e paixão. Ele não aceita ser rejeitado porque o mais importante ainda é o poder sobre a mulher totalmente controlada. Ao não conseguir isso, Augusto renega seu amor. Emília, por sua vez, deixa de lado suas contradições e conflitos declarando amá-lo. Augusto percebe ainda amá-la e eles vivem felizes para sempre, num romance que segue ao pé da letra o estilo conto de fadas: heróis perfeitos, um obstáculo para o amor (a dúvida de Emília) e um final feliz no último instante.

Clio0 05/11/2023

Um dos primeiros livros de José de Alencar e precursor de Senhora.

Ambas as obras são pesadamente influenciadas por A Megera Domada de William Shakespear, a diferença em Diva é que o casal ainda é pouco mais que adolescente.

Emilia é uma menina inteligente e mimada e isso se traduz em um tipo de revolta quanto a sua posiçaõ de mulher na sociedade. Ela se ressente da ideia de casamento e mais ainda dos homens que a cortejam. Augusto, o jovem médico apaixonado, é igualmente desprezado e, ao invés de se afastar como alguém maduro e ciente, passa o resto do romance tentando se vingar do desdém que lhe é votado.

São basicamente duas crianças puxando o cabelo uma da outra e ficando aturdidas quando doi. O fato que tudo acaba em amor e casamento é típico do Romantismo, mas confesso que fiquei pensando em antigas músicas sertanejas em que quanto mais matratado se é, mais apaixonado se fica.
preta velha 05/11/2023minha estante
li este livro na adolescência e não tinha mts lembranças do seu enredo. foi mt bom ler a tua resenha (como sempre, aliás).

Jilciane0 18/05/2024minha estante
Alguém poderia me ajudar, com uma mensagem do livro diva de José de Alencar, por favor.

Ary 26/09/2023

Li por causa de um trabalho de escola
Gostei, mas o livro chega a ser muito repetitivo, como por exemplo quando o protagonista faz descrição sobre Emília, ele repete praticamente a mesma coisa toda hora. Emília é chata e sinceramente não queria que acabasse do jeito que acabou.

Emília é uma mulher que consegue tudo que quer, e é muito invejada pelas mulheres, mas sua inteligência é sua frieza emocional não deixa ela abaixar a cabeça para ninguém. Ela se sente superior à todos, e Augusto gosta dela por isso, por ser uma mulher marcante na vida de todos. Mas Augusto tem uma obsessão por Emília e se sujeita a tudo que ela mandara fazer; chega a ser chato e cansativo tanto para o personagem e tanto para o leitor - é repetitivo e humilhante.

Raiany Távora 22/09/2023

Complicado
A tríade de Alencar é bastante comentada nos meios literários. É a junção de Lucíola, Senhora e Diva. Bom, eu sempre empurrei para depois a leitura do livro Diva. Ainda que seja um dos meus autores preferidos, a sinopse nunca me prendeu. Ainda na formação em Letras, eu deixei para depois.

Deveria ter continuado.

Eu não sei quem é pior. O médico ou a mocinha surtada. Cruzes... Algumas cenas são ridículas. O final é tosco demais. Agora entendi a razão do Alencar ter sido muito criticado na época do lançamento. O livro é, infelizmente, terrível kkkkk Beira o absurdo. O casal faria um tonel tóxico sentir inveja. Difícil saber qual deles é o pior.

Alencar é um dos maiores romancista do Brasil. Amo a escrita dele, principalmente nas obras de caráter urbano. Recomendo a leitura dos outros títulos. Diva só serve para estudarmos a descrição do RJ durante a segunda metade do século XIX. Nesse caso, a análise é válida.

Dinha 06/09/2023

Diva.
Definitivamente, eu tenho problema com clássicos.Acho que pelo fato de ser um livro com um repertório bastante difícil de entender, mesmo sendo um livro de José de Alencar, o qual, as obras do escritor não são de tão difícil entendimento, assim como Lucíola e os demais.

A história é boa, mas não me cativou muito, achei tudo muito "estático".Mas um clássico é um clássico!

iarakessia 28/08/2023

Que loucura
Emília é uma jovem fatal. Ela (leitora) sabe do poder que tem, do sentimento que desperta na sociedade em que vive, porém, não corresponde à nenhum desses sentimentos. Augusto foi o médico que lhe salvou a vida, mas inexplicávelmente, ela o odeia e o despreza.
Foi um vai e vem danado. e no fim fiquei: oxi essa menina é doida doida.

Luci_books 22/08/2023

Segundo livro da trilogia "Pefis de Mulheres", Diva tem uma história diferente da obra anterior “Lucíola”. Aqui conhecemos Emília ou Mila, uma jovem rica que brilha pelos bailes, o título se dá por ela ser comparada a uma diva ou divindade. Seu par é Augusto Amaral, médico e amigo de Paulo. O enredo se desenrola em um eterno jogo de cão e rato, cheio de intrigas, implicâncias, ciúmes, provocações, idas e vindas. Tem momento que o riso vem fácil e em outros que é “eita”. Como sempre José de Alencar da um show em descrever as mulheres e mesmo Mila sendo uma adolescente é inevitável, você passa a acha-la admirável.

Sara 03/07/2023

Tem que gostar de clássico
Eu comecei a ler por causa de um trabalho de escola, eu achei que ia ser super legal, e por falar nisso, o livro é legal, só que tem que entender a linguagem da época e eu não conseguia entender muito bem por causa disso.
Se o livro fosse reescrito com uma linguagem mais atual eu iria conseguir entender melhor, e isso facilitaria a leitura.
Eu recomendo o livro para quem lê bastante clássicos e consegue entender a linguagem.

Camila1965 16/06/2023

Um Amor Cheio De Fazes
O livro "Diva" escrito por José de Alencar e publicado em 1964, conta com 20 capítulos na qual o autor apresenta mais um de seus romances urbanos que retratam os costumes da sociedade carioca.

Emília, bela, rica e mimada pelo seu pai capitalista carioca, fica dividida e confusa sobre amor de Augusto, médico que salvou sua vida quando eu estava doente na sua pré-adolescência ?feia?, e amigo da família. Emília fazia seus jogos de amor, amizade e muitas vezes de desprezo e humilhante a Augusto, fazendo lhe confessar seus sentimentos.

Diante disso, tiveram um romance, de ciúmes e brigas, não poderia dar certo, pois Emília deixava claro que não o amava, ambos deram um tempo. Ela escreveu uma carta na qual falava de amor para ele e então Augusto percebeu que ainda amava e terminaram casando.

Ao descrever a história de amor de Emília e Augusto percebe-se que Alencar retratava a sociedade carioca naquela época com suas belas fantasias de amor.

ceci :)) 02/06/2023

Nhe
-muito bom pra epoca obvio mas nossa q raiva da emília nossa senhora que personagem insuportável odeio ela com todas as minhas forças pqp
-toda vez que ela humilhava ele minha raiva só crescia, ficou de joguinho com o augusto o livro inteiro pra no final ficar DO NADA nhonha por ele ????
-sla, achei meio sem sal (obviamente considerando os tempos atuais e não a época em que o movimento estava em alta)