A morte de Ivan Ilitch (eBook)

A morte de Ivan Ilitch (eBook) Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

Lina 05/06/2024

Interessante
Neste livro Tolstoi aborda a morte.
Conta de uma forma interessante a progressão de uma doença até o seu estágio final. Gostei.

Mariottoni 05/06/2024

Eu gostei mt mais do q eu esperava!!!!
Toda a reflexão sobre a vida e morte que o autor conseguiu fazer em tão poucas páginas foi incrível, além da crítica a sociedade da época, e ainda ele conseguiu fazer tudo isso e deixar o livro legal de ler. Definitivamente quero ler mais Tolstoi

Marta 04/06/2024

No faz pensar sobre a vida ...sobre o que estamos fazendo de nossas vidas ,se estamos vivendo-a como deveria ser vivida ..se somos felizes e o que esperar qdo daqui partimos ...gostei da leitura

Chris 04/06/2024

O que é a morte, se não um reflexo da vida
Ivan ilitch era um homem bem prestigiado, teve uma infância agradável. Estudou Direito e tornou a sua vida um conceito baseado na Alta Sociedade, quando sua carreira profissional ficou mais nítida tudo que ele fazia era pra impressionar os outros. O amor que sentia pela sua esposa era um "amor" aceito pela burguesia.
Teve um momento, em que ele ficou cego pelo trabalho. Ele não tava satisfeito com o emprego e queria mais, todos os passos dele foi por causa do trabalho. Até que ele ficou doente e percebeu que a vida que ele tinha vivido não era a "correta".

Qual é o jeito certo de viver?
Quando desperdiçamos a nossa vida baseando ela em tudo que é material, acabamos perdendo o sentido da nossa existência. Fazendo coisas que a sociedade implanta em nós, e não naquilo que nossa alma anseia.
"Quando a boca não fala, o corpo reage", a vida de Ivan ilitch não era a correta porque ele não viveu de verdade, ele não soube aproveitar os seus dias. Então se você não vive porque quer uma vida? Quando ele aceitou isso, enfim pode morrer em paz.
(OBS: minha interpretação sobre o livros)

Ratinhaaa 04/06/2024

A morte de Ivan Ilitch
Comecei a ler por indicação de uma professora de literatura, então não estava com muitas esperanças de gostar,mas eu realmente gostei do livro,e muito. O primeiro clássico russo que leio que eu gosto. Realmente Lev Tolstói é um escritor para o povo. INCRÍVEL

Rafa 04/06/2024

A morte de Ivan Ilitch
Que livro bom.
Apesar de poucas páginas o livro traz muitas reflexões, incomoda também.
Tolstói descreve o adoecimento do personagem, e com ele muitas reflexões e questões de sua vida.
Vamos conhecendo Ivan no decorrer das páginas, sua família, suas conquistas e também sua derrota.

geovana 04/06/2024

Até a metade, esse livro é um parto?
demorei muito pra engatar, mais pro final que mostra a ponto de vista dele, eu curti mais.

é um ótimo livro, mas acho q só não me pegou mesmo

Nayaneemelo 03/06/2024

?quanto mais avançava a existência, mais morto era tudo?
Que Tolstói era um gênio eu já sabia, mas não entendo como foi capaz de compactar tanta maestria, poesia e sentimento em um opúsculo como este. Não à toa é um dos maiores clássicos da literatura russa (dentre todos os outros escritos por ele). É avassalador, sensacional!!
Uma das melhores leituras que fiz este ano :)

Luan Costta 03/06/2024

?Talvez eu não tenha vivido como é preciso?
É o primeiro de Tolstói que leio e estou profundamente impactado. Não é apenas um relato sobre a morte, mas uma reflexão poderosa sobre a vida e o sentido que damos a ela.

A morte do personagem Ivan Ilitch (não é spoiler, o título já entrega) revela a futilidade de sua existência, uma vida aparentemente agradável mas superficial e focada em convenções sociais, e a hipocrisia do mundo ao seu redor.

É possível sentir a angústia e o desespero de um homem que finalmente percebe que nunca viveu de verdade. E é tarde demais.

É cruel, frio, incomodativo. Nos desafia a refletir sobre nossas próprias vidas: estamos vivendo de maneira autêntica? Estamos valorizando as coisas que realmente são importantes?

Fica aí o convite à introspecção e à autocrítica. É um livro que certamente vai permanecer com você muito tempo depois de virar a última página.

Arthur Guizelini 03/06/2024

Não me surpreendeu
Sempre ouvi falar muito bem deste livro, e nunca tive contato com nenhuma obra de Tolstoi, motivo pelo qual decidi lê-lo.
A morte de Ivan Ilitch é um livro inteligente e trata sobre o processo de aceitação da morte, e a influência que ela tem sobre um homem quando confrontado com essa realidade.
A reflexão sobre as felicidades da vida de uma pessoa bem sucedida em seu leito de morte é algo interessante, mas sinto que a história se desenvolve de forma um pouco superficial sobre o assunto, tem muito o que se falar sobre essa angústia que o personagem sentiu, e vejo que ela é tratada no livro de forma muito repetitiva sem chegar em lugar algum.
Por fim, eu tinha grandes expectativas e acabei me decepcionando um pouco, mas reconheço o valor que essa obra tem e pretendo relê-la em alguns anos para ver se minha percepção se altera de alguma forma.

Cristiane.Bonelli 03/06/2024

"E agora, pronto, morre!"
A morte de Ivan Ilitch narra a morte, ou melhor, seu processo, sua aceitação ou negação e o que se passa na mente de quem está morrendo até seu suspiro final. É um questionar da vida e da morte, é o começo do pensar da vida, mas o fim do viver.

Duda Lima 02/06/2024

Ja pensei nisso antes
O livro é ótimo, claro, é curto e consegue transmitir a agonia do personagem para nós, e nos faz pensar fora do que normalmente pensamos, mas no geral, para mim foi um exemplo daquela frase "Filósofos ficam famosos por falarem o que meninas de 13 anos ja pensaram.". Não que eu seja um gênio que pensa muito e tudo é superestimado perto de mim, isso seria ridículo.

Mas no geral, o livro é bom para usar como argumento na conversa de "qual o sentido da vida", pq (pelo menos pra mim) agrega um ponto válido de que a vida é uma junção de nosso momentos, e além de tudo, a vida é rápida, e ela foge sem nosso consentimento, então nosso objetivo deveria ser ter um bom aglomerado de boas memórias para que a nossa rápida vida seja também boa.

Como ja disse, para mim, não é um ponto inovador, mas é um ponto válido, e a escrita é muito boa para chamar o livro de mid só pq não revolucionou minha vida

Xingmi 02/06/2024

É um bom livro! A leitura é curtinha e vale a pena. Traz a tona reflexões acerca de como levamos nossa vida e dos sentimentos que envolvem o nosso fim. Li por um amigo que recomendou e também recomendo.

Paula.Giselly 02/06/2024

" A morte de Ivan Ilitch " do autor Liev Tolostói, é um grande clássico da literatura russa. O livro apresenta muitas reflexões, importantes, acerca da vida e da morte.