Fábrica de Campeões

Fábrica de Campeões José Rubens D'Elia

Resenhas - Fábrica de Campeões

Fabiano 06/07/2020

Livro bem fácil de ler onde o autor destaca o benefício do esporte (ou atividade fisíca) para a vida pessoal e profissional, pois o esporte (ou atividade fisíca) ensina disciplina, dedicação, determinação, perseverança, vontade de vencer, ... e muitas outras qualidades. Sem contar o poder que o esporte (ou atividade fisíca) tem de aliviar a pressão/estresse, permitir noites melhores de sono, melhorar o foco e raciocínio no trabalho, etc...
O autor destaca a importância da qualidade e não quantidade do treinamento, pois devemos juntar as partes que o mundo moderno teimou em separar: corpo, mente e espírito.
O livro tem várias histórias e depoimentos de muitos atletas profisionais, para quem gosta de esporte como eu, achei bem legal.
Na primeira parte do livro o autor conta sua história, fala sobre a falta de tempo para treinar, saúde, a base de sua terapia esportiva, a importância do profissional de educação fisíca, a diferença entre atividade fisíca e esporte para então finalizar com alimentação.
Na segunda parte tem os 5 passos da terapia esportiva:
Passo 1: Qual é a sua olimpíada?
Qual é a sua motivação para a prática esportiva ? Aonde você quer chegar? Tem que ser um desafio pessoal e só você sabe quanto lhe custa chegar lá. Se para você é um verdadeiro desafio, então tem todo direito de considerá-lo uma Olímpiada pessoal.
Passo 2: Tudo ou nada
Encare a Olimpíada como se deve, com tudo, porque não há meios-termos. É tudo ou nada. Ou você acha que alguém pode aspirar o pódio e ao sucesso com um empenho médio, dedicando-se apenas moderadamente a atingir seus objetivos?
Passo 3: Tome uma decisão
A sua jornada só começa efetivamente, depois que tomar uma decisão clara, firme e assumir uma atitude favorável à mudança. A solução está dentro de você, por isso seja firme, comprometa-se consigo mesmo e comece.
Passo 4: Busque modelos
É muito importante ter modelos que nos inspirem com seu exemplo de perseverança, disciplina, habilidade,... etc. Um modelo deve ser visto como inspiração, como estímulo para melhorarmos cada dia. Podemos aprender muito com ele se soubermos conservar nossa identidade e apenas absorver alguns componentes alheios.
Passo 5: Viva e usufrua
A celebração é essencial, pois consolida a vitória, torna-se mais concreta e palpável, crava um marco, é como se você dissesse: "Eu venci esta etapa". Com isso, ela o alimenta de força, energia e entusiasmo para o próximo projeto.
A terceira e última parte é muito curta e o autor fala sobre o fogo da vitória e o lugar dos seus sonhos.