Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Books da Nay 17/05/2024

Um profundo mergulho na melancolia
"Noites Brancas", de Fiódor Dostoiévski, é um clássico da literatura russa que se destaca pela sua acessibilidade e profundidade emocional, tornando uma excelente recomendação para aqueles que ainda possuem receio de se aventurar nos clássicos.

A narrativa é rica em sentimento e melancolia, centrada na solidão e nos sonhos do protagonista, um jovem cujo nome nunca é revelado, permitindo uma identificação profunda do leitor com o personagem. A história é cheia de momentos tocantes e introspectivos, como quando o sonhador confessa:
"Ah, se a senhora soubesse quantas vezes estive apaixonado dessa maneira!?
? Mas como, por quem?
? Por ninguém, por um ideal, por aquela com quem eu sonho. Nos sonhos, crio verdadeiros romances."

Dostoiévski magistralmente tece uma trama de amor não correspondido e idealizado, explorando a complexidade das emoções humanas e a inevitabilidade da realidade. O livro é um mergulho profundo na alma humana, ilustrado por citações que ressoam com qualquer leitor sensível:
"Tenho até medo de pensar no futuro, porque no futuro será de novo a solidão, será de novo aquela vida estagnada, desnecessária; e com que haverei de sonhar, uma vez que, acordado, já fui tão feliz ao lado da senhora?!"

O final do encontro entre o sonhador e Nástienka é um momento carregado de sentimentos complexos, refletindo uma mistura de afeto, compaixão e tristeza que permeia a relação entre eles. Esta conclusão, cheia de nuances emocionais, captura a essência da interação humana de maneira profunda e tocante.

"Noites Brancas" é uma obra que combina uma narrativa simples com uma profundidade emocional que toca o coração, fazendo dela uma leitura obrigatória para quem deseja explorar a beleza dos clássicos literários.

mariyukari 17/05/2024

Perfeito
Não tenho palavras para descrever o livro. A história é linda e com personagens muito interessantes. A linguagem do livro e a descrição da cidade trazem uma boa ambientação para o leitor. Nessa edição, a tradução mantém a essência do livro e possui ótimos posfácios. Ainda destaco as ilustrações do livro, muito lindas e combinam com o enredo.
É o primeiro livro da literatura russa que eu leio, porém definitivamente não era o último. Li em algumas resenhas que esse livro não se encaixa exatamente no estilo de Dostoiévski, mas gostei mesmo assim. Recomendo muito. Ganhou a posição de meu livro favorito!!

hhiinana 17/05/2024

Meu segundo livro lido do Dostoiévski e gostei muito mais deste.
agora consigo entender quando dizem que é legal começar a lê-lo por este, lhe dá um gostinho de quero mais e te motiva a ler outros livros do autor!
Dostoiévski construindo um personagem super emocionado foi interessante de ler e foi mais interessante ainda este autor escrevendo um ?romance? (não o gênero), não me surpreendeu a mistura com a tragédia, pois Dostoiévski me remete a isto em seus livros haha.

Kaue sousa 17/05/2024

O cara já era triste,aí ele ainda decide arrumar uma mulher apaixonado por outro,vai entender a mente do sonhador

analuukkkjk 17/05/2024

Noites brancas
Demorei um pouco mais do que eu planejava. É o segundo livro da literatura russa que leio, então é bastante diferente do que estou acostumada.
Foi um pouco chatinho pela escrita ser diferente do meu habitual. Então, provavelmente perdi algumas coisas e interpretei algo errado.
Acho que a história não foi tão marcante assim, eu li sabendo de cabo a rabo o que iria acontecer.

Juliana 16/05/2024minha estante
Eh só isso mesmo! As outras edições são ilustradas etc!

liperario 16/05/2024

Amor de um sonho?
Não existe livro melhor pra descrever um amor platônico totalmente fora de realidade, descrito pelo olhar de um sonhador simplesmente impecável.
Muitas vezes minha via perdido lendo as descrições da vida de um sonhador mas essa era intenção parecendo tanto uma coisa irreal que parecia um sonho.
Primeiro livro que leio do Dostoievski e que escrita linda, a sensação de ler isso é incrível, não foi escrito pra apenas ser lido e sim apreciado. Parecendo um desenho que a cada linha vai se formando uma linda obra de arte se completa. se alguém me chamasse de escrita de Dostoievski seria o melhor elogio da minha vida!

Marília de Dirceu 16/05/2024

CANSATIVO, REPETITIVO E PREVISÍVEL
Sinceramente, esse é um livro pequeno, mas cansativo. Realmente, no início é interessante, o pensamento do personagem principal e o fato de ele ser tímido e sozinho, é interessante. Eu me identifico com ele em muitos momentos da leitura. Quando ele conhece Nastenka, já previ que se apaixonariam um pelo outro, porém os diálogos que eles tinham eram rasos, chatos, repetitivos. Nossa? penei pra ler esse livro e terminei em uma semana. Muito chato? muito meloso o relacionamento deles dois. O final tbm muito previsível, enfim? não leria novamente. Achei muito fraco! só li por ser um clássico e eu esperava muito mais do autor.

Andrey81 16/05/2024

O primeiro livro do dostoievski que eu terminei de ler,uma novela fenomenal,mas com certos diálogos meio complicados de entender, típico do dostoievski.

Bluejean 15/05/2024

"Meu caso é mais um, é banal, mas preste atenção pfv??"
Minha primeira experiência com Dostoiévsk. Foi um começo um pouco lento, arrastado. Considerei-o um desafio, pois me tirou da minha zona de conforto literária. Ler "Noites Brancas" foi uma verdadeira montanha-russa emocional para mim; às vezes sentia raiva do protagonista, em outras momentos pena, e depois, uma profunda sensação de comiseração (que devo admitir, foi gerada pela identificação com uma de suas experiências).

O desfecho do livro, em particular, tocou um ponto sensível em mim, nos confronta com a questão da inevitabilidade de certas situações que preferiríamos evitar na vida real.

E bem, devemos admitir que era claro esse final.
Vitoria293 16/05/2024minha estante
Dostoi inventou a responsabilidade afetiva

Bluejean 16/05/2024minha estante
@Vitoria293 a humanidade desde sempre sofrendo pelos mesmos problemas ?

JuliaDante 15/05/2024

?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano??