Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Fernanda.Caputo 03/05/2024

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico
Noites Brancas, quinto livro do projeto de leitura de Dostoiévski em ordem cronológica. Até agora, o que mais gostei. Li na edição da @editora34 que tem um posfácio muito bom, do próprio tradutor.

É uma novela bem curta que se passa ao longo de quatro noites e uma manhã em São Petersburgo.

"Noite branca" refere-se a um fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica.

Em uma dessas noites o narrador inominado, o "Sonhador", depara-se com uma jovem aos prantos e a socorre de um assédio posterior. Ali, entabula-se uma relação entre eles.

Cada um conta sua história. Ela, uma jovem que vive com a avó e sofreu uma desilusão amorosa. Ele, um solitário, um tipo, um gênero neutro, um sonhador. Segundo ele:

Um sonhador, se é necessária uma definição detalhada, não é um homem, mas sim, sabe, uma criatura de gênero neutro. Na maioria das vezes ele habita um recanto inacessível, como se quisesse esconder-se até da luz do dia.

O nome do personagem principal não aparece. Ele pode ser qualquer um. Qualquer sonhador de Petersburgo que é capaz de se apaixonar em uma noite por uma desconhecida. Uma figura que parece saída de um romance romântico dos mais dramáticos.

Em seu primeiro discurso confesso que o achei cansativo. Rebuscado, dramático, perturbado.

Nástienka, a jovem, ao que parece, também concordaria com essa perspectiva, já que em dado momento diz a ele:

"Escute, o senhor fala maravilhosamente, mas será que não pode falar de uma maneira menos maravilhosa? O senhor fala exatamente como se lesse um livro".

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico extraído dos livros. Nástienka é uma jovem de espírito prático que só queria se casar.

Gostei muito! Recomendo a leitura.

henry_schmil 02/05/2024

Solidão
Noites Brancas é o primeiro livro de Dostoiévski, e de literatura russa, que tenho o prazer de colocar as mãos, e posso dizer que é de longe a peça literária mais bonita que já li. Maravilhosamente e delicadamente escrito, é uma completa transcrição da solidão, como de costume a literatura russa em sobressaltar o retrato de um sentimento ou estado de espírito ante a uma narrativa complexa.

amanda3565 02/05/2024

O personagem principal é um homem sozinho, se apaixonou perdidamente por alguém que mal conhecia, e que ainda por cima amava outro e deixava isso claro. Acredito que pelo fato do Sonhador ser muito irrelevante para as pessoas, nunca ser notado e não fazer falta, a atenção da Nástienka foi como uma explosão de felicidade em seu pobre coração, e por isso ele caiu de amores pela garota.
Depois de dizer que eles teriam algo juntos, de nutrir expectativas em seu coração, mesmo que vagamente, Nástienka, quando nota a presença de seu verdadeiro amado, corre aos seus braços e deixa o sonhador de lado.
O final é triste, e eu senti pena do Sonhador, mesmo que não houvesse muitos motivos para ele se sentir assim, já que fazia pouquíssimo tempo que se conheciam, e no meu ver, ela nunca realmente demonstrou afeto por ele, reciprocamente.

Para quem se ilude facilmente por achismos de sua mente, essa história deve incomodar um pouco, por expor e apresentar o quão inocente você pode ser por amar demais e criar tantas expectativas e sentimentos com alguém que claramente não sente o mesmo! Mas de certa forma eu entendo ele, pois é fácil se apaixonar por uma ideia.

Nessa edição também há relatos do tradutor e ilustrador do livro e apresentação de outros assuntos também interessantes.

Leitura rápida e fluida, gostei muito.

Adriana854 02/05/2024

Noites Brancas
Estou inteiramente encantada por esse livro. Como assim eu nunca tinha lido? E um livro melancólico, lindo e triste. E o Sonhador? Que homem triste. Sua dor é palpável. "Noites Brancas" é o livro ideal para ingressar na Literatura Russa.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

**Não contribua para pirataria de livros.

TÍTULO: Noites Brancas

AUTOR: Fiodor Dostoievski

TRADUÇÃO: Lucas Simone

EDITORA: Antofagica

NÚMERO DE PÁGINAS: 180 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Livro mais romântico da obra de Dostoiévski, Noites brancas traz como tema central o encontro entre uma jovem desiludida e um sonhador, aquele que narra os eventos ocorridos ao longo de poucas noites, durante um período muito especial do ano em São Petersburgo. Esta edição da Antofágica conta com ensaio da autora Natalia Timerman e apresentação da compositora e cantora Letrux.

O cenário é São Petersburgo, capital do Império Russo no século 19 e um dos temas preferidos de Dostoiévski. Cenário de suas grandes obras, a misteriosa cidade é palco de um fenômeno natural conhecido como "noites brancas", que ocorre quando, durante quatro dias no verão, a noite não escurece.

E é justamente neste período do ano que um homem sonhador e solitário perambula pela capital. Entre devaneios, reflexões e até um diálogo ou outro com os prédios da cidade, conhece Nástienka, uma melancólica jovem de coração partido. A partir deste encontro, os personagens desenvolvem uma conexão arrebatadora, e o Sonhador tem uma sensação de que finalmente coisas incríveis podem acontecer em sua vida.

A edição da Antofágica conta com tradução inédita de Lucas Simone, ilustrações de Mateus Acioli e apresentação de Letrux. O livro traz ainda posfácios do tradutor e da professora doutora em Literatura e Cultura Russa pela USP, Priscila Nascimento Marques, e conta também com um ensaio da autora Natalia Timerman.

Me siga também no Insta: @literaturacookies

andry 01/05/2024

Um momento de felicidade!
Mas lembrar-me daquela ofensa, Nástienka! Erguer uma nuvem escura sobre a sua felicidade clara e serena; levar tristeza ao seu coração, acusa-lo e fazê-lo amargar um remorso secreto, obrigando-o a bater tristemente num momento de jubilo; pisar uma só das flores ternas que adornarão suas madeixas negras quando for com ele ao altar... Oh, nunca, nunca! Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o seu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de jubilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!

Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?

eu to MUITO apaixonada por esse livro.

Mariana113 01/05/2024

Glimpse of us - Joji está tocando
O Sonhador passa seus dias em busca do amor, em meio a solidão que carrega no peito e no meio das multidões, até o dia em que conhece Nastiénka - sua nova fascinação - a companhia durante as quatro noites brancas de encontros envolvem as idealizações românticas do protagonista com a moça.
Ele fica tão encantado nos possíveis "e se", esquecendo de viver a realidade, porque mesmo com toda sua gentileza e afeição por ela, jamais substituiria a pessoa a qual ela estava apaixonada e esperou por um ano de reencontro.

Gostei de uma parte que me lembrou o final de Fleabag:
- Pare, escute-me até o final: o senhor pode esperar?
- Esperar o quê? Como?
- Eu o amo, mas isso passará.

Quando conhecemos alguém com maior profundidade, enxergamos beleza em tudo e aceitamos seus defeitos de certo modo. O amor platônico do Sonhador como no trecho: "E agora com o que vou sonhar, uma vez que acordado ao seu lado fui tão feliz?"

Também sou sonhadora e crio romances inteiros nos meus sonhos, mas é válido lembrar de que viver é melhor do que sonhar.

Maiara.Lucas 01/05/2024

Noites Brancas
Achei o início do livro bem arrastado, mas quando os personagens começaram a contar suas histórias eu gostei.

viviandeandrade 01/05/2024

Noites Brancas
Noites Brancas é um conto de Dostoiévski que foge ao formato e habitual de seus textos mais expressivos, mas que não perde em nada quando se avalia a profundidade psicológica que com que o autor trabalha seus personagens.

A história entre o narrador-personagem e Nastienka é um súbito e romance entre uma adolescente do século 19 e um jovem rapaz solitário, que se vê devotado e apaixonado por alguém que ama outro homem.

É um romance para todos os tempos. Um passeio noturno pelas gelidas ruas da Russia do seculo 19.

Mary 01/05/2024

Noites brancas
Confesso que estava achando o livro bem chato, pq o personagem principal parece q não vai parar de falar nunca (e eu acho q ele é o prefeito da coitadolândia) aí ele conheceu Anastácia e pensei q ela ia alegrar a vida dele e pá, mas a mulher terminou de destruir a vida do coitado. fiquei com muita dó dele, por mais q tenha achado ele um pouco irritante ninguém merecia aquele final.

eucherrie 01/05/2024

Opiniões divididas, mas pra que?
Vejo muita gente recomendando esse livro, como um bom pra começar a literatura russa e sinceramente, é mesmo. Ele é fácil, curto e rápido, porém ele não é tudo aquilo que muitos dizem e nem sem graça como outros também falam.
Ele é um livro básico e um romance daqueles simples, não tem nada demais, o eu lírico é emocionado demais, mal conheceu ela e já ama (desespero pra se casar) e a mulher também não é das melhores (desesperada também, vai entender se ler, já que não vou dizer muito pra não dar spoiler).
Foi essa a minha impressão sobre o livro, se você quiser ler, leia já que é um ótimo livro pra começar mas não espere muito do romance.

Giulia29 01/05/2024

Leitura rápida e intensa!
?Sou um sonhador, mal conheço a vida real, e um momento como este é tão raro de ser conseguido por mim, que me seria absolutamente impossível não continuar a evocá-lo sempre em meus sonhos.?
Por ser um dos livros mais fácies de dostoievski e da literatura russa no geral, é um ótimo clássico para começar a ler, com frases lindíssimas e idealizações do que é o amor, em outras descrições, um livro de um personagem emocionado para pessoas emocionadas.
Tiago829 01/05/2024minha estante
Eu sou literalmente o sonhador

vstoriaj 01/05/2024

(500) of day com summer da rússia
MEUDEUS QUE LIVRO BOOOOM
esse livro me instigou a pesquisar e ler mais sobre literatura russa e clássicos.
Nós mulheres meio o sonhador.

dayaralves 01/05/2024

Estou me aventurando a conhecer a literatura russa e confesso que minha experiência tem sido boa. Esse livro é curtinho, uma boa opção pra ter um primeiro contato? A escrita do autor ainda não tinha passado por mudanças significativas, como dá pra perceber em livros escritos depois. Ainda assim vale a pena!

Em algum momento você vai se irritar muito com o personagem principal, mesmo assim quando menos esperar estará imerso na história querendo saber o desfecho.