Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

ka fujie 10/05/2024

Minha primeira leitura russa!
Dostoiévski ta na boca de todo mundo e dps de muita recomendação resolvi me entregar ao ?hype? com noites brancas.

Novela curtíssima q tu termina em um dia, que apesar de ser um clássico, tem escrita bem fácil e fluida.
MAS A BOMBA É-
overrated dms.
Acho q botei muita expectativa por todos comentarem muito e me decepcionei por ser só mais um romance. :/
Ace.da.biblioteca 10/05/2024minha estante
Tenta ler o Jogador. É um pouco maior, mas é mais empolgante!

hylle 09/05/2024

Acho que a praga que me jogaram p não conseguir ler nada deste homem finalmente caiu!! (como se a culpa não fosse minha rsrs)
Primeiramente, em minha defesa, nos meus critérios de avaliação, 4 é maravilhosamente bom e só não é 5 porque não mudou a minha vida avassaladoramente. Achei necessário explicar isso pra não acharem que eu cometi o pecado de não ter gostado dessa obra de arte em forma de livro...

Ok, confesso que tenho uma dificuldade meio chata com Dostoievski. Já tentei ler dois outros livros dele e não consegui passar da metade. Maas, como a esperança é a última que morre, resolvi culpar a complexidade, quantidade de páginas e meu cérebro atarracado por nunca ter sido capaz de terminar nenhum livro do autor e acabei decidindo nao desistir. Peguei esse. Que decisão boa!

O pessoal realmente sabe oq diz quando recomenda esse como a melhor leitura pra se ter um primeiro contato com o autor. É um livro pequeno, logo, rapidinho de se ler, mas o incrível é que nem só por isso ele perde o que eu vou chamar de "essência Dostoievskiana" (termo que deve existir por aí com um nome muito mais chique que eu desconheço). E mesmo tendo lido pouquíssimo dele, acabei por perceber (e posso estar fatidicamente errada, infelizmente) que essa essência é uma realidade bruta, um sofrimento palpável e real que constantemente te dá aquela vontadezinha de morrer, mas é contada de um jeito taao bonito, tão profundo e poético, que acaba te deixando maravilhado. Esse é o poder desse livro.

Além disso, a história em si, sem os significados profundos e lições de vida, é muito interessante. Conta bem sobre a natureza humana, e se você não se identificar com nenhum personagem, agradeça de coração, porque eu quero ser você quando crescer. No final das contas, "Noites Brancas" é um livro pra ler numa noite gelada, não muito confortável, sem perspectiva de nada e que vai, provavelmente, te acompanhar pro resto da vida (mesmo que sem te impactar, vai ficar na memória).

brunaloureiro 09/05/2024

É aquilo
Nenhuma experiência é única galera e o Dostoiévski está aí pra provar, em 1848 já tinha coitado sofrendo e sendo feito de otário sim!

Brincadeiras à parte adorei a leitura, são poucas páginas então dá pra ler rápidinho e é um romance descontraído e inocente. Amei!

gabi â¡ 09/05/2024

Sempre tive curiosidade de conhecer sobre livros da literatura russa, mas tinha receio de ser uma leitura pesada e difícil, então decidi começar por esse, que é bem curtinho.
Achei uma leitura bem interessante e fluída, e acho esse um bom livro para se começar.
Vejo muitos falarem que não suportam o protagonista, mas eu me identificava mais a cada frase que ele falava (nas suas reflexões autodepreciativas, porque ele é emocionado demais até pra mim).
Achei legal e quero ler outros livros do fyodor!!

leandrobuas 09/05/2024

Nos sonhos crio verdadeiros romances
Livro mais romântico da obra de Dostoiévski, Noites brancas traz como tema central o encontro entre uma jovem desiludida e um sonhador, aquele que narra os eventos ocorridos ao longo de poucas noites, durante um período muito especial do ano em São Petersburgo.

O cenário é São Petersburgo, capital do Império Russo no século 19 e um dos temas preferidos de Dostoiévski. Cenário de suas grandes obras, a misteriosa cidade é palco de um fenômeno natural conhecido como "noites brancas", que ocorre quando, durante quatro dias no verão, a noite não escurece.

E é justamente neste período do ano que um homem sonhador e solitário perambula pela capital. Entre devaneios, reflexões e até um diálogo ou outro com os prédios da cidade, conhece Nástienka, uma melancólica jovem de coração partido. A partir deste encontro, os personagens desenvolvem uma conexão arrebatadora, e o Sonhador tem uma sensação de que finalmente coisas incríveis podem acontecer em sua vida.

Ivonete 09/05/2024

Viver é melhor que sonhar?
Tido como livro mais romântico de Dostoievski; eu achei mais melancólico do que romântico.

No livro temos um personagem, chamado apenas de O Sonhador. O nome dele não é mencionado. Em uma das 4 noites brancas em que se passa a história (noites brancas refere-se a um fenômeno atmosférico em que o céu não fica completamente escuro), ele encontra uma jovem moça chorando, Nástienka.
Vai falar com ela, eles contam cada um a sua história de vida, e o Sonhador se apaixona pela moça.

O Sonhador é um sujeito extremamente solitário, sem amigos ou parentes, sem traquejo social. Ele conversa com os prédios e com a cidade, sonhando que entende suas dores e dilemas, e também imagina que as pessoas que ele encontra todos os dias são seus amigos, mas na verdade, nunca trocou uma palavra sequer com eles.

É bem triste na verdade.

Ele cria verdadeiros romances e amizades em sua imaginação. Ele tem uma fala empolada, parece o tempo todo estar interpretando um personagem, algo que ele criou para si.

No fim, assistindo e lendo algumas coisas sobre esse livro, me deparei com uma suposição que me intrigou....toda essa história será que foi real ou mais um sonho do sonhador?

Afinal, parece estranho um cara tão tímido e retraído ter tomado coragem para abordar uma mulher desconhecida na rua...

O livro tem sua beleza, repleta de melancolia e romantismo. O sonhador é um homem doce, respeitável, sensível e nutre um amor puro e sincero pela Nástienka.

Uma história de amor, com encontros e desencontros.

E o final...o que seria dos grandes escritores sem um final ambíguo?
Triste ou otimista?
Um minuto de felicidade plena é o suficiente para sustentar toda a vida de um ser humano?

Viver um grande amor e sofrer ou nunca tê-lo vivido?

Gege Gomes 08/05/2024

Aí, assimm, eu gostei, realmente gostei, porém eu estava com expectativas muito altas, e, infelizmente, elas n foram atendidas... Acho q só realmente n é mto meu estilo de leitura, mas n deixa de ser um bom livro, me pegou um pouco de surpresa tbm.

geovana 08/05/2024

Parece que tudo q tava acontecendo com o protagonista, tava acontecendo comigo tbm ? um querido, um coitado?

já imaginava que teria dificuldade na leitura por conta da escrita, mas achei que teria mais. guardarei esse livro no meu coração

MariChalamet 08/05/2024

Me surpreendeu bastante! Pensei que a leitura seria mais difícil de fazer, mas é super poética e reflexiva; também pensei que o final seria diferente?
?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu? Olhe, você diz a si mesmo, olhe como o mundo está ficando frio. Mais anos hão de se passar, e com eles virá uma solidão lúgubre, virá a velhice trêmula com sua bengala, e, com elas, a angústia e o desalento. Seu mundo fantástico empalidecerá, seus sonhos hão de desaparecer, de definhar, e eles se desprenderão, como as folhas amarelas de uma árvore... Oh, Nástienka! será triste, afinal, ficar sozinho, totalmente sozinho, e não ter nem o que lamentar?

Geicy 08/05/2024

Noites brancas (e emocionadas)
Esse livro é o meu primeiro contato com o dostoiévski e com os clássicos russos em geral, então vou ser bem sincera quando digo que não gostei. talvez eu não estava na vibe de ler algo assim, talvez o linguajar seja complexo demais para mim (que sou rasa como um pires), mas simplesmente não via a hora da história acabar. achei os diálogos cansativos e o querido um emocionado.
pra ser bem sincera cheguei até a gostar mais do conto no final dessa edição (o polzunkov) do que de noites brancas.
Geovana Ferreira 10/05/2024minha estante
nossa sim!!! eu me perdia muito nos diálogos, não entendia muito

Geicy 10/05/2024minha estante
Nossa, ainda bem que o problema não sou eu kkkk

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 08/05/2024

"Pois, quando somos infelizes, sentimos com mais força a infelicidade dos outros; o sentimento não se dissipa, mas se concentra...

Deborah126 08/05/2024

Fui influenciada a fazer esta leitura a partir de um vídeo no TikTok. Apesar de ser uma leitura fácil, houve momentos em que não entendi o que o autor queria dizer, mas acredito que seja porque é a primeira obra que leio dele e não estou acostumada com sua escrita. Apesar disso, adorei o livro. Ele aborda sentimentos complexos de uma forma muito única.

demarchi_ 08/05/2024

Cativante.
Livro sensacional. A ambientação é deliciosa, você de fato sente-se na Rússia da virada do século XIX. Os personagens são cativantes e levam-te a pensar na complexidade e magnificência do subjetivo de cada indivíduo. O protagonista, que pouco fala de si mesmo, deixando seus pensamentos vagarem e sua imaginação maravilhosa contar sua história é especial e cativante, levando você a torcer no livro todo que o melhor aconteça, pois mesmo o mais sonhador dos mortais deve ter a chance de vivenciar a felicidade. O final sai dos esteriótipos da literatura. A leitura em geral é fácil, gostosa e instigante. Por ser curto e fluído, tendemos a ler essa obra rapidamente, porém se você nunca a leu, aproveite e saboreie cada palavra, pois se bem aproveitado, esse livro pode tornar-se um aconchego no peito e fonte de profundas reflexões.

Debys.. 08/05/2024

Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski
Cara.... O livro nas primeiras páginas não dá muita vontade de ler... Mas depois....
É uma indecisão, eu chorei, me enraivei em questão de segundos... A carta dela, me deu ódio, parecia a carta da Verity...