Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

denis.caldas 31/03/2021

Sertanejo a la russa
Sim, foi uma leitura agradável, entre um e outro livro pesado, mas parece as músicas da dupla Bruno & Marrone, principalmente "Dormi na praça" e "Por um minuto" kkkkk. Como o chifre é algo universal e atemporal, é receita certa para ganhar umas estrelinhas, principalmente se filiado a um famoso nome literário.

Me desculpem, prefiro a pureza d'O Idiota do que a do nosso Sonhador, protagonista dessa novela. Pelo menos servir para colocar mais uma cidade na minha lista de futuras viagens, cada vez mais longínqua de se cumprir, pois quem não gostaria de conhecer São Petersburgo em suas noites "brancas", às margens do Mar Báltico?!
Gabriela 06/04/2021minha estante
Kkkkkkk tenho que concordar

Keylla 20/07/2021minha estante
Denis, adorei sua resenha e seu humor! ahahahahah fiquei curiosa pra ler Dostoievski

Eli 04/02/2023

Lindo e melancólico.
Esse foi o meu primeiro contato com Dostoiévski, e devo confessar que fui pego de surpresa. Achei a forma como o autor narra a história muito linda. Tem uma carga tão poética, sentimental e muito reflexiva que não me deixou largar o livro desde os primeiros parágrafos.

Achei a história maravilhosa. Todos os diálogos são carregados de melancolia e muitos sentimentos mistos. Uma história fofa e muito triste ao mesmo tempo.
O final foi surpreendentemente inesperado para mim. Me deixou péssimo.
Mas apesar disso, achei esse primeiro contato com a obra de Dostoiévski muito bom. Quero mais!!
Missu 24/10/2023minha estante
Comecei hoje ?

Eli 24/10/2023minha estante
Que bomm!!
Espero que goste!

Slaman 21/04/2023

Lindo lindo lindo
Lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo Lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo lindo
Marcelo Rissi 21/04/2023minha estante
Livro fantástico!

Reginaldo Pereira 21/04/2023minha estante
Esse vai pra minha lista de 2024 com certeza!!! Dostoiévski é top demais!!!!!

Adriana1090 20/03/2021

No quarto a escuridão, em sua alma o vazio e a tristeza.
Meu primeiro livro do Dostoiévski e, se não fosse a maestria dele, eu teria odiado, por se tratar de um romance.
Entretanto, a identificação que tive com o protagonista (ele é um sonhador) combinado com um final triste, lindo e crível, tornou essa experiência fantástica.
Várias frases me tocaram muito, pois elas são meus sentimentos e pensamentos expressos em palavras. Tais são:

"a imaginação se desgarra em leves explosões, e um livro apanhado sem propósito e ao acaso cai das mãos do meu sonhador, sem que ele tenha alcançado a terceira página.
[...]
Oh, que lhe importa nossa vida real!
[...]
ele é o próprio artista de sua vida a cria a cada momento segundo um novo arbítrio.
[...]
sem querer acreditamos que há algo vivo, palpável, em nossas ilusões imateriais!
[...]
agora sei mais do que nunca que perdi inutilmente todos os meus melhores anos!
Hoje o dia foi triste, chuvoso, sem luz, exatamente como minha velhice futura.
[...]
quando estamos infelizes sentimos mais fortemente a infelicidade dos outros."

O final deste livro mostra o quanto o protagonista gostava da Nástienka, e o quão bonito era o sentimento.
Lucas 20/03/2021minha estante
Deixo aqui a minha recomendação para Duas Narrativas Fantásticas. O Sonho de um Homem Ridículo é sensacional

Adriana1090 20/03/2021minha estante

Naty Alves 04/09/2022minha estante
Maravilhoso amei ler ??

Eloise.Siqueira 04/09/2022minha estante
Sim, eu mal consegui largar!!

Alê | @alexandrejjr 23/10/2020

Amor, sentimento autônomo

Antes de ser uma possível introdução à obra de Fiódor Dostoiévski, “Noites brancas” é um livro sobre a beleza da desilusão. Não é por acaso que acompanhamos um narrador que, não sendo nomeado, é identificado na história como um sonhador.

Um dos primeiros trabalhos do escritor e, portanto, integrante da fase anterior aos grandes romances (em conteúdo e extensão), “Noites brancas” quer nos mostrar como funciona a autonomia do amor, esse sentimento que não aceita ser controlado. Belo e lírico, o amor é tratado como uma caixa de surpresas que o leitor acompanha na relação entre Nástienka e nosso sonhador.

Vale aqui destacar a edição primorosa em que li o livro, essa da Editora 34 que integra a Coleção Leste. Excelente gramatura de papel e uma tipografia no tamanho ideal deixam a experiência ainda mais prazerosa.

Apesar de ser um Dostoiévski destoante da densidade psicológica dos trabalhos posteriores, o autor não deixa de lado a tradicional profundidade de suas personagens. Para terminar, cito alguns versos de uma música do rapper Kamau que gosto muito e que aparecia na minha memória em flashes enquanto lia. Escolhi dois versos que, para mim, ajudam a resumir bem a ideia central da novela. Ela se chama “Amar é” e o destaque é este: “Inspiração, esperança, experiência./ Amar não tem ponto final, só reticências (ou não, né?)”.
Cris 19/06/2022minha estante
No meu grupo do livro, este foi o sorteado para o mês de junho ... não é bem o tipo de leitura que eu gosto, mais estou me entregando!

Que bom ler a sua resenha!

Alê | @alexandrejjr 19/06/2022minha estante
Que legal, Cris! É, esse é um Dostoiévski mais romântico e bem menos introspectivo, mas é um romance bonito dele. Agradeço seu comentário por aqui.

Meury3 14/08/2020

Meu primeiro Dostoiévski... E amei!!!
Achei esse livrinho extremamente delicado e bem escrito... As passagens são lindas, românticas e sofridas. Sem comentários para a magia de São Petersburgo, simplesmente formidável!
Me doeu o coração toda a solidão enfrentada pelo nosso sonhador, Dostô não poupa nem um pouco o leitor hahaha....

Frases lindas:

- O céu estava tão estrelado, tão luminoso, que, depois de olhar para ele, era impossível não perguntarmos a nós mesmos se, debaixo de um céu assim, podiam viver pessoas mal-humoradas e caprichosas.

- Não sei ficar calado, quando meu coração está falando.

- Sou um sonhador; tenho uma vida tão pouco movimentada que momentos assim como este, agora, considero tão raros que não posso deixar de repeti-los em meus devaneios.

- E me pergunto: onde estão meus sonhos? E balanço a cabeça e digo: como os anos passam voando! E, de novo, me pergunto: O que você fez de seus anos de vida? Onde você enterrou seus melhores dias? Você viveu mesmo ou não? Veja, você diz para si mesmo, veja como o mundo ficou frio.

- Contudo, como a alegria e a felicidade tornam as pessoas belas! Como o amor faz o coração ferver! Parece que queremos derramar todo o nosso coração no coração do outro, queremos que tudo seja alegre, que tudo seja risonho.
Franklin Moreno 14/08/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li dele e meio que amei e fiquei pra baixo ao mesmo tempo jkkkkkk, isso foi sacanagem com o Sonhador

Meury3 14/08/2020minha estante
Exatamente, ele deixa um misto de emoções no leitor... hahaha

Clara 11/01/2023

que livro chato, os personagens sao insuportáveis
nao gostei de nada, nao me prendeu em nenhum momento
Viih Macêdo 29/03/2023minha estante
Eu fui assim...

Clara 29/03/2023minha estante
esse livro é um castigo

MaywormIsa 19/03/2023

Pequeno e impactante
?Noites brancas? é meu segundo contato com Dostoiévski. A leitura foi surpreendente, profunda, emocionante e acredito também que se deve à tradução de Ruth Guimarães, nesta edição da editora Nova Fronteira.

Nosso herói não tem nome, sofre de solidão profunda, pobreza, e sonha acordado com cenas e realidades diferentes da sua própria. Ao passeio pela cidade durante o fenômeno da noite branca, quando anoitece sem que o céu escureça, encontra debruçada sobre o cais, uma jovenzinha chamada Nastenka.

Da amizade que surge e dura 4 noites e uma manhã, conhecemos a história de ambas personagens. Devo dizer que a dele me pareceu um tanto confusa, explicitando um interior complexo, solitário, mas com um quê de fantasia e desejo ardente por novidade, amor e reciprocidade.

A história de Nastenka me deixou muito curiosa, e nunca vi algo semelhante. Você, leitor, não encontrará spoiler aqui, mas só te digo: embora digna de compaixão, não deixe de ter um olhar racional: Nastenka se aproveita um pouquinho de suas mazelas.

O final me pegou de surpresa, mas talvez não te pegue. Acho que fiquei demasiado impressionada com as duas personagens e o que arquitetavam fazer.

Recomendo MUITO essa leitura, tão rápida e deliciosa, que deixa nosso coração batendo rápido e ao mesmo tempo apertadinho. Dostoiévski sabe fazer as nossas emoções virem à tona, e é precisamente isso que me faz admirá-lo como escritor.

Nota: essa edição não tem 85 páginas, mas sim 97.
Natália 19/03/2023minha estante
Acho que vou dar uma nova chance para ele...

MaywormIsa 20/03/2023minha estante
Da sim! Vai valer a pena ?

Thamara 31/10/2020

Imprevisível
Essa história me deu uma dorzinha no coração, mas foi uma história tão leve e inocente.
Jota 03/11/2020minha estante
Já add então na lista de compras e lista de leitura. ??

Thamara 03/11/2020minha estante
Fez uma boa escolha kkkk

Gabriela Gonçalves 26/05/2022

Foi a minha primeira experiência lendo o autor. Esse livro foi escrito antes da prisão de Dostoiévski e, por isso, apresenta um tom bem mais romântico e sonhador, bem diferente das outras publicações do autor que são mais realistas e densas.

A história de Noites Brancas é bem simples, mas muito tocante. Eu me identifiquei muito com o Narrador/Sonhador. A forma como ele enxerga o mundo, a sua relação com a cidade e as pessoas, e como ele enxerga o amor. Apesar de eu não ser tão isolada quanto o Narrador/Sonhador, me senti contemplada com as suas outras emoções. Assim como ele, me apaixono facilmente e já planejo milhões de futuros junto com a pessoa. Acho fofa a relação dele com Nástienka e toda hora o livro evoca aquele sentimento de "gostar de quem não gosta de mim". O final é triste? É! Mas foi um final que já aconteceu comigo tantas vezes que foi como se eu tivesse reencontrado um velho amigo. O Narrador/Sonhador ressignifica aqueles momentos passados ao lado de Nástienka, concede a esses momentos um novo olhar. Ele foi verdadeiramente feliz, nem que tenha sido por apenas um minuto. "Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira?".
Edilene Freitas 27/05/2022minha estante
Comprei, mas ainda não comecei a leitura. Estou ansiosa pra começar

Gabriela Gonçalves 27/05/2022minha estante
Espero que goste!!! É muito bom, ao mesmo tempo profundo e delicado ?

Cecilia.Souza 31/03/2023

Não gostei! Me surpreendi. A leitura é voltada para uma expectativa é depois uma decepção sem tamanho. Até o título é incoerente
tete.taylors 31/03/2023minha estante
Noites brancas é um evento natural q acontece na Rússia, onde mesmo de madrugada o sol não se põe. É nesse cenário que a história se passa, as 4 noites que o protagonista vive são banhadas pela melancolia tanto do evento quanto do protagonista. A quebra de expectativa é bem coesa com a vida do protagonista KKKKKK ele mesmo diz que vive se apaixonando por ilusões e idealismos criados por ele

Cecilia.Souza 01/04/2023minha estante
ISSO

Camila.Gama 05/02/2021

Um minuto inteiro de plenitude, será pouco pra vida humana?
Escolhi esse clássico para ser meu primeiro contato com Dostoiévski, e que bela leitura! A narrativa é encantadora, faz a gente querer devorar cada página, imaginar lugares e cenários nas noites brancas de São Presteburgo.
A leitura é bem leve e agradável. Os diálogos entre os personagens são intensos e profundos, regados de melancolia e solidão.
Apesar do livro ser curtinho, a intensidade dada aos personagens me fez criar um apego. O final surpreendente me deixou reflexiva, adoro livros que me tiram do eixo.
Recomendo!
Andre.28 06/02/2021minha estante
O final é de cortar o coração

Camila.Gama 10/02/2021minha estante
Siiim???

Thales 13/05/2021minha estante
Eu não consigo entender como a galera acha esse livro fofo, bonitinho hahaha

Belizia 21/05/2021minha estante
Não dá pra entender mesmo. Relação bizarra.

Léo 24/02/2023

Noites Brancas
Narrado em primeira pessoa, por um jovem que é solitário, sonhador e vive em São Petersburgo, Noites Brancas é uma história curta e intensa sobre amor, solidão e sonhos.

O protagonista, em um dia de noite branca (um evento que mesmo o sol se pondo, ele ainda fica um pouco acima da linha do horizonte, deixando a noite clara), conhece a jovem e encantadora Nastienka e se comove com sua história, decidindo ficar com ela nesses dias de noites claras, até a espera da garota terminar. (Não vou falar o que ela está esperando).

Nesses três dias que eles passam juntos, percebemos a angústia, a solidão e melancólica de ambos personagens, que compartilham seus medos e sonhos um para o outro. Dostoiévski escreve a história dos dois de maneira poética, de modo que acaba um capítulo e eu já queria ler o próximo para saber o que aconteceria entre os dois e a espera de Nastienka que parecia que não iria acabar.

Foi uma leitura curta e fluída, gostei da escrita do autor. Recomendo.
Regis 01/03/2023minha estante
A escrita de Dostoiévski é maravilhosa. Eu gostei muito de Noites Brancas. ?

Léo 03/03/2023minha estante
Sim, acho que ainda vou ler outras obras dele esse ano. ?