Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Lari 11/07/2022

Um minuto inteiro de plenitude!
Um minuto inteiro de plenitude! Será pouco para toda uma vida humana?

Essa é a primeira obra de Dostoiévski que li. Encantei-me com a escrita, com os diálogos e com as personagens. A história se passa em quatro noites e uma manhã de São Petersburgo, de maneira que somos transportados para esse lugar pelas descrições. Pude me ver sentada ali no banco, encarando a paisagem melancólica e envolvida pela atmosfera lírica das noites brancas.

Na segunda noite, o protagonista tem um grande monólogo que - para mim - é a parte mais cativante do livro. Tive que reler e interpretar em voz alta para conseguir compreender todas as emoções. Sim, sou esquisita, mas façam isso, foi incrível! Hahah

Foi impossível não me identificar com o jovem sonhador que narra a história. Como leitora, às vezes sinto-me em um limbo entre a razão e os sonhos. Sou muito racional em minhas escolhas, não costumo ser guiada pelas emoções. Contudo, às vezes, pareço viver em uma terra distante, na qual a literatura, os sonhos, as expectativas, acabam tomando o espaço da vida real, ainda que sejam um instrumento de interpretação da realidade.

Diante disso, o livro é um lembrete de que não podemos deixar a vida passar, de que precisamos viver e de que, talvez, alguns momentos reais valham mais do que todo o tempo sonhando... ainda que o mundo concreto exija coragem e crave feridas.

Esse é só um dos pontos do livro. Eu poderia mencionar a efemeridade da paixão, a ausência de explicações para esse sentimento, o amor platônico. Porém, levando em consideração o quanto sou iniciante na literatura clássica (e, nesse caso, russa), suponho que ainda há muito mais do que fui capaz de enxergar e ressaltei apenas a principal mensagem que eu tirei da história... Acredito que foi uma boa forma de iniciar Dostoiévski.
Aryana 12/07/2022minha estante
Poxa, acabei de descobrir que sou esquisita também ? Se me permite uma sugestão, para segundo contato com Dostoiésvki, indico o livro Duas narrativas fantásticas.

Lari 12/07/2022minha estante
?? Muito obrigada!! Estava pesquisando qual ler em seguida.

Ray 29/01/2023

Como pode um livro tão curtinho desencadear tanto sentimento, tantas lições.. meu primeiro contato com os russos e já quero ler tudoooo!!!
Sei nem comentar tudo o que senti..
Heitor.Vida 29/01/2023minha estante
Para esse início de carreira quanto ao Dostoievski, super recomendo "Gente pobre" e "O Eterno Marido" (apesar de serem completamente diferentes das obras pós exílio, dele, mostram um pouco de como ele entrelaça os personagens)

Também "A morte de Ivan Ilitch" (Tolstoi) é uma ótima aposta.

Ray 30/01/2023minha estante
Obrigada!! Vão ser os próximos..

denis.caldas 31/03/2021

Sertanejo a la russa
Sim, foi uma leitura agradável, entre um e outro livro pesado, mas parece as músicas da dupla Bruno & Marrone, principalmente "Dormi na praça" e "Por um minuto" kkkkk. Como o chifre é algo universal e atemporal, é receita certa para ganhar umas estrelinhas, principalmente se filiado a um famoso nome literário.

Me desculpem, prefiro a pureza d'O Idiota do que a do nosso Sonhador, protagonista dessa novela. Pelo menos servir para colocar mais uma cidade na minha lista de futuras viagens, cada vez mais longínqua de se cumprir, pois quem não gostaria de conhecer São Petersburgo em suas noites "brancas", às margens do Mar Báltico?!
Gabriela 06/04/2021minha estante
Kkkkkkk tenho que concordar

Keylla 20/07/2021minha estante
Denis, adorei sua resenha e seu humor! ahahahahah fiquei curiosa pra ler Dostoievski

Leo 16/01/2023

Sonhadores são os melhores narradores. Tudo parece algo que nunca será. E isso é ótimo porque causa identificação em qualquer leitor, mesmo que seja se identificar com o oposto a tudo que foi escrito.
Texto rápido e para refletir.
A Leitora Compulsiva 16/01/2023minha estante
Sonho ler esse livro porque dizem que é o livro mais "leve" do Dostoiévski ? e se não me engano, conta com aquele evento magnífico das noites em que o sol não se põe, na Rússia.

Fora que dizem que é um livro muito reflexivo também.

Mal posso esperar! ??

Leo 16/01/2023minha estante
De fato é leve em comparação a'Os Irmãos Karamozov que li ano passado. Mas o sentimento mais forte desse texto é ligado à solidão, então, pra alguns leitores, isso pode não ser tão leve.
Agora, super recomendado. Espero que você goste.??

@varaomichel 15/03/2021

A situação da personagem me lembra muito a crise de ter os azuzinhos ticados no WhatsApp e ficar confabulando se a pessoa ainda quer, se leu e não respondeu porque estava ocupado, se está jogando ou não. Me fez pensar nos jogos de poder silenciosos envolvidos nas relações amorosas. Por quê as pessoas não podem simplesmente dizer exatamente como se sentem? Se isso já era uma questão no século XIX, agora, com nossa obsessão narcisística em ter pessoas orbitando em torno de nós, só fica mais inquietante. Deus me livre de um amor assim. Acho a personagem muito imatura, muito precipitada, e muito provavelmente está se fodendo no casamento neste momento haha. Aliás, o personagem pode até ter sido injustiçado, mas não deixa de ser um grande chato pedante. Leitura do Dostoievski sempre vale pela sensação de estar na São Petersburgo estranha daquele tempo. Parecia que eu podia ver o Raskolnikov passando na calçada do outro lado a qualquer momento haha.
Belizia 13/05/2021minha estante
Concordo com o que pontuou. Achei o comportamento dos dois muito característico. Ele, um incell. Um chato, babão. Ela, uma sem noção, que fica alugando o cara pra fazer o que ela quer. Diz que achava que ele não ia se apaixonar, mas o comportamento dela foi de ficar elogiando e paparicando pra ele fazer o que ela precisava. Casal uó

@varaomichel 13/05/2021minha estante
Hahaha

Meury3 14/08/2020

Meu primeiro Dostoiévski... E amei!!!
Achei esse livrinho extremamente delicado e bem escrito... As passagens são lindas, românticas e sofridas. Sem comentários para a magia de São Petersburgo, simplesmente formidável!
Me doeu o coração toda a solidão enfrentada pelo nosso sonhador, Dostô não poupa nem um pouco o leitor hahaha....

Frases lindas:

- O céu estava tão estrelado, tão luminoso, que, depois de olhar para ele, era impossível não perguntarmos a nós mesmos se, debaixo de um céu assim, podiam viver pessoas mal-humoradas e caprichosas.

- Não sei ficar calado, quando meu coração está falando.

- Sou um sonhador; tenho uma vida tão pouco movimentada que momentos assim como este, agora, considero tão raros que não posso deixar de repeti-los em meus devaneios.

- E me pergunto: onde estão meus sonhos? E balanço a cabeça e digo: como os anos passam voando! E, de novo, me pergunto: O que você fez de seus anos de vida? Onde você enterrou seus melhores dias? Você viveu mesmo ou não? Veja, você diz para si mesmo, veja como o mundo ficou frio.

- Contudo, como a alegria e a felicidade tornam as pessoas belas! Como o amor faz o coração ferver! Parece que queremos derramar todo o nosso coração no coração do outro, queremos que tudo seja alegre, que tudo seja risonho.
Franklin Moreno 14/08/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li dele e meio que amei e fiquei pra baixo ao mesmo tempo jkkkkkk, isso foi sacanagem com o Sonhador

Meury3 14/08/2020minha estante
Exatamente, ele deixa um misto de emoções no leitor... hahaha

Leonardo 13/08/2012

Noites Brancas é a história de um homem, que eu normalmente apelidaria de esquisito, mas vou referir como socialmente inadaptado, pois a verdade é que não tem amigos, não tem conhecidos, nada.

A sua vida é casa - trabalho - casa, com os ocasionais passeios noturnos pela cidade de São Petersburgo. E no período de tempo retratado nesta história (não mais do que 3 ou 4 dias, ou melhor, noites), se dão as chamadas noites brancas, quando o Sol não se põe na totalidade, mesmo de noite, fenômeno característico do Norte da Europa.

O protagonista, quando passeia, durante uma dessas noites brancas, encontra com Nástienhka, jovem angustiada, que espera pelo homem por quem está apaixonada. O amor de Nástienhka e do seu amante tem uma longa história por trás, que ela conta ao protagonista. Este, por sua vez, promete ajudá-la e, no processo, apaixona-se por ela, mas o destino tinha outros planos...

Mais uma vez, só posso ficar encantado com os autores russos, especialmente Dostoievski. Eu nem sei bem explicar o que é, mas todo o ambiente é diferente, a sensação que é transmitida é diferente da de autores americanos, ingleses, brasileiros, franceses, alemães, etc.

Destaque para a escrita, que é muito boa, mesmo dotada de toda a formalidade tão típica da literatura daquela época, e com as personagens dotadas da ainda mais típica ingenuidade, da mais pura.

Noites Brancas é mais uma obra prima de Dostoievski, leia, não há arrependimentos.
Leonardo 27/01/2013minha estante
Por citações como:

"E aquela hora em que cessam todas as obrigações e em que toda a gente se apressa a voltar para casa para jantar ou descansar e durante esse mesmo tempo imagina ir encontrar ainda outros motivos de alegria na noite e em todo o tempo de liberdade que lhe resta. A essa hora, também o nosso herói - pois permitir-me-á, Nastenka, que faça a minha narrativa em terceira pessoa, pois se o fizesse na primeira pessoa envergonhar-me-ia terrivelmente, - assim, portanto, a essa hora também a nosso herói que tão pouco está desocupado, segue os outros."

"- Pois bem, isso é estupendo... e eu estou prestes a receber uma gratificação, Nastenka..."

E suponho que sim.

Clara 11/01/2023

que livro chato, os personagens sao insuportáveis
nao gostei de nada, nao me prendeu em nenhum momento
Viih Macêdo 29/03/2023minha estante
Eu fui assim...

Clara 29/03/2023minha estante
esse livro é um castigo

Luc Candelore 18/04/2020

Que vontade de socar a cara de alguém.
Uma linda história de amor que dá vontade de socar a cara de alguém que imagina tudo errado e alguém que faz o outro de bobo.
Bem, vale a leitura.
Se você é adolescente vale mais, se for adulto vale também. É provável que terá boas lembranças e reflexões enquanto a história se desenrola.
Franciele 18/04/2020minha estante
É maravilhoso ??

Luc Candelore 18/04/2020minha estante
Maravilhoso só para Natacha.
Brincadeiras à parte, é um livro muito bom.

Aliny Araújo 11/02/2021

noites brancas
primeiramente, gostaria de dizer que estou especialmente feliz por ter conseguido concluir essa leitura. nos últimos meses minha vida virou do avesso e quando eu não estava trabalhando, estava dormindo (ou pensando em dormir). eu não gostaria de me desconectar da leitura por ter várias outras preocupações, dei o meu melhor para terminar esse livro mesmo em meio ao caos. demorei dois meses para ler 112 páginas, mas o importante é que eu consegui e estou orgulhosa de mim mesma por não ter simplesmente deixado para lá.
quanto ao livro, achei de uma sensibilidade imensa. foi o meu primeiro contato com a literatura russa e pretendo continuar conhecendo esse universo. não entendi a necessidade do apêndice, por mim, o livro teria terminado na história “principal”. no mais, um livro sensível e amável.
Diego 11/02/2021minha estante
Parabéns pela persistência! ??

Alê | @alexandrejjr 17/02/2021minha estante
Parabéns pela coragem de mesclar um relato pessoal nas tuas impressões do livro, Aliny.

Thamara 31/10/2020

Imprevisível
Essa história me deu uma dorzinha no coração, mas foi uma história tão leve e inocente.
Jota 03/11/2020minha estante
Já add então na lista de compras e lista de leitura. ??

Thamara 03/11/2020minha estante
Fez uma boa escolha kkkk

Michela Wakami 09/12/2022

Um espetáculo de livro
Eu amei demais essa leitura, como foi bom acompanhar os nossos protagonistas, sorrir e chorar com eles.
O amor e repleto de surpresas.
Milena.Saleh 09/12/2022minha estante
Um livro muito agradável!

Vanessa 09/12/2022minha estante
Um dos meus favoritos ????????

Brina 21/02/2022minha estante
Pensando assim, ela teve o final feliz dela rsrsrsrs

Paula1735 14/03/2022minha estante
Simmm

Miryan Jussara 17/09/2020

Romântico. Lírico. Um tanto meloso.
Não estava muito na vibe desse tipo de romantismo, achei muito meloso. Estava esperando algo bem diferente. Mas a descrição de Petersburgo é ímpar!

A história gira em torno de um sonhador solitário que em uma de suas caminhadas pela cidade durante "As Noites Brancas" (fenômeno que ocorre durante verão russo e o sol n se põe totalmente), conhece uma jovem e se enamora por ela.
Jose 17/09/2020minha estante
Eu amo Dostô, mas esse livro... Tenho até vontade de reler pra ver se mudo de opinião, mas desgostei tanto que passei pra frente.

Miryan Jussara 17/09/2020minha estante
Foi minha primeira experiência com o autor... Mas vou dar outra chance, justamente por saber q esse livro é do período romântico e há algumas críticas sobre o mesmo.

Sarah 16/01/2023minha estante
A leitura é de boa? Tava pensando em começar um livro dele

Mirella Lenzi 17/01/2023minha estante
É bem diferente, mas eu esperava que fosse mais complicado do que foi! Acho que esse é um bom livro pra começar a ler Dostoiévski, pq é bem curtinho também!