Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

manel T 30/01/2023

Primeiro contato
"Amor é coisa séria viu!
Ser sonhador e "emocionado" em exagero e ao mesmo tempo... É possível não existir limites entre o real e o imaginário?"

Gostei, rolou até identificação inicialmente, depois, com o densenrolar dos personegens não posso dizer o mesmo.
De primeira posso dizer que amei a escrita, mas como se trata de um clássico, não acho que estou apto a discordar da maioria, efim, vou continuar, pretendo ler todas as princípais obras do autor.

Obs: Próxima; Gente Pobre.
Elton.Oliveira 30/01/2023minha estante
Massa ???! Estou lendo Crime e Castigo e também está fluindo bem , muito boa a escrita de Dostoiévski.... Vou ler esse em seguida ????

manel T 30/01/2023minha estante
Procura essa tradução da 34, muito boa

carlosdeangelis 30/01/2023minha estante
É uma obra que destoa muito na obra do Dostoiévski. Gostei muito dessa novela. Quando vc ler Gente Pobre já vai notar a crítica social e o drama psicológico que permeou toda a obra do autor. Desses trabalhos de início do autor na fase pré-siberiana também recomendo ler O Duplo. Depois disso creio que vc estará apto para mergulhar de cabeça nas grandes obras. Boa sorte e boa leitura pra você. Dostoiévski vicia (já avisando).

maynarax 24/02/2024

Eu ficava pensando o tempo todo ?fuja Nástienka? porque a forma que eles começam a conversar e desenvolver essa amizade me parece um tanto absurda, pq ele é meio esquisito, vamos combinar. Mas eu consegui compreender toda aquela situação entre eles, tanto o lado dele, quanto o dela. É dolorosa a situação, mas no geral eu gostei do livro.
Sara 24/02/2024minha estante
Eu também estranhei muito, mas assim, temos que lembrar da época do filme kkkkk me esforcei um pouco pra saber que em épocas anteriores, amizades se faziam de encontros entre estranhos na rua, numa mesma cidade, por acaso. O cara é um dramalhao sim, mas! é interessante o fulgor do sentimento dele, tão logo chega, mas fica, dura, como um amor, ou uma noite de verão.

Sara 24/02/2024minha estante
que filme o que! tava comentando de um filme aqui há pouco kkkkk do livro

maynarax 24/02/2024minha estante
Sim, é que atualmente nós temos medo de todos e tudo, não é para menos. Mas o livro se passa em 4 dias não poderia exigir muito. Sim, ele é um dramalhão, eu ficava imaginando a cara da Nástienka ouvindo toda aquela história do sonhador. Hahaha

Déborah.Costa 05/08/2021minha estante
Nossa, perfeita colocação. Eu também fiquei esperando O grande momento do livro, o ápice, mas não teve... Infelizmente não foi dessa vez que favoritei Dosto.

Beatriz.Bonvenuto 05/08/2021minha estante
Entendo perfeitamente. Ele com certeza é um ótimo escritor, apesar de só ter lido este até o momento, com certeza lerei mais no futuro. Apenas os de tema romântico que passarei bem longe hahaha. Foi decepcionante demais a atitude da personagem feminina
Nunca vi uma mulher escrita por um homem ser tão ignorante e tola como ela foi.

Déborah.Costa 06/08/2021minha estante
E ele muito emocionado. Kkkkk

Rayssa 07/11/2023minha estante
Terminei com dor com esse livro KAKAKSKKAAKAA

Maharet Sys 07/11/2023minha estante
JURA???? Porque??? Kkkk
Porque foi bonito ou foi sofrido??

Rayssa 07/11/2023minha estante
É porque, depois de terminar o livro, eu passei vários dias com dor no coração no final AKAAKAKAK, fiquei muito deprê com o sonhador. Ele literalmente é um solitário (e emocionado), mas dá uma tristeza porque ele acha que vai ser recíproco um pouquinho e logo depois, a esperança acaba.

Mas acho isso legal, porque normalmente as pessoas gostam de que aconteça algo feliz, mas infelizmente nem sempre a realidade é essa.

jusousan 19/02/2024

Noites Brancas
Memórias de um sonhador.

Um solitário. Uma jovem pulsando desilusão amorosa. Encontro ao acaso. A partir daí, quatro noites regadas a melancolias, desejo e solidão com o desenrolar e a conclusão (ou não) da história.

Noites brancas foi minha porta de entrada ao autor. Um romance no qual os personagens vão ao extremo de suas emoções. Tudo é muito intenso e em muitos momentos, exagerado.

O autor surpreende pelo enredo simples, e também, pelo fato de conseguir transformar essa melancolia toda em, talvez, uma busca interna pelo sentido da vida de forma poética.
Carla1359 19/02/2024minha estante
Amei!! Vc sabe onde eu encontro??

jusousan 19/02/2024minha estante
oi amiga, o livro físico e ebook dessa edição que li está disponível no site da amazon

Carla1359 19/02/2024minha estante
Obrigada

theyas 18/09/2023

REVOLTADA COM A EDIÇÃO
ESSA MERDA É PEQUENA E EU COMPREI SEM SABER.
Mas achei fofo de qualquer forma, cabe na palma da minha mão.

O livro fala sobre o Sonhador, que é nosso protagonista, e a guria lá que eu esqueci o nome, vou chamar ela de Ananiramaria porque o nome dela é longo e idiota, e a tradução tem que ser igual.
Eles se encontram durantes algumas noites e contam sobre si mesmos, na esperança de encontrar um no outro um ouvinte, camarada de papo, etc. E é ai que vem o dilema.

E QUE FINAL FOI ESSE. Sério que isso aconteceu. SÉRIO.
Mas pelo menos eu entendi a mensagem do livro, e gostei muito de ler.
Isabela | @readingwithbells 19/02/2024minha estante
Como é o final? Li faz tempo e não lembro ?

theyas 19/02/2024minha estante
Termina com a nastienka indo ficar com o outro boy e o sonhador tristinho? trazendo uma reflexão sobre a duração da felicidade e se ela realmente é eterna

Isabela | @readingwithbells 19/02/2024minha estante
Obrigadaaaa ???

DIRCE 01/12/2013

A magia do Tempo
É inegável que os fenômenos climáticos interferem no nosso humor e no nosso modo de sentir - no meu principalmente. Dias muito quentes me deixam um tanto quanto indolente. Dias muito frios me fazem hibernar feito uma ursa. Dias chuvosos me deixam “depre”. Uma noite enluarada... Bem, a Lua é fonte de inesgotável inspiração, mas não foi ela–a Lua–quem deixou o solitário e sonhador jovem protagonista do Conto Noites Brancas tão vulnerável às flechas do cúpido, e sim as Noites Brancas, um fenômeno que muito se assemelha (acredito eu) ao nosso Horário de Verão:as noites gélidas e cinzentas de S.Petersburgo se transformam em dias longos. Ops! Que mal comparado! Nosso Verão é tão longo e as Noites brancas tão fugazes...Igualmente fugaz foi a felicidade vivenciada pelo nosso jovem solitário e sonhador que se “derreteu” por Nástenka, a jovem que vivia presa (literalmente) às barras da saia da sua avó.
Nástenka toma o jovem como confidente e “pombo correio” durante as quatros noites que se encontram, e quando ela começa a se sentir desesperançada muda o rumo das suas idealizações levando o jovem a acreditar que “ o mundo é bom, felicidade até existe”.
Imagino que um encontro além da vida entre nosso poetinha (Vinicius de Moraes) e “Dosti” seria no mínimo conflitante. Dosti partidário, no Conto, do “ Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Não será isso o bastante para preencher toda a vida de um homem!” discordaria do famoso "Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure”.
Noites Brancas fala sobre o antidoto da solidão “ O AMOR”, entretanto ainda assim eu o avaliei com 3 estrelas porque “recém - saída” dos “Os Irmãos Karamazov”,iniciei a leitura do Conto com uma expectativa que não foi correspondida.
Marta Skoober 02/12/2013minha estante
Seu comentário sobre expectativa não correspondida me fez lembrar de Alberto Manguel e sua decepção com A dama do cachorrinho de Tchékhov: "Aos doze anos, li A caçada de Tchéckhov numa coleção de romances policiais, e, acreditando ser Tchékhov um escritor russo desse gênero, li depois 'Senhora com cachorrinho' como se tivesse sido escrito por um concorrente de Conan Doyle - e gostei da história, embora achasse o mistério um tanto ralo. O trecho é Uma história da leitura.

Ah! Esses escritores estão sempre a nos pregar peças.

Marta Skoober 02/12/2013minha estante
Nunca havia pensado em ler Noites Brancas pensei que fosse me deparar com mais um Crime e castigo, agora depois de sua resenha, penso!

DIRCE 03/12/2013minha estante
Estava saudosa, amiga.
Você não gostou de Crime e Castigo? Eu estranhei a sopa de letrinhas dos nomes, mas gostei mais do que Noites Brancas.
bjs

Samu 21/06/2023

“Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?”
Com certeza o melhor caminho para quem quer começar a ler Dostoiévski, comecei por “O sonho de um homem ridículo”, e o amei mesmo sendo um pouco mais aprofundado nos assuntos que traz consigo do que nesse caso.
No caso de Noites Brancas, já podemos notar a princípio, como em seu outro conto, o existencialismo muito presente, apreciando e amando até mesmo os prédios das ruas em que nosso personagem (o sonhador, que de tão comum nem nome tem) passa em seus dias.
Os questionamentos que ele traz em seus pensamentos são tão crus e reais, que admito que me identifiquei com muitos deles. Ele consegue colocar essas dores, conflitos de relações humanas, dentro de uma novela curta, mas que só tem o número de páginas pequeno, pois sua história é grandiosa!
Passei capitulo por capitulo torcendo para que o final fosse como eu imaginava e gostaria que fosse, mas foi aí que veio o choque de realidade, e o final que não poderia ser mais real que esse (((TRISTEZA))).
Atenção especial para essa primeira edição da coleção NANO da Antofágica, que reflete a história (só sendo pequena no tamanho), mesmo sem as ilustrações presentes na edição regular, contém todas as notas de rodapé numa diagramação super confortável e os mesmos textos de apoio em um QR Code: IMPECÁVEL!
eu quero leeeeeerr

João 22/06/2023minha estante
antofagica segue fazendo tudo, avisa mesmo!

amei amei ??

Ivna Lemos 16/02/2024minha estante
Também tive essa mesma impressão da parte dela! Fiquei triste pelo sonhador, mas ao mesmo tempo feliz pela Nástienka, por ter encontrado quem ela verdadeiramente amava e o objeto de sua espera! Já estive "na pele" dos dois e por isso senti esse misto de tristeza com felicidade; porque o Sonhador parecia amar mesmo a Nástienka, mas ela não parecia o amar - parecia amar o inquilino. De qualquer forma, um dos dois sairia infeliz dessa história...
E eu não imaginei que o inquilino voltaria pra ela! Achei que ele a tinha enganado, hahahaha!
Muito interessante como conseguimos extrair perspectivas totalmente diferentes de uma mesma história. ?

LangDLivia 16/02/2024minha estante
Kkkkkkkk verdade.
Mas eu fiquei com pena do narrador também, só achei que ele foi um pouco ingênuo em acreditar no amor dela sabe? De qualquer forma ele não teve muito contato com mulheres (pessoas no geral) pra saber se aquilo era genuíno ou não né

Ivna Lemos 16/02/2024minha estante
Sei sim! Mas acho que essa ingenuidade é aquela própria dos apaixonados kkkkkk, mas você tem razão!

Adriana 14/01/2021

É Dostoiévski, já me basta
Romântico, até melodramático eu diria, e triste.
Muito diferente do Dostoiévski que adoro de Crime e Castigo e de Irmãos Karamazov, mas ainda assim eu gostei.
Elisa 14/01/2021minha estante
Boa resenha sobre!! Concordo plenamente

Fr4nc15Knbrro 31/01/2021minha estante
Crime e Castigo e Irmãos Karamazov estão na minha lista de leitura. Noites brancas deu vontade de ler : )

Clístines 23/02/2021minha estante
Essa obra é de antes da Sibéria. Acho que por isso vc notou a diferença com crime e Karamazov :)

Madu 03/03/2024minha estante
amei a resenha! fiquei curiosa, qual foi o primeiro livro da literatura russa que leu? gostou? quero ler mais do gênero :)

Leti 03/03/2024minha estante
Oie! Ai obrigadaa! O primeiro que eu li foi a Morte de Ivan Ilitch e eu amei também!! É um livro bem impactante

Madu 03/03/2024minha estante
esse foi o único outro que eu li também!! hahaha os dois são muito bons né

Aline Oliveira 18/09/2022

Primeiro livro de Dostoiévski que leio e não será o último!
A leitura é fluída, traz boas reflexões, porém demorei um pouco pra me apegar.
O livro é bem romântico mesmo. Meloso.(No meu ponto de vista).
Achei interessante o pensamento do personagem em relação a solidão, acho que em algum momento da vida todo mundo passa por isso.
E que personagem altruísta! Confesso que ri com o desfecho. (Não por maldade, é que eu esperava outra coisa) ? Mas achei fofo.
Cosmonauta 18/09/2022minha estante
Pareceu para mim uma espécie de disputa ou jogo de dominação entre os dois personagens principais.

Aline Oliveira 19/09/2022minha estante
Disputa em qual sentido? Os dois foram bem dramáticos, um perdido em sonhos e a outra em busca de liberdade.

Cosmonauta 19/09/2022minha estante
Um queria dominar emocionalmente o outro. A garota queria voltar ao relacionamento anterior, mas enquanto isso tornou o homem dependente dela.

Kalinka 20/01/2023minha estante
Eu estava aqui pensando se

Kalinka 20/01/2023minha estante
encarava a releitura. Lembro de termos lidos anos atrás, né?

Danielle 20/01/2023minha estante
Sim! Gostei mais agora. E é tão curtinho.

Brina 21/02/2022minha estante
Pensando assim, ela teve o final feliz dela rsrsrsrs

Paula1735 14/03/2022minha estante
Simmm

Thamara 31/10/2020

Imprevisível
Essa história me deu uma dorzinha no coração, mas foi uma história tão leve e inocente.
Jota 03/11/2020minha estante
Já add então na lista de compras e lista de leitura. ??

Thamara 03/11/2020minha estante
Fez uma boa escolha kkkk