Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

olívia 26/04/2024

Noites brancas
Ele falando e ela louca pra dar?

não sei muito bem oq eu achei não, sendo bem sincera? acho que não é o tipo de livro que me encanta.
miguelsousa_ 26/04/2024minha estante
greve não tá te fazendo bem mesmo

olívia 26/04/2024minha estante
homem carente iludido apaixonado que não faz bem

Isa 27/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK amei a review! Tem outros livros dele BEM mais interessantes e surpreendentes

olívia 02/05/2024minha estante
um comentário a parte: depois de 7 dias que finalizei a leitura, me peguei pensando nela todos os dias? estou bem interessada em dostoiévski, o que não me pegou no livro, na verdade, foi o personagem principal, que é extremamente chato

talesmorales 07/08/2022

Um quiproquó de paixões
Acredito que o personagem(sem nome)é tão identificável entre as pessoas, e acredito que a mensagem do livro vai muito além do que é apenas escrito.
Um engano é capaz de gerar tantos tipos de sentimentos nos personagens, principalmente em Nástienka, que apesar de não saber o que fazer e se sentir totalmente sozinha, ela tem uma certeza de amor por ele.
Uma coisa que já me pegou na veia quando comecei, foi o fato do personagem principal ser basicamente um sonhador, que vem imaginando cenários por sua vida inteira, e por isso não soube transpor esses sonhos para a sua vida, tirando qualquer tipo de qualidade da mesma.
O livro é extremamente curto, a historia dura cerca de 85 páginas (tirando o posfácio), terminei em menos de duas horas, e a leitura é tão fluída, e em tão poucas páginas você entra nas profundezas de cada personagem
Realmente um livro memorável para mim.
Dardis0 07/08/2022minha estante
"quiproquó", você é muito culto affff

yasmin.malaquias 07/08/2022minha estante
entrou para minha lista

may may 18/08/2022minha estante
mdss que resenha maravilhosaa

talesmorales 18/08/2022minha estante
obrigado por dar o suporte ao meu trabalho, espero conhcer voce logo mayara

DIRCE 01/12/2013

A magia do Tempo
É inegável que os fenômenos climáticos interferem no nosso humor e no nosso modo de sentir - no meu principalmente. Dias muito quentes me deixam um tanto quanto indolente. Dias muito frios me fazem hibernar feito uma ursa. Dias chuvosos me deixam “depre”. Uma noite enluarada... Bem, a Lua é fonte de inesgotável inspiração, mas não foi ela–a Lua–quem deixou o solitário e sonhador jovem protagonista do Conto Noites Brancas tão vulnerável às flechas do cúpido, e sim as Noites Brancas, um fenômeno que muito se assemelha (acredito eu) ao nosso Horário de Verão:as noites gélidas e cinzentas de S.Petersburgo se transformam em dias longos. Ops! Que mal comparado! Nosso Verão é tão longo e as Noites brancas tão fugazes...Igualmente fugaz foi a felicidade vivenciada pelo nosso jovem solitário e sonhador que se “derreteu” por Nástenka, a jovem que vivia presa (literalmente) às barras da saia da sua avó.
Nástenka toma o jovem como confidente e “pombo correio” durante as quatros noites que se encontram, e quando ela começa a se sentir desesperançada muda o rumo das suas idealizações levando o jovem a acreditar que “ o mundo é bom, felicidade até existe”.
Imagino que um encontro além da vida entre nosso poetinha (Vinicius de Moraes) e “Dosti” seria no mínimo conflitante. Dosti partidário, no Conto, do “ Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Não será isso o bastante para preencher toda a vida de um homem!” discordaria do famoso "Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure”.
Noites Brancas fala sobre o antidoto da solidão “ O AMOR”, entretanto ainda assim eu o avaliei com 3 estrelas porque “recém - saída” dos “Os Irmãos Karamazov”,iniciei a leitura do Conto com uma expectativa que não foi correspondida.
Marta Skoober 02/12/2013minha estante
Seu comentário sobre expectativa não correspondida me fez lembrar de Alberto Manguel e sua decepção com A dama do cachorrinho de Tchékhov: "Aos doze anos, li A caçada de Tchéckhov numa coleção de romances policiais, e, acreditando ser Tchékhov um escritor russo desse gênero, li depois 'Senhora com cachorrinho' como se tivesse sido escrito por um concorrente de Conan Doyle - e gostei da história, embora achasse o mistério um tanto ralo. O trecho é Uma história da leitura.

Ah! Esses escritores estão sempre a nos pregar peças.

Marta Skoober 02/12/2013minha estante
Nunca havia pensado em ler Noites Brancas pensei que fosse me deparar com mais um Crime e castigo, agora depois de sua resenha, penso!

DIRCE 03/12/2013minha estante
Estava saudosa, amiga.
Você não gostou de Crime e Castigo? Eu estranhei a sopa de letrinhas dos nomes, mas gostei mais do que Noites Brancas.
bjs

giovana 29/05/2021

lindo lindo lindo
que sonhador ne. espero q ele não fiquei sonhando sobre isso o resto da vida e esqueça de viver (como ele falou que sempre faz).
Celle 29/05/2021minha estante
Tem muita vontade de ler esse

giovana 29/05/2021minha estante
leia, celle!!!! é muito bom e a leitura é rápida e leve!!!! muitas reflexões boas também

Celle 29/05/2021minha estante
Vou ler ? acabei de terminar 1984 do George Orwell... Tô nessa vibe de livros que geram reflexão

Samu 21/06/2023

“Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?”
Com certeza o melhor caminho para quem quer começar a ler Dostoiévski, comecei por “O sonho de um homem ridículo”, e o amei mesmo sendo um pouco mais aprofundado nos assuntos que traz consigo do que nesse caso.
No caso de Noites Brancas, já podemos notar a princípio, como em seu outro conto, o existencialismo muito presente, apreciando e amando até mesmo os prédios das ruas em que nosso personagem (o sonhador, que de tão comum nem nome tem) passa em seus dias.
Os questionamentos que ele traz em seus pensamentos são tão crus e reais, que admito que me identifiquei com muitos deles. Ele consegue colocar essas dores, conflitos de relações humanas, dentro de uma novela curta, mas que só tem o número de páginas pequeno, pois sua história é grandiosa!
Passei capitulo por capitulo torcendo para que o final fosse como eu imaginava e gostaria que fosse, mas foi aí que veio o choque de realidade, e o final que não poderia ser mais real que esse (((TRISTEZA))).
Atenção especial para essa primeira edição da coleção NANO da Antofágica, que reflete a história (só sendo pequena no tamanho), mesmo sem as ilustrações presentes na edição regular, contém todas as notas de rodapé numa diagramação super confortável e os mesmos textos de apoio em um QR Code: IMPECÁVEL!
eu quero leeeeeerr

João 22/06/2023minha estante
antofagica segue fazendo tudo, avisa mesmo!

amei amei ??

manel T 30/01/2023

Primeiro contato
"Amor é coisa séria viu!
Ser sonhador e "emocionado" em exagero e ao mesmo tempo... É possível não existir limites entre o real e o imaginário?"

Gostei, rolou até identificação inicialmente, depois, com o densenrolar dos personegens não posso dizer o mesmo.
De primeira posso dizer que amei a escrita, mas como se trata de um clássico, não acho que estou apto a discordar da maioria, efim, vou continuar, pretendo ler todas as princípais obras do autor.

Obs: Próxima; Gente Pobre.
Elton.Oliveira 30/01/2023minha estante
Massa ???! Estou lendo Crime e Castigo e também está fluindo bem , muito boa a escrita de Dostoiévski.... Vou ler esse em seguida ????

manel T 30/01/2023minha estante
Procura essa tradução da 34, muito boa

carlosdeangelis 30/01/2023minha estante
É uma obra que destoa muito na obra do Dostoiévski. Gostei muito dessa novela. Quando vc ler Gente Pobre já vai notar a crítica social e o drama psicológico que permeou toda a obra do autor. Desses trabalhos de início do autor na fase pré-siberiana também recomendo ler O Duplo. Depois disso creio que vc estará apto para mergulhar de cabeça nas grandes obras. Boa sorte e boa leitura pra você. Dostoiévski vicia (já avisando).

Vivi.Montarde 29/01/2021

Livro bem gostoso de ler. A leitura é bem rápida, tanto porque a escrita flui bem quanto pelo fato do livro ter poucas páginas.

A história levanta várias reflexões. É um livro profundo, um pouco melancólico e para ser lido com atenção. O protagonista é bem inocente, ingênuo, solitário e sonhador. Tão sonhador que vive nos sonhos e fantasias que cria e não na própria realidade, mas isso vai mudando quando conhece Nástienka. Achei a história bem bonitinha e fofa e a escrita de uma delicadeza e profundidade sem igual. Quase uma poesia.
Dani 30/01/2021minha estante
Fiquei com mais vontade de ler talvez seja minha próxima leitura:)

Vivi.Montarde 30/01/2021minha estante
Quando ler me conta o que achou, Dani :)

Dani 01/02/2021minha estante
Conto sim vivi;)

Natália 20/06/2023

Fantasias
"Noites Brancas" trata-se de uma história sensível, contando uma paixão de 4 noites e uma manhã, sobre um sonhador que viveu a vida só, em um devaneio.
Em 4 noites ele vive uma paixão tão jovem e tão curta em tempo, poderia dizer que foi uma fantasia.
"[...] depois das minhas noites fantásticas, sou acometido por momentos de lucidez, que são horríveis!"
Super fluído e leve, recomendo...
Reginaldo Pereira 20/06/2023minha estante
Um dos próximos da minha lista!!!!

Natália 20/06/2023minha estante
Fiz as pazes com Dostoiévski, experiência muito boa...

Reginaldo Pereira 21/06/2023minha estante
kkkkk Natália, sabe que minha relação com Dostoiévski também não começou muito bem, não, viu!! Hoje somos melhores amigos (rs!), mas no início não foi nada fácil!!! Mas realmente é um gênio!!!

Kalinka 20/01/2023minha estante
Eu estava aqui pensando se

Kalinka 20/01/2023minha estante
encarava a releitura. Lembro de termos lidos anos atrás, né?

Danielle 20/01/2023minha estante
Sim! Gostei mais agora. E é tão curtinho.

Carlos Jankovitz 18/01/2021

Meu primeiro contato com literatura russa
Para ser sincero, eu esperava muito mais dessa obra. Entretanto, após ler o posfácio do tradutor, tudo que estava embaçado em minha mente se fez mais esclarecido e algumas impressões que tive durante a leitura foram confirmadas. Trata-se, de certo modo, de uma sátira ao Romancismo capaz de tornar a percepção do protagonista frente aos desafios da vida quase que tomada por pura imbecilidade. A forma como aquele ser extremamente melancólico e cheio de autopiedade torna a ambientação espessa e impenetrável a qualquer pensamento otimista, faz com que "Noites Brancas" seja uma obra nem um pouco palatável em alguns trechos. Por isso, receio que não seja uma leitura extremamente agradável para todos, porém, como sendo um ponta pé inicial para adentrar ao universo literário russo, fiquei com um gostinho de "quero mais". Aliás, como muito bem fala Italo Calvino, ler os clássicos é sempre melhor do que não os ler.
Bianca 18/01/2021minha estante
Foi meu primeiro russo tambem hahaha to tentando o segundo agora, mas confesso que russos não são minha praia

Carlos Jankovitz 18/01/2021minha estante
Hahahahahha começando pelos fininhos... Espero muito q eu comece a gostar, queria tanto ler Guerra e Paz rsrs

Bianca 18/01/2021minha estante
Boa sorte!! Eu to em crime e castigo hahah

Rayssa 07/11/2023minha estante
Terminei com dor com esse livro KAKAKSKKAAKAA

Maharet Sys 07/11/2023minha estante
JURA???? Porque??? Kkkk
Porque foi bonito ou foi sofrido??

Rayssa 07/11/2023minha estante
É porque, depois de terminar o livro, eu passei vários dias com dor no coração no final AKAAKAKAK, fiquei muito deprê com o sonhador. Ele literalmente é um solitário (e emocionado), mas dá uma tristeza porque ele acha que vai ser recíproco um pouquinho e logo depois, a esperança acaba.

Mas acho isso legal, porque normalmente as pessoas gostam de que aconteça algo feliz, mas infelizmente nem sempre a realidade é essa.

Pricsf 12/08/2023minha estante
Dostô é maravilhoso! Um que amei muito dele é O Jogador

bruna do oeste 12/08/2023minha estante
vou dar uma olhada nesse

Nala 08/02/2024minha estante
pois é!! achei a mesma coisa sobre o final

Adriana 14/01/2021

É Dostoiévski, já me basta
Romântico, até melodramático eu diria, e triste.
Muito diferente do Dostoiévski que adoro de Crime e Castigo e de Irmãos Karamazov, mas ainda assim eu gostei.
Elisa 14/01/2021minha estante
Boa resenha sobre!! Concordo plenamente

Fr4nc15Knbrro 31/01/2021minha estante
Crime e Castigo e Irmãos Karamazov estão na minha lista de leitura. Noites brancas deu vontade de ler : )

Clístines 23/02/2021minha estante
Essa obra é de antes da Sibéria. Acho que por isso vc notou a diferença com crime e Karamazov :)

Naty__ 13/03/2020

Quem foi Dostoiévski? Durante muito tempo quis ler suas obras. Enquanto estudei, no curso de Direito, li parte de Crime e Castigo e já sabia que num futuro bem próximo eu leria muito mais. E, após 5 anos, não tão perto quanto imaginei, aqui estou cumprindo o meu objetivo: ler um livro do autor por mês.

Iniciei por "Noites Brancas" e não me perguntem o motivo pois não sei. Acredito que seja em virtude de o personagem sonhador deste livro ter relação com outros personagens das obras do autor. A minha intenção era começar por “Gente pobre”, primeiro livro publicado, mas acabei selecionando este e posso afirmar que ele me surpreendeu.

Respondendo a minha pergunta, para quem não sabe, ele foi um escritor russo considerado um dos maiores romancistas e fundador do existencialismo. Se você não conhece as obras do autor, através de uma rápida pesquisa, você descobrirá que a obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações.

A história se passa em São Petersburgo, numa das singulares “noites brancas”, já que o sol praticamente não se põe, e no cenário temos dois jovens, um homem e uma mulher, numa ponte sobre o rio Nievá. Ela está chorando e isso comove o rapaz e ambos começam o diálogo. Não acredito que falar o que acontece naquela cena irá dar spoilers, mas sinto que embarcar no romance sem saber de muita coisa é um grande passo para se surpreender, neste em especial. O livro é tão curtinho, possui apenas 96 páginas, e você entender o motivo de ela estar chorando, o que acontecerá depois e depois não seria uma leitura tão prazerosa.

Não vou contar da história em si, até porque nem a sinopse faz isso, ela é bem fiel a não contar detalhes, nem mesmo o que eles estão fazendo ali. Apenas peguem o livro e leiam, será rápido, questão de 2h no máximo vocês já terão terminado. E posso dizer que a experiência foi bem diferente.

Não há complexidade nas entrelinhas, se é que vocês estejam preocupados com isso, imaginando que a leitura será chata, que será arrastada, que haverá expressões bem rebuscadas. Não! É doce, é sutil e é perturbador. Porque a gente fica chocado com a inocência de algumas pessoas, com a burrice de outras e com a forma que tudo se desenrola.

Claramente eu não esperava esse final. Aliás, a gente cria umas teorias doidas, mas no final não deseja alguns desfechos. Dosto é performático em sua escrita e ainda que seja uma obra pequena, consegue ser detalhista e nos transmitir exatamente as emoções daqueles jovens, principalmente do rapaz, que a sua simplicidade e sinceridade chega a cortar nossos corações. Queria falar tanto dele, da vontade que senti de abraçá-lo. Ele nunca teve ninguém ao seu lado, mesmo tendo quase 30 anos de idade. Nunca teve uma namorada, nem sequer uma amiga com quem pudesse contar. Esse jeito dele foi tão puro, o autor conseguiu nos transmitir com tanta realidade que refleti por alguns dias essa obra e já indiquei para várias pessoas.

Agora, indico para vocês. Leiam! Apenas leiam!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2020/03/resenha-noites-brancas.html
Angela Cunha 10/04/2020minha estante
Acho tão importante que obras assim possam chegar a todos os leitores. A gente lê o nome do autor/filósofo e já pensa que tudo será complicado de assimilar e não é bem assim!
Há um jeito diferente, apenas isso. Acho que precisamos abrir mais nossa mente e nosso coração!!!
Beijo

Luh 22/04/2020minha estante
Muitos livros evito pensando na linguagem que será difícil e tal, mas lendo sua resenha pude entender que esse romance do autor é de fácil compreensão.
Tenho muita curiosidade de ler algo dele, agora sei por qual livro começar.
Beijos

Michelle 25/07/2020minha estante
Por se tratar de um escritor clássico, querendo ou não, iniciamos a leitura com ideias pré concebidas, mas muitas vezes somos surpreendidos com uma leitura envolvente e surpreendente

theyas 18/09/2023

REVOLTADA COM A EDIÇÃO
ESSA MERDA É PEQUENA E EU COMPREI SEM SABER.
Mas achei fofo de qualquer forma, cabe na palma da minha mão.

O livro fala sobre o Sonhador, que é nosso protagonista, e a guria lá que eu esqueci o nome, vou chamar ela de Ananiramaria porque o nome dela é longo e idiota, e a tradução tem que ser igual.
Eles se encontram durantes algumas noites e contam sobre si mesmos, na esperança de encontrar um no outro um ouvinte, camarada de papo, etc. E é ai que vem o dilema.

E QUE FINAL FOI ESSE. Sério que isso aconteceu. SÉRIO.
Mas pelo menos eu entendi a mensagem do livro, e gostei muito de ler.
Isabela | @readingwithbells 19/02/2024minha estante
Como é o final? Li faz tempo e não lembro ?

theyas 19/02/2024minha estante
Termina com a nastienka indo ficar com o outro boy e o sonhador tristinho? trazendo uma reflexão sobre a duração da felicidade e se ela realmente é eterna

Isabela | @readingwithbells 19/02/2024minha estante
Obrigadaaaa ???