Na Ponta dos Dedos

Na Ponta dos Dedos Sarah Waters

Resenhas - Na Ponta dos Dedos

Thaionará 27/08/2023

No meu top 3 de livros favoritos da vida!
Me interessei por esse livro por conta de uma citação em um outro livro e PQP! QUE LIVRO FANTÁSTICO!

Cada reviravolta vinha como um tapa na cara, quando eu achava que estava adivinhando o plot do nada, "PAH" uma coisa totalmente inesperada.

Sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li, me deixou super apreensiva e chocada, foi magnífico cada segundo.

Amei os personagens e a ambientação de tudo, sendo as descrições extremamente fiéis a época, nos levando até a sentir o cheiro de tudo.

Graças a Deus teve um bom final, não aguentava mais só desgraça.
Mari 20/10/2023minha estante
Obrigada por sinalizar com um "bom final", cheguei a 1/4 do livro já à base de angústia

Continua, é muito bom!

Não consigo largar!

VAI FICAR PIOR, É MUITO BOOOM

Mari 20/10/2023minha estante
Hahahahaha não faz isso que tô quase me escondendo no trabalho pra seguir na leitura

EU FIZ EXATAMENTE ISSO LENDO ESSE LIVRO HAHAHAHA

Mari 20/10/2023minha estante
Kkkkk vai ser o jeito, pq só penso nessa bagaça

Amarga.romana 10/04/2024

Tem que melhorar muito pra ser ruim
Lendo ?Na Ponta dos Dedos?, na minha cabeça só se passava aquela fala icônica da Isabela Boscov:

?Mas o Tempo todo eu fiquei me perguntando ? ?eu precisava disso aqui?? ?Tá fazendo alguma diferença na minha vida?? E a resposta decididamente é NÃO.?

PARA COMEÇAR, o livro é daqueles que tem 700 mil páginas mas poderiam ter facilmente 300. É uma encheção de linguiça tão grande que chega a ser hilária! Eu fico me perguntando quando que o autor/a achou que os leitores estariam muito interessados em saber quantas anáguas tal personagem está usando E quais as cores de cada uma.

Além disso, se algum dia você quiser desenvolver (ou não) um personagem sem carisma NENHUM este livro te mostra como fazer isso de diferentes formas. 500 páginas de livro e é completamente impossível nutrir qualquer resquício de empatia por qualquer personagem.

E já falando em desenvolvimento, o casal principal (que ainda tenho minhas duvidas se devo considerar um casal) não tem nenhum. (sim, em QUINHENTAS PÁGINAS DE LIVRO, ACREDITE SE PUDER). Na verdade, elas passam apenas uns 20% do livros juntas, todo o resto é descartável.

Para não dizer que só tem pontos negativos, o livro é pesado o suficiente para tacar na cabeça e desacordar a pessoa que te recomenda isso como um romance (ou que simplesmente te recomenda isso ?).

~~~~~~~~~~~~
Perdão por qualquer erro ortográfico, amigos ? não gosto tanto de escrever
~~~~~~~~~~~~
AliJu 11/04/2024minha estante
Terminouuuuuu! Aeeeeee! Vitoriosa! ????????????

AliJu 11/04/2024minha estante
Mais um livro que seria melhor se não existisse kkkkkkkk

Amarga.romana 11/04/2024minha estante
queria que não existisse mesmo ??sinto que perdi 2 semanas da minha vida lendo isso KKKKKKKKKKKK

AliJu 11/04/2024minha estante
Pensa que você fez um serviço a todos nós com essa resenha, eu mesma fui salva por você ? kkkkkkk

Amarga.romana 11/04/2024minha estante
Fico feliz por ter pelo menos servido de ajuda ???

prinmahnoor 30/03/2022

É impossível não emergir no universo desse livro. Ele é desagradável e angustiante em 90% das páginas e, ainda assim, consegue te convencer a virar mais uma pra ver o que vai acontecer.

As personagens são extremamente complexas (A Maud, principalmente) e sofrem até você precisar parar de ler pra respirar por uns minutinhos. Isso te faz torcer por elas, mesmo nos momentos em que você deveria sentir raiva delas.

Nem tenho o que falar do enredo. São diversas surpresas que te pegam desprevenido e te deixam angustiado pra saber como aquilo vai se resolver.

Apesar de alguns detalhes cansativos, a marca desse livro com certeza foi a riqueza nas descrições. Adorei.
R . Mcgrath 30/03/2022minha estante
Fã ou hater? Kkkk fiquei confusa

prinmahnoor 31/03/2022minha estante
kkkkkkkk meu deus, agora que eu reli pareceu que eu tava xingando muito o livro

R . Mcgrath 31/03/2022minha estante
Pse kkkkkkkk, é um romance saffico n é? Ou eu to ficando doida

prinmahnoor 31/03/2022minha estante
kkkkkkk é simmmm! é muito bom, apesar da minha resenha ?

R . Mcgrath 31/03/2022minha estante
Vou confiar kkkk ???

Simone de Cássia 04/05/2021

Livro fantástico! Uma história muito bem pensada e escrita, com personagens extremamente cativantes, daqueles que nos fazem rir e sofrer com eles. A autora foi incrivelmente criativa e deu várias reviravoltas na trama... daquelas reviravoltas que você fica: "eu pensei que já sabia tudo e não sabia era naaaaada!!!" Por pelo menos 3 vezes tudo mudou e fiquei com queixo caído... rs rs Cenários bem construídos, nada de pontas soltas e final condizente. Enfim, um excelente livro, candidato a deixar ressaca literária. Amei!
Helder 04/05/2021minha estante
Ai sim. Já faz tempo que quero ler este livro. Assim a vontade só aumenta. Veja o filme agora. Ele é muito bom tb.

Bete 04/05/2021minha estante
Ai Simone,agora preciso começar a ler!Ja faz tempo que estou enrolando.rsrsrs

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
O livro é muito bom, Helder, acho que vc vai gostar. E obrigada pela dica do filme. Vou ver sim.

Simone de Cássia 04/05/2021minha estante
Bete, eu adorei!!!!

Bete 04/05/2021minha estante
Vou tentar ler,pois tenho tambem um outro dela(Afinidade).

Mari Pereira 05/09/2022

O livro é muito envolvente e bem escrito. Tanto que nem vemos passar as suas várias páginas.
É uma ótima história, com muitas reviravoltas e surpresas.

Apesar de ter inspirado a adaptação para cinema de Park Chan-wook, considero que são duas obras bastante diferentes.
Em minha opinião, o filme de Chan-wook tem um refinamento que não encontrei no livro.

Ainda assim, é uma excelente experiência.
Recomendo!
@wesleisalgado 05/09/2022minha estante
Comprei o livro só porque eu amei A CRIADA, mas ainda não o li.

Mari Pereira 05/09/2022minha estante
O livro vale muito a pena...
Mas o filme, pra mim, é uma obra-prima!

drielly 10/07/2022minha estante
amg vc leu o livro físico ou ebook?

giginha 10/07/2022minha estante
o físico !

Karen07 20/08/2023

Sem palavras...
COMO ASSIM MDS? esse livro agora faz parte do meu top 3 e só de pensar que eu ia ver primeiro o filme... Se o filme for tão bom quanto o livro vai ser simplesmente uma perfeição.

Slow burn, muitos plots, trambicagens, lágrimas, romance de época e um final perfeito, prometeu muito e entregou muito mais.

(Maud e Sue vão ter que pagar minha terapia).

PERFEITO!
Ale Lima 20/08/2023minha estante
Amei tbm

Karen07 21/08/2023minha estante
Muito perfeito

Ana Tambara 13/04/2020

Sem defeitos.
O filme A Criada é um dos meus preferidos da vida, logo tive interesse em ler o livro também. Esse livro é perfeito e assim como o filme cheio de reviravoltas e mistérios. Apesar dos dois serem diferentes na maneira em que apresentam a trama, o livro, mesmo com seu tamanho não decepciona. Depois que começa a ler não tem como largar. Recomendo a todos, até quem não gosta tanto de romance histórico que nem eu.
Damadanoite 22/04/2023minha estante
Você tema que assistir a adaptação da BBC que foi feita em 2006 em seis mais ou menos. É bem fiel a obra e se tornou a minha série favorita. Foi por causa dele que eu comprei o livro.

Katya5 14/11/2023minha estante
Isso, veja minisérie da BBC. Eu fiquei dividida: A criada tem uma alteração na trama bem interessante, mas não tem como o final da BBC (mais fiel ao livro), que eu amei.

Suzy 03/10/2023

Foda demais
Só comecei a ler por causa do possível romance lésbico, porém o livro tem uma história foda, falo mais pelos plots que foi ocorrendo na obra, mas a história em sí é realmente boa, e muito pesada, as coisas que a Maud passou com o tio e a Sue no manicômio, me deixou muito agoniada. E tenho que comentar, a escrita da autora achei ela bem estranha, e é bem massante, tem que ler tranquilamente, como não tive pressa pra terminar foi até deboa. Gostei dos personagens, cada um tem sua história e ações. A história é dividida em 3 partes e são narrados pela Sue e Maud, cada uma mostrando sua versão dos fatos, acho que isso foi algo legal e meio que deixou o livro longo também, porque foi bem descrito, tudo em cada lado da história. E pra terminar gostei de tudo a história, os personagens, o romance e as gays sendo finalmente felizes no final.
Mari 20/10/2023minha estante
Nunca fiquei tão feliz com um spoiler hahaha
Li 1/4 do livro e tô tipo: se isso acabar mal, vou me odiar por estar lendo

Suzy 03/01/2024minha estante
Pelo visto você já terminou, só vi agora. E que livrão né, vale super a pena ler e terminar ele

dssf_ 23/10/2023

Esse livro é instigante ao extremo!
enquanto lia, ficava hipnotizada, quando não estava lendo, estava pensando nele e em como eu queria ler
pensei que o final seria trágico mas ainda bem quando não foi, leria outras 500 páginas contando o depois
a história é construída com muito cuidado e os detalhes são perfeitos! está tudo conectado
fascinante, cruel e inesquecível
VitAria1235 25/12/2023minha estante
então o final é bom? graças a deus, pq é tanto sofrimento que eu já tô prestes a abandonar

Kamilla 09/08/2023

Quando o filme é melhor que o livro
Finalmente consegui tempo para ler esse chumaço de mais de 500 páginas, para chegar a conclusão que a história poderia ter sido muito bem contada em 150 páginas e com um bom epilogo no final, que eu gostaria bem mais.

O estilo de escrita de Sarah Waters é bonito, mas ela se alonga desnecessariamente em alguns trechos da história, criando uma sensação de peso no livro, ainda mais porque nós em alguns trechos iremos ler a mesma cena com um pov diferente, então valeria a pena ser mais sucinta.

O tempo que ela gastou adicionando alguns elementos inúteis para ambientar a história - casaco de pele de cachorro cof cof - ela poderia ter gasto desenvolvendo melhor o envolvimento emocional do casal principal e dando um pouco mais de profundidade aos personagens secundários, que ficaram um pouco mal desenvolvidos e caricatos.

A trama final pediu bastante da minha suspensão de descrença e a conclusão do livro foi abrupta e corrida, como se nas últimas páginas nem a autora mais quisesse continuar com a história e tenha simplesmente decidido encerrar. Foi uma boa leitura, mas pelo tamanho do livro e pelo final, que foi um banho de água fria, quando eu sentir uma nostalgia pela história e mais provável que eu reveja do filme do que que eu releia o livro.
Ray 12/09/2023minha estante
Terminei o primeiro capítulo agora e é incrível como eu sinto quando a história vai ser arrastada, essa parte do casaco do cachorro também me pegou! Tem textos que são escritos com bastante descrição mas que se justificam, já outros são pra dar um ambientação vaga que o autor podia deixar por conta da imaginação do leitor, e não se preocupar em descrever cada ação executada na cena. Não sei se vou continuar lendo, mas ainda bem que vi ler as resenhas!

VitAria1235 25/12/2023minha estante
nossa simmm, é super lento e detalhado mas eu não conseguia parar de ler

Nagisa 18/09/2022

Oxi caråi
Não entendi muito bem, não é que seja difícil de entender, mas tudo tomou um rumo tão inesperado que eu simplesmente não consegui captar
Eu acho que houveram reviravoltas demais, confunde o psicológico do leitor, e esse final gente???? A autora literalmente soltou um "E é isso, um beijo da Anitta", tipo, QUE??????
Todo mundo nesse livro é ferrado da cabeça, e se não era antes dos acontecimentos, passou a ser. É uma ladainha daquelas, a mulher escreveu 600 páginas pra no final me tacar um "e viveram felizes para sempre" ah, vai pra merda!
Eu gostei bastante da leitura, mas sério, que final lixo, a autora passou 600 páginas contando as coisas com calma e de repente parece que ficou com pressa, qual a necessidade de sumir com todos os personagens e só deixar a Maud e a Susan? Até a pobre da dainty foi esquecida no churrasco, sério, que lixo
É sim uma leitura excelente, um livro bastante pesado(no meu caso principalmente pela violência aos animais) e trata de uns assuntos sérios, acho que uma das partes mais nojentas foi a do manicômio, especialmente quando a enfermeira bacon fica assediand0 a Sue, de verdade, me deu um desespero genuíno ler tudo isso, e uma grande angústia com esse final, esperava bem mais, prometeu tudo e não entregou nada
O que que é isso? A princesa e a plebeia versão Simpsons?
Bellesbooks 27/11/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkjkkkkkjjjj putta merda eu só fui ler esse livro graças ao filme e fique assim tbm, o final foi tipo ahh tenho um mês pra entregar esse trabalho da tempo, daí ela foi procrastinando e foi fazer quando faltava um dia e saiu essa laranjada, haja ku pra ser tomado

Barbara.23 21/01/2024

Quem cava a cova pros outros e cai, destroi os corações.
Uma leitura ótima pra quem vem as cegas, pois o livro se trata apenas de plots. São tantos que perde a graça e você só continua pra saber como vai acabar esse grande mousse.
A escrita é lenta e a historia pesada. A mudança de narrador, para recontar os mesmos acontecimentos, faz com que o ato dois do livro seja maçante. Até os plots vão ficando óbvios com o tempo.
Não sei se é proposital, mas achei os personagens tao fracos que, por mais profundas as suas motivações, não consegui ter empatia ou apego a ninguém ali além da Sue.
Apesar de tudo, há de se reconhecer a mente de titânio da sarah waters por montar toda essa teia de arranha e entregar os arcos todos fechadinhos.

"Pensávamos segredos. Segredos de verdade, e falsos. Tantos que seria impossível contá-los. Quando, hoje, tento especificar o que cada um sabia e quem não sabia nada, quem sabia tudo e quem era uma fraude, tenho de parar e desistir, pois minha cabeça começa a rodar."

No fim, só me resta dizer que:
Fingersmith>>>>>> a criada
joics 04/03/2024minha estante
Eu também só consegui me apegar a Sue, inclusive achei fraco o final dos vilões, queria que eles sofressem pelo menos metade do que ela sofreu naquele hospício. Pelo menos o Gentleman teve uma morte muito fácil. E faltou desenvolvimento da Maud no final, para uma protagonista.

Aline.Rosa 16/08/2021

Acho que li errado. ?????
Gente, me surpreende tantas resenhas dando 5 estrelas para esse livro. Simplesmente não rolou para mim. Não gostei da escrita da autora, achei várias partes monótonas e repetitivas, personagens duvidosos que, até depois de ter terminado a leitura, eu não sabia de qual lado estavam, a estória meio que se perdeu, foi recuperada e voltou a se perder; o final, para mim, foi cagado. Enfim, feliz por quem conseguiu aproveitar a leitura, mas para mim, não desceu, não.
PS: O que foi aquele casaco de pelos de cachorro?!!! ?
Nagisa 18/09/2022minha estante
ENTÃO! A MERDA DO CASACO! Esse livro me tirou do sério e ainda não entendi nada, super confuso