Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Ju 15/02/2020

Os 4 amores
Uma forma nova e interessante de avaliar como os afetos se enquadram em nossa vida e como nos relacionamos com esses sentimentos.

Junior 03/05/2020

Profundo e cheio de boas citações
O livro fala de quatro tipos de amor, ainda que haja uma miscelânea de conceitos interdependentes. C.S Lewis devota largo espaço para a amizade e analisa o amor em uma profundidade pouco vista. Vale muito a pena ler...retirei inúmeras frases do livro para guardar.

Fabianna.Batista 15/05/2020

Livro desafiador e Maravilhoso descobrir e aprender a visão sobre o amor pela ótica de CS Lewis.

Jéssica Bueno 08/01/2020

òtimo.
Lewis dedicou este livro apenas para falar e nos aprofundar nos diversos tipos de amores. Os capitulos do livro dividem-se nos amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Entretanto, ele destaca outroa amores como: amor-Dadiva, amor-Necessidade, amor-Ágape, entre outros.

A afeição é um amor que surge sem que pudessemos notar, e quando notamos, já estamos afeiçoados a alguém. Esse amor e destacado por Lewis como um amor humilde e puro, quem realmente se afeiçoa a alguém, não busca impressionar.

A amizade é algo que, cientificamente, não é uma necessidade do ser humano, amigos não buscam motivos para serem amigos, ou padrões, eles são um para o outro.

Eros não se trata apenas de algo sensual, logo se pensa nisso, mas Lewis explica que é uma necessidade muito mais importante do que a carnal.

A caridade é aquilo que representa a bondade, ser caridoso é ter uma amplitude de características, dos quais não podemos confurdir. Este capítulo foi o mais explicativo e exemplificativo do livro, pois trata-se de um amor muito mais complexo.

MINHA OPINIÃO

Gosto muito dos livros do Lewis, já li Cristianismo Puro e Simples, Cartas de um diabo a seu aprendiz e todos das Cronicas de Narnia.

A maior característica do autor é a maneira didática dele escrever e prender o leitor naquilo que ele quer ensinar e mostrar. Usando a ciência, seus conhecimentos, referências de outros escritores e a bíblia, Lewis nos leva a um nível de aprendizado muito maior do que estamos acostumados. Ainda que sejam livros escritos a muitos anos, são muito mais atuais do que outros livros que já li.

Você não pode conhecer C. S. LEWIS apenas pelas Crônicas de Nárnia, leia os demais livros dele e conheça um autor excelente.

site: https://www.instagram.com/p/B4FbdCJjQpq/

caroline 26/05/2020

(a)temporalidade
C.S. Lewis sempre me reafirma que quantidade de páginas pouco tem a ver com facilidade e/ou rapidez na leitura de um bom livro.

A densidade de sua escrita sempre me prende por mais dias do que inicialmente achava que seriam necessários à leitura. Mas, estar com Lewis e beber de seu vasto conhecimento é um prazer que não pode ser datado.

Esta porém foi a primeira vez desde que o "conheci", que senti o peso da distância entre nós. Uma distância entre séculos e culturas completamente distintas.

Acabei por discordar de alguns de seus posicionamentos ao longo da obra, mas entendo que a culpa, provavelmente, foi mesmo da distância entre épocas e sexos (biológicos).

Seja como for, ainda sigo admirando e exaltando sua genialidade atemporal.

mariahlemos 17/07/2020

!!!
Gente eu bem que queria falar alguma coisa que definisse esse livro.. mas eu acho que não consigo!
Somente leiam esse livro, ele é sensacional!

Paula.Morais 07/06/2020

C S Lewis é genial! Seus livros sempre exigem uma leitura lenta e atenta para sugar o melhor. O livro trata da bela verdade "Deus é amor, mas o amor não é Deus".

Pedro 16/01/2019

Gratidão
Estou muito feliz de haver descoberto que Lewis não escreveu apenas os Contos de Nárnia. A forma com que ele explica os conceitos dos amores dentro do entendimento cristão me fez abrir os olhos para muitas coisas. Vale a leitura.

@eusoudanivieira 14/06/2020

Ainda que eu falasse a língua dos Anjos...
Se você, assim como eu, só conhecia C. S. Lewis pelos livros de 'As Crônicas de Nárnia', prepare-se para descobrir uma vasta coleção de livros baseadas na Filosofia, Cristianismo e até algumas sátiras.
Eu nunca havia lido nada sobre ele, e confesso, tive de reler alguns trechos mais do que uma vez, devido algumas partes muito rebuscadas para tratar de um assunto tão simples.
Apesar de profundo, considero simples o sentimento do Amor: são as pessoas que o ultrajam.

Em Os Quatro Amores, Lewis apresenta as quatro casas em que o amor pode fazer morada: Afeição ( amor materno/paterno/filial ), Amizade ( um dos laços mais fortes que pode existir entre seres que não partilham laços de sangue ), Eros e 'Vênus' ( o amor entre homens e mulheres, sendo atribuído a Vênus o teor de caráter puramente sexual ) e a Caridade ( o tipo de amor que mais nos aproxima de Deus ).

É um livro relativamente curto mas vasto pra ser lido e compreendido. Em muitas passagens, não tive como não pensar em Bauman e sua definição de liquidez em nosso tempo ( o amor Miojo: pronto em três minutos ) ou em Nietzsche ( amamos o desejo e não o desejado ), mas isto foram, obviamente, impressões minhas.

Pra você que deseja um pouco mais de erudição, acredito que Lewis é perfeito para conduzi-lo em tal caminho.
Apesar de ter discordado intimamente dele em alguns pontos abordados, com certeza irei conhecer outras de suas obras.

Conhecimento é poder.

Maiara 15/06/2020

Não é meu tipo de leitura
A leitura foi um tanto arrastada. Um livro um pouquinho confuso, em partes em compreendia super e do nada parava de entender tudo, sentia que o autor dava voltas. Um livro interessante, porém, não me preendeu, por não ser o tipo de leitura que eu faço, não me deu vontade de ler, foi uma leitura um pouco cansativa. Mas fui muito feliz mas partes que compreendi.

Leh 21/06/2020

Amei
Que livro lindo! CS Lewis como sempre tão didático, encantador e simples.

ray 26/06/2020

Gostei muito, mas até agora foi o mais difícil do Lewis que já li. Não vou desanimar, entretanto. Acredito que Os quatro amores é um daqueles livros que vou ter que ler de vez em quando na vida pra, então, conseguir capturar tudo.
Achei interessante que ele não fala apenas dos quatro amores (Afeição, Amizade, Eros e Caridade), mas ainda cria subdivisões para o amor e vai utilizando os conceitos para fazer explicações sobre os quatro amores.
Nessa obra encontrei também algumas das frases mais famosas do Jack, e fiquei feliz por isso.
Com certeza vou reler em algum outro momento!

Rhai 04/07/2020

?... nossa alegação seria similar a de um homem que diz: ?Se houvesse um gato invisível naquela cadeira, ela pareceria vazia. Mas a cadeira parece vazia; portanto, existe um gato invisi?vel nela.? Acreditar em gatos invisi?veis na?o pode ser despovoado pela lógica, mas nos diz muito mais a respeito daqueles que acreditam nisso...? Esse trecho na?o se refere a associac?a?o que fac?o, na?o mesmo. Mas reflete a maneira que encaro a fe? - independente do objeto na qual ela e? depositada. E de toda forma, essa maneira de encara?-la, na?o significa que a conclusa?o seja de alguma forma negativa. Na verdade, na?o ha? conclusa?o.

Toda a o?tica e? voltada para a vida crista?. E é realmente interessante ler ti?tulos que fogem da nossa zona de conforto. Li trechos nesse livro que: agregaram, fizeram refletir, reafirmaram pensamentos e valores (mesmo que divergentes dos apresentados) e tambe?m que me fizeram sentir aborrecimento. Mas faz parte de toda e qualquer boa leitura, imagino e espero.

@liviaria 12/07/2020

afeição, amizade, eros, caridade
demorei um pouco pra terminar, mas gostei bastante. a leitura é difícil, mas é bastante interessante a forma que Lewis ver os quatro amores.

"não deixe sua felicidade depender de alguma coisa que você poderá perder"