Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

@aprendilendo_ 04/08/2020

Resenha de Os Quatro Amores
“Amor é fogo que arde sem se ver”. Essa frase é a primeira e carrega o nome de um dos sonetos de Luís Vaz de Camões, talvez o maior escritor da língua portuguesa. No poema, o autor aborda esse sentimento tão enigmático o qual, assim como o fogo, não tem meio termo nem é facilmente controlado. Há todo um diálogo sobre a dualidade a qual nos convida a refletir e tentar entender mais a respeito das profundezas do verbo amar. Nesse contexto, de um gigante da literatura para outro, C. S Lewis, um dos mais influentes do século XX, propõe-se a falar sobre tal assunto em seu curto livro de 180 páginas o qual fora publicado em 1960, estamos falando de: Os Quatro Amores.

Dividindo em 5 capítulos, o criador de Nárnia, após a introdução, fala sobre o amor em relação aos chamados sub-humanos (animais, coisas e atividades). Depois, entramos, a cada parte, em um dos 4 tipos de amor os quais, como Lewis bem diz, são: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. É interessante notar, o escritor, à época da publicação da obra, tinha acabado de se casar (1956). Por isso, é de se esperar uma inspiração a mais advinda desse homem tão engenhoso e realmente chegamos a notar várias vezes sua alegria e algumas conclusões as quais provavelmente foram tiradas enquanto olhava para sua amada.

“De uma maneira misteriosa, mas indiscutível, o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar. ”

Apesar das complexidades e fragilidades as quais rodeiam o objeto em discussão, temos aqui uma obra amena, fluida e de certa forma, intuitiva. Somos guiados pelos pensamentos de Lewis por meio de um desenvolvimento claro e instigante, em nenhum momento há grandes reflexões as quais poderiam deixar o leitor confuso. Em comparação a outras escritas de Lewis, como A Abolição do Homem ou O Peso da Glória, esse talvez seja um dos livros mais fáceis e simples de se compreender do escritor. Isso não tira seu mérito. Pelo contrário, o maior charme da obra é justamente essa leveza pela qual o tema é abordado, estabelece-se todo um clima de contemplação (não idolatria) sobre as nuances do sentimento. Essa característica, no entanto, não tira o poder de veracidade nem a sabedoria das reflexões, o autor traz à tona bons pontos de vista e grandes avisos os quais nos mostram, por exemplo, que “o amor deixa de ser um demônio somente quando deixa de ser um deus”.

Os Quatro Amores é um livro o qual tem a capacidade de fazer-nos termina-lo já com a vontade reler. Com uma proposta ousada e intrigante, C. S Lewis faz um convite, de forma sutil, a repensar muitas das nossas formas, seja de demonstrar, seja de buscar, seja de receber o amor. Uma obra adorável e incrível, vale a pena a leitura.

IG: Aprendilendo_
Para mais resenhas acesse: aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-os-quatro-amores
Ana 04/08/2020minha estante
Eu quero muito ver sua resenha de Nárnia kkkkk muito boa a resenha, vc escreve muito bem, poderia pensar em escrever um livro.

@aprendilendo_ 04/08/2020minha estante
Muito obrigado! Acho que não estou pronto para um livro kkkk, mas pra Nárnia só falta o livro, espero comprar em breve.

Ana 04/08/2020minha estante
Kkkk tudo bem, tudo no seu tempo. De vez em quando vejo promoções do volume único das crônicas, qualquer coisa te mando.

esterivnz 04/08/2020minha estante
Cara,tu me deixa sem palavras com essas resenhas magníficas,sou fã!! E quanto ao livro,vai mais um para lista dos que me deixam louca para conhecer a escrita do autor,ainda mais se tratando de um tema tão sublime

@aprendilendo_ 04/08/2020minha estante
Muito obrigado!!!

viickfrota 05/08/2020minha estante
Por essa resenha tão boa, me fez querer ler! Já foi para minha lista, parabéns pela escrita.

@aprendilendo_ 05/08/2020minha estante
Muito obrigado! Acredito que você não irá se decepcionar.

Manu 06/08/2020minha estante
Já quero ler, amei sua resenha ????

@aprendilendo_ 06/08/2020minha estante

@aprendilendo_ 22/08/2020minha estante
Sim, ele é incrível!!

Juper14 22/07/2023

Os quatro amores - C. S. Lewis
Nesta obra Lewis, destaca tipos de amores, de forma intrínseca ao título, quatro em especifico, são eles: Eros, Amizade, Afeição e Caridade. De forma minuciosa, o autor expõe seus conceitos, diferenças e até mesmo suas supostas degenerações.

O livro é relativamente curto, no entanto o conteúdo é extremamente rico e inspirador, a linguagem é acessível muito bem declarativa, a forma como Lewis apresenta opiniões próprias ao decorrer de todo o livro, torna a experiência literária mais convidativa e posso dizer particularmente até gera uma sensação de contato específico com o autor.

O livro contém cinco capítulos, em cada um Lewis retrata a temática central: ?O amor?, no capítulo 1: O amor é classificado em dois, amor ? dádiva e amor necessidade. No capítulo 2: O amor é analisado a partir da perspectiva de amores humanos e como eles podem ser prejudiciais quando expostos de forma corrompida. No capítulo 3: Retrata a afeição como um dos amores mais humildes, ele possibilita nossa conexão com as pessoas mais distintas de nós mesmos. No capítulo 4: C. S. Lewis, apresenta a amizade, um sentimento que parte de uma coletividade e na mesma medida individual, visando o bem comum. No capítulo 5: Além da anunciação do amor caridade, primeiro é demonstrado à essência do amor de Deus que se designa no ato de Deus livremente nos amar, nós seres não amáveis, quando esse amor divino age em nós podemos transcender a caridade para o outro ou outros. A cada conceituação, o autor aplica reflexões compreensíveis, que auxiliam no entendimento de cada amor.

Em suma, de forma pessoal uma conceituação de amor que mais chamou minha atenção, é quando Lewis os relaciona com o Senhor, nessa relação; O Amor necessidade reconhece que precisa de Deus, o Amor dádiva deseja servi-lo e o Amor apreciação se maravilha com o próprio Senhor e tudo que Ele faz, é a própria devoção.

Essa é uma obra que sem dúvidas, germinará o desejo de amar mais, sobretudo amar como Cristo!
Monica Carvalho 22/07/2023minha estante
Amei essa leitura. Cada frase, cada pagina explodia minha mente com tantas reflexões e informações das quais eu não quero nunca esquecer. Terminei a uns dias atrás o livro Surpreendido pela alegria, também do Lewis, e fui para um livro de uma autor q não conhecia, com isso foi muito louco ver como a leitura do Lewis é tão rica! Eu simplesmente estou sentindo falta do bombardeio de reflexões q ele faz a cada linha. Tem sido difícil acostumar com as leituras mais simples e diretas, rs. O mais engraçado é q nunca imaginei q um dia diria isso pq no começo achava a leitura do Lewis muito difícil.

Juper14 22/07/2023minha estante
Sim, também penso a mesma coisa. Acho a leitura muito objetiva, você percebe as lições muito precisamente! Amei esse livraço! ??

Monica Carvalho 22/07/2023minha estante
Depois le Anatomia de um luto e o livro Surpreendido pela alegria, são demais!

Juper14 23/07/2023minha estante
Com certeza?

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Esse livro juper14 ele escreveu em homenagem a sua esposa Joy Davdmam. Tem um filme no YouTube sobre o Lewis: Terra das Sombras ?

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Mônica Carvalho tem dois livros de cartas do Lewis que é muito rico a cerca da dinâmica de vida e construção da pessoa do lewis

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Mônica Carvalho ?? surpriendido pela alegria ??

Juper14 15/09/2023minha estante
???

Carolina 06/04/2022

Na Introdução e no capítulo 1, Lewis define alguns conceitos que usará durante todo o livro - "Amor-Necessidade" X "Amor-Dádiva"; "Prazer-Necessidade" X "Prazer-Apreciativo"; "Proximidade por semelhança" X "Proximidade por abordagem". São definições interessantes que não cabe aqui descrever.

No capítulo 2, ele começa a comentar sobre os quatro amores. Esta parte do livro é dedicada a descrever a AFEIÇÃO, que é definida por esse amor que sentimos àquilo que é familiar, que está próximo de nós, coisas com as quais estamos acostumados.

No capítulo 3, ele desenvolve a AMIZADE, que é o amor que sentimos por aquilo com o que temos afinidade, semelhança, concordância, compatibilidade.

O capítulo 4 é dedicado ao EROS, o amor entre homem e mulher, que envolve nosso erotismo e sexualidade.

Em todos esses capítulos, Lewis descreve e exemplifica diversas situações nas quais esses amores são benéficos e favoráveis e outras em que eles atuam de forma maléfica e desfavorável aos envolvidos.

No capítulo 5 é explicado como fazer para os amores darem certo. Este capítulo Intitula-se CARIDADE, e trata-se basicamente de colocar as forças envolvidas nos amores naturais sob o governo de Deus. Se elas são deixadas livres, terminam por gloriar-se e endeusar-se, nesse caso viram demônios. Mas se são colocadas sob a supervisão do Divino, podem se transubstanciar em caridade.

Deixarei várias citações interessantes retiradas deste livro nos comentários desta resenha.

Obs.: Li algumas resenhas e vi que a maioria das pessoas não entendeu bulhufas do livro. Logo, farei mais um comentário aqui. - - -

- Afeição, Amizade e Eros são amores naturais. Caridade é um amor divino. Apenas através da Graça de Deus o homem é capaz de amar com caridade. E é apenas através desta mesma Graça, que a Caridade, amor divino, dádiva dada ao homem, poderá regular os amores naturais, para que sejam benéficos e construtivos. Sem a Graça de Deus, sem a Caridade, os amores naturais (Afeição, Amizade e Eros) tornam-se maléficos e destrutivos.

- O livro do Lewis é "homofóbico" sim (dadas as largas proporções que são devidas a esse termo atualmente), e é "sexista" sim, pois trata o homem como a cabeça da família. Se quiser criticar a "homofobia", é melhor mudar de religião, pois de nada adianta falar coisas do tipo "da forma como eu entendo o que Ele ensinou... bla bla bla". Então fica com o teu entendimento e joga o ensinamento cristão no lixo. E se quiser criticar o "sexismo", melhor seria criticar o comportamento masculino, inclusive dos tradchatos que adoram puxar brasa para essa sardinha, mas são tão frouxos quanto todos os outros homens "comuns" atualmente. Na maior parte dos casos, o homem não passa sequer longe de cumprir o seu papel na família, e cabe às mulheres uma responsabilidade muito maior do que deveria. Se quiser criticar o papel do homem e da mulher na família, exalte a mulher, que tem feito muito (e na maior parte das vezes sozinha) pela família, enquanto o homem tem se desresponsabilizado de tudo...
Introdução:

?Onde o amor-Necessidade é sentido, poderá haver razões para negá-lo ou mortificá-lo completamente, mas não sentir esse amor é, em geral, a marca do egoísta frio. Tendo em vista que precisamos uns dos outros (?Não é bom o homem estar só?), a falha de essa necessidade surgir como amor-Necessidade no consciente ? em outras palavras, o sentimento ilusório de que é bom para nós estarmos sós ? e um sintoma espiritual ruim; assim como a falta de apetite é um sintoma médico ruim porque nós realmente precisamos de comida.?

?Nosso modelo é o Jesus não apenas do Calvário, mas da carpintaria, das estradas, das multidões, das demandas estridentes e das oposições ásperas, da falta de toda tranquilidade e privacidade, e das interrupções constantes. Pois isso, tão estranhamente distinto de qualquer coisa que possamos atribuir à vida Divina em si, é aparentemente não apenas como, mas é a própria vida Divina operando sob condições humanas.?

?Poderíamos dar aos nossos amores humanos uma aliança incondicional do tipo que devemos somente a Deus. Então, nossos amores se tornariam deuses e, por consequência, demônios.?

Capítulo 1:

?Essa avaliação de que o objeto é muito bom, essa atenção (quase homenagem) a ele oferecida como se fosse uma dívida, esse desejo de que seja e continue a ser aquilo que é, embora nunca possamos desfrutar dele, estende-se não somente às coisas, mas também às pessoas [nesse caso chamamos admiração]. [No caso de Deus, chamamos adoração.]?

?Os demônios nunca cumprem suas promessas?.

?Haverá ocasião em que será necessário renunciar a esse amor, arrancar o olho direito. Mas você precisa primeiro de um olho; para uma criatura sem olhos ? que tiver somente um campo de percepção ?fotossensível? -, seria bem difícil meditar sobre o severo texto em que Jesus fala de ?arrancar o olho direito?.?

?Se um dia o livro que não escreverei for escrito, ele deveria conter uma confissão completa da cristandade a respeito da contribuição específica desta para a totalidade da crueldade e do caráter traiçoeiro da humanidade. Uma grande parte ?do mundo? não nos ouvirá até termos repudiado publicamente muito do nosso passado. Por que deveriam nos ouvir? Gritamos o nome de Cristo, mas cultuamos o falso deus Moloque.?

Capítulo 2:

?A Afeição tem seus próprios critérios. Seus alvos precisam ter familiaridade.?

?Aquilo que denomino amor-Apreciação não constitui elemento básico na Afeição. Normalmente, é necessária ausência ou sofrimento para que comecemos a valorizar aqueles a quem somente a Afeição nos une. Nós os damos por certos; e esse dar por certo, inconcebível no amor erótico, aqui é correto e apropriado até certo ponto. Encaixa-se com a natureza confortável e sossegada do sentimento.?

?Fazer amigos não é a mesma coisa que sentir Afeição, mas, quando seu amigo se torna um velho amigo, todas as coisas sobre ele, que originalmente nada tinham a ver com a amizade, tornam-se familiares, e uma familiaridade querida. Quanto ao amor erótico, não consigo imaginar nada mais desagradável do que experimentá-lo por mais que um breve período sem essa cobertura íntima e caseira da Afeição.?

?Poderíamos dizer, e sem medo de errar, que escolhemos nossos amigos e a mulher a quem amamos por suas várias qualidades: beleza, franqueza, bondade de coração, humor, inteligência ou qualquer outra coisa. Mas precisa ser o tipo específico de humor ou de beleza, ou de bondade de que gostamos, pois temos nossas preferências pessoais quanto a essas coisas. É por isso que amigos e amantes sentem que ?foram feitos um para o outro?.?

Capítulo 3:

?No momento em que duas pessoas se tornam amigas, de certa forma elas se afastam juntas do resto do rebanho.?

?Quando dois ou mais companheiros descobrem ter em comum alguma perspectiva ou interesse, ou até gosto, que os outros não compartilham e que, até o momento, cada um acreditava ser seu próprio tesouro (ou fardo) singular. A expressão típica de começo de Amizade seria algo como: ?O quê? Você também? Eu pensava que era o único!??

?Isso só acontece quando duas dessas pessoas descobrem uma a outra. Quando, seja com imensas dificuldades e com conversa mal articulada, seja com aquilo que poderia parecer a nós uma velocidade impressionante ou elíptica de comunicação, eles compartilham sua visão ? é, então, que a Amizade nasce. E, instantaneamente, eles estarão juntos numa imensa solidão.?

?Quando duas pessoas então descobrem que estão no mesmo caminho secreto e são de sexos diferentes, a amizade que surge entre elas passará muito facilmente ? e bem rapidamente ? para o amor erótico. De fato, a não ser que sejam fisicamente repulsivos um ao outro ou que um deles ou ambos tenham compromisso de amor com outra pessoa, é quase certo que mais cedo ou mais tarde isso acontecerá.?

?Pessoas que cansam umas às outras raramente deveriam se encontrar; pessoas que se interessam mutuamente deveriam se encontrar com frequência.?

Capítulo 4:

?De uma maneira misteriosa, mas indiscutível, o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar.?

?O leitor vai perceber que esse Eros, dessa forma, transforma maravilhosamente aquilo que por excelência é um prazer-Necessidade no mais Apreciativo de todos os prazeres. É a natureza do prazer-Necessidade nos mostrar o objeto somente em relação à nossa necessidade, mesmo que esta seja momentânea. Mas no Eros, a necessidade, no seu ponto mais intenso, vê o objeto como algo admirável em si, muito mais importante que sua relação com a necessidade do amante.?

?Para quem foi o prazer? Porque uma das primeiras coisas que o Eros faz é obliterar a distinção entre dar e receber.?

?Com todo o respeito devido aos guias medievais, não posso esquecer de que eram todos celibatários e que provavelmente não sabiam o que o Eros faz à nossa sexualidade. Como, longe de agravar, ele reduz o caráter incômodo e viciante do apetite em si. E não simplesmente quando o satisfaz. Mesmo não diminuindo o desejo, o Eros torna a abstinência mais fácil. Não há dúvida, ele tende à uma preocupação com a pessoa Amada que pode ser, de fato, um obstáculo para a vida espiritual; mas não primariamente uma preocupação sensual.?

?Estamos sendo encorajados a levar Vênus muito a sério, pelo menos com o tipo errado de seriedade. Durante toda a minha vida tem havido uma solenização ridícula e espantosa do sexo. [...] - tentam seriamente restaurar algo como uma religião fálica.?

?A não ser que seu amor seja de pouca duração, as pessoas que estão amando sentem, vez após vez, um elemento não apenas cômico, não somente de brincadeira, mas até de palhaçada na expressão do corpo do Eros. E, se assim não fosse, o corpo nos deixaria frustrados. Seria um instrumento desajeitado demais para tocar a música do amor.?

?Como Vênus dentro do Eros não tem como alvo o prazer, então o Eros não mira na felicidade. [...] Todos sabem que é inútil tentar separar amantes, provando que seu casamento será infeliz. [...] o Eros jamais hesitará em dizer ?Melhor assim do que separados. É melhor sofrer com ela do que ser feliz sem ela. Deixe que nossos corações sejam quebrados, desde que sejam quebrados juntos?. Se uma voz no nosso íntimo não disser isso, ela não será a voz do Eros.?

Capítulo 5:

?Os amores demonstram que são indignos de tomar o lugar de Deus pelo fato de não poderem até mesmo permanecer o que são e fazer aquilo que prometem fazer sem a ajuda de Deus. [...] Até por causa deles mesmos, devem admitir ser coisas secundárias se quiserem se manter como aquilo que desejam ser [...] pois quando Deus governa um coração humano, ainda que às vezes tenha de remover completamente certas autoridades nativas, Ele frequentemente faz com que outras continuem em seus ofícios.?

?O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. Ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido. Se quiser ter certeza de que seu coração ficará intacto, não deve oferecê-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Use passatempos e pequenos luxos para envolvê-lo cuidadosamente; evite todas complicações; tranque-o de forma segura no caixão ou ataúde de seu egoísmo. No caixão ? seguro, escuro, inerte, sem ar ? ele mudará. Não será mais quebrado, se tornará inquebrantável, impenetrável e irredimível. A alternativa para a tragédia, ou pelo menos para o risco de tragédia, é a condenação. O único lugar fora do céu onde você pode ficar perfeitamente seguro de todos os problemas e perturbações do amor é o inferno.?

?Acredito que a maioria dos amores excessivos e sem lei são menos contrários à vontade de Deus do que uma vida sem amor, que se autoprotege.?

?Contudo, no que diz respeito ao nosso dever cristão, se amamos ?mais? a Deus ou a pessoa amada deste mundo, a questão não se trata da intensidade comparativa de dois sentimentos. A verdadeira pergunta é: a quem (quando a opção chega) você serve, ou escolhe, ou põe em primeiro lugar? A qual exigência sua vontade, no fim das contas, se submete??

?Acredito que Nosso Senhor, no sentido aqui pretendido, ?odiou? a Pedro quando disse ?Retira-te de diante de mim?. Odiar é rejeitar, enfrentar, não fazer concessões à pessoa Amada, quando essa pessoa pronuncia, mesmo que de maneira doce e lastimosa, as sugestões do Diabo. [...] Assim, devemos rejeitar ou desqualificar nosso mais próximos e queridos quando eles estiverem entre nós e nossa obediência ao Senhor.?

?Em Deus não existe fome que necessite ser saciada, somente fartura que deseja se dar. [...] Deus, que de nada necessita, traz amorosamente à existência criaturas completamente supérfluas com a finalidade de amá-las e aperfeiçoá-las. [...] Deus é um ?hospedeiro? que deliberadamente cria seus próprios parasitas; faz de nós aqueles que poderão explorar e ?tirar vantagem? dele. Nisso está o amor. Esse é o paradigma do Amor de Deus, o inventor de todos os amores.?

?Em casos como esse, o Amor Divino não substitui o amor natural ? como se tivéssemos de jogar fora nossa prata para dar lugar ao ouro. Os amores naturais são convocados para se tornar modelos de Caridade enquanto ainda permanecem como amores naturais que são.?

?Deus também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor inocente. Tudo de verdadeiro amor nessas experiências era, mesmo no mundo, muito mais Dele que nosso, e era nosso somente por ser Dele."

Lívia Gomes 14/01/2024

Há muito tempo, quando eu me via em dificuldades com relacionamentos, recebi a recomendação dessa leitura com o argumento de que seria algo indispensável e determinante no momento de escolher um parceiro para toda vida. Desde então esse livro entrou pra minha wishlist e só agora consegui finalmente lê-lo. Sem sombra de dúvidas foi uma das leituras, senão a leitura, mais difícil que já fiz. É inquestionável o fato de que Lewis portava uma inteligência acima da média e também dominava o dom da escrita, porém para mim essa leitura foi bem difícil e maçante. A impressão que eu tive quase o tempo todo era que o autor tinha uma linha de raciocínio muito lógica e clara mas que eu não conseguia acompanhar. E provavelmente era isso mesmo.
A linguagem é acessível, a narrativa fluida, eu entendia as palavras mas não consegui criar conexões e entender o que ele queria dizer com tudo aquilo no fim das contas. Talvez eu só não disponha de intelecto suficiente para uma leitura desse calibre. Apesar disso muitos pontos eu entendi e achei esclarecedor e muito relevante e fiz diversas marcações em trechos que me marcaram e me trouxeram aprendizado. Acredito que no futuro eu vá refazer a leitura, com mais maturidade, experiência e outras perspectivas.
Continuarei buscando ler outros títulos do autor e tentando me encontrar em seus ensinamentos.
Carol 20/01/2024minha estante
entendo total kkkk as vezes ele começava uma linha de raciocínio e eu ficava ?mds, onde esse homem vai chegar???? kkkk o capitulo de Eros eu fiquei voando kkk

mas ó, uma sugestao de livro do cs lewis mais facil de compreender (e com mensagens muito boas): o grande divórcio. recomendo muuito

Lívia Gomes 20/01/2024minha estante
Mulher, graças a Deus não fui a única hahaha também me perdi muuuuito no Eros. Me senti burra demais lendo esse livro mas acho que em outro momento da vida pode ser que eu entenda melhor!
Obrigada pela indicação!! Vou tentar ler esse!

Carol 20/01/2024minha estante
kkkk vei, ele falando de Eros e Vênus e Mãe-Terra e Pai-Céu e eu tipo ??????????? kkk
pensei o mesmo: talvez em outro momento da minha vida (leia-se qd eu estiver apx?) faça sentido, mas dessa vez nao fez nao kkkk

sobre O grande divórcio, esse acho q é sem erro kk dificil nao gostar. ?cartas de um diabo ao seu aprendiz? é uma possibilidade tbb

Lívia Gomes 21/01/2024minha estante
Eu tenho aqui em casa "Cristianismo puro e simples" e "Como ser cristão". Depois de ler " Os quatro amores" juro que eu pensei - "Ah, pronto! Vou entender é mais nada que esse homem escreveu!". Mas assim... Vou continuar tentando! Vou ler esses que tenho em casa e vou comprar os que tu recomendou que é certo de ser inteligível hahaha

Carol 21/01/2024minha estante
eu amoo ?cristianismo puro e simples?, meu fav dele. mas assim: ele é ?puro?, mas ?simples? maaaais ou menos kkkk
mas é isso, vale a pena perseverar em CS Lewis. ele é tipo sushi, na primeira vez a gente acha esquisito mas vai aprendendo a apreciar até amar kkk (palavra de quem nao comia nem hot e hoje é a loka do sashimi kkkk)

Joabe.Gileade 22/10/2020

Lewis. Os 4 amores.
Sou fã incondicional de Clive Staples Lewis. É uma mente singular. Que capacidade! Ele é uma verdadeira biblioteca. E mais do que isso é de uma sabedoria prática impressionante. Meu desafio em relação às suas obras é sempre consegui entender todo o pensamento dele. Na minha opinião há situações que não são fáceis. Porém quando entendo certamente olho pra ele com muita admiração.

" Mas ser o soberano do Universo não é grande coisa para Deus. Nele mesmo, em casa na "terra da Trindade" , ele é Soberano de um reino muito maior"

"Por sua natureza, o Eros convida a isso. De todos os amores, ele é, em sua forma mais elevada, o mais divino; portanto, é o mais propenso a exigir a nossa adoração."

"Platão acreditava que o "apaixonar-se" era o reconhecimento mútuo de almas terrenas que haviam sido separadas uma da outra numa existência anterior e celestial."

" O Eros deseja corpos nus; a Amizade, personalidades despojadas."
Ana Lee 22/10/2020minha estante
Eu nunca li Lewis, tô com As Crônicas de Nárnia aqui pra ler, mas sempre vejo as pessoas falando tão bem. Como é a linguagem dele?

Joabe.Gileade 22/10/2020minha estante
Ana Lee, eu gosto muito dos livros dele. Ele é muito genial. As vezes é difícil entendê-lo, mas em geral é muito agradável. Nas Crônicas de Nárnia ele escreve sempre mais acessível.

Ana Lee 22/10/2020minha estante
Que livro vc me recomenda?

Joabe.Gileade 22/10/2020minha estante
Todos são interessantes. Esse é legal: Os 4 amores

Andressa Menezes 10/08/2022minha estante
Resenha incrível! ?

Layza Bezerra 10/08/2022minha estante
????

Loren.Mayna 11/08/2022minha estante
Já vou colocar na minha lista rs

Layza Bezerra 15/08/2022minha estante
Colocaaaaa ?

Jeniffer36 18/01/2024

A coisa mais perigosa e mais segura do mundo: o amor
É difícil tentar descrever sobre os escritos do Lewis, porque, você sente que ninguém melhor que ele mesmo pra falar por si só e deixar o livro e o silêncio como suficientes (como de fato já são)

Mas, merece a tentativa. O livro descreve os 4 amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.
Afeição o amor mais simples, humilde e mais amplo de todos. É o amor que nos aproxima das pessoas de idades diferentes da nossa, de animais e não conseguimos perceber quando ele se inicia, ele só existe. Ele é calmo e perseverante, nada extravagante, é o amor que faz cuidar. A amizade o amor mais raro de todos, não precisamos dele necessariamente pra sobreviver, mas, ele faz a vida valer a pena, é o que dá cor e ânimo, como andar lado a lado com alguém que nos entende, seria como: ?O quê? Você, também!?? O Eros, amor apaixonado, vê o objeto como algo admirável em si, é do tipo que mesmo que seja difícil, quer a pessoa, ele quer exatamente aquela pessoa, não mais nenhuma, só aquela. E por fim, o Amor que criou os outros amores Caridade/Amor-Dádiva. O amor que ama por amar, o amor que dá sem buscar receber, o Amor mais superior e que sustenta os outros amores, o amor de Deus. Se os amores fossem um jardim, esse Amor seria o que faz as flores e as árvores crescerem, que derrama água em suas folhagens e as poda quando necessário. Esse é o amor que deve tomar nosso coração, pra que os outros floresçam e tenham esperança. Deixo por fim um trecho do livro:

?Quando a virmos face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos. Ele também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor inocente. Tudo de verdadeiro amor nessas experiências era, mesmo no mundo, muito mais dele que nosso, e era nosso somente por ser dele. Ao vermos, será do retrato para o original, dos riachos de amores para a Fonte, das criaturas que ele tornou amáveis ao próprio Amor de Deus.?
Millena Costa Supriano 23/01/2024minha estante
Uau, seu texto me deu vontade de ler o livro! ?

Fabio 24/01/2024minha estante
Nossa, que resenha impecável, Jeniffer
Parabéns!

Jeniffer36 24/01/2024minha estante
É muito bom Millena, recomendo! ?

Jeniffer36 24/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio!

oswaldocavalcante 20/02/2015

A experiência nos mostra que de todas as áreas da vida em que o bom Deus nos pôs a incumbência de administrar, os relacionamentos são, de longe, os mais complexos e também os mais professores. Relacionamentos para Lewis, nesse caso, são amores. Afeição, Amizade, Eros e Caridade, mais especificamente.

Nessa obra, Lewis apela para seu artifício mais usual de escrita, o senso comum. Jeitos do cotidiano que todos experienciamos, e são bem surrados pela literatura antiga. O livro possui um teor bastante filosófico, mas também muito prático em diversos pontos. Há trechos em que você se pergunta como ele consegue perceber coisas tão naturais de uma maneira aparentemente tão clara quando se trata das maneiras pelas quais nos relacionamos.

Pude compreender melhor muitas das relações que assumi na vida, apesar de não concordar (ou não entender, muito provavelmente) com alguns dos pontos de vista, é uma leitura muitíssimo edificante. Uma característica nas entrelinhas para o leitor, será perceber que acima de qualquer coisa, você é normal. Seus amores não são excepcionais no sentido de serem únicos no universo, porque todo mundo possui amores excepcionais que são, para cada um, individualmente, únicos. A obra aponta para uma maturidade excelente. Lewis apela sempre para um raciocínio claro, baseado no senso comum, e com analogias bastante práticas, como é de seu feitio.

A linguagem não é a mais acessível, talvez por causa do teor filosófico, mas o livro é recheado de boas críticas e referências literárias para exemplificar os tópicos abordados. Destaque para a explanação sobre a Afeição, "o mais humilde dos amores, que me fez amadurecer muito a maneira rudimentar como eu costumava ver "amor" antes de lê-lo. Percebi minha ignorância por nunca haver notado que o amor não é apenas categorizado por nós porque gostamos de classificar as coisas, mas existem tipos de amor porque de fato amamos de formas diferentes. Fiquei menos tolo, nesse sentido. E destaque também para a abordagem sobre a Amizade, no que diz respeito a ser o menos "egoísta dos amores naturais". Geniais!

Uma das coisas que mais gostei, foi ter percebido que não sou um lunático romântico quando sempre pensei em amor como uma simbiose. Descobri que outros loucos muito mais inteligentes raciocinavam assim antes de mim, eu só não sabia que era um tipo de amor diferente e que apontava inevitavelmente para a Caridade (nunca gostei dessa palavra quando a lia em substituição a "amor" em versões católicas, mas agora entendo melhor o motivo desse uso adequado).

Por fim, Lewis amarra todos os raciocínios de amor elaborados para dar-lhes um ápice com as amarras do amor de Deus. É excepcional. Mas não espere uma linguagem apaixonada, nem uma filosofia fria demais. Talvez pareça frio, mas nem tanto. Eu acredito que seja algo mais realista do que racional (no sentido de que pura razão não é a iluminação plena para a compreensão de todas as coisas).

Recomendo pela abertura de mente que o livro pode proporcionar ao leitor, se o fizer perceber melhor suas relações naturais. E o mais importante: a necessidade do amor de Deus em todas elas que as tornem relações saudáveis e bem temperadas, "na medida" (senti falta de uma explanação maior nesse ponto, mas afinal, Lewis não era teólogo e eu tenho uma Bíblia). Em outras palavras, você pode amadurecer um pouco mais com essa joia literária.

site: http://peregrinocristao.blogspot.com.br/2015/02/resenha-os-quatro-amores.html
Carlos.Real 05/12/2016minha estante
undefined

Carlos.Real 05/12/2016minha estante
null

Alanna.Ernesto 16/05/2019minha estante
Este ano,ganhei esse livro!
muito ansiosa para ler!
acabei me interessando pelos livros de Lewis,através de suas frases inspiradoras!Um escritor fantástico!

Vitoria 22/07/2022

Perfeito
Que livro bom, inteligente e racional. C.S. Lewis é um gênio na literatura e eu digo isso com certeza
O livro é dividido em cinco capítulos sendo estes:
1°- afirma que os amores naturais são apenas imagens gloriosas do amor de Deus e nunca podem chegar perto pois ao se tornarem deuses tornam-se demônios.
2°- *Afeição* é o mais humilde dos amores pois não procura impressionar, é um amor confortável e que precisa de familiaridade, também fala sobre o ciúmes já que a mudança é uma ameaça à afeição.
3°- *Amizade* é o menos necessários dos amores mas possui um valor civilizatório, ajuda a comunidade a viver bem. Enquanto o Eros deseja corpos nus a amizade deseja personalidade. Ela também representa uma rebelião de um grupo quanto o pensamento da maioria. Torna homens bons melhores e piores os maus.
4°- *Eros* contempla a pessoa amada mais que a si mesmo, ?preferimos compartilhar tristezas com a pessoa Amada mais que sermos felizes de outra maneira?
5°- *Caridade* o simples fato de amar deixa alguém vulnerável mas a solução não é trancar nosso coração e sim oferecê-lo a Deus e lançar fora toda armadura. Deus que de nada necessita traz amorosamente à existência criaturas completamente supérfluas com a finalidade de amá-las e aperfeiçoa-las.
Nii 22/07/2022minha estante
Eu amo os livros deleer

Maria.Karolynna 22/07/2022minha estante
Tô ansiosa pra ler!!!

Vitoria 22/07/2022minha estante
É perfeitoo, recomendo demais

rehc3 09/07/2021

Os amores...
Lewis trás de uma forma descomplicada e com exemplos de casos os amores, para as pessoas entenderem a diferença entre os quatro tipos de amor, mas todos eles estão centralizados no Amor. Fundamentados em Cristo e tendo como essência, Ele. Leitura super prática e tranquila de ler. Recomendo ?
Lay 09/07/2021minha estante
Lewis é incrível né?! gosto bastante de cartas de um diabo a seu aprendiz e grande divórcio, fica a sugestão :)

rehc3 09/07/2021minha estante
Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz já será a próxima leitura, estou empolgada pois ja vi muitos comentários positivos!! E amo os livros do Lewis, e te indico Cristianismo Puro e Simples ?

Lay 09/07/2021minha estante
vou adicionar a lista das próximas leituras, confesso que tenho um pouco de medo por todo mundo falar que ele é denso porém vai dar certo ksksks

Filipe378 20/03/2021

Os quatro amores
Nesse, nada inesperado, livro espetacular, Lewis nos fala a respeito do amor. Na verdade ele nos fala sobre quatro amores: afeição, amizade, Eros e caridade.
Lewis primeiramente explica a diferença entre amor-dádiva, amor-necessidade e amor apreciativo. Com a ajuda dessas categorias ele irá tentar analizar cada amor.
Resumindo, os três amores naturais: afeição, amizade e Eros, são ambivalentes no sentido de que podem gerar o bem e também o mal. A máxima: "o amor só deixa de ser um demônio quando deixa de ser um deus", ira servir como um fio condutor que liga esses três amores naturais à caridade, que é o amor que aprimora todos os outros e que também é a finalidade última deles. A caridade é o amor-dádiva de forma pura. É o amor que caracteriza Deus.
Concluindo, livro essencial para os dias de hoje. Não deixem de ler.
Melo 20/03/2021minha estante
Quero ler agora oh !!

Filipe378 20/03/2021minha estante
Opa, que bom! Espero que goste tanto quanto eu.

Anderson Lima 04/09/2015

Amamos porque Ele nos amou primeiro
Lewis nos apresenta, com sua genialidade típica, os quatro tipos de amores que regem a vida do homem, do mais "fácil" ao mais "difícil": a afeição, que pode ser dado a praticamente qualquer coisa; a amizade, que é dada àqueles que compartilham um sonho, uma ideia, uma crença, ou até mesmo um simples hobbie; eros, que se entrega ao Amado de uma forma muito mais íntima do que as formas anteriores. O grande escritor pondera toda a beleza que existe em cada forma de amor, mas deixa claro que só o amor natural não é capaz de se sustentar. É preciso de uma ajuda especial. E é aí que entra a Caridade! O Amor Absoluto, que só pode ser dado pelo próprio Amor - por Deus! Todos os nossos amores devem se converter, de certa forma, num amor celestial. Esse livro é indicado pra todo aquele que não tem medo de amar; que não deixou que seu coração se transformasse em pedra. Mas, mais importante, o livro é pra todo aquele que não quer apenas "amar", mas amar da forma correta, em sua plenitude.
Deilson 04/02/2017minha estante
Bela resenha!

Anderson Lima 04/02/2017minha estante
Obrigado!

Grazi_girassol 20/10/2021

O amor
Uma leitura extremamente prazerosa e rica. Você começa a ver o amor não apenas como um simples sentimento, mas como um presente de Deus para nós e então nos damos conta de quão complexo essa dádiva pode ser.
Júlia Friedel 20/10/2021minha estante
agora eu quero ler só pela sua indicação ??

Grazi_girassol 21/10/2021minha estante
Leia, é uma leitura que eu super recomendo ??

Gab 01/07/2022

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado"
Quando penso em ler C.S lewis é sempre a mesma cena, nada de e-books, nada de celular, só eu sentadinha no meu sofá com livro aberto e lápis grifando as páginas. Quanto conhecimento e percepção apurados!

Nesse livro de 5 capítulos o autor discorre sobre o gostar e amar, sobre a Afeição, a Amizade, o amor Eros e a Caridade. Em todos traçando o significado desses amores nas relações humanas e enfatizando o perigo que elas oferecem quando tomam o lugar do Senhor em nosso coração.

Como sempre, ele fecha o livro com chave de ouro e da forma como só ele sabe fazer. Deixando nosso coração cheio de amor por Deus, e cheio de vontade de amá-lo como ele merece. Recomendo fortemente!

"Quando virmos a face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos." ???
Quesia 02/07/2022minha estante
nossa q descrição perfeita!!

Gab 05/07/2022minha estante
enchi linguiça mas amém ne kkkkkkk