Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Naty 17/10/2017

Um livro difícil, que consegue ser mais complicado que Cristianismo Puro e Simples, mas que vale apena, principalmente pelo último capítulo.
Minha resenha desse livro será breve. Acho que só absorverei tudo o que ele tem para me dar após releitura, mas deixarei minhas opiniões sobre essa primeira leitura e como eu realmente achei esse o mais fraco dos livros de C.S Lewis que li até hoje.
O livro Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis é fantástico e apresenta o mesmo estilo de escrita que os quatro amores, no entanto acho que o autor cometeu um deslize nesse livro que não cometeu no outro. Enquanto em Cristianismo puro e simples seus capítulos têm início, meio e um fim sintetizador da ideia, Os Quatro Amores tem um emaranhado de ideias sobre a amizade, a afeição e eros, mas é como se fossem ideias soltas. Eu não conseguia descobrir uma conclusão única para um capítulo e sim mil ideias sobre um mesmo sentimento.
Não que as ideias apresentadas por C.S. Lewis tenham sido ruins, mas poderiam haver mais capítulos dividindo cada um daqueles imensos capítulos em outros menores e mais fáceis de entender.
Outra coisa que tenho de ressaltar é que eu acho que falar sobre um assunto como sentimentos é algo muito difícil. O que você sente pode não ser o que eu sinto e o que eu ressalto naquele sentimento pode não ser que você ressalta. Acho também que maturidade é algo muito importante para entender muitas dos comentários do autor, principalmente os sobre amizade e eros.
Antes de ler o último capítulo, estava muito triste com o livro, pois achei que ele poderia ter sido mais do que foi. Até que eu li o capítulo sobre a Caridade, o amor que Deus tem por nós, e fiquei surpresa com o quanto gostei daquele capítulo. Tenho a impressão de entendo mais sobre Deus e seu imensurável amor depois desse capítulo. Acho que recomendaria esse livro só por causa desse capítulo, mas para lê-lo é necessário que todos os capítulos anteriores tenham sido lidos. Aquela tirada dele de o amor, quando tido com Deus, transformar-se em demônio também é uma visão muito interessante e que precisa ser considerada.
Antes que você leia esse livro achando que ele vai ter recomendações sobre como melhorar seu relacionamento, sua amizade ou acabar com problemas em uma relação amorosa, saiba que ele tem um objetivo maior de conceituar cada amor e suas características peculiares, como eles se combinam e como o amor de Deus é necessário para que qualquer um deles funcione perfeitamente. Tem muitas outras tiradas interessantes dentro de tudo isso, mas nada de pensar que ele vai lhe mostrar um caminho para o amor.
Quem lhe mostra o caminho para um bom relacionamento com as pessoas é a Bíblia e só a Bíblia. Acho até que ele ter escolhido não falar muito de problemas amorosos ou numa família foi de extrema esperteza, já que cada caso é um caso e há casos tão complexos que só mesmo Deus pode entender, pois ele discerne o coração. Se quiser conselho sobre assuntos como relacionamento vá para a Bíblia.
Por fim, recomendo esse livro sim. Ele é difícil, complicado e não é um dos melhores do autor, mas o último capítulo é bom demais. Os outros também são, mas não se comparam ao último. Ele e o capítulo sobre afeição são meus preferidos. Espero reler esse livro quando puder. Ele tem muito mais para oferecer ao leitor do que o que eu tenha conseguido captar em uma primeira leitura.
Peregrina 30/12/2017minha estante
Eu não achei este livro mais "difícil" que Cristianismo Puro e Simples, mas concordo que ele poderia ter subdividido os capítulos em mais partes para sintetizar melhor as ideias e fixá-las também.

Ana 27/03/2022

Gostei bastante
Gostei bastante, apesar de no início achar a leitura bem densa, a partir do 3° capítulo a leitura fluiu.
Acredito que esse não seja a melhor escolha pra quem quer começar a ler esse autor, mas é um ótimo livro.
Gostei muito do assunto e da explicação do autor.
O meu capítulo favorito é o
que ele fala sobre a Amizade ?
Helena.tbo 12/04/2022minha estante
O meu favorito também foi o da amizade

gusmx0 24/01/2023

Acho que eu não soube aproveitar o livro....
O livro em si é ótimo
porém, houve partes em que eu não entendi o texto por completo.
Nao sei se é pq acabei lendo muito rápido ou pq não tenho tanta visão assim sobre os assuntos.
Pretendo dar mais uma oportunidade de ler esse livro em um futuro próximo....
Carina28 14/02/2023minha estante
Estou achando a escrita complexa rsrs

Madeira 20/01/2021

Primeiro do ano
Talvez por ignorância minha no entendimento da obra. Mas particularmente, não gostei. Achei o grau de subjetividade muito alto e as analogias desconexas. A tentativa de contextualização pra mim foram falhas também.
Jacqueline.Amadio 21/01/2021minha estante
Achei a mesma coisa. Os exemplos que ele dá também não se aplicam muito hoje em dia, não consegui engolir não ahuahau

Arthur Peixoto 15/05/2021

Os amores do homem...
Neste livro, Lewis apresenta a todos nós os quatros amores que fazem parte da nossa vida: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Incrível como ele consegue expor como cada um desses amores afetam nossas vidas, as suas importâncias e como devemos usufruir de cada um da melhor maneira possível. Recomendo a leitura. Dei nota 3 não pelo o livro, mas por aquilo que absorvi, creio que na minha releitura ( que com certeza farei), poderei absorver muito mais, pois o livro tem muito ainda para me ensinar.
Bruno 15/05/2021minha estante
Surpreso com a nota. Amanhã começo a lê-lo.

Miriã de Miranda 09/05/2024

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado."😁
Confesso que o livro em si é bem confuso e embolado, mas entendo que é decorrente do tempo e da escrita do autor! Não tenho muito a declarar. Os temas abordados são de extrema importância e, ao decorrer da leitura, o contexto vai ajudando a compreender a escrita do autor! Esperava um pouquinho mais, principalmente por ser a minha primeira obra dele, afinal, todos falam sobre os livros de C. S. Lewis, mas, não posso negar, a obra é incrível!"
Temperini 09/05/2024minha estante
"Surpreendido pela alegria " é bom, conta a história da vida dele

gi 10/02/2022

Os Quatro Amores | 3,5 estrelas
C.S. Lewis nos apresenta nesse livro as quatro maneiras que o amor pode ser expressado: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e a Caridade, o maior e menos egoísta deles. Confesso que nunca tinha parado para reparar nessas nuances do amor e me surpreendi bastante durante a leitura. No entanto, alguns argumentos que o autor utiliza me incomodaram um pouco, o que fez com que eu não me apaixonasse pelo livro. Uma pena, pois gosto bastante dos livros As Crônicas de Nárnia e Cristianismo Puro e Simples.

Contudo, ainda continuo recomendando a leitura desse livro, pois acredito que vale a pena se aprofundar na reflexão proposta pelo autor. Fora que essa edição da Thomas Nelson é maravilhosa!
Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

Naiara 02/04/2021

Grande foi o tapa na minha cara kkkkk
Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde-o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife ? seguro, sem movimento, sem ar - ele vai mudar. Ele não vai se partir ? vai tornar se indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno.
Elionai 02/04/2021minha estante
Uau! Comfrontante.

Grazy 07/04/2024

Excelente!
Como sempre as obras desse homem... Ótimas!! Reflexões muito perspicazes. Algumas partes não consegui compreender (não vou mentir), mas, aquilo que minha cabecinha conseguiu captar foi maneiro demais!! Super recomendo!
J.Lucaz 22/04/2024minha estante
A linguagem complexa é a cereja do bolo desse livro, quer dizer, dessa obra de arte

Gabrielle 21/09/2022

Interessante e atemporal
Lewis sempre aponta uma genialidade incrível. A forma como ele descreve os 4 tipos de amores me fez perceber que eles realmente existem, e da perspectiva cristã, é edificante.
Maysa 09/10/2022minha estante
A maneira q ele fala desses assuntos é realmente mt bom??

ClaOex 30/08/2023

Eu já conhecia alguns dos livros do C. S. Lewis, mas esse com certeza foi o mais difícil de entender kkkkk.
Foi um livro legal, mas esperava mais.. acho que me decepcionei um pouco com a escrita difícil e muitas vezes, eu não concordava com oq ele dizia (talvez por eu não ter entendido tudo);
Mas em geral é um livro bom pra quem gosta de dar uma filosofada acerca dos tipos de amores.
Yasmin 30/08/2023minha estante
Abandonei esse livro justamente por não entender oq ele escrevia kkkkk

Inlectus 08/12/2017

Bom.
É um bom livro pra reflexão e discussão.

Kah Sanches 25/04/2017

Amot
O amor como quatro diferencas e simplesmente incrível e bem escrito

Ju 15/02/2020

Os 4 amores
Uma forma nova e interessante de avaliar como os afetos se enquadram em nossa vida e como nos relacionamos com esses sentimentos.