Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Amy 19/05/2020

Deus é amor, mas o amor não é um deus
"Há muito tempo, a declaração de João de que Deus é amor tem sido equilibrada em minha mente com a observação de um autor moderno (...) quando afirma que 'o amor deixa de ser um demônio somente quando deixa de ser um deus'. Isso, é claro, pode ser afirmado de outra maneira: 'o amor torna-se um demônio no momento em que se torna um deus'."

O amor sempre foi - e, confesso, continua sendo - um mistério para mim. Nunca consegui definir o que é o amor, quais os seus limites, a partir de que fronteira ultrapassada poderíamos considerar que "ah, agora isso aqui já é amor". O amor de Deus então?! Jamais.
Lewis traz em "Os quatro amores" uma visão inovadora desse sentimento (ou, como nós cristãos sabemos, desse fruto) ao dividi-lo em categorias: amor-Necessidade e amor-Dádiva. A partir da compreensão dessas ideias, ele nos apresenta as 4 formas de comunicação do amor de acordo com seu entendimento - Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Foi interessante ler sobre cada um deles e tentar me identificar nos exemplos citados e identificar meus sentimentos nos conceitos explorados. Aqui preciso dizer: amo a forma como Lewis escrevia, com seu humor levemente sarcástico, mas evidenciando humildade ao expor suas opiniões.
O amor - e o Amor - ainda é um mistério para mim, e certamente lerei este livro em um futuro próximo. No entanto, algo que ficou claro para mim ao fim do último capítulo foi a importância de submeter todos os amores à influência do amor-Dádiva de Deus. Não para diminuí-los, mas para assumir Seu lugar de Jardineiro e providenciar ordem à terra em que crescem nossos amores naturais.
Ju 19/05/2020minha estante
Pretendia ler e depois dessa resenha quero ainda mais :D

Amy 19/05/2020minha estante
Aaahhh leia, Ju! :))

Bruno 25/05/2021

Bonito, mas um pouco incompreensível.
O livro aborda sobre quatro tipos de amores. Traz trechos muito profundos, porém eu não os consegui absorver muito bem. A leitura de Lewis é complexa. Ele entra várias vezes em subtopicos, e se não prestarmos atenção, nos perdemos. Creio que em outra oportunidade, vou entender melhor.
Jéssica 25/05/2021minha estante
Gostei bastante desse livro, apesar de ter viajado bastante na leitura kkk. Sinto o mesmo que você em relação a todas as obras de Lewis que leio. É, de fato, uma leitura muito complexa, mas sempre tem algo bom a ser aprendido.

Bruno 25/05/2021minha estante
Sim. Aprendi muitas coisas lendo os livros. Com certeza vou reler algum dia.

Amanda 08/06/2020

C.S.Lewis é um gênio
?Em cada um dos meus amigos há algo que somente outro amigo pode revelar. Sozinho não sou grande o suficiente pra externar em atividade o homem que sou por inteiro; quero outras luzes, além de minha própria, para mostrar todas as suas facetas.?
Incrível como o C.S. Lewis escreve divinamente ! Leitura densa e reflexiva. Uma abordagem explicativa e excêntrica sobra o amor. Amei !!! Embora, a minha perspectiva do amor predileta (nesse momento da minha vida) ser considerada desnecessária haha.
Patrick 08/06/2020minha estante
Lewis nos leva a um emaranhado de reflexões. É um mergulho íntimo ler suas palavras.

Amanda 08/06/2020minha estante
Sim! Sou apaixonada pelas obras dele ??

Filipe378 20/03/2021

Os quatro amores
Nesse, nada inesperado, livro espetacular, Lewis nos fala a respeito do amor. Na verdade ele nos fala sobre quatro amores: afeição, amizade, Eros e caridade.
Lewis primeiramente explica a diferença entre amor-dádiva, amor-necessidade e amor apreciativo. Com a ajuda dessas categorias ele irá tentar analizar cada amor.
Resumindo, os três amores naturais: afeição, amizade e Eros, são ambivalentes no sentido de que podem gerar o bem e também o mal. A máxima: "o amor só deixa de ser um demônio quando deixa de ser um deus", ira servir como um fio condutor que liga esses três amores naturais à caridade, que é o amor que aprimora todos os outros e que também é a finalidade última deles. A caridade é o amor-dádiva de forma pura. É o amor que caracteriza Deus.
Concluindo, livro essencial para os dias de hoje. Não deixem de ler.
Melo 20/03/2021minha estante
Quero ler agora oh !!

Filipe378 20/03/2021minha estante
Opa, que bom! Espero que goste tanto quanto eu.

Grazi_girassol 20/10/2021

O amor
Uma leitura extremamente prazerosa e rica. Você começa a ver o amor não apenas como um simples sentimento, mas como um presente de Deus para nós e então nos damos conta de quão complexo essa dádiva pode ser.
Júlia Friedel 20/10/2021minha estante
agora eu quero ler só pela sua indicação ??

Grazi_girassol 21/10/2021minha estante
Leia, é uma leitura que eu super recomendo ??

Anderson Lima 04/09/2015

Amamos porque Ele nos amou primeiro
Lewis nos apresenta, com sua genialidade típica, os quatro tipos de amores que regem a vida do homem, do mais "fácil" ao mais "difícil": a afeição, que pode ser dado a praticamente qualquer coisa; a amizade, que é dada àqueles que compartilham um sonho, uma ideia, uma crença, ou até mesmo um simples hobbie; eros, que se entrega ao Amado de uma forma muito mais íntima do que as formas anteriores. O grande escritor pondera toda a beleza que existe em cada forma de amor, mas deixa claro que só o amor natural não é capaz de se sustentar. É preciso de uma ajuda especial. E é aí que entra a Caridade! O Amor Absoluto, que só pode ser dado pelo próprio Amor - por Deus! Todos os nossos amores devem se converter, de certa forma, num amor celestial. Esse livro é indicado pra todo aquele que não tem medo de amar; que não deixou que seu coração se transformasse em pedra. Mas, mais importante, o livro é pra todo aquele que não quer apenas "amar", mas amar da forma correta, em sua plenitude.
Deilson 04/02/2017minha estante
Bela resenha!

Anderson Lima 04/02/2017minha estante
Obrigado!

Rafael1548 24/05/2024

Excelente!
Lewis com sua perspicácia única ousa esmiuçar a respeito de uma temática central no viver humano. O livro se divide em 5 capítulos:

1) O gostar e o amar em relação aos sub-humanos: ele lança os alicerces inicias que pautam os seus argumentos, promovendo a distinção entre prazer-necessidade, prazer de apreciação, amor-necessidade e amor-dádiva.

2) Afeição: definido como mais humilde dos amores, pois não procura impressionar, modesta, não olha critérios e orgulha-se do objeto do seu amor.

3) Amizade: brota de mero companheirismo quando os companheiros descobrem terem perspectivas em comum, que acreditavam ser próprios deles. Mas algo peculiar acontece, afirma Lewis: "A própria condição para ter amigos é que deveríamos desejar algo mais do que Amigos".

Os amigos estarão lado a lado; olhos voltados para frente.

4)Eros: definido como "estar apaixonado" e distinguido do desejo sexual (denominado de Venus). Segundo o autor, Eros é o desejar a pessoa por ela mesma: "Desejo sexual sem Eros quer isso, a coisa em si; o Eros quer a pessoas Amada."

Nenhuma desses amores, por si só, se sustentam ou se mantém pois, longe de Deus, são verdadeiros demônios.

5) Caridade: amor te deixa vulnerável.
Ele denomina como o amor de Deus e, quando ele se manifesta através de alguém, vem um choque. Todos nós achamos que merecemos ser amados. Mas a Caridade ama aquilo que é desprezível (Romanos 8.5).
Este amor não apenas coloca os demais em ordem como permanece para sempre.

Excelente leitura!
Gustavo.Hoft 25/05/2024minha estante
Esse eu já li. Muito bom mesmo

NatAlia.Martins 25/05/2024minha estante
Eu chorei ao final desse livro. É realmente profundo. O meu preferido dele até o momento!

gi 10/02/2022

Os Quatro Amores | 3,5 estrelas
C.S. Lewis nos apresenta nesse livro as quatro maneiras que o amor pode ser expressado: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e a Caridade, o maior e menos egoísta deles. Confesso que nunca tinha parado para reparar nessas nuances do amor e me surpreendi bastante durante a leitura. No entanto, alguns argumentos que o autor utiliza me incomodaram um pouco, o que fez com que eu não me apaixonasse pelo livro. Uma pena, pois gosto bastante dos livros As Crônicas de Nárnia e Cristianismo Puro e Simples.

Contudo, ainda continuo recomendando a leitura desse livro, pois acredito que vale a pena se aprofundar na reflexão proposta pelo autor. Fora que essa edição da Thomas Nelson é maravilhosa!
Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

Juliana3274 18/07/2022

Achei interessante a categorização que o autor fez dentro de cada um dos amores, eu nunca tinha visto dessa forma, ajuda bastante a entender o que ele tá querendo passar. O último dos amores foi muito bem colocado no final do livro pra fechar com chave de ouro e concluir o raciocínio, mostrando o caminho que todos os nossos amores devem seguir. Muito bom!! Dei 3,5 só por algumas discordâncias teológicas.
almeidalewis 19/07/2022minha estante
Lewis não é uma unanimidade,não se preocupe ??

Legos 30/08/2022

Os amores por CS Lewis
Gostei bastante de livro, apesar de ter uma pegada mais religiosa conseguiu cumprir com minhas expectativas.

A leitura foi motivada pela minha universidade, com certeza tirarei bom proveito dos ensaios do autor sobre o amor

Minha única crítica sobre o livro é o fato de que em alguns momentos o autor se arrastar demais na prosa e fazer a leitura ficar confusa.
DANILÃO1505 31/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Naty 17/10/2017

Um livro difícil, que consegue ser mais complicado que Cristianismo Puro e Simples, mas que vale apena, principalmente pelo último capítulo.
Minha resenha desse livro será breve. Acho que só absorverei tudo o que ele tem para me dar após releitura, mas deixarei minhas opiniões sobre essa primeira leitura e como eu realmente achei esse o mais fraco dos livros de C.S Lewis que li até hoje.
O livro Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis é fantástico e apresenta o mesmo estilo de escrita que os quatro amores, no entanto acho que o autor cometeu um deslize nesse livro que não cometeu no outro. Enquanto em Cristianismo puro e simples seus capítulos têm início, meio e um fim sintetizador da ideia, Os Quatro Amores tem um emaranhado de ideias sobre a amizade, a afeição e eros, mas é como se fossem ideias soltas. Eu não conseguia descobrir uma conclusão única para um capítulo e sim mil ideias sobre um mesmo sentimento.
Não que as ideias apresentadas por C.S. Lewis tenham sido ruins, mas poderiam haver mais capítulos dividindo cada um daqueles imensos capítulos em outros menores e mais fáceis de entender.
Outra coisa que tenho de ressaltar é que eu acho que falar sobre um assunto como sentimentos é algo muito difícil. O que você sente pode não ser o que eu sinto e o que eu ressalto naquele sentimento pode não ser que você ressalta. Acho também que maturidade é algo muito importante para entender muitas dos comentários do autor, principalmente os sobre amizade e eros.
Antes de ler o último capítulo, estava muito triste com o livro, pois achei que ele poderia ter sido mais do que foi. Até que eu li o capítulo sobre a Caridade, o amor que Deus tem por nós, e fiquei surpresa com o quanto gostei daquele capítulo. Tenho a impressão de entendo mais sobre Deus e seu imensurável amor depois desse capítulo. Acho que recomendaria esse livro só por causa desse capítulo, mas para lê-lo é necessário que todos os capítulos anteriores tenham sido lidos. Aquela tirada dele de o amor, quando tido com Deus, transformar-se em demônio também é uma visão muito interessante e que precisa ser considerada.
Antes que você leia esse livro achando que ele vai ter recomendações sobre como melhorar seu relacionamento, sua amizade ou acabar com problemas em uma relação amorosa, saiba que ele tem um objetivo maior de conceituar cada amor e suas características peculiares, como eles se combinam e como o amor de Deus é necessário para que qualquer um deles funcione perfeitamente. Tem muitas outras tiradas interessantes dentro de tudo isso, mas nada de pensar que ele vai lhe mostrar um caminho para o amor.
Quem lhe mostra o caminho para um bom relacionamento com as pessoas é a Bíblia e só a Bíblia. Acho até que ele ter escolhido não falar muito de problemas amorosos ou numa família foi de extrema esperteza, já que cada caso é um caso e há casos tão complexos que só mesmo Deus pode entender, pois ele discerne o coração. Se quiser conselho sobre assuntos como relacionamento vá para a Bíblia.
Por fim, recomendo esse livro sim. Ele é difícil, complicado e não é um dos melhores do autor, mas o último capítulo é bom demais. Os outros também são, mas não se comparam ao último. Ele e o capítulo sobre afeição são meus preferidos. Espero reler esse livro quando puder. Ele tem muito mais para oferecer ao leitor do que o que eu tenha conseguido captar em uma primeira leitura.
Peregrina 30/12/2017minha estante
Eu não achei este livro mais "difícil" que Cristianismo Puro e Simples, mas concordo que ele poderia ter subdividido os capítulos em mais partes para sintetizar melhor as ideias e fixá-las também.

Nessa 26/09/2022

Que livro...
Esse livro é simplesmente maravilhoso, é um dos meus favoritos agora. Lewis é genial, e estou muito ansiosa para reler esse livro tão esclarecedor.
Maysa 09/10/2022minha estante
Simmmm ???

Gabrielle 21/09/2022

Interessante e atemporal
Lewis sempre aponta uma genialidade incrível. A forma como ele descreve os 4 tipos de amores me fez perceber que eles realmente existem, e da perspectiva cristã, é edificante.
Maysa 09/10/2022minha estante
A maneira q ele fala desses assuntos é realmente mt bom??

Ana 27/03/2022

Gostei bastante
Gostei bastante, apesar de no início achar a leitura bem densa, a partir do 3° capítulo a leitura fluiu.
Acredito que esse não seja a melhor escolha pra quem quer começar a ler esse autor, mas é um ótimo livro.
Gostei muito do assunto e da explicação do autor.
O meu capítulo favorito é o
que ele fala sobre a Amizade ?
Helena.tbo 12/04/2022minha estante
O meu favorito também foi o da amizade

Maurício 17/06/2011

Minha Meta, Minha Vida!
Todos aqueles que leram algum dia este livro acabam por desejá-lo sempre! Seja como meta de leitura anual ou como um guia para as circunstâncias enfrentadas no cotidiano. Eu, o desejei e o desejo como um homem apaixonado deseja intensamente estar para todo o sempre ao lado de sua amada. É impossível você não se envolver intimamente com as histórias, as ilustrações, os princípios, sacrifícios, qualidades e a surpreendente e magnifica forma do amor agir em nossas vidas. Sua verdadeira essência revelada totalmente contrária das ideias criadas e das concepções formadas pelo ser humano mostra a chave para solucionarmos os questionamentos acerca do motivo e da razão de existirmos e de estarmos presentes aqui.

Recomendo a todos! Sem dúvida alguma acredito ser este o melhor livro depois da Bíblia!
Angelica.Dias 02/05/2018minha estante
Não poderia ser mais claro!