Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

CABRELLI 29/08/2023

Livro muito bom... Interessante ver a diferença de amores da forma que Lewis descreve. Às vezes um pouco confuso de entender, é claro (mas se tratando de Lewis, isso não é nenhuma novidade), mas muito interessante.

Sabrina758 28/08/2023

Socorro (depende do seu ponto de vista)
Que livro difícil de ler, só por Deus...
não podemos esquecer que foi um livro escrito no começo do século XX, logo muitos conceitos mudaram, foi um livro muito difícil para ler (minha experiência) o Lewis sempre teve uma escrita densa, mas esse foi o mais pesado para mim, foi proveitoso como todas as outras obras dele, porem sinto que sai com todos meus neurónios queimando

resumo: você precisa estar disposta(o) a quebrar a cabeça e sentar para aprender, pois não é um livro prazeroso e sim de confronto

Natysan 16/08/2023

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Vicky 12/08/2023

Muito edificante!
Esta foi minha primeira leitura claramente “cristã” de Lewis (com exceção de Nárnia, que é uma alegoria ao cristianismo). Gostei bastante do estilo da escrita, e foi realmente edificante poder acompanhar a análise do “amor” em suas quatro subdivisões: Afeição, Amizade, Caridade e Paixão. Pude refletir em diversas passagens, e entender mais sobre minha relação com as outras pessoas a partir das definições que o autor encontra para cada um dos tipos de amor. Recomendo muito a leitura para quem quer conhecer mais esse sentimento do ponto de vista cristão. E com certeza pretendo ler mais do autor.

Cynthia70 06/08/2023

"Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado"
Ainda raciocinando tudo que o livro traz, mas leitura excelente, sem dúvida uma das melhores até agora. A linguagem é excelente, o autor traz diversos exemplos para facilitar o entendimento, tirei muitas reflexões do livro, várias partes são impactantes e nos fazem pensar de uma forma mais ampla, excelente livro, Lewis não decepciona.

Sabryna21 30/07/2023

Bem interessante, uma linguagem simples, entendível por todos, que deve ser refletida é analisada na vida prática.

Ramon 29/07/2023

Incrivelmente lindo
Esse livro foi além de esclarecedor, foi acolhedor e caridoso, entender pontos críticos dentro do conceito de amar de uma forma linda. Não é dos mais simples de ser entendidos, na verdade ele é um pouco difícil mas nada que possa atrapalhar da mensagem ser entregue. Enfim c.s Lewis e e muito bom. Vale muito a pena.

rossiel.aslan @aslanindica 29/07/2023

Uma abençoada leitura
Em "Os Quatro Amores", Lewis mais uma vez demonstra sua genialidade em sua escrita e argumentos, dessa vez, discorrendo sobre os amores naturais e o amor de Deus.

No livro, ele fala a cerca dos seguintes amores: Afeição (Storge), Amizade (Philia), Amor romântico (Eros), e Caridade (Ágape). Sobre eles, (e com a excessão do amor Caridade), C. S. Lewis aponta suas qualidades e defeitos nas relações humanas.

Cada capítulo vemos a preocupação de Lewis em proporcionar ao leitor uma ótica ampla sobre o tema, e ainda, fazendo contextualização e citação de outros escritores como Agostinho, John Bunyan e George MacDonald.

A escrita, como em todos os livros de Lewis, em muitos aspectos merecem uma pausa e necessária releitura para conseguir entender o argumento dele e assim construir o nosso como leitor. Não é o ponto negativo, visto que todos que lêem suas obras, já estão acostumados com esse fato e nem por isso, deixa de admirar esse escritor que consegue abordar diferentes assuntos e ainda, inspirar a buscar ter um maior entendimento sobre Deus, que certamente trarão benefícios para a caminhada cristã.

Super recomendo!

Milena.Lima 29/07/2023

Leiam?
Um dos melhores livros que li de Lewis, uma leitura que conforta nosso coração a medida que lemos e que fala de temas muito importante a serem discutidos.

Côrtes 27/07/2023

Bom livro sobre o amor
Adorei, o livro descrever os quatro amores, através de uma perspectiva cristã, mostrando o problema de cada um e a forma que cada um se apresenta. Primeiro contato com Lewis e posso dizer q sem dúvida lerei outros do autor e aconselho a leitura desse livro para os amantes do amor!

Juper14 22/07/2023

Os quatro amores - C. S. Lewis
Nesta obra Lewis, destaca tipos de amores, de forma intrínseca ao título, quatro em especifico, são eles: Eros, Amizade, Afeição e Caridade. De forma minuciosa, o autor expõe seus conceitos, diferenças e até mesmo suas supostas degenerações.

O livro é relativamente curto, no entanto o conteúdo é extremamente rico e inspirador, a linguagem é acessível muito bem declarativa, a forma como Lewis apresenta opiniões próprias ao decorrer de todo o livro, torna a experiência literária mais convidativa e posso dizer particularmente até gera uma sensação de contato específico com o autor.

O livro contém cinco capítulos, em cada um Lewis retrata a temática central: ?O amor?, no capítulo 1: O amor é classificado em dois, amor ? dádiva e amor necessidade. No capítulo 2: O amor é analisado a partir da perspectiva de amores humanos e como eles podem ser prejudiciais quando expostos de forma corrompida. No capítulo 3: Retrata a afeição como um dos amores mais humildes, ele possibilita nossa conexão com as pessoas mais distintas de nós mesmos. No capítulo 4: C. S. Lewis, apresenta a amizade, um sentimento que parte de uma coletividade e na mesma medida individual, visando o bem comum. No capítulo 5: Além da anunciação do amor caridade, primeiro é demonstrado à essência do amor de Deus que se designa no ato de Deus livremente nos amar, nós seres não amáveis, quando esse amor divino age em nós podemos transcender a caridade para o outro ou outros. A cada conceituação, o autor aplica reflexões compreensíveis, que auxiliam no entendimento de cada amor.

Em suma, de forma pessoal uma conceituação de amor que mais chamou minha atenção, é quando Lewis os relaciona com o Senhor, nessa relação; O Amor necessidade reconhece que precisa de Deus, o Amor dádiva deseja servi-lo e o Amor apreciação se maravilha com o próprio Senhor e tudo que Ele faz, é a própria devoção.

Essa é uma obra que sem dúvidas, germinará o desejo de amar mais, sobretudo amar como Cristo!
Monica Carvalho 22/07/2023minha estante
Amei essa leitura. Cada frase, cada pagina explodia minha mente com tantas reflexões e informações das quais eu não quero nunca esquecer. Terminei a uns dias atrás o livro Surpreendido pela alegria, também do Lewis, e fui para um livro de uma autor q não conhecia, com isso foi muito louco ver como a leitura do Lewis é tão rica! Eu simplesmente estou sentindo falta do bombardeio de reflexões q ele faz a cada linha. Tem sido difícil acostumar com as leituras mais simples e diretas, rs. O mais engraçado é q nunca imaginei q um dia diria isso pq no começo achava a leitura do Lewis muito difícil.

Juper14 22/07/2023minha estante
Sim, também penso a mesma coisa. Acho a leitura muito objetiva, você percebe as lições muito precisamente! Amei esse livraço! ??

Monica Carvalho 22/07/2023minha estante
Depois le Anatomia de um luto e o livro Surpreendido pela alegria, são demais!

Juper14 23/07/2023minha estante
Com certeza?

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Esse livro juper14 ele escreveu em homenagem a sua esposa Joy Davdmam. Tem um filme no YouTube sobre o Lewis: Terra das Sombras ?

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Mônica Carvalho tem dois livros de cartas do Lewis que é muito rico a cerca da dinâmica de vida e construção da pessoa do lewis

almeidalewis 15/09/2023minha estante
Mônica Carvalho ?? surpriendido pela alegria ??

Juper14 15/09/2023minha estante
???

Mariana 18/07/2023

"Se quiser ver a diferença entre sua
contribuição e a do jardineiro, coloque a
planta mais comum que ele produz lado
a lado com enxadas, rastelos, tesouras e
pacotes de veneno para ervas daninhas;
você terá colocado beleza, energia e
fecundidade ao lado da morte e coisas
estéreis. Da mesma maneira, a nossa
'decência e nosso bom senso" se mostram
pálidas e sem vida ao lado da genialidade
do amor."

C.S. Lewis foi um gênio e não me canso de dizer isso!
Aprendi tanto com essa leitura que não tenho como colocar em palavras. Lições tão valiosas que carregarei comigo sempre.
A cada leitura mais impressionada.

Malu 10/07/2023

Uma linguagem que impressiona sobre um assunto que (co)move
Eu li esse livro durante esse semestre como parte de um grupo de estudos sobre Amor da faculdade. Uma garota é cristã evangélica, duas sem religião e duas cristãs católicas. Foi um livro que deu o que falar. Lewis é direto, sem meios termos. Ainda assim, a leitura pode empacar em um momentinho ou outro porque dá a impressão que ele escreve "ao contrário", voltando ao que já tinha falado diversas vezes.
Não é difícil discordar de Lewis, mas também não é fácil encontrar argumentos que te sustentem. Foi uma leitura interessante. Adorei a forma como ele divide os Amores nos capítulos para explicar direitinho cada um.

Já havia lido outras duas obras de Lewis e posso dizer que esse não é meu livro favorito dele. Mas valeu a leitura.

Maria 07/07/2023

Os quatro amores é um livro muito bom pra entender os tipos de amores da vida, mas aconselho vc a não ler com sono, vai parecer um monte de rabisco.
Tem palavras difíceis, tive que pesquisar, realmente, ler um livro de C. S. Lewis e entender um livro dele são coisas diferentes. Sendo o primeiro livro dele que leio inteiro (tirando Nárnia, q é ficção), digo que a escrita dele é difícil, mas vale a pena quando se entende.