Hitler,retrato de uma tirania

Hitler,retrato de uma tirania Fernando Jorge

Resenhas - Hitler

Valeska 10/03/2018

" Antes magro no mato que gordo no papo do gato".

Leao 16/08/2017

Hitler
Livro bom pra quem gosta de historia

Giselle 29/10/2016

O verdadeiro retrato de uma tirania
O que era Hitler, afinal de contas? Um psicopata? Um homossexual enrustido? Um neurastênico? Um mero oportunista ou um crente sincero na doutrina antissemita? Ou ambas as coisas? Uma das causas do seu monumental complexo de inferioridade poderia ter sido uma deficiência física? Qual?
Todos sabem a história de Adolf Hitler, o que fez e o terror que praticou. O livro de Fernando Jorge revela o que já sabíamos sobre o nazista e o nazismo.
Sem nada diminuir da monstruosidade de Hitler, a biografia tecida por Fernando Jorge procura preservar-lhe a dimensão humana, buscando nas deformidades do seu caráter a verdadeira origem da selvageria nazista. Nesta biografia equilibrada e imparcial de Adolf Hitler, Fernando Jorge reconstitui a trajetória do Führer em toda a sua dimensão monstruosa e também humana, do artista frustrado, do vagabundo ressentido e morador de rua em Viena, passando por sua carreira de soldado destemido na Primeira Guerra Mundial, depois pela de orador popular, político demagogo, líder do Partido Nazista, até se tornar chanceler e, por fim, chefe supremo do Estado alemão, perseguidor das minorias e flagelo de toda a Europa, causando a Segunda Guerra Mundial, cujo saldo foi de milhões de mortos e uma destruição sem precedentes, que só teve fim com o suicídio dele numa casamata sob as ruínas de Berlim. Alguns aspectos tratados no livro merecem uma análise mais aprofundada ou debatida. Para termos ciência do que seja a falta de democracia e liberdade. E o que a mente de um tirano é capaz de fazer.
A biografia reconstrói a trajetória do menino pobre maltratado pelo pai e mimado pela mãe, o jovem Adolfinho era um rapaz extremamente tímido, incapaz de iniciar uma conversa com uma moça. Entre outros fatos pouco conhecidos da vida dele, somos informados de que Adolf se apaixonou quando adolescente, por Estefânia e jamais tomou a iniciativa de abordá-la. Dizem os especialistas que essa maneira introvertida é uma das causas de suas crises de megalomania.
Hitler tinha hábitos ascéticos. Alimentava-se de pão, frutas e leite. Não ingeria bebidas de álcool. Quem não queria um rapaz assim para genro?
Segundos relatos, Hitler era impotente, mas sentia orgasmos quando falava para um grande auditório, como confessou em certa ocasião. Hitler achava que tinha poucos inimigos, apenas, os judeus e os bolchevistas.
Cada página que se avança na leitura renova-se um elogio à barbárie, à insensatez. São várias e inacreditáveis as descrições de loucura e fanatismo.

site: Hitler, segunda guerra mundial, Fernando Jorge, bibliografia

ViagensdePapel 22/10/2015

Ninguém é indiferente a Adolf Hitler. Amado por alguns, odiado pela maioria, muito se fala sobre os danos causados pelo maior ditador do século XX, mas poucos conhecem sua vida antes de chegar ao poder. Há uma certa resistência em falar do tema, pois acredita-se que as biografias humanizam as pessoas. Porém, o que encontramos neste livro, escrito por Fernando Jorge, não é uma tentativa de humanização da figura de Hitler, mas buscar entender a origem de sua personalidade complexa.

Hitler nasceu na Áustria (então chamada de Império Austro-húngaro) e desde pequeno já mostrava-se um garoto com traços antissociais e uma ira incontrolável. Ele tinha uma relação muito conturbada com o seu pai, que era um funcionário de uma empresa estatal. Adolf odiava o funcionalismo público, a monarquia austríaca e fomentava suas ideais antissemitas desde muito jovem.

O futuro ditador desenvolveu uma paixão pelo país vizinho, a Alemanha, preferindo muitas vezes cantar o hino germânico ao da sua própria terra natal. Na juventude ele queria ser pintor, mudou-se para Viena, mas foi rejeitado pela Academia de Belas Artes. Revoltado, Hitler passou por momentos de extrema pobreza e mais tarde mudou-se para Munique.

Ao longo das páginas conhecemos com detalhes toda a trajetória de um sanguinário tirano. O autor deixa claro que busca um ponto de vista imparcial, mas como foi mencionado anteriormente, é impossível ser completamente neutro ao falar de alguém como Adolf Hitler.

Continue lendo a resenha aqui:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/hitler-retrato-de-uma-tirania-de.html

Fabiola 28/01/2014

Hitler - Retrato de uma Tirania
Sempre tive muita curiosidade para conhecer a história desse homem que todos taxam como maluco e sanguinário. Muito interessante conhecer a sua história, suas neuroses, sede de poder e toda a sua ligação com a segunda Guerra Mundial. Sempre quis entender os reais motivos para querer tanto acabar com os judeus. No meio do livro confesso que a leitura se arrastou e ficou chata porque o autor começa a contar toda a construção política do Hitler e confesso que política não é o meu forte e o assunto me entediou.

Esse livro fala bem superficialmente sobre os campos de concentração me fazendo ficar curiosa sobre esse assunto e com o gostinho de quero mais. Pesquisei na internet e achei o vídeo da Eva, meia irmã da Anne Frank, que todos conhecem. Eva sobreviveu a Auschivitz e escreveu o livro “A história de Eva”, relatando o que acontecia lá. Não preciso nem dizer que já estou procurando por esse livro.

O final do livro foi uma surpresa pois não imaginava como tinha sido a morte desse tirano.

Vale a pena ser lido se conseguirem passar pelos capítulos massantes que falam de política.
Prof Kaique 02/01/2019minha estante
Olá Fabiola, acho que o livro não fala dos campos porque Hitler mesmo ordenando suas aberturas nunca teve culhões de pisar de fato em um, ele ordenava a crueldade mas se mantinha bem distante dela, como dizem, quem ordena a execução não acende a fogueira

TigreBranco 16/03/2022minha estante
Sobre esse tema, recomendo livros sobre Mengele. Hitler não tem relatos dele presidiando ou comandando um campo de concentração.

Vicc 06/11/2013

Um simples artista.
Eu realmente amo historias do tempo de Hitler e sempre quis um livro dele. Mas quando ganhei e comecei a ler resolvi parar. Não porque era ruim, mas no começo do livro mostra um jovem que tinha um sonho e eu não quero mudar meu pensamento sobre Hitler. Pra mim ele sempre vai ser um artista, que um dia sonhou em chegar longe mas foi impedido pela sociedade.

Gabriel 17/01/2013

Muito bom o livro, com uma riqueza de detalhes conta toda a vida do grande líder do Terceiro Reich, Adolf Hitler, desde sua infância, até se tornar o Führer do Reich e seu suicídio em Munique, para escapar da pena de morte por ocasião da invasão do russos na Alemanha.

Daniel432 16/09/2012

Pouca Novidade,Mesma Acidez
Para quem, como eu, já leu diversos livros que tratam da vida de Hitler, o presente livro não apresenta muitas novidades pois não é uma biografia que exaure o assunto, pois se fosse teria que ter muitas e muitas páginas a mais.

Alguns temas aqui tratados (relacionamento de Hitler com mulheres e mitologia alemã) já foram esgotados em livros específicos.

Entretanto, o autor mostra sua qualidade de escritor (do qual gosto) e sua principal característica, a acidez com que trata os assuntos. O autor utiliza esta acidez para descrever o caráter de Hitler porém o faz de forma imparcial, baseando-se em fatos históricos e em trechos de Mein Kampf, livro escrito pelo próprio Hitler.

Para aqueles que ainda estão se iniciando na história da Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, de Hitler este livro é um bom começo.

Hugorkut 08/08/2012

Biografia Histórica
É um bom livro para quem pretende entender um pouco mais do que aconteceu na Segunda guerra mundial e como o ódio e a tirania executada por Hitler levou o mesmo a loucura e suicídio.

Com um arsenal de fotos perfeito, executado com maestria pelo autor, além de letras incansáveis como costumamos ver em Biografias, podemos ver muito do que se passou em uma época muito distante. Quase inimaginável.

Não é uma perfeição e tem pontos baixos como a introdução feita por Paulo Schmidt, que foi uma lástima ao mais ofender Hitler em todos os momentos possíveis do que dar glórias ao trabalho do autor.