Hitler,retrato de uma tirania

Hitler,retrato de uma tirania Fernando Jorge

Resenhas - Hitler

julia_zilio 13/07/2021

Como retratar uma tirania?
São muitos sentimentos misturados para dizer o que eu achei desse livro.
Por um lado, foi um ótimo estudo para uma simulação de teatro de operações sobre a Segunda Guerra Mundial, além de ser um tema que sempre despertou meu interesse.
Por outro, escrever sobre a infância do Hitler, seus sonhos, suas vontades, seus motivos, quase que o humanizam. Pesa em mim a culpa de sequer poder simpatizar com o homem que carrega o sangue da SGM nas costas.

Tudo isso são reflexões, para além do livro. Este em si é bem escrito, contém informações super interessantes e detalhadas, tanto antes quanto durante o estopim da guerra.
É uma ótima opção para estudar sobre o assunto, mas não recomendaria como uma leitura prazerosa (embora a ironia do autor da introdução tenha me tirado boas risadas).

É importante entender o peso da história que temos em nossas mãos ao abrir esse livro e, se assim arriscarmos, lê-lo de forma consciente.

Isabel 22/09/2022

Sempre que leio algo sobre Hitler, me lembro do quanto existem pessoas manipuladoras e as manipuláveis

Muito importante sabermos da história para que nunca se repita

Leitura difícil e revoltante mesmo, mas necessária

Vicc 06/11/2013

Um simples artista.
Eu realmente amo historias do tempo de Hitler e sempre quis um livro dele. Mas quando ganhei e comecei a ler resolvi parar. Não porque era ruim, mas no começo do livro mostra um jovem que tinha um sonho e eu não quero mudar meu pensamento sobre Hitler. Pra mim ele sempre vai ser um artista, que um dia sonhou em chegar longe mas foi impedido pela sociedade.

Fabiola 28/01/2014

Hitler - Retrato de uma Tirania
Sempre tive muita curiosidade para conhecer a história desse homem que todos taxam como maluco e sanguinário. Muito interessante conhecer a sua história, suas neuroses, sede de poder e toda a sua ligação com a segunda Guerra Mundial. Sempre quis entender os reais motivos para querer tanto acabar com os judeus. No meio do livro confesso que a leitura se arrastou e ficou chata porque o autor começa a contar toda a construção política do Hitler e confesso que política não é o meu forte e o assunto me entediou.

Esse livro fala bem superficialmente sobre os campos de concentração me fazendo ficar curiosa sobre esse assunto e com o gostinho de quero mais. Pesquisei na internet e achei o vídeo da Eva, meia irmã da Anne Frank, que todos conhecem. Eva sobreviveu a Auschivitz e escreveu o livro “A história de Eva”, relatando o que acontecia lá. Não preciso nem dizer que já estou procurando por esse livro.

O final do livro foi uma surpresa pois não imaginava como tinha sido a morte desse tirano.

Vale a pena ser lido se conseguirem passar pelos capítulos massantes que falam de política.
Prof Kaique 02/01/2019minha estante
Olá Fabiola, acho que o livro não fala dos campos porque Hitler mesmo ordenando suas aberturas nunca teve culhões de pisar de fato em um, ele ordenava a crueldade mas se mantinha bem distante dela, como dizem, quem ordena a execução não acende a fogueira

TigreBranco 16/03/2022minha estante
Sobre esse tema, recomendo livros sobre Mengele. Hitler não tem relatos dele presidiando ou comandando um campo de concentração.

Joao 17/07/2023

O retrato da tirania.
O autor, conhecidíssimo na área das biografias, mostrou, mais uma vez, o porquê de vender tantos exemplares. Como ele mesmo afirma, este livro foi um dos mais difíceis, pois, ao longo das páginas, encontrar-se-ia a falar de um dos maiores sanguinários deste mundo.

Diversamente do que muitos falam, não pensam que essa obra tenha tornado Hitler uma pessoa mais amável, mostrando-nos um lado bom. Pelo contrário. Apesar de se dizer neutro, tentando, ao máximo, apenas retratar o facínora de um modo mais histórico, o escritor, como é de se esperar de qualquer pessoa, acaba, felizmente, dando pitacos sobre o ser humano que foi o austríaco.

Ao longo das mais de 300 páginas, Fernando Jorge consegue nos elucidar, com um brilhantismo que lhe é caricato, o caminho trilhado pelo ex-pintor e outrora morador de rua, Adolf Hitler.

De mais a mais, de todas as minhas lidas, vislumbro, como a parte mais importante, a que fala sobre a infância do biografado, pois apenas assim, e somente deste modo, que conseguimos saber o porquê de uma pessoa ser o que é ou ter sido o que foi.

Recomendo veementemente a leitura dessa obra, visto que, além de conhecermos um pouco mais da vida desse futre, igualmente conseguiremos distinguir e perceber atos semelhantes aos dele. A título de exemplificação, com o fito de finalizar a resenha mais espinhosa que fiz, tem-se a guerra entre Rússia e Ucrânia, na qual Putin, antes de invadir o país ucraniano, disse que teus concidadãos estavam sendo executados e torturados, assim como Hitler fez antes de invadir a Polônia.

Daniel432 16/09/2012

Pouca Novidade,Mesma Acidez
Para quem, como eu, já leu diversos livros que tratam da vida de Hitler, o presente livro não apresenta muitas novidades pois não é uma biografia que exaure o assunto, pois se fosse teria que ter muitas e muitas páginas a mais.

Alguns temas aqui tratados (relacionamento de Hitler com mulheres e mitologia alemã) já foram esgotados em livros específicos.

Entretanto, o autor mostra sua qualidade de escritor (do qual gosto) e sua principal característica, a acidez com que trata os assuntos. O autor utiliza esta acidez para descrever o caráter de Hitler porém o faz de forma imparcial, baseando-se em fatos históricos e em trechos de Mein Kampf, livro escrito pelo próprio Hitler.

Para aqueles que ainda estão se iniciando na história da Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, de Hitler este livro é um bom começo.

Gabriel 17/01/2013

Muito bom o livro, com uma riqueza de detalhes conta toda a vida do grande líder do Terceiro Reich, Adolf Hitler, desde sua infância, até se tornar o Führer do Reich e seu suicídio em Munique, para escapar da pena de morte por ocasião da invasão do russos na Alemanha.

Cica 23/10/2023

Ótima leitura e NACIONAL, mas pra quem não tem mt conhecimento na história e nas guerras políticas precisa de uma pequena pesquisa pra entender tudo. De certo q o livro não é sobre a guerra e sim sobre o ditador, mas para acompanhar seu pensamento sobre a guerra é necessário um conhecimento prévio sobre o assunto.
Muitos detalhes e trechos de falas verídicas em depoimentos de terceiros.
Beca 23/10/2023minha estante
Livro da Leya, A Mente de Adolf Hitler.

Lucas.Miguel 26/08/2018

Esse livro possui o melhor prefácio sobre Hitler. Começa pelo óbvio, Adolf pertence igualmente a raça humana, não é um ser de outro planeta. É algo que foi moldado por nós uma vez e pode ser moldado de novo. Associar o Hitler a um simples bigode é menosprezar a figura que ele foi e precisamos saber disso para evitarmos que outro Hitler assuma o poder.
A parte do livro que trata da vida do Hitler é muito bem escrita, com detalhes pertinentes podemos entender como se deu a sua ascensão ao poder. E consegue escrever de maneira imparcial e ao mesmo tempo HONESTA.
Quando o livro parte para a situação da 2ª Guerra há alguns erros e confusões mas isso não prejudica essa grande obra.

ericahfrank 14/06/2020

Gosta de história? Quer conhecer a história de Hitler?
O livro de Fernando Jorge nos conta a trajetória do menino Hitler pobre maltrado pelo pai e mimado pela mãe, o jovem Adolf tímido, do Führer em toda a sua dimensão monstruosa e também humana até o seu suicídio. Conta detalhes de tudo, muitas curiosidades sobre Adolf Hitler e imagens sobre ele, seus parceiros, a guerra, entre outros.

Zileide.Brito 19/08/2022

Necessário
Extremamente bem escrito, a leitura flui tão bem que parece um sonho. Rico demais em informações e detalhes, e as imagens ajudam muito a manter o interesse.
Livros assim sempre são necessários. É um assunto que jamais deve cair no esquecimento ou na banalidade. Indico muito!

"Custa a crer, a nós outros, que o país que deu ao planeta um Goethe, um Kant, um Beethoven, a nação dos grandes pensadores e artistas, tenha prestado atenção às teorias estrambóticas de um homem assim desequilibrado, cheio de ressentimento, de ódios pueris."

Joao Pedro 23/03/2022

Bem Informativo.
Pra quem quer saber um pouco mais sobre essa parte horrível em nossa história, eu recomendo, e digo uma coisa que só se confirmou, Hitler é um podre, e totalmente desequilibrado mentalmente.

Hugorkut 08/08/2012

Biografia Histórica
É um bom livro para quem pretende entender um pouco mais do que aconteceu na Segunda guerra mundial e como o ódio e a tirania executada por Hitler levou o mesmo a loucura e suicídio.

Com um arsenal de fotos perfeito, executado com maestria pelo autor, além de letras incansáveis como costumamos ver em Biografias, podemos ver muito do que se passou em uma época muito distante. Quase inimaginável.

Não é uma perfeição e tem pontos baixos como a introdução feita por Paulo Schmidt, que foi uma lástima ao mais ofender Hitler em todos os momentos possíveis do que dar glórias ao trabalho do autor.

ViagensdePapel 22/10/2015

Ninguém é indiferente a Adolf Hitler. Amado por alguns, odiado pela maioria, muito se fala sobre os danos causados pelo maior ditador do século XX, mas poucos conhecem sua vida antes de chegar ao poder. Há uma certa resistência em falar do tema, pois acredita-se que as biografias humanizam as pessoas. Porém, o que encontramos neste livro, escrito por Fernando Jorge, não é uma tentativa de humanização da figura de Hitler, mas buscar entender a origem de sua personalidade complexa.

Hitler nasceu na Áustria (então chamada de Império Austro-húngaro) e desde pequeno já mostrava-se um garoto com traços antissociais e uma ira incontrolável. Ele tinha uma relação muito conturbada com o seu pai, que era um funcionário de uma empresa estatal. Adolf odiava o funcionalismo público, a monarquia austríaca e fomentava suas ideais antissemitas desde muito jovem.

O futuro ditador desenvolveu uma paixão pelo país vizinho, a Alemanha, preferindo muitas vezes cantar o hino germânico ao da sua própria terra natal. Na juventude ele queria ser pintor, mudou-se para Viena, mas foi rejeitado pela Academia de Belas Artes. Revoltado, Hitler passou por momentos de extrema pobreza e mais tarde mudou-se para Munique.

Ao longo das páginas conhecemos com detalhes toda a trajetória de um sanguinário tirano. O autor deixa claro que busca um ponto de vista imparcial, mas como foi mencionado anteriormente, é impossível ser completamente neutro ao falar de alguém como Adolf Hitler.

Continue lendo a resenha aqui:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/hitler-retrato-de-uma-tirania-de.html

Samir Calaça 17/03/2019

O Retrato de uma Tirania

por Samir Calaça

A biografia de Adolf Hitler, escrita por Fernando Jorge, é um excelente relato sobre essa personalidade que conduziu milhões para a morte e que quase exterminou um povo. Como aparece na quarta capa, ele foi “O artífice da destruição”. Nesta resenha detalharemos um pouco acerca do livro “Hitler – Retrato de uma Tirania”. O objetivo final é entender um pouco sobre essa figura que tem reservado para si um lugar dentre as piores pessoas que pisaram sobre a terra.

Esta é uma edição de 328 páginas e – por certo – não se destina a esgotar o assunto e a biografia de Adolf Hitler.

O autor aventa algumas possibilidades para o comportamento de Hitler, como a possibilidade do homossexualismo (enrustido), fimose ou impotência. Ademais, tenta trazer da infância a constituição da personalidade desequilibrada que caracterizava essa figura, possivelmente em decorrência dos abusos do pai alcoólatra e da fraqueza da mãe. Assim, ao ler o livro, parece estarmos em contato com um louco, psicopata, ou alguém com sérios problemas mentais.

Neste texto, não se questiona quanto a se esses problemas existiram realmente, mas a dimensão dada pelo autor talvez amenize os atos desse homem que encarna a representação do mal. Não raro encaramos a figura de Hitler desta forma.

No entanto, imaginar nessa figura um louco ou psicopata não resolve o problema de que milhões de pessoas acreditaram nele e fecharam os olhos, ou de algum modo, contribuíram para o saldo de 6 milhões de judeus mortos. Afinal, como poderiam tantas pessoas serem manipuladas dessa forma por alguém insano?

Deste modo, não parece razoável pôr a culpa nas questões psicológicas e traumas sofridos por Adolf para explicar o seu comportamento violento e destrutivo.

De fato, a obra “Hitler – Retrato de uma Tirania”, de Fernando Jorge, é uma ótima oportunidade para mergulhar na História e tentar entender como milhões de pessoas foram conduzidos ao fim de uma ópera de terror, que deixou marcas tão profundas na História que não se sabem quando ou se algum dia irão sarar.

Texto completo no link abaixo.

site: https://www.modernamente.org/2019/03/hitler-retrato-de-uma-tirania.html