Hitler,retrato de uma tirania

Hitler,retrato de uma tirania Fernando Jorge

Resenhas - Hitler

biybs 03/01/2024

Quando li esse livro, estava estudando sobre a Segunda Guerra na escola e queria me aprofundar no assunto, entender um pouco da mente responsável por um dos maiores genocídios da história da humanidade. Na época, foi o que encontrei na livraria e cumpriu o objetivo que eu queria. É um livro simples, imparcial e informativo; vale a pena a leitura.

Cica 23/10/2023

Ótima leitura e NACIONAL, mas pra quem não tem mt conhecimento na história e nas guerras políticas precisa de uma pequena pesquisa pra entender tudo. De certo q o livro não é sobre a guerra e sim sobre o ditador, mas para acompanhar seu pensamento sobre a guerra é necessário um conhecimento prévio sobre o assunto.
Muitos detalhes e trechos de falas verídicas em depoimentos de terceiros.
Beca 23/10/2023minha estante
Livro da Leya, A Mente de Adolf Hitler.

Joao 17/07/2023

O retrato da tirania.
O autor, conhecidíssimo na área das biografias, mostrou, mais uma vez, o porquê de vender tantos exemplares. Como ele mesmo afirma, este livro foi um dos mais difíceis, pois, ao longo das páginas, encontrar-se-ia a falar de um dos maiores sanguinários deste mundo.

Diversamente do que muitos falam, não pensam que essa obra tenha tornado Hitler uma pessoa mais amável, mostrando-nos um lado bom. Pelo contrário. Apesar de se dizer neutro, tentando, ao máximo, apenas retratar o facínora de um modo mais histórico, o escritor, como é de se esperar de qualquer pessoa, acaba, felizmente, dando pitacos sobre o ser humano que foi o austríaco.

Ao longo das mais de 300 páginas, Fernando Jorge consegue nos elucidar, com um brilhantismo que lhe é caricato, o caminho trilhado pelo ex-pintor e outrora morador de rua, Adolf Hitler.

De mais a mais, de todas as minhas lidas, vislumbro, como a parte mais importante, a que fala sobre a infância do biografado, pois apenas assim, e somente deste modo, que conseguimos saber o porquê de uma pessoa ser o que é ou ter sido o que foi.

Recomendo veementemente a leitura dessa obra, visto que, além de conhecermos um pouco mais da vida desse futre, igualmente conseguiremos distinguir e perceber atos semelhantes aos dele. A título de exemplificação, com o fito de finalizar a resenha mais espinhosa que fiz, tem-se a guerra entre Rússia e Ucrânia, na qual Putin, antes de invadir o país ucraniano, disse que teus concidadãos estavam sendo executados e torturados, assim como Hitler fez antes de invadir a Polônia.

Isabel 22/09/2022

Sempre que leio algo sobre Hitler, me lembro do quanto existem pessoas manipuladoras e as manipuláveis

Muito importante sabermos da história para que nunca se repita

Leitura difícil e revoltante mesmo, mas necessária

Zileide.Brito 19/08/2022

Necessário
Extremamente bem escrito, a leitura flui tão bem que parece um sonho. Rico demais em informações e detalhes, e as imagens ajudam muito a manter o interesse.
Livros assim sempre são necessários. É um assunto que jamais deve cair no esquecimento ou na banalidade. Indico muito!

"Custa a crer, a nós outros, que o país que deu ao planeta um Goethe, um Kant, um Beethoven, a nação dos grandes pensadores e artistas, tenha prestado atenção às teorias estrambóticas de um homem assim desequilibrado, cheio de ressentimento, de ódios pueris."

Susan.Kelle 10/06/2022

Fui surpreendida por dois fatores neste livro. Primeiramente por ele ter sido escrito por um biógrafo brasileiro, e depois por ele ser absolutamente mais do mesmo, porém levemente rebuscado demais. A premissa que me levou a ler foi conhecer o lado mais íntimo de Hitler, ver sua loucura pela raiz talvez? Conhecer um pouco mais de suas contradições? Enfim, além de reafirmar a óbvia loucura dele acho que os únicos acréscimos acerca da história de Hitler foram uma anedota e outra sobre seus discursos coléricos e sua relação de superioridade para com Mussolini. E uma coisa que me incomodou leve porém constantemente foi o uso contínuo de palavras que não são de nosso uso cotidiano. É claro que não esperava encontrar gírias e abreviações, mas verbos como encrudescer e exsudar não costumam estar em muitas das publicações que leio e poderiam facilmente ser trocadas por outras que facilitassem a leitura. Talvez seja apenas uma questão da época em que o livro foi escrito, mas que eu achei esquisito achei. Inclusive devo citar uma passagem dessa obra que se relaciona muito com nosso tempo político em que elegemos e deixamos que se elejam políticos manifestadamente preconceituosos com diversas minorias: em certa altura políticos da época são perguntados a respeito de como eles deixaram que Hitler com todo seu antissemitismo,loucura e extremismo se elegesse, e a resposta de vários deles se resumiu a algo como "fomos democratas inocentes, que acreditaram que após seu fracasso,novas eleições trariam novos tempos". Que essa passagem sirva da alerta a todos nós eleitores, representantes de minorias ou não, porque extremistas são sempre perigosos. Por fim, vou citar também minha completa decepção com o Anexo ao fim do livro feito pelo autor que faz referência a perca de um testículo tanto de Hitler quanto de Franco no mesmo ano, dois ditadores então sem uma bola; achei ridículo relacionar a loucura e os inúmeros complexos (dentre eles o de inferioridade com certeza) de Hitler com a menor produção de testosterona em seu corpo ou mesmo com a falta de um testículo já que desde cedo ele aparentemente mostrava-se assexual, e disparado mais antissemita do que propriamente misógino.

Joao Pedro 23/03/2022

Bem Informativo.
Pra quem quer saber um pouco mais sobre essa parte horrível em nossa história, eu recomendo, e digo uma coisa que só se confirmou, Hitler é um podre, e totalmente desequilibrado mentalmente.

TigreBranco 16/03/2022

Um ótimo começo para quem busca o assunto.
Falarei sem dar spoiler, embora as aulas de história já dão spoiler suficiente... Vou contar o final do livro... Ele morre!!! Brincadeira HSAUH
Sim, o autor relata bem a história de Hitler, desde sua infância até o dia de sua morte. Ele fez uma pesquisa extensa e ampla, embora eu gostaria de uma analise mais "neutra" do mesmo, pois o livro presa ser imparcial (Mas não da né, convenhamos), não culpo o autor. O livro dispoe de fotos e alguns detalhes que ajudam a compreensão da história, mas é algo bem introdutório 309 paginas não são suficientes para compreender toda vida de Hitler.

Recomendo muito!

Isaahaag 28/12/2021

O livro conta a história do ditador Adolf Hitler desde seus pais , sua perturbadora infância com a perca de seus familiares , implantar o terceiro Reich, lidera-lo e sua possível causa de morte.
Embora o autor descreva o lado humano de Hitler em diversas situações como o choro, amizade e primeiro amor (Estefânia, que por sinal ele nunca chegou a falar com ela. Hitler chegou a ter a ideia de rapta-la para viver com ela mas isso não ocorreu), também retrata a personalidade obsessiva que causava repugnância nas pessoas , seu crescente ódio por fatores políticos, étnicos e raciais que o levaram a desumana ditadura nazista .
Um dos principais focos da obra é a formação intelectual do jovem Hitler e um dos pontos mais interessantes é a recusa do mesmo a livros didáticos escolares. Hitler acreditava que poderia ser responsável pela própria formação acadêmica, e logo criou uma biblioteca com temas históricos, geográficos e políticos e isso somando que Hitler era um voraz leitor.
- Hitler que era austríaco, lutou pela Alemanha na Primeira Guerra Mundial e foi ascendendo no cenário político alemão, por meio de seu discurso radical que se voltava para certos grupos da sociedade alemã, como os judeus, os social-democratas e os comunistas. Assumiu o poder em 1933 e conduziu a Alemanha para a Segunda Guerra Mundial. Ele tinha ódio pelos judeus pq eram antissemitas.
- Adolf foi o 4º filho do casal, que sobreviveu, os outros filhos anteriores morreram. O garoto tinha pavor que a Áustria se transformasse num estado eslavo. Associou mais tarde o conceito de nacionalidade ao de raça. Pensamento perigoso, já se vê, levado por ele aos últimos extremos. O verbo odiar é um dos que mais empregaremos em relação a Hitler. Com efeito, ele odiava quase tudo. Odiava os Habsburgos, odiava os estrangeiros, odiava os aristocratas, odiava os próprios vienenses.

- O ódio de Hitler à democracia e à raça israelita é oriundo de sua revolta ao contemplar as pretenses políticas das nacionalidades que formavam o deteriorado Império Austro-Húngaro. Fis a origem do seu nacionalismo hipertrofiado, do seu incontrolável desprezo pela dinastia dos Habsburgos, que em vez de defender, conforme assegurava, a raça alemã, queria dar proteção aos eslavos e aos judeus.
- Golpe de estado de 1923: O Putsch (golpe) da Cervejaria ou Putsch de Munique foi uma tentativa desastrosa de golpe de Adolf Hitler e do Partido Nazista contra o governo da região alemã da Baviera, ocorrido em 9 de novembro de 1923. O objetivo de Hitler era tomar o poder do governo bávaro. A ação foi controlada pela polícia bávara, sendo que Hitler e vários correligionários ? dentre eles Rudolf Hess ? foram presos.
- Pontos defendidos por ele: união de todos os alemães, só pessoas de sangue germânico fazem parte da nação, educação nacionalista, controle de imprensa?

Lisboa 30/10/2021

impactante
Que livro! Extremamente necessário e informativo. Tantas coisas que eu nem fazia ideia que tinham acontecido. Agora sim eu me sinto bem informada quando se trata da história do ditador Adolf Hitler, e consequentemente, sobre a Segunda Guerra Mundial.

E quem, assim como eu, se interessa demaisssss por esse Marco histórico, eu SUPER recomendo se entregar a esse livro, vale a pena!

Mas, para os de estômago fraco, tem certas páginas que relatam momentos fortes, então fica o aviso.

Ps: relaxa, da pra ler e se informar bastante ainda assim, basta pular as páginas( que não são muitas, por sinal)

Rodrigo.Grogro 07/09/2021

Uma boa biografia , achei bem resumida com aquele gosto de quero mais , e impressionante como um cara que morou na rua , tinha um sonho de ser pintor se tornou um Deus da guerra o anticristo o fuhrer .

julia_zilio 13/07/2021

Como retratar uma tirania?
São muitos sentimentos misturados para dizer o que eu achei desse livro.
Por um lado, foi um ótimo estudo para uma simulação de teatro de operações sobre a Segunda Guerra Mundial, além de ser um tema que sempre despertou meu interesse.
Por outro, escrever sobre a infância do Hitler, seus sonhos, suas vontades, seus motivos, quase que o humanizam. Pesa em mim a culpa de sequer poder simpatizar com o homem que carrega o sangue da SGM nas costas.

Tudo isso são reflexões, para além do livro. Este em si é bem escrito, contém informações super interessantes e detalhadas, tanto antes quanto durante o estopim da guerra.
É uma ótima opção para estudar sobre o assunto, mas não recomendaria como uma leitura prazerosa (embora a ironia do autor da introdução tenha me tirado boas risadas).

É importante entender o peso da história que temos em nossas mãos ao abrir esse livro e, se assim arriscarmos, lê-lo de forma consciente.

ericahfrank 14/06/2020

Gosta de história? Quer conhecer a história de Hitler?
O livro de Fernando Jorge nos conta a trajetória do menino Hitler pobre maltrado pelo pai e mimado pela mãe, o jovem Adolf tímido, do Führer em toda a sua dimensão monstruosa e também humana até o seu suicídio. Conta detalhes de tudo, muitas curiosidades sobre Adolf Hitler e imagens sobre ele, seus parceiros, a guerra, entre outros.

Samir Calaça 17/03/2019

O Retrato de uma Tirania

por Samir Calaça

A biografia de Adolf Hitler, escrita por Fernando Jorge, é um excelente relato sobre essa personalidade que conduziu milhões para a morte e que quase exterminou um povo. Como aparece na quarta capa, ele foi “O artífice da destruição”. Nesta resenha detalharemos um pouco acerca do livro “Hitler – Retrato de uma Tirania”. O objetivo final é entender um pouco sobre essa figura que tem reservado para si um lugar dentre as piores pessoas que pisaram sobre a terra.

Esta é uma edição de 328 páginas e – por certo – não se destina a esgotar o assunto e a biografia de Adolf Hitler.

O autor aventa algumas possibilidades para o comportamento de Hitler, como a possibilidade do homossexualismo (enrustido), fimose ou impotência. Ademais, tenta trazer da infância a constituição da personalidade desequilibrada que caracterizava essa figura, possivelmente em decorrência dos abusos do pai alcoólatra e da fraqueza da mãe. Assim, ao ler o livro, parece estarmos em contato com um louco, psicopata, ou alguém com sérios problemas mentais.

Neste texto, não se questiona quanto a se esses problemas existiram realmente, mas a dimensão dada pelo autor talvez amenize os atos desse homem que encarna a representação do mal. Não raro encaramos a figura de Hitler desta forma.

No entanto, imaginar nessa figura um louco ou psicopata não resolve o problema de que milhões de pessoas acreditaram nele e fecharam os olhos, ou de algum modo, contribuíram para o saldo de 6 milhões de judeus mortos. Afinal, como poderiam tantas pessoas serem manipuladas dessa forma por alguém insano?

Deste modo, não parece razoável pôr a culpa nas questões psicológicas e traumas sofridos por Adolf para explicar o seu comportamento violento e destrutivo.

De fato, a obra “Hitler – Retrato de uma Tirania”, de Fernando Jorge, é uma ótima oportunidade para mergulhar na História e tentar entender como milhões de pessoas foram conduzidos ao fim de uma ópera de terror, que deixou marcas tão profundas na História que não se sabem quando ou se algum dia irão sarar.

Texto completo no link abaixo.

site: https://www.modernamente.org/2019/03/hitler-retrato-de-uma-tirania.html

Lucas.Miguel 26/08/2018

Esse livro possui o melhor prefácio sobre Hitler. Começa pelo óbvio, Adolf pertence igualmente a raça humana, não é um ser de outro planeta. É algo que foi moldado por nós uma vez e pode ser moldado de novo. Associar o Hitler a um simples bigode é menosprezar a figura que ele foi e precisamos saber disso para evitarmos que outro Hitler assuma o poder.
A parte do livro que trata da vida do Hitler é muito bem escrita, com detalhes pertinentes podemos entender como se deu a sua ascensão ao poder. E consegue escrever de maneira imparcial e ao mesmo tempo HONESTA.
Quando o livro parte para a situação da 2ª Guerra há alguns erros e confusões mas isso não prejudica essa grande obra.