As irmãs Makioka

Resenhas - As Irmãs Makioka

1 | 2 | 3 | 4

Denise 12/02/2013

Sasameyuki
Resenha disponível em: http://meusolhosverdesmercedes.blogspot.com.br/2013/02/as-irmas-makioka-junichiro-tanizaki.html

Paty 04/02/2013

Leia mais sobre as minhas impressões seguindo o link abaixo:

Gláucia 04/02/2013

As Irmãs Makioka - Jun'Ichiro Tanizake
Nesse livro Tanizaki retorna à região de Osaka e Kyoto com o objetivo de retratar as tradições culturais japonesas narrando o cotidiano das quatro irmãs Makioka a partir das inúmeras tentativas de casar a terceira irmã, Yukiko. O livro é excelente para te situar nesse ambiente tradicional dos anos quarenta mas o excesso de minúcias e de pequenos acontecimentos cotidianos acabou me incomodando com a leitura. Não leia esse livro se estiver esperando algo parecido com Voragem, aqui temos outra faceta do autor, mais voltada às origens e tradições e tem muito de autobiográfico.
Jessé 04/09/2017minha estante
Na verdade o livro se passa mais nos anos 30 do que nos 40

Gláucia 04/09/2017minha estante
Valeu

Leila 17/06/2019minha estante
comecei hoje amiga, vamos ver
eu odiei voragem e como vc está falando q é bem diferente, tenho chances de gostar desse, hehe

Renata Fialho 21/01/2010

Simplesmente fascinante. A história das irmas nos revela um Japao cheio de tradiçao e costumes tao arraigados que faz do livro uma obra super atual. É interessante perceber como os costumes vao se modificando lentamente, muito lentamente. A irma caçula apesar de fazer o que quer, tambem esta presa a essa cultura de uma forma como nem ela imagina. Ao contrario de sufaca-las, essa rigidez as ajuda a saber sempre o que esperar do futuro...

Márcia Regina 30/08/2009

"As irmãs Makioka", de Juni'Chiro Tanizaki.

Li este livro a partir de uma menção à obra feita por Muriel Barbery, em "A elegância do ouriço". Sempre sinto curiosidade por um livro depois de ele ter sido citado. É como uma corrente, um vai puxando outro, que puxa outro, que puxa outro.... e assim minha pilha só cresce

Recomendo, recomendo e recomendo. Mas não para todos os gostos. O livro é imenso (mais de 700 páginas, páginas maiores que a média e letra meio pequena. E lento. Vai se infiltrando devagar, passo a passo. Em alguns momentos literalmente passo a passo.

Mas, por incrível que pareça, é aí que ele nos conquista. Parece que estou acompanhando as irmãs, principalmente Yukiko, tímida e forte.
Gostei também da forma como são apresentados os homens. Me apaixonaria por Teinosuke, o cunhado, e Hashidera, um dos pretendentes.

A realidade se mostra em sua rudeza, sim, mas também com seus encantos. Existe a convenção e as limitações dela decorrentes, mas também a busca de compreensão, a percepção de sentimentos e consideração com esses sentimentos.
Claire Scorzi 06/09/2009minha estante
Eis um livro que penso em ler... Vi o filme faz muitos anos. Lembro pouco - e o que lembro me instiga.

jota 23/04/2011minha estante
Ok, exceto por um detalhe: Barbery refere-se ao filme Munekata kyoudai, ou As Irmãs Munakata, baseado num conto de Jiro Osaragi (1897?1973), dirigido por Yasujiro Ozu em 1950. Já As Irmãs Makioka, livro de Junichiro Tanizaki virou filme em 1983, dirigido por Kon Ichikawa. Este não é mencionado nem no livro de Barbery, nem no filme Le hérisson (2009), ou O Porco-Espinho, baseado no livro dela. É apenas uma correção, não uma crítica.

Márcia Regina 23/04/2011minha estante
Oh, oh, isso significa que tenho mais um livro para minha pilha de leitura.
Vou procurar o conto de Jiro Osaragi.

Márcio M. 04/10/2011minha estante
No filme aparece sim um livro do Junichiro Tanizaki, mas é o "Elogio da Sombra".

Márcia Regina 04/10/2011minha estante
A elegância do Ouriço, As Irmãs Makioka, As Irmãs Munakata, Elogio da Sombra... entendem como os livros acabam chamando e quanto mais lemos mais nossa pilha de leituras cresce?

Ladyce 27/01/2017minha estante
Acabo de ler e como você gostei muito. Mas realmente não é para qualquer leitor.

1 | 2 | 3 | 4