Cantiga de Ninar

Cantiga de Ninar Chuck Palahniuk




Resenhas - Cantiga de Ninar


25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Cintia (@jeitolivrodeser) 10/11/2019

Diferente do que o título "Cantiga de Ninar" sugere, este livro não tem nada de inocente e infantil. Na verdade, ele é uma narrativa de terror com uma pegada investigativa.

Nele temos como protagonista o Carl, um repórter que recebe a missão de fazer uma matéria sobre uma série de mortes misteriosas de bebês. Em sua investigação, ele descobre que ao lado das crianças mortas sempre é encontrado um mesmo livro. Este livro está sempre aberto na página 27, onde contém um poema africano e que ele descobre ser um "poema de poda", ou seja, um feitiço que leva seu ouvinte a morte. Carl então resolve testar a teoria em seu chefe e assim faz sua primeira vítima, se tornando em seguida um assassino em série compulsivo.

Esse é um livro cheio de reflexões, mas que não me cansou em nenhum momento. Com personagens bem exóticos, o Chuck Palahniuk me surpreendeu com uma leitura sarcástica, pesada, cheia de humor negro e críticas a sociedade. De uma forma bem sinistra ele fala sobre a morte e a vida, sobre as pessoas, o poder que elas possuem e o que são capazes de fazer para não perdê-lo.

Uma curiosidade: depois de ler, acabei descobrindo que este livro é uma edição rara no Brasil, encontrado somente em sebos e por valores absurdos. Então estou feliz de ter tido a sorte de adquiri-lo em uma simples troca na @aracajubibliotecalivre sem nem saber que estava levando uma raridade pra casa.?

Por fim, recomendo muito a leitura e quem tiver acesso ao livro, não deixe passar a oportunidade. Leia!
comentários(0)comente



Gilmars 07/01/2009

5 estrelas!
Esse livro tem lugar cativo na minha estante. Estória fluída, sarcastica, recheada de humor negro e divertida de se ler! Um livro bem leve, competentemente escrito pelo grande Chuck!
comentários(0)comente



jota 12/09/2018

Cuidado, você pode sofrer um prolapso (mental) ao ler este livro!
Carl, Helen, Mona e Oyster: este é o quarteto fantástico que sai pelas estradas dos EUA à caça dos exemplares de um livro que contém uma cantiga africana letal para quem a ouve, especialmente bebês. O jornalista Carl Streator perdeu um filho pequeno em circunstâncias estranhas. A corretora de imóveis Helen Hoover Boyle, que negocia casas assombradas, também perdeu um filho de modo parecido ao do jornalista. Mona, sua secretária, é fissurada em bruxaria e esoterismo; Oyster, seu namorado, é um ecologista ultrarradical.

As peripécias dessa turma e de uma série de personagens secundários igualmente estranhos (basta lembrar o enfermeiro John Nash) estão bem sintetizadas na sinopse apresentada pela editora Rocco, que foi fundo no conteúdo da obra. Resta dizer que Cantiga de Ninar é uma hilariante alegoria sobre informação e poder. Transcrevendo um trecho:

"Os estudiosos da cultura grega antiga dizem que naquela época as pessoas não consideravam os pensamentos como propriedade sua. Quando os gregos antigos tinham um pensamento, achavam que aquilo era uma ordem dada por um deus ou uma deusa. Apolo estava mandando que eles fossem corajosos. Palas Atena estava mandando que eles se apaixonassem. Hoje em dia as pessoas ouvem um comercial de batatas fritas e vão correndo comprar um saco, mas chamam isso de livre-arbítrio."

(Hoje em dia as pessoas ouvem dizer que saiu um livro novo de Chuck Palahniuk ou uma reedição de algum antigo e vão correndo comprar um exemplar, pois daqui a algum tempo o livro pode estar esgotado e custando uma fortuna nos sebos.)

Ao final da leitura o leitor constata que Cantiga de Ninar é um livro muito engraçado, cheio de humor negro e crítica à cultura de massas, exatamente conforme diz a Rocco. Desse modo, muitas vezes é preferível ler Chuck Palahniuk do que se entediar com certos textos de David Foster Wallace ou Thomas Pynchon, escritores mais venerados pelos críticos literários.

Nesses dias, feito o personagem Carl Streator, penso que muito eleitor gostaria de entoar a letal cantiga africana da poda para uma porção de candidatos mentirosos que disputam nossos votos. Daí que: "Num mundo em que as juras não têm nenhum valor, em que fazer um juramento nada significa, em que as promessas são feitas para serem quebradas, seria agradável ver as palavras de volta ao poder. (...) Seria um mundo em que cada palavra valeria por mil imagens." Chuck tem razão, e muita gente iria morrer misteriosamente...

Quanto ao termo lá de cima, caso desconheça, a esotérica Mona diz a certa altura que segundo o filósofo grego Teosfrato, conhecido como o pai da Botânica, "(...) você só deve arrancar peônias à noite, pois se for visto por um pica-pau fazendo isso, ficará cego. (...) Se for visto pelo pica-pau cortando as raízes da planta, seu ânus sofrerá um prolapso." Ou seja, uma parte do intestino grosso pode deslizar para fora. Chuck também é (muita) cultura. E escatologia...

Lido entre 05 e 11/09/2018. Minha avaliação: 3,8.
comentários(0)comente



Felipe Lago 11/01/2013

5 ESTRELAS...
5 estrelas é pouco para avaliar esse livro.
Ele é genial, tem ritmo, te prende.
A história é sombria, sarcástica, nojenta, tensa e ao mesmo tempo fluída, leve e divertida! Valeu cada minuto, cada hora lendo!!!!
@eleeoslivros 01/11/2017minha estante
você tem esse livro pra troca?




Gláucia 03/07/2011

Cantiga de Ninar - Chuck Palahniuk
Personagens estranhos e situações inusitadas. Um misterioso e antigo livro de cantigas de ninar contem uma "inocente" canção capaz de fazer quem o ouvir ninar para sempre, se transformando numa verdadeira arma. Humor negro de primeira qualidade com pitadas de situações fantásticas e surreais. Do mesmo autor de O Clube da Luta.
comentários(0)comente



cibelegomes 15/07/2011

Gosto muito dos livros do Chuck Palahniuk, mas esse sinceramente não foi dos melhores que já li. Achei que os personagens não são tão fortes, embora sejam tão excêntricos quanto, os de Monstros Invisíveis, por exemplo.

A trama também não envolve muito. Achei um livro ok.
comentários(0)comente



cliffoliveira 29/08/2010

um soco no estômago
A narrativa pode ser descrita como uma faca cortando sua carne.
O sarcasmo e a insistência de questionar ou fazer pouco do politicamente correto reealmente me cativou.
Os personagens travam dialogos memoraveis, vale a pena ler e ler novamente, quando a vida começar a ficar monótona.
@eleeoslivros 01/11/2017minha estante
você tem esse livro pra troca?




Quel 20/09/2009

Terei de lê-lo novamente...
Não que eu tenha gostado taaaanto assim,mas porque é daquele tipo de suspense em que as coisas se encaixam no final(nem tudo!).
Aliás,senti que o autor deixou tudo para o final!!
O personagem principal passou por um drama que originou a história, mas que só foi contado em detalhes na página 188...e o cara só demonstrou algum sinal de humanidade na página 187,quando chorou.
Conclusão,quando eu estava na página 200,ainda não sabia o nome dele.
O livro foi ficando legal na página 266 e acabou na 273...hummm.

A ÚNICA relação sexual descrita no livro("horror" sem erotismo é ruim hein!...é um horror mesmo!- ah ta,agora entendi o espírito da coisa..),o heroi faz amor com sua mulher,morta! E ele não percebeu que ela estava morta..ele diz um lance do tipo:Ela estava mesmo tão quietinha...no balanço das coisas,havia sido uma das melhores transas deles.Juro!!!
Entre outras coisas...
A idéia do livro é fabulosa...o autor é cheio de boas idéias,mas não soube muito o que fazer com elas.Desperdiçou legal!!!
O autor é muito crítico sobre vários assuntos e odeia o Big Brother.
Os personagens coadjuvantes(nem sei se se usa esse termo para literatura...)roubaram a cena no principal tal como Raj e Bahuam (risos)
Mesmo assim,vou ler de novo!

@eleeoslivros 01/11/2017minha estante
você tem esse livro pra troca?




ALucy 21/05/2009

ótimo livro.
li rápido porque a história me prendeu.
é interessante e instigante.
@eleeoslivros 01/11/2017minha estante
você tem esse livro pra troca?




Leonardo Robert 03/03/2009

Concordo que depois de Clube da Luta, é o melhor livro do Palahniuk.
@eleeoslivros 01/11/2017minha estante
você tem esse livro pra troca?




25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR