O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Hannah Monise 01/09/2012

Muito Mais que Sonhos
Um livro nacional com uma ótima qualidade internacional. Principalmente pelo tema científico abordado... Se você é amante de suspense, thriller e, assim como eu, é fã de Dan Brown, vai amar e se envolver bastante com a história de Eva.

Eva Abelar é uma cientista renomada, conhecida mundialmente por suas teorias e pesquisas sobre sonhos lúcidos. Ao final de uma de suas palestras, recebe a notícia de que sua irmã, Anna, pulou do 20° andar do prédio em que morava, e seu filho, Joachim, está desaparecido. Quando é convidada a assumir o lugar de Anna na empresa Yume, Eva passa a procurar pistas de onde estaria seu filho e qual o motivo da morte da irmã através de seus sonhos e conhecimentos.

“Vivemos mesmo nossas vidas ou flutuamos no infinito coma de Deus?”

O tema sonhos e a forma científica que Chico Anes usou para a escrita do livro me fizeram lembrar os livros do autor Dan Brown. A sensação de ficar me perguntando o que é real e o que é ficção quanto aos estudos dos sonhos e aos manuscritos envolvidos foi parecida com as sensações que tive em relação às leituras de Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido. Fiquei muito feliz em poder sentir isso num livro nacional e, assim, perceber a qualidade e a dedicação com as quais ele foi escrito.

Já imaginou poder jogar enquanto dorme? A empresa Yume de entretenimento teve a genial idéia de desenvolver o DreamGame, uma tecnologia onde você pode jogar “vídeo game” através de sonhos lúcidos. Só que por trás de tudo isso pode haver algo muito perigoso e danoso aos seres humanos...

Eva é uma personagem muito bem desenvolvida, forte e corajosa, nela foram colocadas as características de uma mãe de verdade, que tem a coragem de enfrentar o que for preciso para encontrar o filho. Cada um dos outros personagens, principalmente Alec, Zed e Adhya, têm muita importância para a história, poucos foram usados apenas uma rápida vez e, por isso, seria muito extenso falar sobre cada um deles.

Com narrações alternadas onde os sonhos de Eva são contados em primeira pessoa e o restante em terceira, o livro tem uma escrita jovial que faz-nos devorá-lo rapidamente. A história é extremamente criativa e excitante, acredito que poderia ser aproveitada um pouquinho mais, mas, em nenhum momento, deixa a desejar.

Se você adora sentir uma mistura de emoções durante uma leitura e conhecer as coisas um pouco mais a fundo, este livro é para você. Euforia, ótimas sensações e conhecimento formam um belo conjunto em O Sonho de Eva.

Raíssa Lis 28/08/2012

Recebi o livro de parceria do autor, era um livro que queria muito e criei enormes expectativas com ele, o que infelizmente acabou me prejudicando nessa leitura.

Eva Abelar é uma pesquisadora reconhecida mundialmente por estudar sonhos, mais precisamente sobre sonho lúcidos. Esses sonhos permitem que a própria pessoa tenha plena consciência e e consiga aproveita-los bem.

Em um congresso na Universidade de Viena, Eva descobre que sua irmã Anna Avelar, também pesquisadora na área de sonhos lúcidos, acaba de suicidar e que seu filho Joachim desapareceu.

Depois de todo o choque, Eva descobre que Anna trabalhava na YUME - uma industria responsável pela criação de jogos oníricos, e a pedido da presidente da empresa recebe um convite para dar continuidade ao projeto.

Pensando em desvendar o mistério da morte de sua irmã e procurando respostas para o desaparecimento de seu filho Eva aceita o emprego nessa mega industria.

O livro demorou um pouco para desenrolar, apesar de tudo recomendo. Uma leitura cheia de aventuras e mistérios e além de tudo: um livro BRASILEIRO.

Publicada no Flor de Lis: http://florderaissalis.blogspot.com.br/2012/07/o-que-vamos-ler_11.html

Anna 23/08/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Tenho muito orgulho quando leio um livro nacional inteligente. E gente. PORQUE EU NÃO LI ESSE LIVRO ANTES?
O Sonho de Eva de Chico Anes foi um dos livros que mais me prendeu dos lançamentos da Novo Conceito. Andei pegando muito livro que na metade eu já estava desiludida. E ai… me apareceu O Sonho de Eva.
Fantástico! Essa seria uma das palavras que eu definiria este livro, além de inteligente, intrigante e Hey, tem que ter uma continuação ai heim!
O Sonho de Eva envolve duas coisas pelas quais eu gosto muito, sonhos e games. Personagens cativantes e inteligentes, e o melhor que nos surpreendem.
Achei até mesmo que tem uma pitadinha de Fringe no livro (sabe o seriado que eu amo de paixão?). Uma da personagens me lembrou muito a Nina Sharp e a organização é tão M.D. que talvez esse seja um dos pontos que me fez ficar totalmente apaixonada pelo livro.
Eu indico a todos, porque além do livro ser ótimo, o autor, Chico Anes foi muito simpático no Twitter, espero um dia poder poder conhecê-lo pessoalmente.
Outra coisa. Tem uma personagem com o meu nome no livro. Sim uma Dra. chamada Anna. Adoro quando encontro personagens com meu nome, apesar de não curtir muito a Anna, ainda sim fiquei feliz por alguém com uma profissão que já sonhei em ter estar no livro com o meu nome!
O livro é com toda certeza 5 xícaras de café quentinho e gostoso. E aqui fica o meu pedido: Novo Conceito, traga o Chico para Curitiba! Quero o meu O Sonho de Eva autografado *-*

Biel 19/08/2012

O mundo onírico
Eva Abelar é uma doutora especialista em sonhos lúcidos e que em meio as suas teses e palestras recebe a notícia de que seu filho, Joachim, uma criança autista é sequestrado, e como se isso não bastasse sua irmã que trabalha na indústria multinacional Yume, gigante empresa do ramo entretenimento, se suicidou. Sua irmã era a principal cientista do projeto Dream Game, criação revolucionária que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Em meio à tantas dúvidas sobre o paradeiro de seu filho e a estranha morte de Anna, Eva é convidada a assumir o lugar da irmã e consequentemente se envolve em uma trama perigosa que alcança o mundo onírico mesclando-se aos limites dos desejos inconscientes do homem.

"O braço com o copo de cerveja na mão apontava o número sete, marcado na barriga gorda de Homer simpson, enquanto o outro, segurando um cachorro quente, indicava trinta minutos. Eva considerou pouco apropriado aquele relógio na parede de uma sala onde pessoas aguardavam a vez para reconhecer cadáveres de parentes ou amigos" página 17

Eva usa dos sonhos lúcidos para identificar seu eu, suas condutas, seus medos e descobrir a verdade por trás do desaparecimento de Joachim. O dreamgame, se introduzido no mercado, seria o fim da tecnologia 3d para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?
No onirogame ou dreamgame você experimenta sensações reais enquanto está dormindo; e a Yume quer fazer disso, uma forma de manipular as pessoas e por conseguinte governar o mundo através dos sonhos.

"É difícil falar sobre o caráter das pessoas. Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. Todos nós guardamos um par de assuntos interessantes no bolso da frente, três ou quatro piadas no bolso de trás, meia dúzia de nomes de personalidades no bolso do paletó e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar algém com este tipo de material, não acha?" pág. 216

O sonho de eva é uma obra literária que tem todos os pontos necessários para se tornar uma adaptação cinematográfica; com capa de fato instigante e com grande conteúdo esta é uma obra que promete muito sucesso. O foco do livro, "sonhos lúcidos" é algo pouco discutido e trabalhado e que de certo modo possui valor científico comprovado, fazendo de "O sonho de Eva" uma obra literária veraz e formidável. A história é contada em terceira pessoa - com exceção da narração dos sonhos - e os capítulos não possuem um nome específico, são representados por números; salientanto assim, o suspense que está por vir. Em suma, Chico Anes possui uma forma de escrever culta e ao mesmo tempo entende da linguagem habitualmente usada; e assim consegue tecer algo muito complexo e criativo.
O Sonho de Eva é uma obra de reflexão sobre as questões filosóficas e a tecnologia inerentes a vida moderna. Livro excepcional leiam !

"Eu acompanhei a dor da família. Presenciei a mãe à cuidar do filho, tal um jardineiro zela a flor mais delicada do seu jardim. Com dedicação e paciência, sem esperar nada além de um breve perfume." página 140
Bisonho 29/08/2012minha estante
Você foi direto no que o livro trata,mostrando sentimentos mas ainda assim objetivo, ótima resenha

Babih Bolseiro 10/08/2012

O Sonho de Eva
"E o que você sonharia, se tivesse o controle dos seus sonhos?"

Enfrentar um auditório cheio de cientistas e estudiosos conservadores que tratam a sua tese como algo imprudentemente baseado no sobrenatural, acaba por revelar-se o menor dos problemas de Eva ao ser informada que sua irmã Ana está morta, e que Joaquim, seu filho (de Eva) está desaparecido.

Eva Abelar é autoridade mundial em sonhos lúcidos, isto é, sonhos onde o individuo tem ciência de que está sonhando e, desta forma, pode agir de acordo com sua vontade, por exemplo, estar com a pessoa que gosta, flutuar, etc. A pesquisa de Eva busca fazer com que "pessoas normais" possam utilizar o cérebro de forma mais ampla, tornando-se gênios, tal como Einstein.

Ana Abelar, irmã de Eva, antes de pular da sacada do apartamento onde morava, trabalhava para a Yume, uma empresa misteriosa e muito poderosa que, atualmente, desenvolvia um jogo para o sujeito jogar enquanto dormia, ou seja, jogar nos sonhos.

Joaquim é o pequeno filho autista de Eva, cuja única pergunta completa que tinha feito em todos os seus seis anos de vida de existência era acerca do pai ausente.

Neste contexto, logo após perder a irmã e ter seu filho sequestrado, Eva é convidada para trabalhar na Yume, para dar continuidade ao projeto no qual Ana trabalhava. Em busca de respostas, Eva viaja para a China, onde verá que nada realmente é o que parece.

Com o passar dos dias e estranhas informações que Eva recebe de um indiano, a cientista constata que a Yume é muito mais do que uma empresa que visa o entretenimento da população mundial e para conseguir sobreviver em meio a tantas intrigas e pessoas de sangue frio, Eva terá que aprender a acreditar em sua capacidade de cientista e se aventurar pelos labirintos da mente humana.

Revolucionários! Ao folhear as paginas de "O Sonho De Eva", tive a impressão de estar assistindo a um filme carregado de suspense e conspiração. Para ser sincera, fazia um bom tempo que eu não lia uma obra que me fizesse pensar no desenrolar na história no trabalho, na aula, na rua...

O enredo é simplesmente fantástico e o livro conta com uma diagramação simples que combina perfeitamente com a história. Nesta obra, Chico Anes nos mostra um universo paralelo ao que vivemos, o universo dos sonhos. A leitura deste livro faz o individuo refletir sobre o quanto os produtos da mente humana podem ser perigosos. Mas, afinal, será que tudo não passa de uma louca conspiração.... ou não?

MárciaDesirée 05/08/2012

Eva acreditava que já tinha passado por sofrimento o suficiente quando seus pais morreram em um trágico acidente. Mas agora sua única irmã estava morta e seu amado filho estava desaparecido. Ela nunca se separava do filho que tinha necessidades especiais, autista, ele não se comunicava com ninguém, exceto ela.
Continue lendo: http://www.tesouroliterario.com/2012/06/o-sonho-de-eva-chico-anex.html

stsluciano 30/07/2012

Uma bela ficção nacional
O Sonho de Eva entrou pra minha lista dos desejados desde que soube de sua publicação. Um autor nacional escrevendo uma ficção moderna, sem necessitar de seres mágicos para contá-la. Me fisgou. Misturando psicologia, entretenimento virtual e lendas de diversas culturas para criar uma trama de suspense, o autor Chico Anes foi bastante ousado na construção do enredo, mas, apesar de achar isto louvável, não foi em todos os momentos que esse mix funcionou bem, parecendo, algumas vezes, irreais demais – ou, ainda, se sustentarem sobre pilares um tanto quanto frágeis.

Como pode-se ver na sinopse, logo no começo do livro, Eva, a protagonista, tem de enfrentar a morte da irmã e o desaparecimento do filho, que é autista; e a forma como ela o faz me confundiu no início: estranhei sua aceitação perante os acontecimentos, esperava que ela, principalmente como mãe, passasse um tempo de luto, afinal perdera dois de seus últimos familiares. Mas, no livro, ela toma as rédeas de sua vida e volta ao trabalho, aceitando, após ser demitida, mesmo trabalhar para a Yume, empresa que, ela intui, tem algo a ver com tudo o que vem acontecendo.

Os primeiros capítulos podem desencantar alguns. Demorei um pouco para imprimir um bom ritmo à leitura, as coisas custaram a ficar interessantes, teorias eram soltas nas páginas e passava por elas sem saber muito bem qual a sua utilidade ali. Mas a partir do momento em que Eva vai trabalhar para a Yume tudo melhora, tomando ares de romance policial, fazendo com que mesmo dividida a estória continue com todos os pontos ligados, e funcionando bem: alternar entre um personagem e outro é um dos trunfos do autor neste livro. Enquanto Eva mergulha dentro da Yume para tentar encontrar seu filho, Alec (amigo e ex-namorado de Eva) parte em busca de respostas sobre o que está acontecendo e o que estão enfrentando, e somos brindados com sociedades secretas, pergaminhos antigos e um conhecimento que pode mudar o mundo. E João Cogumelo!

Depois de João eu já era do livro e ele era meu. Sabia que tinha um bom livro em mãos, mas, no entanto, algumas coisas me incomodaram. Muitas vezes a quantidade de informação é grande demais e pede um momento para reflexão, para que você possa digerir o que foi dito. Também senti falta de uma descrição – e um tour – mais detalhado pelos laboratórios da Yume. Seria interessante, pois o autor conseguiu imprimir muito bem a sensação de claustrofobia que se sente ao morar em um gigantesco laboratório subterrâneo.

E aconteceu um fato semelhante ao que me ocorreu durante a leitura de “O Espião”: não consegui me convencer do tamanho da Yume - assim como não consegui levar a sério a questão dos sonhos lúcidos, apesar de o livro se apoiar firmemente nela. Sabemos que ela, a Yume, é grande e influente porque o autor nos fala. O truque aqui é fazer o leitor intuir, descobrir por si mesmo. Quando a professora te diz, no primário, que 2+2 são quatro, você esboça um sorriso, mas você só vai às estrelas quando intui, sozinho, que 3+2 são cinco. São sentimentos diferentes. Por outro lado, ele conseguiu mesclar à narrativa em terceira pessoa alguns trechos na primeira, quando um personagem estava sonhando. Ao contrário do “A Casa das Orquídeas”, a transição é eficiente e se percebe no ato do que se trata.

No fim, O Sonho de Eva cumpre o que promete. Segredos são desvendados, traumas do passado são trazidos à tona em busca de uma solução e o suspense é sempre presente.

Mais no blog: http://www.pontolivro.com/2012/07/o-sonho-de-eva-resenha-058.html

Bruna 28/07/2012

O Sonho de Eva
Eva Abelar, é uma jovem psicóloga, que incentivada pelo seu já falecido pai, sempre se interessou por uma assunto nem um pouco comum: “Sonhos Lúcidos”. A arte da pessoa interagir com seus próprios sonhos, experimentando diferentes sensações e sentimentos. Porém esta técnica se usada de maneira descontrolada pode causar devastadores efeitos colaterais.
Quando Eva viaja a Europa para defender sua tese a respeito deste assunto, coisas terríveis começam a acontecer: sua irmã Anna, se atira do 20º andar, seu filho Joachin, autista de 6 anos é sequestrado e seu ex-namorado Alec é baleado durante o enterro de sua irmã.
Após estes terríveis acontecimentos, sem noticia alguma de seu filho, Eva decide seguir os seus instintos, por mais perigoso que isto seja, ela vai trabalhar em uma empresa chinesa Yume, que está desenvolvendo um equipamento perigosíssimo chamado DreamGame que permite que a pessoa jogo como se fosse um vídeo-game enquanto sonho. O equipamento já provou ser fatal, mas a raiva de Eva aumenta quando ela descobre que seu precioso filho é a “cobaia”.
E a claro que nenhuma mãe deixaria isto barato, é então que Eva encontra os maiores perigos e dificuldades para poder ver seu Joachin nem que seja ao menos mais uma vez.
Viviane 06/08/2012minha estante
Oh! O tema é muito interessante, esse sim é meu gênero, adorei o modo como vc escreveu.

Thaís Cavalcante 26/07/2012

Resenha: O Sonho de Eva | Chico Anes
É engraçado como este livro me intrigou tanto quanto "Anjos e Demônios", do Dan Brown. Me intrigou porque existem nomes que eu nunca tinha ouvido falar ou nunca havia pesquisado sobre. Um exemplo gigantesco são os "Assuras", citados no livro de Chico Anes, são bem próximos dos "Iluminatis" do livro de Dan Brown. Além disso, Chico cita a maçonaria como um pressupostos, o que também é muito curioso, por ser uma sociedade secreta, ou secretíssima, onde para os que estão do lado de fora é completamente misteriosa. Existe também "Os Nove Desconhecidos" que foi, ao pesquisar descobri isso e Chico também cita em seu livro, uma sociedade secreta com nove homens e nove livros com todo o conhecimento universal. E eu que sou uma pessoa meio doida, não poderia deixar de pesquisar e ler mais sobre a teoria de conspiração por trás disso tudo.

Partindo do pressuposto que o livro tem relação com o conhecimento universal, conhecemos a Dra. Eva Abelar, uma pesquisadora, psiquiatra e especialista em sonhos lúcidos. Daí você pode perguntar-se: O que são sonhos lúcidos? Os sonhos lúcidos ocorrem quando "você participa de um sonho, age como bem entende e muda as cenas", ou seja, você tem a capacidade de estar sonhando e sabendo disso, pode modificar tudo. Mas tudo começa a mudar na vida de Eva quando ela recebe a notícia que sua irmã, Anna, que estava no Brasil e Eva em Viena, havia se suicidado. E ao perguntar por seu filho, Joachim, ele também havia desaparecido.

Eva volta para o Brasil, reconhece o corpo da irmã e no velório conhece Adhya, representante da mesma empresa para qual Anna trabalhava no projeto DreamGame, um jogo onde as pessoas poderiam sonhar e jogar dentro dos próprios sonhos, tendo sensações tão reais quanto como se estivessem acordados. Adhya convida Eva a trabalhar na empresa Yume, mas ao convidá-la, torna a vida de Eva um caos ainda maior, praticamente obrigando-a a trabalhar para a Yume. Eva aceita a proposta, mas tem certeza que além do projeto mirabolante, eles podem estar por trás da morte de Anna e do sequestro de seu filho.

- Agora, imagine se durante o período em que estamos sonhando, pudéssemos usar conscientemente o sonho, implantando nele todas as fases de um jogo. Todas as sensações dos jogadores, enquanto estivessem jogando, seriam percebidas exatamente como se eles estivessem vivendo no mundo real!

O autor escreve de uma maneira, que ao meu ver, tornou o livro mais curioso. A cada capítulo ele vai te mostrando peças para que você mesmo possa ir unindo e descobrindo toda a verdade juntamente com Eva. E o mais legal da narrativa é que não temos apenas a visão de Eva, mas também do próprio autor, de Alec, ex-namorado e atual grande amigo de Eva, e, a visão mais curiosa de todas, de Joachim, por ser um menino autista. Outra característica que foi um grande destaque para mim, foi que o primeiro sonho lúcido que Eva teve após os sequestro e morte de seu filho aconteceu no Éden, com a mesma serpente e o mesmo fruto, mas todos com um significado direto para a história e principalmente para Eva.

O livro foi um prato cheio para mim, principalmente por ter grande relação com teorias da conspiração ligadas às mídias, por tratar os sonhos não apenas como metas, mas como meios de conquistar o mundo e sequestrar a vontade do outro.

Leia mais em: http://pronomeinterrogativo.blogspot.com.br/

Prateleira Cult 25/07/2012

Um sonho muito louco
Eva é uma estudiosa sobre sonhos lúcidos, o que significa que você fica consciente dentro do seu sonho e pode usufruir deste mundo onde tudo por acontecer, mas depois que sua irmã Anna morre e seu filho Joachim - que é autista- desaparecem vai se envolver em um jogo muito perigoso.

Com o filho desaparecido e a morte inexplicada da irmã Eva acaba aceitando uma oferta de emprego na Yume, uma empresa que está usando os sonhos lúcidos para desenvolver o DreamGame, um jogo de videogame que usa os sonhos como palco, mas ela vai descobrir que está envolvida em algo mais obscuro.
Essa busca de Eva pelo filho desaparecido nos leva a vários flashbacks do passado, principalmente em relação a sua mãe que era muito rigorosa em relação a sexo e das pesquisas do pai com os sonhos lúcidos, a relação com o seu ex-namorado, Alec.
O sonho de Eva é um livro que possui mistério e ação, o autor Chico Anes tem um bom estilo de escrita, - sem muitas gírias ou formas coloquiais, - que me agradou bastante, achei que a história foi bem apresentada, porém alguns pontos ficaram um pouco esparsos e sem explicação.
Só achei que O sonho de Eva não deveria estar no selo Jovem da editora Novo Conceito, pois o conteúdo do livro é adulto e o fato de estar atrelado a este selo pode causar confusão e desconforto para algumas pessoas.

"Ana Paula" 23/07/2012

O Sonho de Eva, conta a estória de Eva Abelar, uma expert em sonhos lúcidos, ou seja, saber exatamente o que esta fazendo quando se está sonhando.

Eva é uma mulher muito forte, não depende de ninguem, teve uma infância conturbada com sua mãe, mas depois do nascimento de seu filho Joachim, Eva conseguiu ser mais feliz. Eva tem uma irmã, Anna, que trabalha para as indústrias Yume, e, misteriosamente aparece morta quando Eva está em uma palestra fora do pais. Seu filho estava com Anna e foi sequestrado.

Eva não sabe o que fazer para encontrar seu filho, até que Adhya, vice presidente sênior das industrias Yume pede para ela trabalhar para a empresa em um novo game que é usado quando se esta dormindo... Mas pessoas começam a morrer, e um sujeito misterioso, insiste para que Eva não aceite a oferta de Adhya, mas Eva quer achar seu filho e decide voltar aos sonhos lúcidos em busca de respostas e de Joachim.

"Irei retornar aos sonhos lúcidos, decidira. Se havia algo em seu inconsciente que pudesse ajudá-la a encontrar o filho, estaria preparada a viajar de novo pelo mundo onírico..." Pag: 48

Que livro fantastico!!!! A capa é linda, a grafica é linda!!! A Novo Conceito é show msm!!E os livros brasileiros estão dando um show viu!!! Este ano li alguns livros brasileiros e nenhum me decepcionou. Adorei cada personagem, principalmente o Zed, adorei aquele menino. Uma estória de tirar o folego do começo ao fim, parece que o sofrimento de Eva não vai acabar nunca!!!! Super recomendado para todos os gostos e principalmente para quem gosta de um game. Um livro cheio de reviravoltas e muito, mas muito sinistro mesmo! Viajei na estória e se pararmos para pensar, um dia desses, dormir vai ser mesmo um jogo perigoso!!

"...Era o fim da tecnologia 3D para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?" Pag: 231

ricardo_22 23/07/2012

Resenha para o blog OverShock
O Sonho de Eva, Chico Anes, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012, 304 páginas

Membro-fundador da República dos Escritores, o mineiro Chico Anes é formado em engenharia eletrônica e telecomunicações, e pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Publicou o livro Pirapato – O Menino sem Alma (Skoob) e organizou diversas antologias, como Tratado Secreto de Magia Vol. 2 (Resenha). Mais recentemente, lançou pelo selo Jovem da editora Novo Conceito, o livro O Sonho de Eva.
Nessa obra, Chico narra a história da Dra. Eva Abelar, uma das principais especialistas em sonhos lúcidos e que está em Viena apresentando seu trabalho. Durante essa viagem, Eva é informada sobre o desaparecimento de seu filho, Joachim, uma criança autista, e também de que sua irmã, Anna, pulou do 20º andar de um prédio em São Paulo. Eva então volta para o Brasil, em busca da verdade sobre esses dois acontecimentos.
Já no Brasil, a protagonista recebe uma proposta para substituir Anna em um projeto revolucionário da Yume - importante empresa que trabalha com entretenimento. Nesse projeto, a Yume pretende desenvolver o DreamGame, um jogo em que a pessoa poderia jogar enquanto estivesse dormindo. Ao mesmo tempo em que trabalha no projeto, Eva conta com a ajuda de Alec, com quem teve um romance no passado, para descobrir o paradeiro de Joachim e solucionar todo o mistério.

“Nossas línguas se misturam. O sabor da fruta desce pelos meus órgãos, penetrando-os, embebendo-os e,tal a víbora dissera, transforma-se na eletricidade de milhares de relâmpagos, rasgando meu corpo em muitos.” (pág. 52).

Até que ponto a tecnologia está presente em sua vida? Em O Sonho de Eva percebemos que é algo que se tornou inevitável e inclusive algo tão humano, como os sonhos, se tornam vulneráveis quando tratamos dela. A tecnologia está presente no nosso dia-a-dia e podem fazer mudanças, tirar liberdade e privacidade, causar perigos que podem ser fatais. Tanto que, neste caso, até dormir pode se tornar um jogo perigoso.
Amada por uns e odiada por outros, a capa desenvolvida por Igor Campos é ainda mais rica em detalhes do que se pode imaginar com uma simples imagem. No interior, a história é contada em terceira pessoa – com exceção da narração dos sonhos - e dividida em 28 capítulos, sendo que estes são divididos por partes, o que aumenta o ritmo da história.
Como grande admirador de Dan Brown, não foi difícil encontrar semelhanças entre O Sonho de Eva e as obras do excepcional autor norte-americano – não que tenha servido de inspiração ao autor. Não apenas no estilo de narrativa, como também no gênero por trás da história de Eva Abelar – que entre outras coisas, possui a conspiração. O grande diferencial é que Chico Anes trata de um tema pouco trabalhado na literatura: os sonhos lúcidos.
Sonhos lúcidos, como o próprio nome já sugere, é o ato de sonhar sabendo que tudo aquilo não passa de um sonho e controlar o que se passa durante os vários ciclos de nossos sonhos, sendo possível também vivenciar aquilo que está apenas em nossa mente. É algo que demorou a ser comprovado cientificamente, mas que é usado há séculos, existindo inclusive técnicas para ajudar em seu controle.
Para elaborar a história em O Sonho de Eva, os sonhos lúcidos foram bem pesquisados e se encaixaram perfeitamente em uma história inovadora, que envolve o presente e o passado de duas formas distintas: na sociedade, como um todo; e na personagem principal.
Eva é uma personagem batalhadora, uma mãe guerreira - apesar de tudo - e que se aproxima da realidade, com seus medos, anseios, reflexões etc. Não apenas passa por um momento difícil, como já foi dito, como também tem recordações de um passado que a perturba pelos mais variados motivos e a atinge, mesmo depois de anos. Isso acontece também através dos sonhos, que novamente voltam a ser importantes na obra – sem contar que os interpretando, tudo pode se solucionar.

Mais em: http://overshock.blogspot.com.br/2012/07/resenha-97-o-sonho-de-eva.html

Amalyn 16/07/2012

Nossa que livro bom! Peguei esse livro pra trocar, mas não ia perder a chance de ler um livro novo, né? Mas sério, desde o primeiro capítulo já achei o livro muito bom. A leitura me lembrou muito do André Vianco, não sei se por o autor ser brasileiro também, mas a leitura é rápida, sem grandes descrições... a ação acontece o tempo todo! Li em poucas horas, e até o momento não consegui achar nenhum defeito no livro... A capa é maravilhosa, a revisão tá excelente (só uma palavra eu vi errada no livro todo)... Praticamente entrei no livro... E vale muito pela crítica dele também, que mostra que devemos ter cuidade com as tecnologias, não nos afundarmos nela... Concordo com essa visão, acho que devemos maneirar em certas coisas. Recomendadíssimo!
Amalyn 16/07/2012minha estante
Esqueci de falar, enquanto lia, ficava pensando no filme A Origem, pensava que ela tinha que ter um peão pra saber quando não estava sonhando, mas a forma dela é muito mais legal :)

Saleitura 11/07/2012

Confesso que quando vi o titulo do livro me vieram à mente várias referencias de obras literárias e cinematográficas como os filmes Vanilla Sky com o Tom Cruise e Penélope Cruz e o A origem com o DiCaprio, o quadrinho clássico do Neil Gaiman "Sandman" sucesso das décadas de 1980 e 1990 assim como as obras de Freud e me preparei psicologicamente para encarar uma obra meio psicodélica e pirar!

Mas, surpreendentemente o livro não me pirou! Chico Anes nos conta a história de Eva Abelar, de como as pesquisas dela sobre os "sonhos lúcidos" despertam o interesse de pessoas no mínimo perigosas e lança ela dentro de uma perigosa aventura em busca da verdade sobre a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho.

O texto do Chico mistura romance, suspense, teoria da conspiração e ficção cientifica contando uma história que em minha opinião daria uma ótima novela. Eva e Alec formam um par lindo, parecem mesmo ter saído de uma novela, eles se amam e se desejam silenciosamente, aliás, desejo e sensualidade latentes e reprimidos estão presentes em toda a narrativa, e muitas vezes angustiadamente, os dois polarizam a narrativa do livro, enquanto Eva vai parar do outro lado do mundo em busca de suas respostas, Alec vai parar do outro lado da História descobrindo teorias da conspiração e segredos escondidos em manuscritos guardados por motivos para lá de perigosos.

E enquanto Alec e Eva vão desenrolando o carretel da história na qual se meteram eles vão também desenrolando o carretel de sua relação e de seus traumas. E no caso de Eva eu até ouso afirmar que ela acaba descobrindo a si mesma e as suas potencialidades afetivas que jaziam oprimidas sob o peso de inúmeros traumas sofridos durante a adolescência e infância.

O livro todo é muito interessante, as reflexões de Eva, o mergulho de Alec na história misturando ficção e fatos, alguns dados sobre as teorias da psicologia muito interessantes, conhecimentos que muitas vezes ficam restritos ao universo acadêmico foram postos em circulação através do livro do Chico. Até que ponto é ficção até que ponto é realidade é uma coisa que o leitor se sente tentando, ou deveria sentir-se, apos ler o livro. Alguns resenhistas disseram que isso tornou o livro chato, mas eu acredito que literatura além de divertir pode e deve instruir, então achei ótimo essa mescla no livro do Chico.

No mais, sem querer ser chata e já sendo, o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil. E sim Eva e o Alec falam lá no finalzinho do livro em "tese de mestrado", no Brasil no mestrado a gente produz uma dissertação e não tese.

Enfim, apesar desse detalhe em relação ao mundo acadêmico brasileiro eu curti a leitura de "O sonho de Eva".

Resenha da colaboradora Pandora (Jacilene)

Link Postagem Saleta de Leitura
Ana 06/10/2013minha estante
"...o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil."
Nada a ver. Estudei em Universidade Particular, tive professores doutores e pós doutores que já foram ou são palestrantes internacionais e nesta Universidade há pesquisas financiadas através do CNPq.

cotonho72 07/07/2012

Interessante!
Nesse livro temos como protagonista principal a Dra. Eva Abelar, uma grande cientista e pesquisadora de sonhos lúcidos conhecida mundialmente, profissão que herdara do seu pai que também conhecia e pesquisava o assunto. Mas durante uma palestra em Viena, recebe uma triste e inesperada notícia, sua irmã Anna Abelar, também cientista e responsável pelo grande projeto DreamGame da empresa YUME (uma indústria que faz estudos para criar os jogos oníricos) em que trabalhava, se suicidou, pulando do 20º andar de um edifício em São Paulo ; porém como se não bastasse, o seu filho Joachim, que é autista e estava aos cuidados da sua irmã, desaparece misteriosamente.
Eva volta imediatamente para São Paulo para o reconhecimento e enterro da irmã e para tentar obter notícias do filho, mas durante o enterro da irmã é surpreendida por um desconhecido, que lhe avisa para não aceitar uma proposta para trabalhar na empresa YUME; pois seria muito perigoso. Mas apesar do conselho, Eva acaba aceitando; pois algo lhe dizia que ali poderia obter as respostas que estava procurando sobre a morte da sua irmã e do desaparecimento do seu filho.
Agora em outro país, Eva busca por conta própria investigar se a empresa tem envolvimento em todo o ocorrido, sozinha ela começa a descobrir que suas suspeitas estão certas e corre grande perigo, sabe não pode confiar em ninguém e precisa encontrar o seu filho para tentar fugir da instalação secreta da empresa.
O autor Chico Anes, consegue desenvolver uma trama intrigante e cheia de mistérios, com muita ação, aventura e drama, onde os sonhos, entretenimento e realidade se fundem num jogo psicológico de vida e morte.