O Sonho de Eva

O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Apaixonadas por 13/10/2012

O Sonho de Eva - Resenha por Eliane Teixeira
A Dr.Eva Abelar,pesquisadora e especialista em Sonhos Lúcidos,vê sua realidade ser transformada em pesadelo,durante um congresso em Viena é informada que sua irmã Anna suicidou-se e seu filho Joachim foi sequestrado.Passa meses sem receber qualquer noticia,ou pedido de resgate.

Yume e dono de um projeto chamado Dreamgames,que esta em desenvolvimento,convida a Dr.Eva para substituir Anna sua irmã neste projeto secreto,levando-a fazer uma correlação com o sumiço de seu filho,principalmente depois de ler o diário de sonhos de Anna.Disposta a encontrar seu filho a Dr.Eva aceita o convite de Yume e embarca para a China para terminar o projeto,oniro-game,que é um jogo onde os participantes,jogam enquanto estão dormindo.Porém a Dr.Eva percebe que se trata também de uma arma que pode controlar a vontade das pessoas.
”O Sonho de Eva” é um suspense,que você não consegue largar enquanto não chegar ao final, a maneira como o passado de Eva foi revelado aos poucos para os leitores e a habilidade do autor de deixar alguns elementos em segredo até o desfecho da trama são alguns dos pontos altos do livro,assim como as referências à psicologia e os aspectos místicos da história.

Mi Cherubim 09/10/2012

ra. Eva Abelar uma renomada psicóloga estava defendendo seu trabalho sobre sonhos lúcidos em Viena. Quando descobriu um terrível acontecimento. Sua irmã pulou do 20º andar do seu prédio e que seu filho, uma criança autista, havia desaparecido misteriosamente.
O filho de Eva, Joachim, era a vida dela. Mesmo não sendo fruto de um casamento, o menino era sem dúvida nenhuma era a pessoa mais importante em sua vida. Mesmo porque foi o único que restou e agora ela precisava achá-lo.
Alec seu ex-namorado estava doido atrás de alguma notícia para dar a Eva quando ela chegasse. Infelizmente não havia nenhuma. Seu paciente, sim Alec era psiquiatra, Zed o falou que uma sociedade secreta. Claro que ele não acreditou. Neste meio tempo Eva foi contratada por uma multinacional que fabrica games, a Yume, para realizar o término do trabalho de sua irmã Anna.
Anna trabalhava para a Yume usando os sonhos lúcidos para fazer games em que o jogador pareceria estar na vida real realizando o jogo, se era uma luta, sentia dor, adrenalina, se estava na corrida, sentia a velocidade do carro, o vento, tudo que sentimos na vida real se passa agora no virtual.
Eva aceita o trabalho, só assim poderá achar seu filho. Mas ela não esperava encontrar uma estrutura que encontrou na China. Todos estavam avisando que não era para ela ir, mas a sua teimosia a fez estar lá. Que perigos Eva enfrentou? Ela conseguiu terminar o projeto da irmã? E acima de tudo reencontrou seu filho? Leia “O Sonho de Eva” tenho certeza que seus sonhos não serão iguais!

Nota da Milena: Estava com muita expectativa para ler o livro do Chico. E te conto que não me decepcionei. O livro é muito bom. Do inicio ao fim. Não encontrei algo que dissesse “caracoles, isso não pode ser”. Tudo o que estudei em psicologia achei aqui. EGO, SUPEREGO e ID. Até sonhei, e não posso dizer que era lúcido, mas eu acordei dentro do sonho e sabia que estava sonhando hihihi Olha o projeto da a Dra. Eva Abelar nos meus sonhos pessoal hahaha Leia, você não se arrependerá?

Gabi 02/10/2012

Chico Anes é, sem sombra de dúvida, a prova de que a literatura nacional pode ser maravilhosa. A escrita do autor é impecável, flui muito bem e, para alguém que, como eu, não lê muitos livros nacionais, o livro deu de dez a zero em vários autores estrangeiros, que não conseguem uma clareza de linguagem como a de Chico. Isso me faz ter orgulho de nossa literatura, que pode crescer e evoluir muito ainda, e “O sonho de Eva” é a prova disso.

A história é muito bem construída, me pareceu bastante surreal – em algumas partes, em bom sentido – e me lembrei várias vezes do livro “A Hospedeira“, de Stephenie Meyer, pelo fato dos cientistas estarem presos em um lugar escondido, que ninguém sabe onde é e nem faz ideia de que exista. Esse lugar misterioso é a indústria Yume, onde ninguém é quem parece ser. E a nossa protagonista, Dra. Eva Abelar, vai se aventurar para encontrar seu filho desaparecido e descobrir sobre o assassinato de sua irmã dentro desse complexo universo da indústria – sem saber que iria descobrir tantos segredos e projetos que, se colocados em prática, podem arruinar o mundo todo.

Nosso julgamento sobre os personagens muda muito, porque, no decorrer da história, eles vão mostrando quem realmente são, e isso foi o que me deixou mais entusiasmada para continuar a história. Fora o fato mais interessante do livro que foi, é claro, sonhos lúcidos – quando podemos acordar, dentro do sonho, e vivencia-lo de verdade, como se estivéssemos acordados.

Fiquei muito na dúvida na hora de tirar ou não uma estrela da classificação geral, e acabei tirando, e explico o por quê: apesar da história ser muito boa, houve capítulos em que encontrei certa dificuldade por tratar de alguns assuntos desconhecidos, e que não foram bem explicados. Outra coisa que poderia ter mais destaque na história, na minha opinião, era o filho da Dra. Eva, que acabou ficando em segundo plano.

Esse livro é um suspense muito bem feito, que merece cinco estrelas pela sua construção. É bem diferente de tudo o que você (provavelmente) já leu, e é nacional. É uma prova de que a nossa literatura vai longe, e que uma abordagem diferente, sem tantos clichês, é muito, muito positiva.

Cintia 28/09/2012

O Sonho de Eva - Chico Anes
O sonho de Eva é um livro que me surpreendeu e muito começando pelo tema. Fiquei com o pé atrás bem atrás nos primeiros capítulos, achei a escrita do autor confusa devida tanta informação e termos técnicos. Mais foi só a principio, em seguida me vi envolvida com a trama e não conseguia soltar o livro de jeito nenhum. O que as pessoas não fariam por um dispositivo que controlasse os sonhos alheios? Pessoas jogariam ao vivo um jogo de vídeo game tão real ao ponto de não saber diferenciar o que seria sonho e o seria real. Tecnologia tão avançada capaz de controlar as pessoas, por exemplo, e isso o livro nos mostra bem!

Eva e Ana Abelar são irmãs, e dividem a mesma profissão. São pesquisadoras, lidam com sonhos, construindo alicerces para chegar à plena consciência dentro deles, Numa reviravolta Ana pula do 20ª andar do prédio onde morava sem motivo aparente. O que já choca o leitor já nas primeiras páginas fazendo-o se questionar: Esse livro num foi publicado pelo selo jovem? Passado o choque... Eva se desespera, não só pelo suicídio da irmã, mas porque Joachim seu filho autista estava no apartamento, mas nenhum vestígio do garoto é encontrado.Eva é corajosa e bem feminista, sempre fazendo tudo sozinha sem depender de ninguém. Alguns dos segredos do livro giram em torno dela e de seu passado. No decorrer do livro vamos conhecendo mais a protagonista e nos apegando a essa Mãe. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio. Na época em que ela ficou grávida ela namorava Alec um psiquiatra que era loucamente apaixonado por ela, e que foi quem mais se surpreendeu com o crescimento de sua barriga, sendo que eles jamais chegaram a ter relações sexuais. Com tanto que no presente, nove anos depois da “traição” Alec é quem mais ajuda Eva nessa busca louca pelo filho e por respostas.

O Sonho de Eva é um livro mais adulto Me pergunto de novo porque foi publicado no selo jovem! que nos presenteia com uma leitura inteligente e reflexiva, tudo em um ritmo alucinante.

Robson 27/09/2012

Olá leitores lindos do Mundo Platônico! A falta de Pretty Little Liars está me deixando um pouco ausente aqui, mas vou fazer o máximo para postar pelo menos uma resenha minha a cada duas semanas ok? Pra quebrar esse gelo eu vou falar um pouco do livro O Sonho de Eva e espero conseguir passar o que senti com este livro para vocês.
Sinceridade em uma resenha é a melhor coisa não é? Pois bem, vou ser extremamente sincero e breve com vocês. O livro O Sonho de Eva era um livro que prometia muito pra mim, eu estava muito ansioso por sua leitura, pois a ideia de sonhos era algo novo e interessante para mim. O grande problema é que ele só prometeu e acabou não cumprindo.
O Sonho de Eva vem com uma proposta que eu julguei bem interessante, o autor poderia facilmente ter criado um universo tenso e instigante. Os fatos se desenrolam principalmente na perspectiva de Eva Abelar, que acaba de receber a noticia de que sua irmã suicidou-se ao atirar-se do prédio onde residia. Além dessa triste noticia, Eva descobre que nesta mesma noite seu filho Joachim (Sim, o nome é ridículo) havia desaparecido sem deixar pistas. É ai que começam a entrar a estória dos sonhos, que estavam profundamente envolvidos nas pesquisas de Eva.
Essa trama, se bem aproveitada, poderia ter rendido até uma trilogia de livros bons e cheios de conteúdo a meu ver. O que acontece é que ela não foi bem aproveitada e foi muito mal escrita. Em certas partes eu fui extremamente confundido e obrigado a retornar a leitura para compreender a confusão que havia sido jogada nas paginas do livro. Eu senti que o autor se perdeu um pouco ao tentar passar o que ele queria para os leitores, isso foi um ponto extremamente negativo, que acabou deixando alguns personagens xoxos de mais.
Além da confusão presente no livro o autor usou uma linguagem um pouco exagerada e que me irrita muito na literatura brasileira ultimamente, como por exemplo: Meu Filhinho, Minha Pedrinha, Evinha, Aninha, Sr e Dr para tudo. Acho que ficou um pouco exagerado nessa parte, todos os homens do livro eram senhores ou doutores e as mulheres, senhoras ou doutoras. O fato de ser tudo no diminutivo também me irritou bastante e por vezes pensei em abandonar o livro por conta disso.
Bom o livro pra mim teve apenas um ponto positivo, que foi a trama, que é muito boa. Eu gostei bastante da ideia de usar sonhos como armas e tudo mais, mas foi extremamente triste para mim, ver uma estória como essa ser jogada fora desse jeito. Sinto que poderia ter sido mais bem escrita, com uma narrativa envolvente e até quem sabe dar mais que um livro.
Depois de muito me arrastar durante quatro semanas para ler este livro, eu me deparo com um final decepcionante onde alguns personagens ficaram encobertos impossibilitando-nos de descobrir qual havia sido o fim deles. Como sempre, tivemos o típico final feliz com um leve significado por traz, que é claro, eu não vou contar.
Agora é com vocês, se quiserem se arriscar a ler este livro, leiam e venham aqui comentar comigo para vermos onde nossa opinião diverge.

Gabi Lima 23/09/2012

O Sonho de Eva conta a história da Dra. Eva Abelar, uma importante psicóloga que estuda sonhos lúcidos, ou seja, você vive experiências dentro dos sonhos que parecem reais e você sabe que está sonhando. Eva estava dando uma palestra quando descobre que seu filho, Joachim, desapareceu e que sua irmã, Anna, pulou do 20ª andar do prédio. Eva acha que quem sequestrou seu filho foi a empresa Yume, uma empresa de jogos na qual Anna trabalhava. Essa empresa está desenvolvendo um jogo chamado DreamGame que leva o jogo aos sonhos das pessoas. Agora Eva precisa trabalhar para eles enquanto tenta descobrir o paradeiro de seu filho.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-sonho-de-eva.html

Fernanda 21/09/2012

Resenha: O Sonho de Eva - Chico Anes
Confira a resenha completa de O Sonho de Eva aqui: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

Resenha: O Sonho de Eva narra a história de Eva Abelar, autoridade e especialista mundial em sonhos lúcidos, e a sua busca por respostas, vingança e pelo filho desaparecido, Joachim. Sua irmã Ana Abelar estava trabalhando em um projeto chamado DreamGame, na grande e enigmática empresa Yume. Porém a moça pulou de seu apartamento, no 20° andar. Eva, que estava na Universidade de Viena quando recebeu a notícia ficou extremamente abalada, mais ainda, pois tinha deixado seu filho, que é uma criança autista, com a irmã no período em que estava viajando a trabalho e o pior é que não havia sinais do menino em nenhuma parte.

“(...) Os homens trocaram olhares. Pareciam decidir quem falaria primeiro.
- Talvez haja algum engano, Dra. Abelar – disse finalmente um deles -, não havia nenhuma criança no apartamento. Os investigadores vasculharam o lugar à procura de pistas que indicassem um eventual assassinato. Não encontraram nenhuma evidência, tampouco encontraram alguém. Não falaram nada sobre seu filho.” Pg. 136

(CONTINUA NO BLOG...)

Daniela 21/09/2012minha estante
Adorei a resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro. Grande orgulho nacional. Parabéns. Beijos.

sobre livros 28/09/2012minha estante
Sempre tive vontade de ler esse livro. Sua resenha me deixou muito curiosa. Adorei. Bjs

Maria Ap. 05/02/2013minha estante
O livro é muito surpreendente.

Bela 14/09/2016minha estante
Gente quem tiver vontade de Ler esse livro vão em frente
Ele é ótimo!
Amei, a história e Viciante você quer sempre saber o que vai acontecer em diante..

Edna Sabino 13/07/2023minha estante
O livro é incrível!

Blog Vida de Le 15/09/2012

O Sonho de Eva - Vida de Leitor
Hey pessoal, tudo bem?

Quando comecei a ler este livro, fiquei super ansioso para testemunhar o quão foda legal seria. Contudo, tal expectativa não foi preenchida pois, por mais que este seja um excelente livro, ele induz o leitor a pensar que a história tomaria outro caminho.

A família Abelar é a pioneira das comprovações cientificas da existência dos chamados "sonhos lúcidos", que nada mais é do que sonhar e saber que está sonhando de maneira a poder controlar a "realidade" da maneira que quiser. O livro começa com a Anna Abelar saltando de um prédio e indo ao encontro de quilos de concreto. Ao mesmo tempo temos a Dra. Eva Abelar, desenvolvedora da teoria de que com os "sonhos lúcidos'' podemos desenvolver algo chamado Superconsciência, em uma palestra onde descobre que sua irmã estava morta e que seu filho, Joachim, está desaparecido. Não bastando, a Coca-Cola das empresas de vídeo game, YUME, desenvolve certo interesse na pesquisa da Dra. Abelar e pede sua ajuda no desenvolvimento do dreamgame, um vídeo game onde você pode jogar enquanto dorme. Não sabia ela que tal empresa visava usar tal jogo para moldar o comportamento das pessoas de maneira que elas façam tudo o que for mandado pela empresa.

"O que me perturba? O fato de não saber onde estou, nem para onde estou indo? Tatear, inconsequentemente, as bordas de um precipício mortal que espera um passo em falso para me engolir inteira? Ou é essa risada diabólica? Ela está mais perto. Seu timbre, por alguma razão, traz uma agonia horrível."
Pág. 110

Como foi supracitado, o livro é bom, mas ao ler me senti comprando gato por lebre. O livro parte de uma premissa onde temos um vídeo game que pode ser jogado nos sonhos, mas o que realmente temos são jogos de poder entre um "clã", a YUME e a Dra. Abelar, onde um acha que está enganando o outro para conseguir impedir a criação do dreamgame, ou seja, não temos o jogo em si, mas sim todo o "sistema" de produção do aparelho que proporcionará tal aventura.

Uma coisa que me agradou muito é que este é um livro de autor nacional onde grande parte da história se passa no Brasil. Isso é um super ponto a favor pois são muitos os autores que preferem narrar suas histórias em outros países sendo que no BR temos muitos lugares lindos e exóticos. Agora, o que não me agradou nesse quesito é que , como a história se passa em sua grande maioria aqui, o autor, em seus diálogos, usa muito de expressões naturais da fala, mas que, quando escritas, dão um ar pobre à narrativa. Um exemplo do que falei é este trecho: "Sabe, dona Eva, parece que o doutor aqui tá começando a acreditar em mim. Ainda vou mostrar pra todo mundo que não tô inventando coisas. Né, chefe?"

"- Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? Hitler foi um louco, mas o livro... Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor..."
Pág. 129

Cabe ressaltar também alguns pontos onde o autor pecou durante a narrativa. Um deles é o fato de que o dreamgame, um GRANDE projeto da YUME e que está envolvido em transações com bilhões de dólares, parece ser do conhecimento de quase todo mundo no livro. Não há aquele sigilo entre algumas partes, simplesmente alguém acha um protótipo e sai mostrando pra todo mundo. Outro ponto é o fato de a empresa alegar que seus planos são secretos, MAS TODOS MUNDO SABE!!. Sério, todo mundo sabe que a YUME foi a responsável por algumas mortes e quais os planos dela para esse vídeo game, mas no final de tudo, sabe o que é pior? É que mesmo sabendo de tudo, a Dra. Abelar vai trabalhar com eles. O_O. Como eu queria dar umas porradas gritar com essa mulher que, apesar de super inteligente, é tão burra. Mais uma das coisas que me desagradaram foi o uso constante de termos técnicos, sendo que muitos deles não são explicados no momento, demandando assim um certo conhecimento prévio do leitor sobre o assunto.

O trabalho na edição está perfeito e de tirar o fôlego. A capa, a diagramação e a edição estão sublimes. Os personagens são bem construídos, contudo, alguns deles apresentam uma ingenuidade palpável, o que pode não agradar alguns leitores. Com exceção do que foi dito sobre o uso das expressões coloquiais nos diálogos, eles são dinâmicos e bem desenvolvido, o que hoje em dia é coisa difícil de ver.

Ante ao exposto, recomendo este livro não pela premissa a que ele induz, mas pela qualidade com que, mesmo sendo algo diferente, o autor consegue cativar o leitor com sua escrita e excelência.

Abraços,
Matheus Braga

Doug 14/09/2012

Resenha - O Sonho de Eva, Chico Anes
Você encontra minha opinião sobre esse livro no meu blog: http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/2012/09/resenha-o-sonho-de-eva-chico-anes.html

* 14/09/2012

O senho de Eva - Chico Arnes [Editora Novo Conceito]
O Sonho de Eva é um livro futurístico, que mescla uma nova tecnologia com alicerces na psicologia. O tema central do livro são os sonhos. Não aqueles que todo mundo tem: de ser promovido, comprar uma casa ou ter um filho. Sonhos do tipo que temos quando vamos dormir. Sonhos que não controlamos ou se quer nos lembramos na manha seguinte. O livro nos mostra um cenário onde pesquisadores, incluindo Eva a personagem principal do livro, também pesquisadora, desenvolveram um mecanismo para que as pessoas fiquem lucidas em seus sonhos, ou seja, você esta sonhando e sabe disso, por isso aproveita este estado de inconsciência para fazer TUDO, absolutamente tudo que desejar de maneira consciente. Confuso não? Na realidade é bem simples, dentro do seu sonho você pode ser e fazer o que bem entender e SEM CONSEQUÊNCIAS.

Já deu para imaginar que muitas pessoas usariam essa tecnologia para o mal certo? Nem todo mundo ia brincar de jantar com a Angelina Jolie. E o livro nos mostra esse lado. Yume é uma gigantesca empresa no mercado que esta desenvolvendo o Dream Game, um jogo de videogame para ser instalado nos sonhos lúcidos. Vocês imaginam algo mais divertido do que sonhar com o jogo e ser o próprio personagem? Passar as fases, matar os monstros, conhecer cada cenário pessoalmente? Claro que esse projeto renderia milhões, se a Yume não tivesse tantos segredos...

Eva e Ana Abelar são irmãs, e dividem a mesma profissão. São pesquisadoras, lidam com sonhos, construindo alicerces para chegar à plena consciência dentro deles, assim como pai de ambas foi... Mas a vida tem uma reviravolta quando Ana pula do 20ª andar do prédio onde morava sem motivo aparente. Eva se desespera, não só pelo suicídio da irmã, mas porque na noite do fato Joachim seu filho autista estava no apartamento, mas nenhum vestígio do garoto é encontrado.

E agora Eva tem que se jogar em uma busca por respostas. O que de fato aconteceu a Ana naquela noite? E a pergunta mais importante. Onde está Joachim?

MINHA OPINIÃO
O sonho de Eva é uma ficção bem atrativa, começando pelo tema. O que as pessoas não fariam por um dispositivo que controlasse os sonhos alheios? Um artefato que com certeza valeria milhões? Algo assim, embora seja criativo e inteligente não traria nada de bom para humanidade. Enquanto pessoas boas jogariam ao vivo um jogo de vídeo game pessoas do mal usariam essa tecnologia para diversas coisas ruins, como controlar as pessoas por exemplo, e isso o livro nos mostra bem!

O livro é narrado por terceira pessoa, e não se concentra apenas em Eva, o que nos da um bom paramento das ações de outros personagens importantes. A leitura discorre facilmente, mas não é muito reveladora. Ou seja, embora o livro seja muito bem escrito ele não trás surpresas quanto ao tema central. Eva nos leva por um caminho de raciocínio e eu esperava que esse caminho fosse falho ou não teríamos surpresas no fim, mas na realidade ela estava certa desde o começo. Não que esse seja um modo ruim de se escrever um livro, é apenas diferente. Quanto aos outros segredos da trama, bom esses sim.

Garanto que tive várias surpresas, incluindo com personagens! Os personagens são ótimos. Eva é corajosa e arrojada, sempre fazendo tudo sozinha sem depender de ninguém. Alguns dos segredos do livro giram em torno dela e de seu passado. Começando com a pergunta obvia. Quem é o pai de Joachim? Na época em que ela ficou grávida ela namorava Alec um psiquiatra que era loucamente apaixonado por ela, e que foi quem mais se surpreendeu com o crescimento de sua barriga, sendo que eles jamais chegaram a ter relações sexuais. Com tanto que no presente, nove anos depois da “traição” Alec é quem mais ajuda Eva nessa busca louca pelo filho e por respostas. Ele ainda nutre certo sentimento por ela e acima disso entre os dois restou à amizade. Alec também é um ótimo personagem. Ele vive entrando em conflito consigo mesmo, pensando sobre o passado de Eva e o motivo dela tê-lo traído, mas em nenhum momento ele a abandona.

Quanto aos outros personagens... Bom, todos são suspeitos!Quanto ao final, como eu disse antes, não tive grande surpresa em descobrir o que ou quem estava por trás da morte de Ana, mas mesmo assim me surpreendi com alguns personagens em quem eu peguei confiança. Leia o livro, você não vai se arrepender, é um ótimo thriller de suspense e corrupção. Obs. Pontos a mais para o autor Chico Arnes, pois é realmente difícil ver um autor dar vida com tanta perspicácia a uma personagem feminina.

CLASSIFICAÇÃO 4/5

Giselle Trindade 13/09/2012

Uma Viagem nos Sonhos
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.

O Sonho de Eva me surpreendeu positivamente, imaginava que fosse um YA Book, mas voltado para Jovens Leitores, mas me deparei com uma Trama muito bem enraizada e concreta, mais voltada na minha opinião tanto para o Público Adulto quanto o para o Público de todas as Idades.

O Livro possui todos os elementos necessários para ser uma boa Leitura: Mistério, ação, o Poder do Inconsciente, Romance, Grandes Ensinamentos e uma Crítica Social muito relevante. Esses para mim são os ingredientes essenciais para ser um livro muito bem recomendado. Porém apesar de tantos elementos, a leitura não se torna complicada, pelo contrário, apesar de nos depararmos as vezes com termos Científicos, tudo fica muito bem esclarecido e explicado, e em momento algum sentimos vontade de parar de ler, ou a leitura se torna maçante, ao invés disso nos faz querer ter vontade de adentrar no Mundo dos Sonhos e descobrir o seu verdadeiro sentido ou o que um simples Sonho pode nos querer dizer ou alertar. Será que o Sonho pode ser um Aviso ou somente lapsos de Memória? Ou um resgate de algo que estava escondido no seu mais Profundo Inconsciente?

Esse assunto para mim é bem interessante, devido a área que escolhi que é a Psicologia, que nesse quesito é bem controversa em relação ao significado dos Sonhos. Cada Subaérea classifica os Sonhos a sua Maneira, e para mim além de ser uma Leitura interessante e agradável, se torna em alguns momentos esclarecedora. Apesar de ser uma Historia de Ficção não deixa a desejar também nesse quesito.

No mais, não podia deixar de Indicar mais uma excelente Obra da Literatura Nacional, ou melhor dizendo aqui da Minha Terra: Minas Gerais.

abraços

Andressa 12/09/2012

O Sonho de Eva - Chico Anes
Este é um livro que aborda um tema diferente de todos os quais já havia lido. Para dizer a verdade, não fazia ideia do que se tratava a história até pegá-lo para ler e perceber que era muito diferente do que eu imaginava que seria. Chico Anes conseguiu misturar um ótimo tema – e não muito comum – com mistério e até, mesmo que pouco, romance, o que ao final resultou em um livro muito bom.

Começamos o livro de forma trágica e isso já me motivou no início da leitura – geralmente acho primeiros capítulos monótonos, principalmente por serem mais introdutórios -, e o que considerei ainda melhor foi o fato de por trás desta tragédia haver um grande mistério. Logicamente vamos conhecendo e desvendando este mistério ao longo de todo o livro, mas não é difícil ter ao menos uma pequena ideia do que ocorreu com Ana. Mas, que ao contrário do que muitos podem pensar, isso não me desmotivou e, pelo contrário, me instigou a querer saber se tudo que imaginei era real.

Tenho certeza de que o autor teve de realizar muitas pesquisas em torno de sonhos lúcidos e suas possíveis consequências, principalmente para criar um ambiente tão incrível como a sede de pesquisas da Yume e todos seus objetivos. Além disso, muitas explicações dadas ao leitor durante a leitura podem ser percebidas como bastante técnicas – apesar de não conterem uma linguagem complicada – o que mostra realmente que o livro é fruto de muito trabalho em cima do assunto. Isso, em minha opinião, foi uma das melhores partes da leitura.

Mas infelizmente não consegui classificá-lo como ótimo ou até mesmo favorito. O porquê disso na verdade se deve somente aos personagens: nem todos conseguiram me convencer por completo ou realmente me emocionar durante a história. Achei que principalmente Eva não conseguia me transmitir tudo o que estava sentindo no momento o qual se encontrava e por isso não me senti totalmente conectada com a protagonista. Não consegui, por exemplo, sentir a angústia dela quando soube do sequestro do filho e sua ânsia tão grande por encontrá-lo. Também não foi um daqueles livros que me deixou ansiosa pela romance – apesar de saber que não foi realmente o foco do autor em sua trama. Por outro lado, destaco uma parte mais ao final do livro que realmente conseguiu me emocionar: a que Joachim narra um pequeno trecho da história. Com frases curtas e pensamentos rápidos mas que surtem efeito no leitor, conseguimos perceber nas entrelinhas todos os sentimentos do personagem.

Assim, avaliei o livro como muito bom. Sua trama me fascinou e devo parabenizar aqui o autor, que soube muito bem criar uma história diferente e cheia de ação que só pecou mesmo em envolver mais o leitor com seus personagens. Uma pena, pois se isto tivesse acontecido, com certeza seria um livro que iria para minha lista de favoritos.

jacdeoliveira 10/09/2012

O livro se inicia de uma forma incrível. Uma cena marcante e que nos deixará muitas dúvidas. Anna irmã de Eva acaba se suicidando e ninguém consegue imaginar o porque. Muitos acham que estava drogada, mas Eva sabia que sua irmã não estava, algo havia acontecido e ela iria descobrir o que.
Eva Abelar, ou melhor Dra. Eva Abelar é uma mulher que estuda sonhos lúcidos, durante o acontecimento com sua irmã, Eva estava em Viena ministrando uma palestra sobre os sonhos, até que recebe as notícias e volta as presas para o Brasil. A primeira coisa que faz é procurar seu filho Joachim (ele tem alguns problemas de saúde), que estava sob a responsabilidade de Anna, mas ninguém consegue encontrar o menino.
Agora com seu filho desaparecido e sua irmã morta, Eva quer resolver esses problemas. No dia do velório de sua irmã, Eva recebe uma proposta para continuar a fazer o trabalho de sua irmã Anna que também estudava sobre os sonhos lúcidos (é uma 'coisa' de família, pois o pai de Eva e Anna também estudava sobre eles). Anna trabalhava na empresa Yume, uma empresa que estava desenvolvendo jogos, e esse jogo chamando DreamGone no qual estavam trabalhando envolvia jogadores dormindo e sonhos lúcidos.
Eva ficou bem curiosa quanto ao assunto, mais ali não era um lugar para tomar qualquer decisão, mas após um tempo ela aceita o pedido e é enviada à China para desenvolver o projeto, mas no fundo ela desconfiava que a Yume estava envolvida em todos os acontecimentos dos últimos tempos e agora Eva teria que descobrir o que havia acontecido com sua irmã e aonde estava seu querido filho Joachim.

Uma história bem fora dos clichês que andam "dominando" o nosso mundo. Nada de vampiros, lobisomens, criaturas sobrenaturais e nada de romance meloso ou qualquer coisa do tipo. Sonhos. Um assunto pouco tratado em livros e que me conquistou totalmente logo de primeiro momento.
Nos comentários sobre a história citei alguns momentos marcantes apenas, mas não poderia deixar de falar do Alec. Alec é o amor da vida de Eva, mas ele não é o pai do filho dela, e confesso que Alec me encantou em alguns momentos. Durante a história realmente percebemos que ele faria qualquer coisa por Eva, que ele realmente a ama, e isso fez com que a história se tornasse ainda mais interessante para mim, uma fã de romances.
O livro ganhou minhas 5 estrelas com certeza. A história é narrada em 3ª pessoa e a escrita do autor é incrível, realmente nos faz sentir dentro da história, vivendo as aventuras e os sonhos juntos com a Dra. Eva.
Resumindo em duas palavras: Diferente e incrível.

PLAYLIST: Alexz Johson - Look at those eyes

Felipe Miranda 08/09/2012