A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Gui 14/01/2021

Cruel é bom?
Com toda certeza A cura mortal foi melhor que Prova de fogo, contudo não superou o incrível Correr ou morrer, porem teve como seu diferencial o desfecho da saga. Como sempre vou continuar elogiando a narração de James, que com seus capítulos curtos e suas constantes sucessões de fatos, consegue nos deixar ansiosos e empolgados para saber o que acontecerá depois, agora quanto ao enredo a única coisa que posso dizer é que é emocionante, momentos que nos deixam em choque e sem reação, que te corroem por dentro, é simplesmente incrível o mix de emoções que sentimos ao ler. Além disso, esse livro confirmou minhas suspeitas de que várias cenas de Prova de fogo foram simplesmente uma encheção de linguiça, já que não tiveram influência nenhuma na história do segundo e do terceiro livro. Quanto ao final, a única coisa que posso dizer é que você mesmo deverá ler para tirar suas próprias conclusões, se foi bom ou ruim, mas principalmente para responder uma pergunta que nos acompanha há 3 livros. Cruel é bom?

calixxverse 21/07/2022

No contexto da pandemia pela qual acabamos de passar, acredito que esse livro tenha causado ainda mais impacto para mim do que teria causado se eu houvesse lido ele há alguns anos. A maneira como o Fulgor nos é apresentado e em como ele é transmitido para os outros se assemelha em muito com o COVID - embora o Fulgor esteja em um cenário incrivelmente mais destrutivo que o nosso -, o que causou uma sensação de identificação imensa durante a leitura, de conseguir visualizar com uma imensa clareza todo esse cenário.
Outra razão para que minha leitura tenha sido um pouco dolorosa, é a maneira como o livro até certo ponto aparenta em muito nos apresentar a sensação de despedida ao meu personagem favorito - que com certeza, também é o de muitos que passaram por essa série de livros; é difícil de dizer adeus, mas necessário. Embora eu tenha saído com algumas perguntas de tudo isso, sei que elas possivelmente foram respondidas e tratadas nos livros adicionais, portanto, não tenho críticas com relação à isso; o final foi bastante justo e coerente com tudo pelo qual os personagens passaram.
Laurinha 21/07/2022minha estante
Amei sua resenha, pela primeira vez fiquei com vontade de ler a série

calixxverse 21/07/2022minha estante
Lê, juro que é muito boa! E obrigada pelo elogio

Julio.Cesar 10/01/2021

Resenha do livro A Cura Mortal
A minha experiência lendo esse livro foi incrível!
Me emocionei em certas partes, dei gargalhadas em outras e fiquei tenso em algumas.
Como o li depois de assistir as adaptações nos cinemas, me senti meio incomodado com fato de haver imensas mudanças comparando as duas obras. Mas de modo geral, a literatura me agradou bastante e não houve nenhuma decepção em relação a mesma.
Esse livro fecha bem a trilogia que vai sempre morar no meu coração.

Gaab '-' 14/06/2022

A história continua se desenvolvendo de uma forma boa e linear, sem atropelos...
Nesse terceiro volume da série vemos conspirações sendo criadas e as posições de alguns personagens em relação a cura e os meios para alcança-la aprensentadas e desenvolvidas...

Ao se entregar na leitura nos envolvemos tanto que temos as mesmas sensações que Thomas, isso me ocorreu em um nivel que fiquei preso na leitura apenas desse livro nos ultimos capítulos...(digo isso pois gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo)..

Esse modo de escrita de James Dashner e o como desenvolve a história não nos da um minuto de paz kkkk... sempre algo esta acontecendo, fazendo com que não nos enjoemos ou cansemos pela monotonia...

O final é com gosto de quero mais kkkk porem com esse final dessa trilogia bem encaixado me pergunto quais são os passos que James Dashner tomara para continuação...(no fim desse livro vi um bom final para saga kkk)...

dudari0s 08/07/2021

estou indignada! O autor simplesmente joga vários questionamentos e no final de tudo não responde nada! Personagens NADA explorados e o protagonista Thomas é completamente insuportável! Nunca assisti os filmes, mas sei que devem ser melhores.

Caia.Monti 08/02/2021

A carta do Newt pro Thomas cara, acabou comigo. Poucas palavras, mas doeu mais que um tiro.

Isa Sales 11/02/2021

Que trilogia incrível!
A trilogia Maze Runner se encerra de forma clara e responde (quase) todas as dúvidas dos leitores. O último volume segue com uma narrativa cheia de ação, violência e suspense, mas também com momentos tristes e despedidas difíceis. Ler esse livro, que retrata uma catástrofe após um vírus, em um momento de pandemia também foi uma experiência intrigante, que me fez agradecer não ser uma Clarena. Devorei esse livro de um dia pro outro e será uma coleção que vai deixar saudades!

gicherry 24/03/2021

sim, me encontro em lágrimas
nossa nem sei o que dizer KKKKK
fico triste que seja o ?último livro? que encerra a história (ainda tem mais, mas são sobre antes do cruel e tal...)
mas achei a história muito bem construída e com muitas surpresas, eu meio já esperava esse final pq eu não via outra opção
enfim queria falar que essa saga me envolveu muito, principalmente com os personagens, que são incríveis muito bem desenvolvidos

Débora vp 05/04/2021

O final da saga
O livro começa parecendo que vai tomar um rumo, de repente toma um rumo que eu particularmente não esperava mas com um fim que poderia ter sido mais bem desenvolvido. Achei um final adequado para a saga apesar de algumas mortes desnecessárias.

dudiherondale_ 27/02/2021

destruída
O último livro da trilogia me destruiu de todas as formas possíveis!
Confesso que esperava um pouco mais do final, mas acredito que deveria acabar desta forma mesmo.
Minhas dúvidas foram (quase) todas respondidas, porém senti que alguns fatos ainda ficaram em aberto.
As mortes que ocorreram durante o livro me fizeram chorar demais, não consigo explicar o quanto fiquei triste?????. Os personagens me cativaram muito muito, são incríveis.
A saga Maze Runner já virou uma das minhas favoritas e tem um lugar imenso no meu coração. Quando comecei a ler não estava colocando muita fé, mas acabei me surpreendendo. Vou sentir muita saudade de ler e passar raiva, chorar rios e não ter um minuto de paz.
Enfim leiam, vocês não irão se arrepender!

Luiza.Isabelle 29/08/2022

CRUEL É BOM!!!!
olá, amigos!

cá estou eu com mais uma resenha, e pagando com a língua estou aqui falando sobre o terceiro livro de maze runner.

achei que não ia ler esse livro tão cedo, sinceramente não estava com pressa, mas ai o livro tava disponível e eu pensei "melhor ler logo que tô com a mente fresquinha!"

bom, adorei o livro! depois da decepção que tive com o segundo, esse supera MTTT em praticamente todos os aspectos o segundo livro, não chega a ser melhor que o primeiro, mas é muito bom!

os primeiros capítulos foram super esclarecedores! falaram bastante sobre a história e tals

escrita como sempre EXCEPCIONAL, esse autor é simplesmente incrível. uma coisa que amo nessa série é que os capítulos não são gigantes, são bem divididos e não se torna uma leitura pesada, sabe?

achei a história muito boa mesmo, e o epílogo então??? MARAVILHOSO!!! que final incrível sinceramente!

só no final que me toquei que tudo oq eles viveram, desde a chegada do thomas, foi num intervalo de 2 semanas, que pareceram meses!!

senti uma vontade real de chorar em uma parte vem específica do livro, e ainda fico muito triste em pensar nisso ;((

mas enfim, amigos, CRUEL é bom!

Lê g 06/10/2022

quando eu leio esse livro eu só penso na carta do newt para o thomas, e o fato de que ela não existe no livro ???

Paulinha 12/01/2021

Que livro maravilhoso amei muito consegui me prender e também me surpreendeu muito principalmente o final.

duda 03/01/2021

MEU DEUS
Que movimentado!

As emoções do primeiro livro voltam com tudo nesse livro, tanto o desespero, o medo, a tristeza... Senti realmente de tudo nessa leitura, mas com toda certeza, esse foi o que mais chorei.
Juju 05/01/2021minha estante
Chorei MUITO nesse livro

Cast 29/09/2019

Um livro cheio de erros.
Primeiramente, se você está lendo isso, e não leu o livro, significa que já realizou a leitura dos dois primeiros. Caso essa seja sua situação, recomendo fortemente que leia este livro, termine a história e daí tira a sua conclusão dos fatos. Afinal de contas, você já passou da metade dessa trilogia mesmo.

Bom, vamos aos meus comentários:

Maze Runner - A Cura Mortal é o terceiro livro saga e ultimo dessa trilogia. Sua história começa quase imediatamente após os eventos de Prova de Fogo, com os Clareanos do grupo A e B conseguindo vencer o deserto e sendo levados pela CRUEL para algum lugar, lhes prometendo o fim de todo sofrimento passado. E aí que começam, ao meu ver, os erros.

Se você ler minhas criticas dos outros dois livros, perceberá que estive por muito tempo elogiando a evolução de James Dashner (o autor) no passar do primeiro para o segundo livro. Então, esqueça. Aqui ele regrediu a tal ponto que chega a incomodar. Mas vamos por partes.
Primeiro, em um livro, que tem como objetivo finalizar uma historia e encerrar uma trilogia, ficar apresentando novos lugares e expandindo o mundo (aos 47 do segundo tempo) me parece um pouco arriscado. E de fato, durante minha leitura, se provou ineficaz. Se dois livros, mais de 600 páginas, não foram o suficiente para nos ambientar nesse mundo, aqui vemos exposta essa dificuldade do autor quando o mesmo nos faz engolir cidades novas, lugares bacanas para ser explorados e toda uma sociedade, só que em um número mínimo de páginas sem realmente se aprofundar em nada que propõem.

“Olha só que bacana esse lugar”
—Algo acontece—
“Olha que terrível o que aconteceu com esse lugar que era tão bacana”
E quem disse que eu me importo?!

Ao parar para pensar agora, depois da leitura, fica parecendo que ele tinha ideias e conceitos para dois livros, mas se obrigou a encerrar tudo em um. Assim momentos que seriam catárticos e impactantes (como a volta dos protagonistas para determinado lugar mais ao fim do livro) acabam sendo corridos na narrativa e encerrados em dois ou três capítulos, sem nos dar o mínimo de impacto que a historia exigia.

Sobre os personagens. Thomas foi a melhor coisa do livro, seu crescimento e sua busca por rebelião, ao mesmo tempo que quer esquecer o passado são o que movem a trama pra frente. Ao mesmo tempo que temos ai, para mim, o principal acerto do autor: a paranoia do Thomas. Devido aos fatos dos livros passados, principalmente aquele momento com a Teresa e o Aris, o nosso protagonista se torna, com razão, extremamente paranoico com tudo, e, por consequência, como vemos tudo sob sua ótica, ficamos (nós, os leitores) tão paranóicos quanto. Duvidando de tudo e todos. O primeiro quarto desse livro, quando se concentra nesses aspectos, é maravilhoso. E seu final acabou sendo digno ao personagem que se construiu, mesmo que o autor se esforce para não lhe dar um mínimo respeito a tudo que passou.

Teresa, sempre tratada como secundária, nunca tendo um real valor na história, aqui podemos dizer que o autor não regrediu nesse aspecto, porque continua a mesma coisa. Totalmente desperdiçada, não servindo mais nem como interesse romântico do protagonista e tendo um final que só piora toda história, já mal feita, que o autor fez para ela. E o que me deixa mais decepcionado é que todo o lance da traição do livro anterior deixou um gancho para um desenvolvimento muito bom dela com o Thomas, que poderia ter sido explorado de diversas formas e tornar aquele acontecimento no final muito mais impactante. Porque para mim, e para o autor pelo visto também, foi totalmente batido. Afinal acontece em uma página e no capítulo seguinte os personagens já estão com outra coisa em mente.

Minho e Newt, melhor desenvolvimento dos dois aconteceu aqui, principalmente para o segundo, no qual a cena que mais vai ficar na minha memória é justamente a protagonizada por ele.

Brenda e Jorge, no começo são personagens, com razões e motivações. Além de um certo plot twist. Mas do meio pro fim do livro, viram só mais personagens que fazem ações do que qualquer coisa. Seu desenvolvimento meio que não avança mais e esquecemos o assunto.

“G”, se eu falar o nome é spoiler. Mas posso dizer que não esperava e gostei da ideia, mas foi mal explorado, mal desenvolvido e mal feito ao ponto de ser quase de graça. Qualquer personagem poderia realizar sua “função”, ser ele só foi um bônus.

Os vilões continuam sem destaque, sem aprofundamento e sem carisma nenhum. São apenas o objetivo e o contraponto do protagonista. As memórias de Thomas poderiam servir para desenvolvê-los. Aquela revelação no final sobre o que de fato ele queriam poderia ter sido melhor trabalhada também para desenvolver-los. Mas no final fica tudo superficial, com os reais motivos só sendo estabelecidos no epílogo.

E sem contar ainda personagens introduzidos aqui para nada, alem de UMA função muito especifica.
“Essa é a personagem X” (descrição da personagem) “Ela é muito importante, confie nela” (Personagem X faz sua função)

(Personagem X nunca mais aparece na historia)

Concluindo, A Cura Mortal é um livro com uma narrativa corrida, apressada e acelerada, que tenta cortar uma história grande em pouco tempo. Personagens são desperdiçados, momentos catárticos são mostrados muito rapidamente, não deixando nenhum impacto.

É uma grande regressão da trilogia, o pior livro dos três em questão. O final dessa história tem um certo sentido e faz jus a alguns personagens. Mas é totalmente feito nas coxas, injustiçando não só Thomas e os Clareanos, como os fãs que se apaixonaram por esse história. Não lerei os outros livros da saga, os prequels. Mas é triste saber que uma história que começou com tanto potencial, terminou dessa forma. Se o autor tivesse feito um quadrilogia, talvez os fatos fossem diferentes.
Chris Calixto 25/11/2019minha estante
Estou no início do livro, tem um próximo ainda né?!. Será que não foi isso que eu a impressão de algo inacabado? Por enquanto estou gostando.

Ruas 07/05/2020minha estante
Excelente resenha! Parabéns!
Essa trilogia merecia um último livro muito melhor do que esse!

Chris Calixto 09/05/2020minha estante
Vcs leram as duas prequel? Tem Ordem de extermínio e O código da febre que explica o q ficou em aberto na trilogia. Dica ?