Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Filosofia

Karisma 17/02/2020

Breve e pontual.
O autor não parte do pressuposto de agradar o leitor. É uma leitura rápida, com 2 dias terminei a leitura, e francamente gostei do conteúdo que mesmo pontual faz o trabalho de apresentar alguns pensamentos filosóficos.

Ricardo 15/02/2020

A Filosofia na Perspectiva do politicamente incorreto
Não é a primeira obra que leio do professor Ponde. Sua escrita irreverente, transcende expectativas. No Guia Politicamente incorreto da Filosofia, torna a leitura da filosofia, descontraída, dinâmica, fácil, mas sem perder a profundida das revelações atinentes ao pensar do filósofo.

Leitura super recomendada.

Russo 23/01/2020

Leitura ácida
Sim, é livro de filosofia. Autor ultrapassa a visão do senso comum. Faz reflexões sobre o politicamente correto e suas incongruências. Ser politicamente correto cerceia a liberdade individual dos homens em prou de uma igualdade coletiva que nunca existiu, e talvez, realmente, não existirá. Somos humanos e falhos e buscamos, em última instância, nossa segurança/bem estar/saúde e dos nossos. Ser politicamente correto pode até nos ajudar a não cometermos certas injustiças, vivermos melhores como sociedade, mas a liberdade do ser, tanto defendido pelo politicamente correto, sempre estará atrás da igualdade que os mesmos também defendem. Seguimos incongrentes.

Lucas 18/01/2020

O valor da vida se arranca das pedras
Pode ser útil saber algumas coisas antes de ler este livro.

Primeiro, não é um livro sobre história da filosofia, é um livro de ensaios sobre o politicamente correto - Pondé usa alguns filósofos como apoio para seus argumentos contra o que ele chama de praga politicamente correta.

Segundo, o livro trata-se de uma provocação à todos aqueles que se julgarem moralmente virtuosos e defensores das grandes injustiças do mundo. Ou seja, quanto mais você se sente certo a respeito de algo, mais ofendido você vai ficar.

Como você já deveria saber, Pondé é um debochado crítico da esquerda moderna e de suas contradições. Neste livro de poucas palavras o filósofo pernambucano faz uma série de acusações contra o pensamento e o comportamento politicamente correto. Ele aborda temas como covardia, inveja, sexualidade, fundamentalismo religioso, injustiças sociais, democracia, dentre outras questões cotidianas.

Ele ainda afirma que o politicamente correto é um tipo de marketing ideológico utilizado para fazer as pessoas se sentirem melhores a respeito de si mesmas. Isto acontece porque, em essência, o politicamente correto omite da humanidade suas piores características na busca
por um mundo ideal. E este é o principal ponto do autor.

A hostil natureza humana tende a ser ignorada e as frequentes contradições de nossas vidas viram poeira diante da necessidade de se criar uma visão de um mundo belo onde todos têm o direito de ser feliz. A consequência disso é uma abundante hipocrisia advinda dos defensores desta manifestação ideológica e social dos nossos tempos.

O mundo não é belo, nem justo. Nem por isso você vai desistir de tudo. Não saber lidar com esse tipo de verdade é o que torna alguém uma vítima do pensamento politicamente correto numa incessante busca pelo placebo do bem estar.

Aline 13/01/2020

Quem critica, não entendeu.
Ponha uma coisa na sua cabeça: se você é muito jovem e amante das "justiças sociais do vocabulário", esse livro não é para você. Se você é mais velho e conservador e viveu em uma época sem tanta tecnologia, choro e ranger de dentes, sim o livro é para você.

Para quem não sabe o termo "mimimi" foi criado pelo autor da obra. A ideia aqui é dar opinião sobre situações cotidianas pelas quais as pessoas amam dramatizar. Ponde nunca mediu palavras. Ele sempre falou o que pensava e não é em um livro, que ele não fará isso.

Na realidade, a intenção do livro é realmente te chocar (se você for um milenal) ou te deixar em conforto (se for boomer). Aqui ele resgata valores antigos que são aqueles onde tudo de certa maneira era permitido e ideologicamente perseguido hoje.

Certamente eu concordo com os críticos quando falam que aqui não tem filosofia. Sim, aqui tem mais opinião mesmo. No futuro, esse livro será um respingo de sanidade para a era que estamos entrando agora. A era do episódio "Queda Livre" de Black Mirror.

Ana Eliza 13/01/2020

Te faz questionar...
SQN! De filosofia não tem nada! O autor coloca as ideias dele como um fato irrefutável. Foi muito grande minha decepção, pois esperava ler um resumo descontraído da história da filosofia (assim como muitas outras pessoas, tanto que mudaram a sinopse aqui no skoob) e acabei me deparando com um desabafo raivoso e irracional que parece ter sido escrito por uma criança de 10 anos.

E não, a opinião dele não incomoda, tampouco choca. O que choca é a arrogância diante da falta de argumentos e a presença de contradições em todo momento. Queria ver esse autor conversando com Sócrates...

Quem vai fazer Enem se mata de estudar pra escrever uma redação boa, com bom embasamento, alusão histórica e os crlh, aí vem esse cara e escreve essa porcaria... Olhando pelo lado bom, a vida dele pode servir de motivação, porque se ele passou e se formou na USP e ainda publicou um livro, qualquer um é capaz.

Adendo: Após conversar com uma amigo que gostou do livro pude enxergar com outros olhos... Ainda assim, achei desnecessário essa abordagem. Quer criticar o politicamente correto? Critique. Mas ao menos use argumentos concretos. Caso contrário, não venha dizer que está filosofando.

Andre Luis 22/12/2019

Não é um livro sobre filosofia, mas uma série de opiniões pessoais raivosas vendidas como (pseudo) "verdades que incomodam"
Já li outros livros da série "Guia Politicamente Incorreto" e gostei de todos até então. Contudo, diferente dos demais livros, este parece se tratar de uma coletânea de idéias pessoais raivosas contra tudo de diferente que o autor odeia. O autor usa uma série de ofensas e agressões a todo mundo que pensa diferente dele. Cansei de contar todas as vezes que ele chama os outros de idiota, retardado ou chato. Ele distorce vários conceitos do que ele chama de "praga do politicamente correto". Consegue ainda falar mal de tudo e todos, desde a Africa, até muçulmanos, veganos, índios, feministas e mesmo da democracia. Mas passa boa parte do tempo tentando se justificar de que não o entendem mal, de que ele não é uma má pessoa, ou seja, é o famoso discurso do "não tenho preconceito, mas..." Suas idéias não são imparciais, mas trazem um nítido viés político-ideológico e são vendidas como se fossem uma suposta "verdade que incomoda". Esperava uma leitura mais imparcial e profunda da filosofia. Abandonei este livro no meio, porque tenho vários livros bons para serem lidos e não quero perder meu tempo.

Paulo Macêdo 10/07/2019

No mínino, ruim!
Um livro que em suma agrada aos que se identificam com o mesmo pensamento e posicionamento político de Pondé. Uma filosofia fraca. E ensaios que no mínino fazem críticas e comentarios baixos as características de movimentos de Esquerda.. É isso. Em suma, ruim.

Priscila 07/03/2019

Desisti no início
Gente só eu achei que iria contar coisas relacionadas a filosofia, Platão e etc? Li só até a pág 27 e cara totalmente diferente do que achei que seria
Alydia 07/03/2019minha estante
Mas fala sobre o que exatamenteexatamente ?

Alydia 07/03/2019minha estante
Mas fala sobre o que exatamente?

Priscila 15/03/2019minha estante
Das opiniões sobre o q ele acha de preconceitos, política etc

Alydia 15/03/2019minha estante
Lê a sinopse pra você conseguir entender o que ele quis passar

Priscila 17/03/2019minha estante
eu li e tentei ler o livro se nao percebeu, tipo eu tentei mas achei q fosse diferente

Alydia 18/03/2019minha estante
Também já aconteceu isso comigo em algumas livros. Isso porque não gosto de nenhum tipo de spoiler kkkk ai não leio a sinopse nem nenhum comentário

Ana Eliza 16/01/2020minha estante
Simmm, eu pensei a mesma coisa! Nunca fui tão enganada na minha vida kkkkk Maior decepção

Pressendo 23/02/2019

Filosofia Suja, Racista e Decadente
Livro péssimo! Ideias retrógradas e preconceituosas marcam esse livro, onde predomina a soberba intelectual, com pitadas de racismo e depravação da mais baixa qualidade. Depois de ler um livro tão mal-escrito e repetitivo em suas ideias sujas, sinto orgulho de ter em Pondé um "fiel e devoto inimigo e que deseja minha extinção". Estar do lado diametralmente oposto a este canalha enobrece minha existência.

Luís @l.pmiguel 15/02/2019

Leitura fluida
Fácil leitura, com alguns aprendizados e muitas frases sublinhadas.
No entanto, esperava um panorama da filosofia e não de um ponto (o "politicamente correto") sob o viés dos grandes filósofos.

Jonas Teixeira 28/09/2018

O homem não é bom: acredite!
Em toda a história da humanidade, o homem sempre fugiu da realidade, buscando "camuflar" o que de fato era verdadeiro. Luiz Felipe Pondé foge dos paradigmas impostos pelo PC nesse livro, faz uma das coisas mais odiadas pelos politicamente corretos: dizer a verdade.

BeatrizViana0 12/07/2018

Decepcionante!
Se você espera encontrar pérolas filosoficas neste livro, desista. Um livro chato, em que o autor da sua própria opinião (nem sempre coerentes) a respeito de diversos assuntos.
@anypaganbook 25/09/2018minha estante
Poxa, estava pensando em ler (está na minha estante faz alguns anos)... Também achei que apareceriam uma curiosidades interessantes da filosofia, agora até desanimei para lê-lo