Cuore

Cuore Edmondo de Amicis

Resenhas - Cuore

Gabs 13/06/2023

Simples, emocionante e muito, muito lindo
Cuore é o diário de um menino italiano, Enrico, ambientado em Torino do século 19 e narrando alguns acontecimentos da vida cotidiana do menino. Apesar de ser tudo ficção, os sentimentos do livro são absurdamente reais.

Eu amei cada detalhe do livro, e em muitas situações eu chorei sem perceber. Ele foi escrito com tanta sensibilidade e simplicidade ao mesmo tempo.

São episódios separados. O Enrico vai contando várias situações aleatórias conforme os capítulos passam, então você não precisa ler exatamente numa ordem pra entender o contexto. Às vezes ele fala de algum colega da sala dele, ou de um conhecido dos pais dele, ou de algum desconhecido que chamou a atenção do Enrico por ter feito alguma coisa.

Tem os contos mensais, também. O professor lê pra turma, uma vez por mês, uma história curtinha de um menino da idade deles que fez algo nobre, que foi corajoso. Essas histórias também me tocaram profundamente. Além dos contos, todo mundo ao redor do Enrico tem uma história profunda, cheia de significado. Eu queria ter as palavras do Edmondo pra descrever pelo menos um pouco do que eu senti lendo. Mas acho suficiente dizer que me despeço desse livro com o coração cheio. Aliás, não tinha como esse livro ter nome melhor.

Eu não queria me prolongar falando do livro, só queria dizer que vale a pena. Ele mostra que a grandeza da vida está em pequenos detalhes. Ele mostra que nada que você possa alcançar com suas mãos ao longo da vida vai ser tão importante quanto aquilo que você carrega no seu coração, que foi plantado dentro de você. Que nada supera o dom do amor, o maior e mais sublime que existe.

Seja gentil consigo mesmo e leia esse livro. Serve pra qualquer idade, qualquer época. Se encaixa em qualquer coração.

Encontrei meu livro favorito.

Cris Moraes 29/08/2021

Bem emotivo e cheio de ensinamentos
Este livro é o relato de um aluno chamado Enrico, que escreve um diário, narrando o seu dia-a-dia numa escola primária da Itália, após a unificação italiana. Foi publicado em 1886 e, através dos apontamentos de uma criança, consegue mostrar vários aspectos cotidianos e culturais da Itália no século XIX.
O título do livro é a palavra Cuore, que significa coração. A narrativa deste clássico é bem isso mesmo: puramente vinda do coração. É um texto muito cheio de sentimentos e de uma prosa poética bastante carregada de emoções. Ainda que tenha a forma de um diário estudantil de um menino do ensino primário italiano, com um vocabulário bem simples e uma estrutura narrativa adequada de uma criança, todo o texto é ricamente carregado de vários ensinamentos morais, éticos, patrióticos e de incentivo às grandes virtudes e aos melhores valores humanos. Vale lembrar que foi escrito num período de pós-guerra e que a Itália buscava, então naquele momento, se reerguer e se reestruturar de todas as maneiras possíveis como nação e como povo. Tudo era válido no sentido de se exaltar e de se firmar a coragem, a boa índole, a força, a resiliência e o bom caráter dos italianos, como se viver fosse uma lição a ser aprendida todos os dias na escola da vida. E o autor deste livro deixa isso claro à medida que seu protagonista, Enrico, vai contando detalhadamente as suas aventuras e seus aprendizados como filho, como aluno e como colega de tantos outros meninos. Gostei muito de como a figura do professor era digna de respeito e de reconhecimento por parte das crianças e dos próprios pais. Se era para fazer uma comparação entre os dois mundos, o do século XIX e o nosso século XXI, creio ter sido esta a comparação que mais chamou minha atenção. É uma boa leitura, vale à pena.

Paula.Andrea 02/05/2021

Enrico, seu fofo <3
Foi um pouco custoso concluir o livro, mas não porque ele seja ruim. Mas é que Enrico é tão fofinho, tão esforçado, e a história tão tranquila, que não tive pressa de acabar. O livro é uma boa oportunidade de conhecer os costumes e as rotinas da Itália daquele tempo e, também, de ver como a educação e o amor dos pais por seus filhos já eram reconhecidos como importantes naquela época.

Carol 23/08/2020

Impressões da Carol
E-book: Cuore {1886}
Autor: Edmondo de Amicis {Itália, 1846-1908}
Tradução: Maria Valéria Rezende
Editora: Autêntica
272p.

Entre 1815 e 1870, período conhecido como Risorgimento, os pequenos reinos italianos passaram por movimentos revolucionários e uma guerra nacionalista, em busca da unificação do país, completada com a anexação de Roma, em 20 de setembro de 1870.

É neste contexto, de um Estado-Nação recém-criado, que Edmondo de Amicis publica Cuore. O livro logo tornou-se leitura obrigatória em todas as escolas do país.

Acompanhamos Enrico, um menino de 9 anos, numa espécie de diário escolar, em que ele descreve seu cotidiano, seus amigos, pais, professores e as lições aprendidas, ao longo do ano letivo.

Intercalados, na narrativa, como se fossem deveres de casa para Enrico, há doze contos, um para cada província da Itália, com histórias sobre a unificação do país, tendo, por protagonista, uma criança.

Ao ler Cuore, deve-se ter em mente que, em 1866, era preciso criar uma identidade nacional. Assim, tudo é idealizado: o patriotismo, a disciplina, a retidão, o caráter, a honradez, os princípios morais. É clara a intenção de ensinar às crianças o valor da cidadania, o sentimento de ser italiano.

Um século e meio depois, não cabem mais um patriotismo que envie crianças à guerra, a romantização do trabalho infantil ou a resignação por ocupar um lugar no mundo devido ao nascimento, nesta ou outra classe social.

Os métodos pedagógicos evoluíram, mais que chantagem emocional, deve-se buscar o diálogo entre pais e filhos, em prol da boa educação. Mais que apenas tolerar, deve-se buscar a compreensão do outro. O mundo de Enrico é o fim do século XIX, um outro mundo. Suas lições são datadas e devem ser lidas como tais.

Mas alguns valores são eternos. O amor aos pais, a educação, o respeito e a cordialidade são lições válidas e prementes até hoje. Ler Cuore em 2020 é ter em mente o quanto evoluímos ou retrocedemos quanto sociedade. Creio que, como literatura infantil, Cuore possa ser uma leitura sentimental e piegas. Porém, como um estudo antropológico, é um livro bem interessante, indico.

Fabiana.Neves 28/04/2020

O livro é escrito em forma de diário, narrado por um menino italiano de 9 anos de idade, de meados do século XIX. Os registros do seu cotidiano escolar apresentam algumas lições a respeito de trabalho, de patriotismo, além de virtudes e de generosidade mas deixa em evidência a divisão das crianças pelo status social.
Considerado um clássico da literatura italiana, o livro nos permite conhecer um pouco da cultura do país, e refletir sobre as semelhanças e as diferenças nas relações humanas.
Uma leitura que não conquistou meu ?

Jéssica 17/04/2020

Leitura que deveria ser obrigatória
Um livro publicado em 1886, que através de uma espécie de diário de um menino italiano chamado Enrico, nos mostra o decorrer de seu terceiro ano letivo.
Temos muita informação de como era a vida na Itália nesta época, principalmente das crianças.
Me emocionou em muitos momentos, histórias bem tristes mas de perseverança.

Acredito que deveria ser uma leitura obrigatória a todos. Um ótimo livro para presentear pré-adolescentes.
Através das histórias, temos muito "sermões", mas de uma forma boa. Ensina muito sobre moral, e acima de tudo a humanidade. Claro que junto tem muito patriotismo italiano.

Fiquei encantada com este livro e com certeza já está entre meus favoritos.
Fiquei muito interessada em saber mais sobre a vida na Itália naquela época, e sobre a imigração para a América do Sul. E para quem tem descendência italiana, acredito que Cuore irá trazer ainda mais emoção.

Deixo aqui um trecho onde se fala do professor:

"são trabalhadores mal reconhecidos e mal pagos que preparam para o nosso país um povo melhor do que o de agora. Não me basta o carinho que você tem por mim, se você não tiver também esse mesmo carinho por todos os que lhe fazem bem. Entre esses, o seu professor é o primeiro depois dos seus pais. Queira bem a ele como se ele fosse meu irmão, queira bem a ele quando elogia e quando censura você, quando é justo com você e quando você acha que ele está sendo injusto, quando está alegre e simpático – mas queira-lhe bem ainda mais quando ele estiver triste. Queira bem a ele sempre. E pronuncie sempre com respeito esse nome – “professor” – que, depois do nome “pai”, é o nome mais doce e mais nobre que um homem pode dar a outro homem."

Gisele 05/02/2020

Perfeito
Este livro é tão bom que deveria ser obrigatório nas escolas, achei incrível a educação que Enrico recebia dos pais.. caráter e princípios é tema desse livro maravilhoso.
lininha_k 22/04/2020minha estante
Ia escrever exatamente isso
Mas penso em como, por muitos anos, fiquei com ranço de alguns livros que fui obrigada a ler quando estudava. Só depois de mais velha que fui entender a importância.

Acho que os alunos deveriam ter contato, porque é incrível. Mas fico com esse receio da obrigação

isa.dantas 26/08/2017

Um livro bastante sensível sobre a infância e sobre valores. Faz com que a gente reflita sobre vários aspectos.

Ana 27/04/2015

Minha opinião
Edmondo é um bom escritor (apesar de a história ter sido praticamente feita do diário do filho dele), mas o desenrolar dos fatos é um pouco lento. Mas ainda sim ele é muito bom!