O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Madalenamota 25/02/2023

Necessário
Esse livro foi importante para eu intender que eu não tenho nada de errado por ser instrovertida, recomendo.

Micha 24/02/2023

Gostei
Gostei bastante deste livro. É um livro que aborda o tema introversão de forma científica. Me promoveu tanto autoconhecimento, eu me identificava em tudo que era falado sobre a pessoa introvertida, e consegui me entender melhor, me aceitar mais. No entanto, em muitos momentos achei maçante demais, a autora se prolonga muito nos assuntos, e até em certas coisas que a meu ver já havia sido abordada.

Vivian Yamassaki 19/02/2023

Esperava bem mais do livro!
Já tinha ouvido falar bastante sobre esse livro, então minhas expectativas estavam altas. Infelizmente, acabei me decepcionando: achei a leitura bem maçante e que a autora enrolava muito nas descrições de histórias e pesquisas para corroborar com seus pontos. A única coisa que gostei no livro foi que consegui me identificar com várias descrições sobre pessoas introvertidas e as dificuldades que enfrentamos.

Kamy_20 14/02/2023

Mais ou menos
Acredito que dá para tirar coisas boas desse livro, mas tomaria cuidado com certas partes dele que trabalha problemas economicos, culturais e sociais apenas sob a ótica do "extrovertido" e "introvertido".

Y. 06/02/2023

Entendendo e aceitando a introversão
Recomendo esse livro não só a quem se considera introvertida(o), mas principalmente quem não é. Susan Cain constrói sua narrativa baseada em diversas pesquisas e também vivências, e traz uma visão bem detalhada de situações que um(a) introvertida(o) provavelmente já passou.

Ela detalha a diferença entre os introvertidos e extrovertidos, o que é a timidez, fala sobre o ideal da extroversão e também como saber como lidar com situações adversas. Traz explicações, estratégias e diversas teorias que podem fazer a vida de um introvertido muito mais leve.

Pude encontrar um enorme conforto na leitura e recomendo para quem sempre se sentiu "deslocado" e não pertencente a um mundo que preza pela extroversão, e mostra, ao mesmo tempo, como é necessário um equilíbrio e como esses tipos de pessoas são complementares umas as outras.

Carolina317 28/01/2023

Tá aí um livro que todo introvertido deve ler!
O livro explica a diferença de temperamento na introversão e extroversão, ressalta os benefícios e qualidades de pessoas introvertidas. E debate criticamente a nossa cultura atual que valoriza e reconhece a extroversão.
Ser introvertido favorece o desenvolvimento de qualidades e habilidades muito importantes para a sociedade, empresas e relacionamentos interpessoais. Inclusive, muitas lideranças tidas como boas em nossa sociedade suscitaram de indivíduos de temperamento introvertido, como por exemplo Martin Luter King.

Gabi 24/01/2023

Que livro INCRÍVEL!
Esse livro veio como recomendação da minha psicóloga, num momento que estávamos discutindo sobre introspecção e introversão. Sempre tive dificuldades de entender essas características em mim, porque muitas vezes parecia isolamento ou vergonha social. Porém, através dessa leitura, conheci um universo incrível dos introvertidos. A autora apresenta vários estudos científicos, um embasamento teórico fantástico, com toda certeza não é só mais um livro de autoestima.

Ele é super válido para extrovertidos também, pois vivemos em uma sociedade diversa, e esses dois traços de personalidade se encontram diariamente, no trabalho, nas universidade, nas relações, e ao meu ver, ambos precisam se entender e conhecer para conviver de maneira saudável.

Poderia falar bem mais, mas sem spoilers. :)

Carolina2809 23/01/2023

Esclarecedor!
Uma leitura prazerosa e que me ajudou a entender algumas características da minha personalidade.

Susan se baseou em inúmeras estudos sobre personalidade e conseguiu abordar as principais questões relacionadas à introversão e às suas potencialidades de maneira clara e leve!

Kazane 08/01/2023

Serve pra pensar
Em um mundo onde se dá preferência por gente desenrolada e falante, este livro nos leva a considerar o outro lado. Sempre fui uma pessoa considerada quieta e isto sempre me incomodou pois vinha com um peso depreciativo junto, como se fosse uma característica anormal. Acho que serviu pra fazer as pazes comigo mesma.

_pamsabrina 31/12/2022

Não me considero uma pessoa quieta, mas sempre me fascinou entender como funciona a mente deles. Gostei do livro, é bem claro.

Madalena.Leite 16/12/2022

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para quem é introvertido. Já é o segundo livro que eu leio sobre o tema e sempre é uma dose de autoestima. A introversão tende a ser tão mal vista nesse mundo que nos incentiva a ser extrovertidos que afeta a nossa visão de nós mesmos.

A autora traz uma série de exemplos de pesquisas e personagens da vida real que são introvertidos e conseguiram entender seus talentos e organizar a vida para explora-los sem se desrespeitar.

O que mais fez diferença pra mim foi entender o conceito de estimulação: o introvertido fica sobrecarregado com mais facilidade e precisa de momentos de pausa do mundo. Quando a gente entende como funciona, a vida fica muito mais leve. Por muitos anos eu achei que eu era irritada, mas hoje eu entendo que eu só fico assim quando tenho estímulos em excesso e não respeito os meus momentos sozinha.

Dany 11/12/2022

O Poder dos Quietos
Um livro interessante que mostra as diferenças entre extrovertidos e introvertidos no mundo.
Como nossa sociedade busca pelo extrovertidos e aprendemos que as duas personalidades de compõem o ser humano. Ambas são necessários para o equilíbrio.
Eu como boa introspectiva me vi em várias partes do livro e com a vida aprendi a ter meus momentos restauradores.

Virginia Barros 26/11/2022

Esse livro me surpreendeu, me identifiquei com várias coisas, mas nunca tinha pensado da forma como a autora coloca, contrastando momentos em que extrovertidos tem vantagem, com outros em que a capacidade de se "controlar" dos introvertidos é mais interessante

Marla.Monteiro 22/11/2022

# Culto ao caráter x personalidade
No Culto ao Caráter, o caráter ideal era o de alguém sério, disciplinado e honorável. O que contava não era tanto a impressão que alguém causava em público, mas como o indivíduo se portava na esfera privada. A palavra ?personalidade? não existia em inglês até o século XVIII, e a ideia de ?ter uma boa personalidade? não foi difundida até o século XX.

Mas quando abraçaram o Culto à Personalidade, os norte-americanos começaram a focar em como os outros os viam. Tornaram-se atraídos por pessoas que são ousadas e divertidas. ?O papel social requerido de todos no novo Culto à Personalidade era o de um performer?, escreveu Susman. ?Todo norte-americano deveria se tornar um ser versátil?.

# Complexo de inferioridade:

A necessidade de parecer seguro de si era mais aparente em um novo conceito da psicologia que se chamava complexo de inferioridade (CI). O CI, como se tornou conhecido na imprensa popular, foi desenvolvido nos anos 1920, por um psicólogo vienense chamado Alfred Adler, para descrever o sentimento de inadequação e suas consequências. ?Você se sente inseguro??, perguntava a capa do best-seller de Adler, A ciência da natureza humana. ?Você é tímido? Você é submisso?? Adler explicou que todos os bebês e crianças pequenas sentem-se inferiores, vivendo em um mundo de adultos e irmãos mais velhos. No processo normal do crescimento, eles aprendem a dirigir esses sentimentos à perseguição de seus objetivos. Mas se as coisas derem errado no processo de amadurecimento, eles podem ser sobrecarregados com o temido CI ? um grave problema em uma sociedade cada vez mais competitiva.