O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Wilber.Lacerda 25/09/2022

Um livro com muito aprendizado
Não é um livro de leitura muito fluida. Eu comecei a ler ele 5 vezes e só na quinta realmente engrenou. É ótimo para quem é introvertido e para quem deseja aprender a entender melhor as pessoas que são assim.

escorpimonia 18/09/2022

Esperei muito e me decepcionei
Bom, eu acho que esperei muito do livro e acabei me decepcionando. A abordagem do assunto não se deu da forma que imaginei, me senti cansada de ler, pois é muito repetitivo e monótono.
Persisti na leitura e tirei proveito de algumas interessantes, só algumas mesmo haha. Apesar de ter me dado um certo conforto interno sobre a introversão que é algo que sempre me cobrei e critiquei por ter como característica, não é um livro que leria novamente ou recomendaria com gosto.

Danilo.Ribeiro 16/08/2022

Introvertidos.
Apesar do autor trazer um pouco do lado extrovertido, o foco maior é nos introvertidos.

Um bom livro, para entender melhor os perfis extrovertidos e introvertidos.

Ana 04/08/2022

"De uma forma suave, você pode sacudir o mundo. - Gandhi" O livro trás diversas referências de pesquisas e testes que foram feitos com pessoas introvertidas e extrovertidas e consegue explanar de forma bastante clara até que ponto essas características podem afetar nossas vidas ou até mesmo serem domadas em alguma medida. Através dos exemplos de pessoas reais, a autora mostra que é possível se desenvolver em qualquer área de conhecimento, estando em qual ponta for entre introversão e extroversão, desde que estejamos indo atrás de um interesse real. Definitivamente um livro que eu gostaria de ter encontrado mais cedo.

Skywalking 27/07/2022

Essencial
Esse livro é muito bom pra sociedade em geral, não só para os introvertidos se entenderem melhor mas também para os extrovertidos respeitarem pessoas diferentes deles, assim tirando o maior potencial de todo mundo.

Aquela.pisciana 20/07/2022

Supremacia introvertida
Este livro realmente explica o que é ser introvertido, como nós, introvertidos, vemos o mundo, quais são nossas habilidades naturais... Se você considera-se um introvertido, tu vai se sentir compreendido e irá se identificar no livro.
Além disso, Susan Cain explica como e porquê os extrovertidos são supervalorizados na sociedade, os efeitos disso e sobre o Ideal da Extroversão.
Algo que amei durante a leitura deste livro, é o senso de humor de Cain. Ela bota certos comentários, frases e fatos durante a leitura que vai arrancar um sorriso seu.

Liz 15/05/2022

Fiquei impressionada com a quantidade de estudos, pesquisas, etc. citados e discutidos nesse livro. O trabalho da autora é impressionante, trazendo histórias muito bem conectadas junto desses trabalhos acadêmicos, ao mesmo tempo que leva um pouco de paz para quem passou pela sina de 'ser quieto demais'.
Me identifiquei em muitas questões trazidas pelo texto - como a alta sensibilidade á vida externa e preferência por trabalhos individuais, e a bateria social com pouca carga (enquanto muitas pessoas se energizam com festas, um jantar com amigos, mesmo me deixando feliz, me deixa cansada); e achei interessante as soluções propostas, como a procura por um 'sweet spot' no seu trabalho e vida social, de forma a ter o melhor dos dois mundos.
Recomendo a leitura para todos, introvertidos ou extrovertidos; inclusive, eu gostaria fazer alguns colegas de trabalho lerem...

Liny Arguilera 07/05/2022

Eu me descobri bastante nesse livro, descobri de onde vem minha tagarelisse, e está tudo bem se encaixar na ambiverção, mas amar o cantinho de uma escrivaninha à grandes apresentações escolares, e falar apaixonadamente de algo que realmente me importa e que eu passei ou passo anos pesquisando, como autismo, Richter, artes, escritores e pesquisadores divertidos está tudo bem, assim como não há problema em gostar de um quarto o dia todo ou querer comunicar com as pessoas, está tudo certo.
A comunicação escrita pode ser tão poderosa quanto a comunicação produzida por ondas mecânicas dos pulmões além do epiglote, faringe, laringe e outras partes do corpo, prova disso são as escritas rupestres que permaneceram mesmo depois de millares de anos.
O Poder dos Quietos é fruto de cinco anos de pesquisa da advogada e introvertida Susan Cain, ela se estudou, e estudou sobre as pessoas com cérebros reativos através de pesquisas de outros estudiosos, aqui ela mostra tanto o poder dos introvertidos quanto extrovertidos, e como esses grupos podem se unir e transformar nossa mundo.
Se você se sente uma pessoa estranha na era da comunicação esse é um livro para se descobrir, e se você é um aparente extrovertido mas em dados momentos sente um mercúrio em seu interior, esse é um livro para descobrir seu silêncio interior, e se você é um ambivertido é um livro para conciliar sua introversão e extroversão.

evy 01/05/2022

a autora relata como os introvertidos e extrovertidos são vistos pela sociedade. o enredo não é o que eu esperava mas não é um livro ruim

Alzira 26/03/2022

Este livro deveria ser obrigatório a toda sociedade
Um amigo introvertido a quem tenho muito apreço falou sobre este livro e como ele o ajudou a se entender no mundo e a superar situações que para ele antes eram muito difíceis de vivenciar ( nesse momento ele era o palestrante de uma palestra online fantástica no YouTube com muitos espectadores; isso foi durante a pandemia, em março/2021). No mesmo instante fiquei muito interessada em lê-lo e ele me emprestou imediatamente. Porém, deixei ele um ano na minha estante e só agora em março/2022 fiz a leitura. Fui criança e adolescente tímida, tive a timidez vencida na idade adulta, mas ainda sinto muita tensão em momentos em que sou avaliada. Porém, o grande motivo para fazer a leitura é ser mãe de filhas introvertidas, que sofrem por não conseguir se encaixar na comunidade a que estão inseridas por ser diferente, ter gostos peculiares, como a leitura e teatro, por exemplo. E vê como eu e meu esposo erramos como pais, por forçar comportamentos que agridem a personalidade delas achando nós, que isso era o melhor pra elas. A vida dos introvertidos seria bem mais feliz se nós todos entendêssemos que ser assim é normal e que eles tem várias habilidades especiais que podem fazer do mundo um lugar bem melhor. Ninguém precisa ser igual. Esse livro me trouxe o real entendimento principalmente sobre o comportamento da minha filha mais nova, que hoje é uma adolescente de 12 anos e de reconhecer mais ainda como ela é um ser humano incrível e que está apta para fazer grandes feitos ( como muitos introvertidos fizeram, tipo Barack Obama, Rosa Parks, Albert Einstein, George Orwell, Steven Spielberg, J. K. Rowling...). Indico a todos que sejam ou tenham relação com alguém que tem na introversão uma barreira social. Vale a pena a leitura. E termino citando uma parte do Livro dos Espíritos, na questão 932, onde o se pergunta porque os maus exercem maior influência no mundo. A resposta é: Pela fraqueza dos bons, visto que estes são tímidos. Vê-se como exemplo disso a maioria dos nossos políticos, né?

Quellen 28/02/2022

"Palavras são armas potencialmente perigosas"
Um livro de frases marcantes e conteúdo significativo.
Para pessoas quietas e tranquilas, viver em um mundo onde a todo momento se é cobrado para ser mais ativo e falante é um desafio.
Essa é uma leitura sem dúvidas carregada de aprendizados, a cada página somos presenteados com explicações e explanações, que nos ajudam a compreender nós mesmos e o outro.
Para quem se identifica como uma pessoa introvertida, esse livro é necessário e para os extrovertidos, é uma dica de leitura interessante, capaz de fazer vc ter uma outra visão das pessoas mais tímidas.

Ana 28/02/2022

De uma forma suave, você pode sacudir o mundo
"Olhos de estranhos, aguçados e críticos.
Você consegue encará-los com orgulho - confiante - sem medo?"

Lembro das inúmeras vezes em que ouvi comentários do tipo: "nossa, como ela é quietinha" ou "Você não fala nada, se solta um pouco".
Eles de certa forma, me irritavam um pouco, mas com o tempo aprendi a não me importar.
Quando li esse livro, percebi o quanto o preconceito com os quietos é presente na nossa sociedade, e a influência do Ideal de Extroversão no dia a dia de pessoas introvertidas.
As pessoas são diferentes, e cada uma delas se expressam de uma forma, entender e respeitar as diferenças entre extrovertidos e introvertidos é fundamental para uma sociedade justa.
Os introvertidos precisam ler esse livro, para que sejam capazes de entenderem a própria força, entender que a itroversão não é ruim nem um "defeito".

"Falar é para comunicar informações que seja necessário saber; quietude e introspecção são sinais de pensamento profundo e maior verdade. Palavras são armas potencialmente perigosas, que revelam coisas que seria melhor não dizer, elas ferem outras pessoas e podem causar problemas ao seu locutor."

Tiago Souza 20/02/2022

Um livro para introvertidos e extrovertidos!!!
Esse livro esclarece de uma forma muito clara a forma como tanto introvertidos e extrovertidos são vistos e se encaixam na sociedade, mas, mais do que isso, ele vem levantar um discussão ainda maior, que é a inclusão e valorização das pessoas assim com elas são, podendo assumir sua personalidade e ainda sim ser feliz e prosperar em um mundo cheio de oportunidades para todos.
O livro também ajuda a entendermos mais um pouco as características de cada personalidade, fazendo assim com que possamos lidar melhor com elas, tanto em relação a nós mesmos como também com os outros.
Outro ponto importante é mostrar que ambas as personalidades possuem pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens, tudo vai depender da situação e como lidamos com ela, por isso a grande importância de reconhecer e entendê-la.
Gabriela 28/07/2022minha estante
Precisando ler esse livro ??

Camila 13/02/2022

Livro necessário
Adorei como ele aborda a forma como pessoas mais introvertidas são forçadas a se comportar de forma extrovertidapara serem aceitas na sociedade. O livro ainda levanta formas de se aproveitar essa característica para benefício próprio e para não forçar as crianças a interagir de forma exagerada quando elas não querem... enfim várias dicas, exemplos e motivos de considerar uma pessoa quieta alguém que pode sim ser líder, que pode crescer, que pode ensinar e desempenhar vários papéis de destaque ?

Alê 23/01/2022

O livro gera excelentes reflexões. Eu como uma pessoa considerada extrovertida também aprendi bastante sobre o universo dos introvertidos e como deveríamos nos encaminhar para "o melhor dos dois mundos". Seja em ambientes familiares ou profissionais, creio que podemos aprender bastante com o outro.