A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Bru 28/06/2021

Livro bom
Pensei que eu fosse me apegar mais à história, mas a achei bem confusa por não ter marcação de tempo entre 1960 e o presente de Ellie. Fui surpreendida positivamente no final do livro :)).
Cerqueira 28/06/2021minha estante
Primeiro livro que li da Jojo Moyes

Anne Balbueno 24/07/2021

Mediano
A história da Jennifer e do Anthony é muito interessante, mas a mudança no tempo muitas vezes me deixava confusa pois a autora demorava muito pra contextualizar.

Ellie como a outra protagonista foi um fiasco, não tem carisma e a parte dela não desenvolve muito. O final dela foi tão apressado que deixou alguns furos, algumas coisas não fizeram muito sentido.

A escrita em si da Jojo eu gosto bastante, foi um romancinho ok, mas me deixou com o coração quentinho.

Não é o melhor dela mas é ok.
Marix 24/07/2021minha estante
Concordo. Jennifer e Anthony eram de tirar o fôlego. Ellie um completo fiasco

@bibliotecadedramas 16/08/2021

amei
Escolhi esse livro da Jojo porque semanas atrás saiu o filme na Netflix, portanto, eu queria ler o livro primeiro. E posso dizer que esse é o meu livro da Jojo preferido no momento. Eu amei a história, a protagonista é Jennifer Stirling que após sofrer um acidente de carro, não consegue se lembrar de boa parte da sua vida, mas aos poucos ela vai recuperando a memória e com isso sentindo que algo está faltando, como se não soubesse mais como se encaixar na Jennifer de antes do acidente.

Isso se passa em 1960, e há um envolvimento da história com o presente que é 4 décadas depois, após a jornalista Ellie descobrir cartas de amor nos arquivos do jornal onde trabalha. Os personagens da história são bem construídos, a trama também foi muito bem elaborada por Jojo que não deixou nenhum fio solto para trás.

“A Ultima Carta de Amor” é um romance de um amor proibido, de desencontros, dores e claro, cartas de amor. Bastante gente achou a leitura arrastada, o que pra mim foi bem fluída apesar de eu demorar um pouco pra terminar de ler por questões de tempo mesmo, pra mim, até o momento essa é a minha história preferida da autora.

site: https://shejulis.com/livro-a-ultima-carta-de-amor/
gabihott 18/08/2021minha estante
Eu amei tb ?

Cacau 05/08/2021

Muito bom!
Esse livro sempre esteve em minha lista mas eu nunca o comecei, até que soube que seria lançada a adaptação pela Netflix (já disponível)! Decidi então iniciar a leitura e confesso que no início a protagonista do presente - o livro narra o passado de uma protagonista e o presente de outra, simultaneamente - mas as cartas me mantiveram interessada na história e ainda bem que eu continuei. É muito bem escrito, o romance do passado te emociona e te faz torcer por aqueles personagens, além de te colocar na mente da protagonista do passado e te fazer entender porque determinadas decisões foram tomadas.

Dica: não vá com expectativas para o filme kkk Mas se você viu o filme e se interessou em ler, aconselho demais, vc vai se surpreender com a profundidade e riqueza de detalhes ?
Beatriz3364 05/08/2021minha estante
Você me deixou com vontade de ler! E olha q sempre tive preguiça de ler os livros da autora

ananda 24/01/2022

Amor + Destino
Pra mim, é sobre o que foi essa leitura. Conta paralelamente duas histórias que se relacionam, vividas em épocas diferentes, com mulheres que me aborrecem muitas vezes hehe. Ellie, de 2003 - que se encontra um pouco perdida na vida, e tenta desenrolar uma matéria para o jornal que trabalha, e Jennifer, de 1960, que sem saber - por meio das cartas de amor que trocou com o amado - se torna essa matéria. Demorei um pouco pra engrenar na leitura, confesso, mas da feita que engrenei não parei mais. Leitura poética, cheia de reviravoltas e plots que deixam a gente surpresa e com o coração apertado, e ansiosas tudo de uma só vez. Daquelas histórias de amor clássicas, tristes e felizes ao mesmo tempo, cheia de pegadinhas do destino mas intensa e única. Por vezes, me peguei refletindo não só nesse tipo de amor retratado no livro, mas na vida que muitas mulheres levavam na década de 60, e as situações a quais elas se sujeitavam simplesmente por não serem permitidas fazer diferente. Sendo essa fase da década de 60/70 responsável por várias conquistas feministas, a realidade delas foi muito diferente da que eu, como boa Milenium, vivo hoje, e ainda assim, as questões do coração permanecem semelhantes. LEIAM! Todo mundo merece ler sobre esse tipo de amor.
ananda 24/01/2022minha estante
Esqueci de comentar que em ambos os tempos pelos quais o livro passou, me peguei constantemente pensando sobre: "até que ponto vale doar 100% de si pra alguém, sem manter nada pra si próprio".

Monica.Graziela 08/09/2021

Um bom livro
É um bom livro. Mas não vou mentir que quase larguei no começo, achei a história da Ellie meio sem sal no início, porém é incrível a evolução dela com o passar do livro.
Sobre a história antiga não tenho nada que falar além de elogios. É uma história bem bolada, na qual o leitor torce e sente a tristeza, alegria e até a angústia dos protagonistas.
O livro é bem fluido, tem como ler em um dia se você não tiver mais nada para fazer e queira descansar. A escrita da autora é boa, mas como nem tudo são flores, a parte dos plots twists são fraca, pois para quem esta envolvido na história já imagina que tudo isso iria acontecer.
Contudo, é um livro muito bom para passar o tempo, relaxa e se apaixonar.
eurosemoura 08/09/2021minha estante
Sua resenha me deu vontade de continuar. Eu tô com ele parado há mais de 1 ano porque tava achando muuuuito lentinho

marie67 06/07/2022

A ultima carta carta
No começo achei bem arrastado , e não entendia muito bem a distribuição de capítulos.
Mas depois que entendi tudo fez sentido, a história é muito forte , a forma que as personagens principais lidam com suas vidas amorosas, marca bastante.
Luanna.Maba 08/07/2022minha estante
Que bom saber. Pq tá difícil esse início

Kabizinha 31/01/2022

Não, vei...
Só me forcei a terminar porque só terminando o livro para liberar a próxima missão da MLV... Piores escolhas possíveis... A escrita da Jojo Moyes não funciona mesmo para mim.

Boatos que a Loirinha fez o boy dela atuar na adaptação desse livro porque ela gostou bastante... mulher... porque você odeia o seu namorado nesse nível...
readwithjuly 01/02/2022minha estante
kkkkkk gabriela te amo

Gabrielle maio 23/07/2021

que história linda
Esse é o segundo livro da jojo moyes que eu leio e, como faz um tempo desde o primeiro, não lembra como a sua escrita é linda. Sua capacidade de transmitir da forma mais profunda os sentimentos e pensamentos dos personagens, mesmo com a narração em 3º pessoa, traz uma maior emoção e veracidade aos personagens. A história é surpreendente e linda, que retrata um amor profundo no qual você nem sabia que poderia existir e prevalecer mesmo depois de anos. Eu adorei como a autora fez um paralelo da história da Jennifer com a da Ellie e como as cartas ajudaram a jornalista a descobrir o que ela queria em sua vida. Apesar desses elogios, tenho minhas críticas. Achei a primeira metade bem arrastada, chata e com capítulos extensos. Além disso, o final em aberto e completamente me deixou um pouco incomodada. Só depois de 50% do livro que as coisas realmente começaram a andar e, mesmo assim tiveram alguns momentos que eu pulava palavras para ver se ia mais rápido rs. Por isso, não sei se leria novamente, não só pela história em geral ser um pouco ?triste?, apesar de linda, mas também pelas minhas ressalvas.
gio 24/07/2021minha estante
concordo gata. solteira? rsrs

Carol Galvão 26/05/2016

O amor...
" Certa vez uma pessoa sabia me disse que escrever é perigoso pois nem sempre podemos garantir que nossas palavras serão lidas no espirito em que foram escritas."

Surpreendente!! Durante todo o livro me surpreendia com as reviravoltas dos personagens!!
O livro conta a historias de diferentes tipos de amor e quase amores. Os personagens Ellie, Jennifer, John, Rudy, Larrence, Antony, vão mostrando que existe vários tipo de amores, em diferentes épocas.
Os problemas dos amores se repetem a cada geração, uns com mais intensidade que outros.

Mas esse livro expõe que o verdadeiro amor é que sempre prevalece, só amor completo, sem egoísmo e sem exigências permanece na vidas das pessoas.

Gostei muito, confesso que no inicio quase abandonei por achar que seria previsível, porem previsível está longe de ser essa historia. A cada desdobramento da historia eu me peguei torcendo pelos personagens, querendo tomar as dores, sofri e chorei com eles. Rir em muitas parte e me admirei de como instantes, minutos, interpretações variadas podem mudar o rumo de toda historia.

Vale a leitura!!
Bia 15/07/2016minha estante
Meu comentário sobre o livro está no blog.

Lucila Cortez 26/03/2015

Prepare-se para embarcar numa história que vai te levar para um lado romântico e dramático de 1960
Confesso que no início eu fiquei um pouco apreensiva, mas ao longo do livro a narrativa da Jojo me ganhou!
Uma história e tanto, se você-assim como eu-, gosta de um romance improvável, de encontros e desencontros vai amar.
Em A Úlltima Carta de Amor. a história se passa em duas épocas, que seria os dias atuais, e 1960. e tem como trama principal a história de Jennifer Stirling, uma mulher casada, rica, e infeliz.
Ela acorda em uma cama de hospital sem se lembrar de nada, muito menos de ser casada. Mas uma coisa ela tem certeza, ela não ama seu marido.
Quando de volta o lar do casal, num belo dia ela descobre cartas de amor assinadas por Boot, para sua surpresa, estão destinadas à ela. E é aí que tudo começa acontecer.
Ao mesmo tempo que Jennifer precisa saber desse amor-que ela também correspondia-, ela teme pelo que a alta sociedade de Londres poderá pensar dela. -considere que 1960 um caso extraconjugal era um escândalo-.
Em um outro momento você conhecerá Ellie Haworth, uma mulher forte, trabalhadora, e que trabalha no Nation; mas que tem o dedo podre para escolher um cara legal.
Quando você perceber o livro estará acabando, as histórias se juntando e fazendo sentido, você vai lamentar, e pedir mais.
Você vai torcer, se emocionar, ficar triste e se surpreender muito.
A Última carta de amor é cheia de citações que você vai querer anotar no seu caderninho, e levar aquilo para sua vida. Cada capítulo que se inicia, uma carta ou e-mail enviados numa última conversa dão um charme todo especial para o livro.
Eu amei, e recomendo. Essa história vai te fazer querer ir parar em 1960 no passado, sonhando com um cara que escreva como Boot.

site: lucy-reads.tumblr.com
Thais Cortez 26/03/2015minha estante
Como disse parece ser bem legal ! Ficou muito boa a resenha

Cris Gasparetto 16/06/2016

Não foi o que imaginei....
Mas fui pega de surpresa em vários momentos pela maneira extraordinária e fácil de Jojo Moyes te prender e te envolver com os personagens. A capa fala por si só, tem uma temática toda romântica com cores e forma que automaticamente te transporta a uma historia de amor arrebatadora com belas frases e palavras de amor.
Muita expectativa.
Assim que comecei fiquei confusa por ser 2 protagonistas em décadas diferentes e em vários momentos não soube distinguir quando estava acontecendo em 1960 e quando era 2000....quando era uma lembrança de 1960....até acostumar com a narrativa voltei ao inicio do livro algumas vezes. Mas fluiu mesmo depois que me desliguei da época e vivi a história, sim pq livro pra mim é assim vivo e as vezes pq não dizer que sou o personagem me pego pensando o que faria...seria igual...mudaria qual atitude e qdo isso acontece que sei que a “leitura valeu a pena”.
Oque esse livro o torna diferente dos outros... além do fato de te mostrar as varias diferenças entre as mulheres da década passada e a atual é a simplicidade como descreve o amor em sua mais sublime existência, aquele amor que todas nós queremos sentir ao menos uma vez na vida e se for vivido intensamente te proporciona condições de suportar a existência... e a sabedoria que só um amor vivido em tamanha intensidade pode te trazer.

Marcia.Dick 15/08/2016minha estante
Acabei de ler... gostei muito... daria um ótimo filme.... recomendo!!!!

João 09/03/2015

O livro intercala duas histórias:o caso de amor de Jennifer Stirling que se passa na década de sessenta e a da jornalista Ellie Haworth nos dias atuais.
O livro não tem grandes acontecimentos e tinha tudo pra ser uma simples
história clichê.

Mas aí entra o talento da autora.
O que poderia ser um romance água com açúcar acaba por tornar-se uma história
excelente dada a desenvoltura de Jojo Moyes em criar diálogos interessantes
e convincentes.
Como já citei:não é um livro onde ocorrem grandes acontecimentos a cada capítulo
onde o leitor não querer parar de ler.É maneira que a autora narra os acontecimentos
que é o grande atrativo da leitura.
Sem enrolações,indo direto ao ponto ela conseguiu prender minha atenção com
uma história simples e banal.Afinal o que tem demais num livro onde é contada a história de uma jornalista que durante uma pesquisa descobre cartas de amor escritas a mais de quarenta anos atrás e resolve investigar quem escreveu tais cartas e como acabou o romance descrito nelas?
Nada demais!
Mas é aí que entra o talento pra escrever e convencer o leitor a seguir adiante!
Não chorei,nem me emocionei com o livro como estava escrito na capa do livro.
Mas prendeu a minha atenção e quando acabou ficou aquela sensação boa,de quando se termina de ler um livro muito bom.
Jojo Moyes é tudo de bom!
Excelente leitura!

Sueli 10/03/2015minha estante
A Jojo Moyes é uma bandida, não é mesmo, João?
Como escreve bem essa mulher!
Sempre me emociono horrores com os livros dela...E, se você não chorou, acho que também não vou chorar. Será?
Parabéns, meu amigão querido!
Bjs

Ca Melo 29/09/2014

Meu primeiro Jojo Moyes... Difícil de Engrenar!
Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta à casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer falta alguma coisa. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por B, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalhava. Obcecada com a ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido em parte porque ela mesma está envolvida com um homem casado , Ellie começa a procurar B, sem desconfiar que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Já tinha um certo interesse por essa autora porque o livro "Como Eu Era Antes De Você" é muito bem avaliado e amado por várias pessoas e fiquei curiosa para conhecer o estilo da Jojo Moyes, e aí ganhei "A Última Carta de Amor" de presente de aniversário e pude avaliar.

Já para começar a história é muito bem elaborada e os quebra cabeças vão se encaixando perfeitamente sem deixar nenhum tipo de peça faltando ou peça que não se encaixou na história. O livro é divido em três partes contando a história de Jennifer Stirling e Ellie Haworth.

O que eu mais gostei, sem sombra de dúvidas, foram as cartas, a cada início de capítulo tinham cartas variadas, não das personagens do livro. Eu adoro escrever e hoje em dia com tantos meios como a internet e os celulares fica difícil as pessoas usarem esse meio de comunicação. Então após terminar o livro me deu mais vontade de escrever cartas.

Voltando ao livro(rsrsrs), a escrita da autora é muito boa, mas o desenrolar da história é muito lento, principalmente nas partes da Jennifer, muito lento mesmo, quase pensei em desistir do livro =/ A história começa a ficar mais empolgante nas partes da Ellie, que começa no prólogo e depois só reaparece na terceira parte, na página 239, só nesta página =/ . Então fica muito difícil de engrenar, mas depois que todas as peças se encaixam faz sentido. Se bem que eu acho que se tivesse menos detalhes, a história poderia desenvolver melhor sem nenhum problema.

O livro não é daqueles que te fazem chorar, como eu vi em muitas críticas e resenhas, (acho que o problema está em mim, rsrsrs) o final me agradou muito o que me fez esquecer um pouco toda a "enrolação" da história, mas eu recomendo lembrando que paciência é fundamental para o fim da leitura, que valerá muito a pena.

Espero que os próximos livros da Jojo Moyes sejam mais diretos, rssrs

Silvia 09/12/2014minha estante
Também ache difícil de engrenar, mas agora não consigo mais largar o livro rsrrs, bom demais!

Fabíola 13/10/2014

Amei!
Acho que emocionante pode descrever esse livro! No começo ele não me prendeu pois não estava ainda entendendo muito bem, mas depois não consegui parar.
Ellie, uma jornalista da Nation precisa fazer uma matéria sobre as cartas de amor de 50 anos atrás e encontra, no arquivo do jornal em que trabalha, umas cartas que a deixam emocionadas no arquivo sem destinatário e o remetente assinado em "B." .
Aí o livro vai ao ano de 1960 e conta na parte 1 boa parte do que aconteceu com Jennifer Stirling. Começa com ela acordando depois do seu acidente e não se lembra de muita coisa. Ela não se sente "em casa" frequentemente, principalmente com o marido. Depois acaba descobrindo que traía seu marido e era por esse homem que era apaixonada.
Ellie fica interessada porque ela está em uma relação com um homem casado e está apaixonada. Quer descobrir como essa história terminou e ver se essa história ajude-a de alguma maneira em seu relacionamento.
Quem tem ele em casa e ainda não leu, assim que acabar o que está lendo, leia esse livro maravilhoso! Recomendo. Quem já leu, sabe do que eu estou falando.

site: perdidaemlivross.blogspot.com.br
Silvia 09/12/2014minha estante