A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Bianca 01/05/2012

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
E, se sentir que foi a decisão acertada, saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende o quão preciosa, inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará. pág. 226

Apenas o título. Não precisaria de mais nem um incentivo para ler A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes. Quem me conhece sabe o quão romântica sou e o quanto amo esse tipo de literatura. Quando pego um livro, quero me emocionar, quero ser marcada pela leitura, quero ficar refletindo sobre o que li ao terminar, quero me encantar. E foi exatamente isso que este livro fez comigo.

A capa também é linda e a sinopse terminou por me conquistar e me fazer deixar tudo de lado ao receber essa obra.

Li em um dia e algumas horas. Não consegui parar. A promessa impressa na capa é a seguinte: Impossível de largar. Devia vir com uma advertência: vai fazer você chorar. Foi cumprida. Apesar da temática já conhecida, é completamente diferente de tudo que já li.

Minha missão agora é tentar transmitir a vocês tudo o que senti, tentar convencê-los todos a comprar agora mesmo um exemplar para que possam se deleitar como eu.

São duas histórias. Ou deveria dizer que é apenas uma história interligada pelo tempo?

Ellie vive no presente. É jornalista e, numa mudança no prédio do jornal, encontra uma carta de amor que a toca profundamente e faz com que questione como tem vivido. A mulher a quem a carta se endereça é Jennifer, mas Ellie ainda não sabe disso. Nós, leitores, sabemos porque a história começa a ser narrada no passado nesse ponto e conhecemos Jennifer no dia em que ela acorda de um acidente de carro, no hospital, em 1960. Ela perdeu a memória, não tem ideia do que aconteceu e não se lembra de boa parte de sua vida, inclusive que é casada. Acompanhamos o momento em que ela encontra uma carta de amor e, ainda sem memória, tenta recuperar o seu passado e a pessoa que ama. Paralelo a isso, também teremos a história de Jennifer e o autor das cartas de amor. Sabemos como se conheceram, como viveram e sofreremos com eles. Ouso dizer que é possível sentir cada dor e dilema que eles partilham.

Essas mudanças na narrativa não vêm datadas, com a exceção de uma ou duas. É pelos acontecimentos que saberemos em que época estamos. Isso pode parecer confuso à primeira vista, mas garanto que não é. Fica fácil identificar pela mudança na personalidade dos personagens, que são esféricos e evoluem conforme a leitura.

Este livro é um dos romances mais lindos que já tive a oportunidade de ler. Jennifer é uma mulher que vive numa época em que não é permitido a ela pensar, muito menos sentir e a vemos desmemoriada sentindo muito mais do que deve, querendo se encontrar e ciente de que lhe falta algo, ainda que ela não se lembre. Esse vazio é doloroso e incompartilhado. Ninguém a entenderia, ninguém poderia ajudá-la a não ser a pessoa de quem ela não se lembra e não faz ideia de quem é.

Goste dele, se precisar, meu amor, mas não o ame. Por favor, não o ame. pág. 99

Temos uma história de amor proibido que transborda pelas páginas e nos toca com essa paixão avassaladora. Acompanhamos os encontros e desencontros. Principalmente, vemos a vida se impondo e mostrando que, muitas vezes, querer e lutar para ficar juntos não é o suficiente. Lemos as cartas de B. e sentimos quando elas entram em nossa alma e permanecem lá, nos tocando, nos lembrando de viver enquanto há tempo.

- É que é tão difícil murmurou ela Eu achava que era feliz. Achava que a minha vida era boa. E aí você chegou e nada nada mais faz sentido. Tudo o que eu tinha planejado, casa, filhos, férias, eu não quero mais. Eu não consigo dormir, não consigo comer. Penso em você o tempo todo. Sei que não vou conseguir parar de pensar nisso. () Mas a ideia de realmente sair de casa fungou é como olhar para um abismo. pág. 152

Normalmente, me irrito um pouco com traição, como vocês saberão em uma resenha próxima, mas há casos e casos e neste é diferente. Em 1960, não era simples se divorciar. Você perdia tudo. Sofri com a insegurança de Jenny porque não era apenas deixar o marido para trás, era deixar tudo o que ela conhecia e sempre aprendeu como correto.

Ellie e Jennifer são mulheres de épocas e pensamentos distintos vivendo momentos diferentes e ao mesmo tempo semelhantes.

A maneira como a autora ligou passado e presente foi surpreendente. Jamais esperei por aquele final e o modo como o destino se encarregaria de finalizar a história.

A lição transmitida será guardada em meu coração para sempre. Amar é muito mais que ficar juntos. Aproveitei vicariamente (descubra na página 89). O livro inteiro está marcado com tags. Já quero começar a reler.

Super-Recomendo!

Mas de repente me dei conta, no meio daquela pequena cena de loucura que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim.

Não sei ao certo como conquistei o direito. Não me sinto totalmente seguro desse direito mesmo agora. Mas a própria chance de pensar em seu rosto lindo, seu sorriso, e saber que alguma parte disso poderia me pertencer talvez seja a coisa mais importante que me aconteceu na vida. pág. 313

Read more: http://redomadecristal.com.br/2012/05/01/a-ltima-carta-de-amor-jojo-moyes/
Vanessa 04/05/2012minha estante
Nossa fiquei ainda com mais vontede de ler esse livro. Adorei a resenha!

Silvia 12/05/2012minha estante
Legal, gostei muito :-)

Ge 20/05/2012minha estante
Ansiosa para ler!!!

Jéssica 29/05/2012minha estante
Nossa, gostei demais,muito boa resenha
linda a história,quero muito ler esse livro =)

Raquel 17/07/2012minha estante
Ganhei o meu, de uma pessoa mais q especial... (um grande amor) que eu não via há mais de 13 anos...

Joy 10/01/2013minha estante
Bom, eu comprei esse livro na Bienal do ano passado, até comecei a ler, mas como não estava entendendo nada, acabei abandonando o livro, ja emprestei muito ele, mas depois de ler sua resenha quero logo terminar o livro que estou lendo e voltar a ler 'a última carta de amor'... Obrigado porque querendo ou não você me incentivou ^^

Cele 11/01/2013minha estante
Adoro romance e já vi esse livro na livraria porém ao ler a sinopse não me interesei. Sua resenha está simples e objetiva e dá para avaliar a história e querer vivenciá-la.
Obrigada

Mi 25/05/2014minha estante
Adorei sua resenha , achei o livro bem confuso porém tem uma história bom , vale a pena ir até o final , não foi de tirar o fôlego mas foi legal .

May 05/07/2014minha estante
Nas primeiras páginas me deu preguiça de ler.. dei um tempo e voltei para ver as resenhas, li sua resenha e me interessei novamente. Ainda bem! kkkkk. Quando peguei o ritmo, estava adorando o livro! Quando começou a narração da Jenn, me empolguei! Adoro tudo de época. E a história toda é muito boa! Realmente, a transição do passado e presente que a autora fez foi perfeita, e o final? Imaginável, de fato. Adorei o livro! Recomendo a todos também.

Dri 12/11/2015minha estante
Vim comentar e te achei! rsrs.... MARAVILHOSO, Bi!

Marcos 20/03/2018minha estante
Este faz parte do meu projeto de leitura deste mês...será que vale a pena? Após sua resenha acho que sim!

Celli.Barros 07/10/2020minha estante
Já está ali na minha estante esperando eu terminar 2 q estou lendo, para começar ele....ansiosa....

Myrys 20/03/2021minha estante
só eu que achei chato???

Lice 27/07/2021minha estante
Eu tô achando o livro mtt chato, insuportável

belle 07/01/2022minha estante
Qual idade recomenda?

Daniel.Malaquias 19/11/2022minha estante
Comprei o livro hoje na Bienal do Livro e vou ler assim que possível.

Thaís 16/10/2023minha estante
Amei a resenha, cê escreve muito bem.
Depois dessa me deu vontade de ler, e já estava mesmo atrás de um romance.

Uma romântica incorrigível 23/07/2021

Que livro!!
Esse livro já tava na minha lista faz um tempinho, porém como vi que ia sair o filme furei a fila e coloquei ele na frente. E ameei ter lido ele, um livro maravilhoso e que te prende do início ao fim, que a cada capítulo deixa um gostinho de quero mais. Só leiam!!!
Rhana 23/07/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

jusinc 23/07/2021minha estante
amoooo

Uma romântica incorrigível 23/07/2021minha estante
Acho que um 16+

Jozy.Cristiani 19/02/2021

A última carta de amor
Preciso confessar que tentei ler esse livro há uns 3 anos duas vezes e não consegui engrenar, hoje com outra cabeça as 4 histórias me emocionou e surpreendeu muito, leiam é maravilhoso.
Mi Rubin 19/02/2021minha estante
Preciso ler logo então ??

Andre.28 30/06/2020

O Carrossel de Emoções de Um Amor Complicado
Coloquei essa resenha no meu blog. Ficaria extremamente grato, caso queira lê-la. (link abaixo)

Nina Madruga 24/08/2021

Ironicamente, sem palavras.
Primeira experiência lendo Jojo Moyes e não poderia ter sido melhor. Personagens cativantes, história intrigante, me dava vontade de passar o dia inteiro deitada na cama lendo.

Amei a história de Ellie, todo o contexto envolvendo a personagem foi muito bem construído. O de Jennifer tbm não deixou a desejar. Ela se apaixonando mais uma vez, ?precisando saber?, o motivo de não ficar, foi tudo perfeito.

Senti falta apenas de um pouco mais de aprofundamento do relacionamento de Jenny e boot. Senti falta de me sentir apaixonada por esse casal como eles exalavam. As cartas são de uma delicadeza maravilhosa.

Muito bem feito, bem escrito, bem desenvolvido, bem construído. Foi uma ótima experiência ler esse livro, principalmente por não ser de um gênero que eu tenha muito costume de acompanhar.

Fiquei sentindo falta de um epílogo.... ou será que nossa imaginação pode suprir isso?

Sobre a reviravolta final: não achei bem um plot, mas fugiu completamente do super clichê que pensei q fosse acontecer. Super recomendo ??
Leticia 24/08/2021minha estante
Foi um dos romances mais lindos que li. Recomendo A garota que você deixou para trás! Você vai se apaixonar pela história ( e sofrer também rsrs). Um abraço! ?

Joana 24/08/2021minha estante
Quero mt ler esse livro! Está em lista de espera na estante hehe

Nina Madruga 24/08/2021minha estante
Ainda estou encantada com esse livro! E pensar que demorei tanto tempo para começar... Obrigada pela indicação, vou ler com certeza!! ??

Nina Madruga 24/08/2021minha estante
Joana, esse passou anoooos na minha lista de espera! Só não digo que me arrependo de não ter lido antes, pq a experiência de ler ele agora foi maravilhosa!! Sugestão: da um jeito de encaixar ele nas próximas leituras ?

Thairini 29/05/2021

Ainda em êxtase!
Poucos livros me fizeram chorar tanto como esse! Que história.... uma leitura viciante, uma história muito bem amarrada com todos os personagens! Com certeza recomendo a leitura! Vai pros meus favoritos, Jojo nao decepciona mesmo!
Mimi Macedo 29/05/2021minha estante
Entre os tops 10 da minhas leituras

Fernanda2678 29/05/2021minha estante
Amei demais esse livro.

Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

Me apaixonei por cada página deste livro.
Esse foi meu primeiro contato com a Jojo e estou encantada com a história e principalmente com a escrita da autora.
Os personagens são extremamente cativantes e apaixonantes. É praticamente impossível não ficar viciado nessa história.
Esse é o tipo de livro que após o fim o coração do leitor fica quentinho. Estou muito feliz em conhecer essa história, entrou na minha lista de favoritos.
Super indico essa lindeza de história.

site: https://www.instagram.com/p/CS_k-lULCcF/

Babi.Suemi 14/05/2021

Chorei na esteira da academia
Comecei a ler o livro porque vi o trailer do filme que vai lançar em julho na netflix. Se der tempo, NÃO FAÇA ISSO. Achei o livro chato e previsível até a metade (mas sei que a culpa é inteiramente minha por ter assistido ao trailer. Como foi o trailer que me levou ao livro, paciência).
Da metade para o final, quando confesso que já estava prevendo tudo o que aconteceria (igual fazemos com comédias românticas) acabei me surpreendendo bastante. Adorei o desfecho, é uma leitura rápida, que deixa o coração apertado e arranca algumas lagriminhas no final. Vale muito a pena!
Laliza 14/05/2021minha estante
Tenho esse livro, tentei ler ano retrasado e NAO ROLOU, pensando aqui em dar uma segunda chance

Babi.Suemi 14/05/2021minha estante
Juro que tb estava de bode e entediada no início, mas depois da metade pro fim melhora muito!

Isa Farias 27/05/2021minha estante
Também comecei e não consegui avançar, assisti o trailer e deu vontade de voltar a ler, li rapidinho mais motivada hahah Foi o contrário!

mundoclariano 01/04/2021minha estante
A primeira vez que eu peguei pra ler, desisti, pq tava muito confuso e nn tinha conseguido acompanhar o raciocínio da leitura. Mas depois que dei uma segunda chance, valeu a pena. Tive muitas frustrações por causa dos desencontros entre os personagens de época, mas achei lindo o desfecho, nn esperava por aquilo, kkk.

Jessica Simone 01/04/2021minha estante
Agora com seu comentário, lembrei que também achei confuso mas no meu caso foram os trechos de cartas nas páginas antes de iniciar um capítulo. Achei que fossem parte da história da Jennifer e do Anthony mas percebi que não faziam sentido, só nos agradecimentos que a autora explicou que eram cartas de amor aleatórias que ela pediu que lhe enviassem sempre a última.
Isso poderia ter sido explicado logo no início para me facilitar a leitura kkkk

mundoclariano 01/04/2021minha estante
?????

Isa Farias 27/05/2021minha estante
Dava vontade mesmo de gritar com ellie "SE VALORIZA MULHER!"

Jessica Simone 30/07/2021minha estante
Pior que dava mesmo ??

@fran.joventino 13/04/2021

Que história...
Jojo Moyes mais uma vez encanta ao escrever um romance longe de ser clichê, a história que envolve os personagens principais é envolvente e emocionante. Está aí uma leitura que recomendo para amantes de romance, mas que não querem o óbvio.
Maravilhoso!
rafaela 13/04/2021minha estante
Ah, faz tanto tempo que quero ler ele. Me motivou a iniciar a leitura...

Mylenarg 13/04/2021minha estante
Perfeito!

@fran.joventino 13/04/2021minha estante
Eu amei. Havia começado no ano passado, mas abandonei nas primeiras páginas, então agora decidi recomeçar e foi a melhor decisão que tomei. Estou encantada.

Wendy 04/03/2023

"Não existe vida livre de complicação."
Tanto no passado quanto no presente, vemos as duas protagonistas se envolvendo em relações fadadas ao fracasso, mas eu como humana que sou, torci muitíssimo pela felicidade da Jenny e Anthony, eles erraram, mas entendo as circunstâncias e a época em que viviam que tornavam as coisas muito mais difíceis, doeu ver eles tentando viver todo aquele amor e o destino teimando em separá-los.

Já a Ellie ela não só persiste no erro, mas escolhe viver nele, amei o sacode que ela levou para aprender que a vida é muito mais do que o egoísmo dela, quando ela enfim entende que amor próprio existe e não custa nada fazer uso dele em benefício próprio, e o Rory estava lá de braços abertos para ela, mas antes ela teve que entender os termos de uma relação saudável para ficarem juntos.

O final foi muito bonito, emocionante, mesmo com todos os percalços da vida o destino os reservou uma surpresa com um final de aquecer nossos corações.

"E, se sentir que foi a decisão acertada, saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a ama, que entende quão preciosa e inteligente e boa você é. Um homem que sempre a amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a amará.

??Seu,

??B."

Ah, essas cartas... ?

gvazzz 15/09/2020

O livro tem um começo bem lento, acho que na verdade os dois primeiros terços do livro evoluem leeeeeentamente e em alguns momentos quis larga-lo... Acho que também a temática envolvendo traição não me atrai e até me irrita... Mas Jojo consegue ser sempre surpreendente.. a história depois engatou de uma forma muito interessante e amei seu desfecho.
Fabi 15/09/2020minha estante
Como lê os livros sou nova aqui e não faço ideia de como lê?

gvazzz 15/09/2020minha estante
Nao, aqui é para a gente registrar nossas leituras, descobrir livros e tal... Eles não são disponibilizados por aqui. Ou você compra o físico, ou lê no Kindle ou baixa o PDF na internet, etc... Tem alguns sites que têm milhares de livros para download

Moon 06/07/2020

4,5/5
Não tem o que dizer! Jojo Moyes me surpreendeu mais uma vez com um livro de fazer o coração acelerar. História muito bem escrita e o final é de deixar qualquer um surpreso. Como sempre, a vontade de chorar lendo Jojo prevaleceu.

Larinha 15/07/2020

Bem romântico
Mesmo tendo romantizado a traição, gostei bastante. Faz com que a gente se coloque no lugar dos personagens, e assim conseguimos entender por que eles fizeram tudo que fizeram. É bem romântico e levinho, gostei muito. E o final foi tão lindoo (sempre quis que a Ellie ficasse com ele rsrs).

"Você e eu nao podiamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do Sol."