A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Elizabeth210 15/02/2024

The Last Letter from Your Lover.
Acabo de ler o livro alguns minutos atrás. E, sinceramente, não encontro palavras para descrever a imensidão e profundidade que esse romance me trouxe.
Jojo Moyes, como não esperar o melhor de você, sempre? Você é fenomenal, ponto.
Quanto ao casal protagonista da trama - apesar das circunstâncias - o que dizer desse amor que envelheceu como vinho, a cada ano que se passava?
Confesso, tenho medo de comentar alguma coisa e deixar escapar algo que possa comprometer a leitura de alguém.
Por mais que se trate de um tema complicadíssimo, a história, com toda a sua intensidade, acaba leve.
O livro é superior ao filme, sem sombra de dúvida, apesar de o atores serem perfeitos.
Esse é aquele tipo de livro que não pode ser lido por qualquer um - e não há nada de egocentrismo nisso, pode acreditar - porque trata-se de uma obra que requer maturidade e prudência para a leitura de seus capítulos.
Ademais, é um livro espetacular, e que me deixou chorando no sofá com o coração quentinho. ?

ps: se for o seu primeiro contato com a história, leia o livro antes de assistir o filme, na minha humilde opinião ??

Manu 13/09/2021

Gostei do livro, gosto desse tipo de romance, achei criativo ser por cartas, mas achei um pouquinho cansativo a leitura. Assisti a adaptação e adorei! Nela os diálogos não são tão intensos (o que diminui o cansaço), meu primeiro da Jojo e já quero mais! ?

laxxal 12/09/2020

A última carta de amor conta a história de duas mulheres de épocas distintas sem nenhuma relação que acabam se conectando de alguma maneira.
A história vai e volta para o passado e te surpreende o tempo todo, ela te frustra, te emociona, te faz criar teorias e você não consegue mais parar de ler.

Os livros da Jojo são tão bons... sempre aquecem meu coração e me fazem refletir bastante sobre o amor. Recomendo muito essa leitura.

Grazi 03/07/2021

A última carta de amor
Eu amei, foi o meu primeiro contato com a Jojo, e, foi simplesmente perfeito! Amei a construções dos personagens, a história maravilhosa. Amei odiar alguns personagens. Amei amar outros.
Uma personagem que eu amei muito foi a Moira, até agora não sei o porquê, mas ela foi uma ótima personagem, sofreu tanto, coitada, gostaria que ela tivesse tido mais destaque/aparições no livro.
Também gostei muito da Ellie ela sofreu de um jeito um pouco diferente, acho que ela ficou tão acomodada com o lance do "amor proibido" que ela não conseguia enxergar à sua volta. Mas, ela foi sensacional, mostrou um lado distorcido do 'casal' principal.
Esse foi um livro que eu chorei até em partes alegres! Quero muito assistir a adaptação, não vejo a hora de lançar.

Lore 29/10/2021

Surpreendente!
Amei demais, superou todas as minhas expectativas!
No início é um pouco parado mas depois que a história desenrola (perto da página 100), você fica fissurado pela história, não tem mais possibilidade de deixar de ler!

luellengon 18/04/2022

Resenha A última carta de amor
Livro simplesmente perfeito!
No começo, confesso que é meio entediante, você fica meio perdido na leitura, pois ela vai e vem no tempo, fazendo com que prestemos mais atenção no que estamos lendo. Porém, a partir do 3 capítulo começa a melhorar e se torna o livro mais perfeito do mundo!!
Esse livro fala sobre um amor eterno, aquele amor que dura para sempre até que a morte nos separe. É incrível como entramos nos personagens e sentimos algo tão magnífico assim. A perfeição com que os personagens se amam e se respeito, se querem, lutam pelo amor.
Confesso que até eu gostaria de ter um amor assim rsrsrsrs..

J. E B. São o melhor casal! O exemplo do amor e companheirismo. Mostrando que o amor pode superar qualquer barreira.
Um livro cheio de reviravoltas, muita paixão, emoção, sentimentos a flor da pele? apenas LEIAM!
Não há palavras que descrevem esse livro, apenas sentimento. Só quem lê, o sente.

BONUS: Não se baseiem pelo filme que a Netflix lançou. E uma bost4. ??

Simone Nunes 24/05/2021

Achei a leitura cansativa no começo e as mudanças de tempo confusas (presente, passado e passado mais antigo rsrss), mas de uns 40% pra frente o livro mostrou a que veio e valeu muito a pena. Fala da sociedade machista, do papel e das amarras que a mulher vivia naquela época, da traição (vários personagens), de um amor que enfrentou muitas dificuldades. A história tem personagens muuuuito interessantes e um enredo muito tocante. Ah e tem uma parte que dá ódio, ódio mortal e vontade não ler mais, só que a gente volta a ler e se encanta. Já espero, ansiosa, pelo filme.

Luana 30/01/2021

Uma linda história de amor
Vamos conhecer a história de amor de duas mulheres, que vivem em tempos diferentes.

Jennifer Stirling uma linda mulher, uma bela esposa perfeita e um modelo da década de 1960 a seguir, casada com Laurence Stirling um homem poderoso, empresário rico e de muito prestígio, que adora exibir a beleza de sua mulher como se fosse um troféu para ele.

Laurence não enxerga Jennifer como uma mulher inteligente, perspicaz, para ele, ela é apenas uma dondoca que tem o que quer, usufrui da riqueza de seu marido, e é ótima em jantares e festa, nada mais do que isso, uma dondoca que sabe ser uma ótima anfitriã.

Em um desses jantares Jennifer conhece o amor da sua vida, um jornalista chamado Antony que é galanteador, mulherengo e com uma bagagem emocional um tanto conturbada. Antony enxerga em Jennifer o que seu marido não vê, ele enaltece aquela mulher, ele a faz feliz.

Porém um grave acidente acontece, Jennifer perde a memória acorda em um hospital não sabendo quem ela é, não reconhece seu marido, amigos e familiares. A partir daí vamos entrar no mundo de Jennifer e aos poucos tendo descobertas do que aconteceu em sua vida a partir do acidente e o que aconteceu daquela linda história de amor.

Quarenta anos se passam, e vamos conhecer a outra personagem dessa história, uma jornalista chamada Ellie Haworth que tem passado por momentos delicados tanto na vida profissional, como na vida amorosa.

Ellie tem um caso há 1 ano com um homem casado, ela tem esperanças mas todos ao seu redor tentam mostrar que nada pode dar certo desse relacionamento.

Em uma de suas pesquisas, para a matéria do jornal, Ellie tem que procurar nos arquivos reportagens da década de 60. Não muito satisfeita com o que lhe é pedido, ela começa olhar os recados que mulheres e homens enviam para revista com perguntas amorosas, em um desses arquivos ela acha uma pasta com muitas cartas de amor assinada por B.

Intrigada e curiosa em saber quem eram os protagonistas desse amor, ela começa uma busca para saber o que aconteceu com aqueles amantes?

Será que a história deles teve um final feliz, ao mesmo tempo ela percebe que não está apenas em busca da história de J. e B mas sim em busca de uma resposta para o seu próprio relacionamento.

Devo confessar a vocês que até então o meu preferido dos que li da Jojo era " Como eu era antes de você", mas "A Última Carta De Amor, é um livro que te envolve desde a primeira página, simplesmente lindo e emocionante. Com tantos encontros e desencontros e com uma reviravolta apaixonante essa é a minha dica de leitura.

Larissa.Meister 29/07/2021

Perfeitooooo!
Meu deus, eu amei muito a trama desse livro!
Comecei a ler ele há 2 dias porque quero ver o filme baseado nele que saiu na Netflix, e com certeza valeu super a pena!
Nossa, a trama e a escrita da autora são viciantes, o jeito que a história se interliga é muito legal e o final é super emocionante!
Recomento muito pra quem quer um romance rápido de ler e com uma história bem construída.
Ane 29/07/2021minha estante
Tem o filme deste livro na Netflix. Muito bom também.

FB 29/07/2021minha estante
Valeu pela dica! ?

Jéssica 28/07/2021

O fato da história de amor descrita no livro ser construída em cima de um adultério me incomodou bastante. Além disso, não consegui me conectar nem um pouco com Ellie. E o final deveria ser mais explorado. Rory foi um personagem que merecia mais espaço, pois foi muito melhor que ela. E o artigo que Ellie escreveu? Fiquei ja expectativa de lê-lo no final...

Enfim, de qualquer forma, é um livro bom, cativante e gostoso de ler, o que nos garante uma ótima experiência de leitura. A escrita de Jojo Moyes é sem comentários, perfeita sempre!!! Jennifer e Boot me deixaram de coração partido, apesar de tudo ?

17/05/2020

Gostei do livro. Final é muito bom. Pra quem gosta de romance recomendo. Leitura rápida.

Naislan 05/03/2020

Apaixonada por esse livro! Uma história com um final bem digno de pessoas que merecem a felicidade. A última carta de amor se tornou um dos meus preferidos!!!

Gigi 05/05/2021

Banho maria
Me apropriando de uma expressão citada na história, descrevo esse livro como ?banho-maria?, uma expressão que faz jus a nota que dei a esse livro. Demorado para aquecer, mas que no final fica bom e interessante.
É um livro que vai contar a história de Ellis, uma jornalista indecisa, irritante e sem nenhuma personalidade, que encontra cartas de amor que foram trocadas entre um homem e uma mulher em um relacionamento extraconjugal. E a partir daí, começamos a conhecer a Jeniffer, seu relacionamento com Anthony, seu marido e sua vida como mulher em 1960. Essa segunda história me encantou muito. Acho que a Jojo Moyes conseguiu apresentar tão bem os sentimentos de Jeniffer, que dava para sentir na pele suas angústias, medos e ansiedades. Consegui me emocionar por completo pela personagem. Contudo, a história de Ellis me irritou com a forma que ela tentava viver a vida, se achando correta, mesmo milhares de pessoas a alertando do que ela estava fazendo. Uma história que em nenhum momento me senti tocada.

Essa forma de escrita que a autora escolheu, de dividir as páginas entre duas histórias que passam em anos totalmente diferentes, e misturar momentos da história, sem explicar ao leitor, é muito confuso. Até eu conseguir entender o que a Moyes tentava transmitir, demorou, e consequentemente demorei a apreciar a leitura. Mas o final, quando eu já estava muito bem situada no período, localidade e com os personagens, me envolvi bastante com o livro, o que tornou uma leitura mais prazerosa e leve. E assim, me permitindo a aumentar a nota, pois se fosse só pelo começo, avaliaria o livro com ainda menos estrelas.

Nat 16/06/2021

Jojo Moyes é incrível e esse livro é um acontecimento! A fluidez da história vai te envolvendo cada vez mais.
Infelizmente, fiquei bem confusa e incomodada com a linha do tempo. Tinha que dar um tempo pra entender em que patamar estava a história!

Natalia.Tamaio 19/07/2021

Ele gosta de você, você gosta dele, vcs ficam juntos. Será?
Pode o amor ser tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexo? Em "A Última Carta de Amor", Jojo Moyes mostra que sim, com toda a certeza pode! Em alguns momentos, é na simplicidade da fala do título, inspirada em um diálogo do livro, que ele se realizará, mas em outros, elementos do destino, influências culturais, família e crenças entrarão na jogada, e é isso que Jojo traz tão bem nessa história.

Em "A Última Carta de Amor" conhecemos a história de Jennifer Stirling, uma socialite casada com Laurence Stirling na década de 60 e que enfrenta tudo aquilo que se foi moldado como expectativas sobre uma mulher da época: que seja uma boa esposa, que se contenha em suas opiniões, que contente-se em cuidar da casa e rir em happy hours com os amigos ricos. Questionando se está realmente feliz em seu casamento, ela conhece o jornalista Anthony O'Hare, por quem se apaixona e com o qual começa uma trama de idas e vindas que nos prende logo no início do livro. Ela larga do marido? Ela não larga? Quem vai tentar desvendar isso é justamente uma jornalista que encontra as cartas de ambos muitos anos depois e começa uma empreitada para descobrir o que aconteceu com o casal.

Para mim, nesta obra Jojo Moyes mostrou porque ela é A Jojo, com A maiúsculo. Eu já havia lido da autora o "Como eu Era Antes de Você" e me debulhado em lágrimas, e "A Última Carta", embora não tenha se tornado um favorito, não deixou a desejar. Ela consegue colocar UM PLOT TWIST no meio de um livro de romance minha gente!!!! Na verdade, 2. E com situações que estão na nossa cara, e a gente simplesmente não enxerga.

Outra coisa que achei incrível foi o fato dela permear todos os capítulos do livro com últimas cartas de amor, inclusive algumas bem realistas, mostrando que, por mais que a gente torça pelo simples, nem sempre as coisas terminam bem.

A atmosfera romântica do livro é única e posso resumir como uma história emocionante: você se pega com dó ou realmente torcendo pelos personagens, pensando "meu Deus, que vida de merda!" ou "como essa pessoa não enxerga isso?" e tudo isso nos prende bastante e me deixou super ansiosa para acompanhar o filme, que vai estrear nesta sexta agora, 23 de julho, na Netflix, com atores como Shailene Woodley (que fez A Culpa é Das Estrelas e Pequenas Grandes Mentiras) e Joe Alwyn (Duas Rainhas e Boy Erased). Para quem gosta de um bom romance, recomendo!!