A Última Carta de Amor

A Última Carta de Amor Jojo Moyes

Resenhas - A última carta de amor

Anna Santos 23/06/2021

QUE LIVRO ! Me emocionei e me envolvi demais com o drama de todos os personagens do livro, jojo moyes não me desaponta. Mega ansiosa para assistir a adaptação, já vou preparar os lencinhos pois sei que o choro vai vir. ??

Leitura Comentada 22/08/2020

Neste livro, Jojo Moyes trás triângulos amorosos de gerações diferentes, mostrando como esse tipo de relacionamento, na maioria das vezes, é sofrido e como estes personagens encontram um bom caminho para resolver os conflitos e superar os obstáculos.
A autora tem uma escrita leve e envolvente, prendendo a atenção do leitor até a última página.
Avaliei em 3 estrelas por não me sentir confortável com a temática abordada, mas não deixa de ser uma história marcante.

I.D. 30/08/2020

A última carta de amor | Do encantado, ao riso e choro!
Por volta dos anos 2000, Ellie Hawtoeth é uma jornalista com uma vida bem-sucedida, porém com um impasse, o seu namorado, John, é um homem casado e com família. No trabalho, Ellie precisa escrever uma matéria. Em busca de uma fonte nos arquivos do jornal, encontra cartas de um remetente apaixonado identificado por ''B''. Com a esperança de achar uma solução para sua questão pessoal, dividida entre o que é certo e errado sobre seu relacionamento e seus sentimentos, resolve investigar e procurar os pombinhos destas cartas.

Quarenta anos antes, em 1960, Jennifer Stirling sofre um acidente de carro e perde sua memória. De volta em casa junto com seu marido, Laurence Stirling, Jennifer se encontra perdida e desconfortável em relação a sua vida antes do acidente. Para completar, ela encontra cartas escondidas por ela de seu possível amante, ''B''. Quem é este homem? E o que aconteceu entre eles? É isso que Jennifer Stirling está disposta a descobrir.

Duas mulheres terão suas vidas entrelaçadas pelo amor, adultério e cartas de amor antigas. A estrutura do livro é dívida em capítulos narrados em primeira pessoa por Ellie e Jennifer, viajando entre 1960 e por volta de 2000. A cada início de capítulo há um texto retirado de cartas, sms ou e-mails de casais da vida real, veja uma amostra de um deles abaixo:

''Feliz Aniversário! Aí vai o seu presente. Espero que goste...
Hoje estou pesando em você de modo especial... porque decidi que, embora eu o ame, não estou apaixonada por você. Não sinto que você seja o Eleito de Deus para mim. Bom, espero mesmo que goste do seu presente e tenha um aniversário maravilhoso''

_ Mulher para Homem, por carta

A leitura para mim foi algo complicado, no início eu estava achando muito tediosa e desinteressante, porém com o tempo comecei a me envolver e me apaixonar pela trama, analisar os personagens e querer saber o seu desfecho. Por fim, acabei derramando lágrimas por todo livro, e posso afirmar com certeza que Jojo Mayer não me decepcionou.

aglskkk 19/05/2021

Gostei bastante da escrita da jojo é o meu primeiro livro dela o livro é muito fofo e apaixonante é isso?

Maria Alice 31/07/2021

Altas emoções...
Este livro te proporciona tantas emoções que nem sei; ansiedade, angústia, felicidade, tristeza... em alguns capítulos eu lia de forma eufórica sem acreditar no que estava lendo. De início não entendi muito bem a linha temporal do livro, demorei um pouco para me acostumar.

Galera que personagens! Que estória de amor! ??

A cada carta que eu lia entre Anthony e Jennifer sempre ficava um sorriso bobo no rosto, isto era inevitável. ?

O final me deixou querendo algo mais entre Ellie e Rory (Amei eles desde o primeiro contato). Jojo será que vem um segundo livro? (Acho que não, mas queria viu KKKKKK).

Gigi 05/05/2021

Banho maria
Me apropriando de uma expressão citada na história, descrevo esse livro como ?banho-maria?, uma expressão que faz jus a nota que dei a esse livro. Demorado para aquecer, mas que no final fica bom e interessante.
É um livro que vai contar a história de Ellis, uma jornalista indecisa, irritante e sem nenhuma personalidade, que encontra cartas de amor que foram trocadas entre um homem e uma mulher em um relacionamento extraconjugal. E a partir daí, começamos a conhecer a Jeniffer, seu relacionamento com Anthony, seu marido e sua vida como mulher em 1960. Essa segunda história me encantou muito. Acho que a Jojo Moyes conseguiu apresentar tão bem os sentimentos de Jeniffer, que dava para sentir na pele suas angústias, medos e ansiedades. Consegui me emocionar por completo pela personagem. Contudo, a história de Ellis me irritou com a forma que ela tentava viver a vida, se achando correta, mesmo milhares de pessoas a alertando do que ela estava fazendo. Uma história que em nenhum momento me senti tocada.

Essa forma de escrita que a autora escolheu, de dividir as páginas entre duas histórias que passam em anos totalmente diferentes, e misturar momentos da história, sem explicar ao leitor, é muito confuso. Até eu conseguir entender o que a Moyes tentava transmitir, demorou, e consequentemente demorei a apreciar a leitura. Mas o final, quando eu já estava muito bem situada no período, localidade e com os personagens, me envolvi bastante com o livro, o que tornou uma leitura mais prazerosa e leve. E assim, me permitindo a aumentar a nota, pois se fosse só pelo começo, avaliaria o livro com ainda menos estrelas.

Micaella 09/06/2021

A Última carta de amor
Vou começar dizendo que achei a Ellie chata, não gostei da relação dela com o John porque para mim desde o início fica bem visível que ele não gostava dela. Era um saco as expectativas dela para com ele. Pareceu que a escritora colocou isso apenas para dar um liga na estória da Jenny, ficou muito maçante. Mas apesar disso, eu gostei do final dela. Rory é um fofo. Em contrapartida temos Jenny com sua estória de amor proibido. Um amor ardente, repleto de desejo e muitas reviravoltas. Um amor visceral que acabamos torcendo para que fiquem juntos logo. Não chorei lendo como tanto disseram, nem achei uma leitura perfeita mas gostei bastante do livro.

Tamara Ferraz.As3Artes 29/07/2021

Uma mistura de emoções e sentimentos
Eu me tornei super fã de Jojo Moyes. A última carta de amor foi o primeiro livro que eu li dela, mas é uma leitura que nos prende de uma forma inexplicável e nos surpreende totalmente no final. A gente passa por uma mistura de emoções na mente e no coração durante a leitura, e quando chega no final ela faz uma reviravolta emocionante. Amei essa história. Super indico "A última carta de amor" é aquela história que consegue te prender do início ao fim. Mesmo ficando um pouco confusa no começo do livro, no decorrer da história Jojo consegue tirar todas nossas dúvidas. E o que sobra para nós é apreciar e devorar essa linda história de amor. Com certeza favoritado. Já quero ler as outras histórias de Jojo Moyes.

Beatriz 27/10/2021

A última carta de amor
o bom de ler sobre assuntos que geralmente a sociedade não "apóia", é justamente saber separar as coisas. é viver junto, sofrer junto, colocar na balança e ponderar as coisas. você pode não concordar com o assunto, mas vai se ver no lugar de alguém que deseja que esse casal fique junto e que sejam felizes.
amei a adaptação, mas o livro tem detalhes preciosos, então amei esse livro um pouco mais.
os desencontros durante praticamente toda a leitura são angustiantes, mas o final é perfeito. uma leitura que quando você chega ao fim, percebe que cada coisa está no seu devido lugar.
amo Anthony e Jennifer e amo Rory e Ellie. e sou apaixonada pelas cartas de Anthony e Jenny. e amo a escrita da autora. ??

obs: é extremamente importante informar que ao longo da leitura, serão encontradas, várias vezes, expressões racistas, preconceituosas, que atualmente a gente consegue distinguir melhor e não gostar de ver na escrita.

Isa.Retz 05/07/2021

É lindo. Sensível.
Tem passagens muito clássicas e ao mesmo tempo originais, sabe?
Não consigo explicar direito mas o livro presta atenção nos detalhes importantes, e por serem importantes deixam de ser só detalhes haha
Estou feliz em ter lido, é um daqueles romances que você termina emocionada desejando ser amada da forma como é descrita ali.

Renata Floro 17/05/2021

A partir de uns 65% do livro a história fica bem envolvente prendendo o leitor. Quanto mais perto chegava do final do livro, senti meus olhos marejando algumas vezes, mas as lágrimas não chegaram a cair.
Com certeza é um livro muito bonito, que passa uma mensagem sobre amor, desencontros e escolhas, mas o fato da história demorar para acontecer e as ordens cronológicas serem meio bagunçadas acabou, por muito vezes, me dando vontade de abandonar a leitura, mas atentem-se a isso: Não abandonem, vale a pena a penúria do início do livro para o desenvolver da história que ele tem depois e o final também!

sofimilitao 30/12/2020

Vicariamente
Este foi meu primeiro contato com a autora, e não poderia ter sido melhor. Narrativa perfeita e detalhada no ponto certo, personagens bem desenvolvidos e cativantes, reviravoltas inesperadas e um enredo que flui de maneira surpreendente. As protagonistas são mulheres com características e personalidades fortes, com histórias diferentes, mas semelhantes ao mesmo tempo. Vivemos suas evoluções e desfrutamos de suas realizações vicariamente (palavra que surge em momentos emocionantes na história), o que torna possível uma conexão com elas, fazendo a leitura fluir bem.

Jheh 26/09/2021

Livro maravilhoso!
História super fluída, uma narrativa simples e tocante.
Chorei do início ao fim acompanhando a história do casal.

Pedrohenriqp 28/04/2021

Bom, mas há melhores da autora.
Confesso que comecei a ler porque fiquei sabendo que virará filme. Coloquei uma expectativa enorme e.. me frustrei.
A linguagem da autora permanece excelente, sem muito mel, mas achei que muitas coisas poderiam ser sintetizadas e fiquei perdido em muitas partes.
O fim foi contundente, pelo menos.