Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Mari 06/02/2022

Mulherzinhas: Jo, Meg, Amy, Beth e todas as outras
Um livro tocante sobre família, amizade, amor e gratidão, Mulherzinhas é lindo e leve, e traz uma paz interior quando lemos, que deixa a leitura ainda mais interessante. Adorei o livro, e recomendo ?

Ana Caroline 30/04/2024

Um clássico da literatura romântica. Um livro leve e gostoso de ler, adorei o desenrolar das histórias das irmãs.

Alice2289 28/08/2023

Clássico
O livro conta a história de 4 irmãs, cada uma com suas características mas todas com uma coisa muito importante em comum: o amor.
A família March enfrenta muitas dificuldades, desde financeiras a doenças que acometem a família. Mas, independente das adversidades, encontram esperança uns nos outros e enfrentam todos os pormenores.
Achei a leitura em si muito arrastada, a maioria das questões sendo resolvidas muito rapidamente. Na segunda parte, a autora foca os capítulos em determinados personagens porém fica tanto tempo sem falar de outros que você pode até esquecer deles.
O destaque do livro, porém, vai para Jo. Uma personagem forte, que não se dobra as convenções da época em que é narrada a história, pregando sua independência e liberdade enquanto viver. Apesar de impulsiva, quebra os paradigmas muitas vezes e isso a torna uma personagem inspiradora.
Se não fosse pela narrativa pacata, com algumas lições de moral no meio delas, eu teria amado o livro. Mas não foi inútil, aprendi a amar as peculiaridades de cada uma dessas ?mulherzinhas?.

lotfi 01/06/2021

perfeito
não acredito que já acabou
é um livro extraordinário! as personagens são mt bem construídas (e são perfeitas) e a escrita é leve e fluída. por favor leiam esse livro, não consigo nomear sequer um defeito
laurie eu te amo?
Mari 01/06/2021minha estante
Falou bem de mulherzinhas já tem o meu coração

lotfi 01/06/2021minha estante
KKKKK mulherzinhas é perfeitooo NAO ESTOU SABENDO LIDAR

carolina 09/01/2023

Estou completamente apaixonada por esse livro. Sério, meu Deus, com certeza virou um dos meus favoritos.

De início eu tava com medo de não conseguir engatar na leitura, já que nunca tinha lido um clássico, mas me enganei totalmente ao já no início do livro me encantar completamente.

Acompanhar a história da Meg, Jo, Beth e Amy (e também do Laurie, claro) é algo incrível, eu amei completamente ler sobre essa família e me apaixonei por cada um deles.

Mulherzinhas é um livro incrível que eu definitivamente vou levar pra vida.

Evellyn339 03/03/2023

Leitura leve, mas um pouco entediante
Ler "Mulherzinhas" foi um processo de altos e baixos para mim.
Acompanhar as vidas das irmãs March durante o século XIX no norte dos Estados Unidos nos faz pensar bastante sobre os espaços conquistados pelas mulheres ao longo do tempo.
A história é leve e doce, com recortes do cotidiano da família. Porém, os ensinamentos morais que permeiam os capítulos deixaram alguns momentos bem entediantes.
São ensinamentos de cunho religioso e muitos deles não ganham espaço na sociedade contemporânea. Apesar disso, nos ajudam a entender um pouco mais do passado e da ausência de oportunidades para as mulheres que nasceram naquele contexto.
"Mulherzinhas" é um livro tranquilo, com cheiro de primavera e gosto de chá da tarde, mas uma tarde sonolenta e cheia de longos bocejos.

Bruna 15/09/2020

Me surpreendeu
Gostei demais desse livro (confesso que imaginei uma história mais adulta, não pesquisei nada sobre a autora e nem me aprofundei nas resenhas rs), mas isso não estragou em nada. A história me prendeu demais no começo, e assim que fui chegando ao final, me decepcionei um pouco com as formações de casais e fui enrolando para concluir a leitura. O final veio para melhorar tudo! Amei demais esse final, e não poderia imaginar de outra forma. E Jo é minha personagem favorita, acredito que de muitos também, acabei me identificando com ela rs.

jj_brekker 12/08/2021

Esse foi o primeiro clássico que eu li sem ser Sherlock Holmes e eu curti bastante. Alguns são chatos de ler por ter uma escrita pesada e entediante mas esse é muito bom. Amei a relação das irmãs e todos os ensinamentos e pensamentos que tive lendo.

@bibliotecadedramas 24/08/2020

um clássico atemporal
As protagonistas são: Jo, Meg, Amy e Beth. São 4 irmãs encantadoras com personalidades completamente diferentes uma da outra. Elas tem uma vida bem simples, e enquanto pai está na guerra de Secessão elas são educadas e criadas pela mãe – a sábia Sra. March. A experiência mais doce desse livro pra mim foi ver o amor que as irmãs possuem uma pela outra e como a mãe das garotas é notavelmente a base e o norte dessas meninas. Mulherzinhas é um livro de 1872 mas completamente atemporal, certamente a autora foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. É uma história recheada de aventuras, sonhos, brincadeiras e paixões que ao longo do livro vamos acompanhando o crescimento e o amadurecimento das irmãs March.

Ler este livro foi uma experiência bem marcante pra mim, cada irmã March tem um ensinamento a passar, mas certamente Jo foi a personagem que mais gostei e sem duvidas a mais marcante de todas, muito em parte por sua personalidade tão destemida. A gente torce pela felicidade e independência delas, sofre em alguns momentos e se encanta com a simplicidade da vida feliz delas, mesmo tendo algumas passagens um pouco maçantes durante a leitura, mas nada que comprometa a riqueza da história. Não é a toda que esse livro é tão importante pra literatura mundial e indicado como leitura obrigatória em todas as escolas dos Estados Unidos. Algumas adaptações foram feitas no cinema, a ultima delas foi em 2019 e que agora vou assistir.

Entre as aventuras, brincadeiras, dores, paixões e perdas das irmãs March, vamos aprendendo lições valiosíssimas e cada vez nos apaixonando mais pela dinâmica dessa família tão especial com um cotidiano tão simples e não menos valioso que os mais financeiramente abastados. “Mulherzinhas” é uma história que vale a pena ser lida, afinal um clássico, É um clássico.

site: https://shejulis.com/livro-mulherzinhas/
Mica CM7 24/08/2020minha estante
Que resenha maravilhosa ?
Concordo com você em número, gênero e grau.

Juliana Rodrigues 25/08/2020minha estante
Louca para ler esse livro! ??

@bibliotecadedramas 25/08/2020minha estante
Leia, Ju! vc vai gostar

@bibliotecadedramas 25/08/2020minha estante
Obrigada, Mica!!! ??

Vanessa 06/04/2021

Moralismo
Um romance de época cheio de lições de moral que se adequam ao período escrito, o uso da religião e da fé para superar os problemas também está presente.
Um livro bom, mas cansativo e um pouco bobinho, cada uma das irmãs passou por provações e aprendizados distintos, porém no fim encontraram sua felicidade na simplicidade da vida.

isa sarmet 15/01/2021

amei tudo
Nossa que livro! Amei todos os detalhes...
1- a história é tão bonita, fiquei super envolvida com a vida da família March
2- a edição é lindaaa! tem algumas ilustrações dentro bem fofas
3- eu adorei que tem algumas coisas que não foram traduzidas do alemão e do francês... também gostei que todas as referencias foram explicadas nos rodapés das páginas!

a.najuoliveira 21/03/2021

Mulherzinhas
Mulherzinhas é um livro emocionante, lindo e delicado.

?É assim, muitas vezes; gostamos de admirar o pôr do sol, pois não sendo nunca o mesmo, é assim sempre esplendente.?

Luiza Eugênia 19/03/2021

Não espere por uma história avassaladora!
Foi muito difícil eu conseguir me entregar ao livro, ele se arrasta muito até entender que mulherzinhas não é um livro com uma grande história de amor, de superação ou de qualquer coisa que fosse. É um livro sobre a vida e o mais real possível dentro da época, romances que começam sem grandes cavalheirismos e nem cenas épicas mas nem por isso menos graciosos.
Vale muito a pena pesquisar sobre a autora e o período. A personagem Jo (inclusive que personagem, poderia ser uma amiga que você já conhece ou até mesmo você) questiona muito as limitações das mulheres (dentro do possível para a época) e de forma sutil levanta em alguns momentos discussões sobre as desigualdades de gênero.
Luiza Eugênia 19/03/2021minha estante
Faltou só eu colocar: "ATENÇÃO NÃO LEIA ESSE LIVRO DEPOIS DE LER E O VENTO LEVOU" foi uma péssima decisão ?

N.S.Lima 09/07/2021

Uma história que trata dos laços familiares
É difícil falar do livro sem mencionar da adaptação que foi feito no cinema. Antes de ler o livro, eu já havia assistido o filme 3 vezes, porque sou fã da Jo e amei a atuação da atriz que a interpretou. Eu sou um pouco suspeita para falar, porque as personagens me lembra da vida familiar, já que venho de uma família de 4 irmãs. É muito gostoso acompanhar o desenrolar da vida das quatros irmãs, Meg, Jo, Beth e Ammy. Contudo, apesar de adorar as 4, a Jo é a minha predileta, amo o seu jeito que anseia por liberdade e que está disposta a não se sujeitar a situação das mulheres da época, sem falar sua paixão pela escrita. Claro que também admiro a bondade de Beth e o romantismo de Meg. A única irmã que não me agradou muito foi a mais nova, a Ammy, talvez pela vaidade e sua forma de pensar que a felicidade advém de um bom casamento, mas no decorrer do livro, eu começo a compreender, já que é a única forma de uma mulher conseguir algo na época. O livro prega a felicidade nas coisas simples da vida, ao contrario de romantizar a pobreza, como muitos dizem, e nos ensina que não é porque não temos dinheiro, que não temos riqueza, pois o maior bem que a família March possui é o amor entre eles. A adaptação do filme foi perfeita, exceto no que se refere ao encontro de Jo com o professor Fritz. Claro que preferi o filme, e foi a primeira vez que me agradou mais que o livro. Na minha opinião, o livro, apesar da excelente história, chegou uma hora que começou enrolar demais, ao contrário do filme que reduziu muito e ficou ainda melhor, ainda com a jogada de misturar passado com presente. A única coisa que me deixou triste foi o desenrolar do provável romance entre Jo e Laurie, mas não darei spooler, leiam o livro e assistam o filme que irão amar.

Raquel834 12/11/2023

O livro é muito bom, gostei de acompanhar a história das irmãs March, elas são cativantes!
O Laurie é muito fofo ??
Eu assisti também o filme e amei!