Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

Lidia 05/11/2020

Leitura essencial
Eu amei essa leitura! Livro favorito da vida!!

bru9na 15/01/2024

Primeiro do ano concluído!!
esse livro é um misto de sensações e é com certeza uma das minhas leituras favoritas.
as meninas todas tao diferentes umas das outras e mesmo assim da pra se identificar com cada uma delas um pouquinho. tenho um carinho por todas ??

Nick 03/08/2021

É bom, mas dá sono
Não é atoa que eu demorei 3 meses pra ler. O livro da uma sensação de coração quentinho, mas ele me deu tanto sono. Acho que não estava no momento certo para ler ele, alguns capítulos me prendia...outros não.

A Jo é a melhor personagem do livro todo, sua independência e sempre querer ser diferente da época que ela vivia. Ela é tudo
Jojô 18/08/2021minha estante
Eu tive que abandonar leitura pelo mesmo motivo. Me deu muito sono, não tive a mesma empolgação de outros livros que li anteriormente, sabe? Como vc disse, talvez não seja meu momento de ler...

Nick 18/08/2021minha estante
Pior que o filme é tão fofo, triste que eu não gostei tanto do livro

Amorporlivros975 26/01/2023

Amei esse livro, dei risadas em vários momentos e também me emocionei com as irmãs e a amizade delas com Laurie, o melhor de tudo foi saber que a autora se baseou na sua própria família para narrar a história linda e cativante, cheia de ensinamentos, tristezas, alegrias e amor ?, para quem gosta de romance clássico da literatura inglesa vale muito a pena ler, uma leitura leve, fluida que me deixou bem curiosa para saber como terminaria a narrativa dessa família maravilhosa. É só o começo, pois essa história continua em ?As boas esposas? outro clássico ?

Joana.Pereira 16/12/2021

"As minhas mulerzinhas"
Este é um livro em que cada capítulo é uma pequena lição de moral, transmitida pela autora, as mulheres do tempo em que vivia. Porém, e apesar de algumas mensagens ja não serem com certeza aceites na sociedade atual (como a submissão da mulher perante os maridos e homens em geral), existem mensagens de bondade e conselhos muito validos e intemporais.
Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1868, logo é de esperar que os pensamentos e atitudes destas personagens no tempo onde decorre a narrativa (1961-1965) sejam completamente diferentes dos atuais.

Seguem-se algumas frases que considerei inspiradoras:

"Nunca se canse de tentar, e nunca se canse de tentar, e nunca pense que é impossível subjugar o erro."

"Algumas pessoas pareciam ter toda a luz do sol, outras, toda a sombra."

"Há no mundo uita gente com cabeça de repolho, sem que dê por isso."

"Não havia riqueza, mas uma grande porção de amor."

sisis 04/03/2022

Em pleno verão:
Passar esse verão com as minhas mulherzinhas me fez tão bem. Fui acolhida e amada por essas pessoinhas fictícias de um modo tão encantador. Me fiz uma mulherzinha, e com isso eu escrevia contos com a p1roca da Jo. Cantava hinos com a minha pequena Beth. Revirava os olhos e atuava com a minha amável Meg. E desenhava e brigava com a minha petife femme Amy.

Não posso evitar, Jo é minha forma racional inteira. Planejava um final tão mais justo para ela. Porque, sendo um pedaço dessa menina, me senti desesperançosa com aquele fim. Alguém que pensa como ela, com criatividade e curiosidade, não deveria permanecer preso em um lugar só, não deveria aceitar viver com normalidade. Até pq, ela é muito mais do que um padrão.

Vou sentir tantas saudades dessa minha casinha e dessa minha família. Porém, essa grande perda se tornou meu ganho, e olha, foi um dos maiores ganhos de toda a minha vida.

navi 23/07/2023

Be worthy love, and love will come
Que livro maravilhoso, que experiência incrível, que leitura. Eu já queria ler esse desde que vi Little Women 2019 lá em 2019 mas enrolei e enrolei e enrolei, agora finalmente li e não poderia ter sido melhor!!

Como já tinha visto o filme, eu já sabia de muitas coisas mas isso não atrapalhou em absolutamente nada, muito pelo contrário, minha leitura foi muito melhor.

Os personagens são maravilhosos, as frases são perfeitas e os ensinamentos desse livro foram os melhores que já li.

Sorri, chorei, gargalhei e me apaixonei por cada detalhe, cada vida, cada história, cada momento e cada família. Levarei todos eles no coração para sempre.

will 30/05/2020

Incrível
Louisa May Alcott tinha dons preciosos. Com base em suas lembranças, ela criou uma narrativa coerente e convincente, com personagens com camadas palpáveis retratando pessoas que conhecia, de diversos temperamentos, como se de fato fossem criações próprias, principalmente, as mulheres. Meg, a filha mais obediente, Beth, a filha pacificadora, Jo, afilha com personalidade forte e Amy, a filha vaidosa. Todas incríveis e tão profundas que eu daria tudo para tomar um chá com elas (mesmo detestando chá).
Tudo o que Louisa May Alcott conta em seus livros é verdadeiro, não romantizado. ?Mulherzinhas? não possui uma história mirabolante, na verdade, retrata o cotidiano das irmãs March de maneira tão envolvente que leva o leitor a desejar fazer parte dele. Pode até estar um pouco datada em alguns aspectos, mas sua obra revolucionou a literatura para moças adolescentes e seus livros se acham entre os mais admirados nessa categoria e certamente, pode deixar o seu coração quentinho nesse período tão difícil.

Jack 14/05/2021

Mulherzinhas
Confesso que no começo achei a narrativa um pouco arrastada. Estava mais acostumada com livros de fantasia, e nitidamente não tinha noção do que encontraria nesse livro. Então ver uma estória ficada no ambiente doméstico de uma família comum me desanimou por um tempo. Mas continuei por curiosidade. Queria saber como a estória terminaria. E antes que pudesse me dar conta ja estava envolvida com a trama das personagens.
Ficava triste quando alguma coisa dava errada, e me animava com os sucessos das personagens.
Eu diria que esse é um livro para se ler aos poucos. Lendo um ou dois capítulos por dia tras ainda mais essa sensação de participar do cotidiano doa personagens, e eles do nosso. Uma leitura maravilhosa, amei.

isa sarmet 15/01/2021

amei tudo
Nossa que livro! Amei todos os detalhes...
1- a história é tão bonita, fiquei super envolvida com a vida da família March
2- a edição é lindaaa! tem algumas ilustrações dentro bem fofas
3- eu adorei que tem algumas coisas que não foram traduzidas do alemão e do francês... também gostei que todas as referencias foram explicadas nos rodapés das páginas!

Astrid 02/02/2021

Um livro fofo demais
Uma história super fofinha sobre 4 irmãs e suas dúvidas, idéias, erros e acertos e paixões da infância até a vida adulta.
É um "romance clichê" mas cheio de lições e situações da mais engraçada à mais triste.

alanahtramasoli 29/07/2023

SENSACIONAL.
Simples, incrível, sensível.
Demorei pra ler, mas não porque a leitura não era apaixonante, mas por falta de tempo.
O jeito como a história é retratada (ao menos a mim) me deixou cativada e sempre louca pela próxima página, deixando a gente apegada a cada uma das irmãs e provavelmente se enxergando em uma delas.
Encontrei esse livro totalmente sem querer e foi até então, minha melhor leitura do ano.
liv 29/07/2023minha estante
amo!!

@bibliotecadedramas 24/08/2020

um clássico atemporal
As protagonistas são: Jo, Meg, Amy e Beth. São 4 irmãs encantadoras com personalidades completamente diferentes uma da outra. Elas tem uma vida bem simples, e enquanto pai está na guerra de Secessão elas são educadas e criadas pela mãe – a sábia Sra. March. A experiência mais doce desse livro pra mim foi ver o amor que as irmãs possuem uma pela outra e como a mãe das garotas é notavelmente a base e o norte dessas meninas. Mulherzinhas é um livro de 1872 mas completamente atemporal, certamente a autora foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. É uma história recheada de aventuras, sonhos, brincadeiras e paixões que ao longo do livro vamos acompanhando o crescimento e o amadurecimento das irmãs March.

Ler este livro foi uma experiência bem marcante pra mim, cada irmã March tem um ensinamento a passar, mas certamente Jo foi a personagem que mais gostei e sem duvidas a mais marcante de todas, muito em parte por sua personalidade tão destemida. A gente torce pela felicidade e independência delas, sofre em alguns momentos e se encanta com a simplicidade da vida feliz delas, mesmo tendo algumas passagens um pouco maçantes durante a leitura, mas nada que comprometa a riqueza da história. Não é a toda que esse livro é tão importante pra literatura mundial e indicado como leitura obrigatória em todas as escolas dos Estados Unidos. Algumas adaptações foram feitas no cinema, a ultima delas foi em 2019 e que agora vou assistir.

Entre as aventuras, brincadeiras, dores, paixões e perdas das irmãs March, vamos aprendendo lições valiosíssimas e cada vez nos apaixonando mais pela dinâmica dessa família tão especial com um cotidiano tão simples e não menos valioso que os mais financeiramente abastados. “Mulherzinhas” é uma história que vale a pena ser lida, afinal um clássico, É um clássico.

site: https://shejulis.com/livro-mulherzinhas/
Mica CM7 24/08/2020minha estante
Que resenha maravilhosa ?
Concordo com você em número, gênero e grau.

Juliana Rodrigues 25/08/2020minha estante
Louca para ler esse livro! ??

@bibliotecadedramas 25/08/2020minha estante
Leia, Ju! vc vai gostar

@bibliotecadedramas 25/08/2020minha estante
Obrigada, Mica!!! ??

Vanessa 06/04/2021

Moralismo
Um romance de época cheio de lições de moral que se adequam ao período escrito, o uso da religião e da fé para superar os problemas também está presente.
Um livro bom, mas cansativo e um pouco bobinho, cada uma das irmãs passou por provações e aprendizados distintos, porém no fim encontraram sua felicidade na simplicidade da vida.