Mulherzinhas

Mulherzinhas Louisa May Alcott

Resenhas - Mulherzinhas

carol 01/04/2021

Mulherzinhas
Me tocou de um jeito inimaginável. Consegui me ver muitas vezes nas personagens e por mais que muita gente diga que dá sono, no final tudo vale a pena. Ensinamentos que irei levar para a vida toda!

Emmily 05/11/2023

Mulherzinhas retrata a vida cotidiana das irmãs march. Achei esplêndido tudo. Eu amei a escrita, super fluída, foi uma ótima leitura (demorei pra terminar). O livro é sentimental da forma dele. Cita decepções, superação, angústias, e momentos felizes.
Mireille 05/11/2023minha estante
Amei demais essa leitura

evemm 05/11/2023minha estante
Lindo lindo

Aquela que tá olhando pro céu 15/11/2021

Elas se esforçam para ser boas
Era 1868 e Louise May Alcott precisava escrever um "romance simples" e feminino. Ela, que sempre foi peralta e muito longe do esteriótipo de uma mulher do século XIX, por fim escreveu, à contragosto, Mulherzinhas. Baseou a estória escrita em sua própria experiência familiar - cada menina March era uma irmã sua, e a impetuosa Jo tem caráter autobiográfico.

E o romance estourou quando publicado! Conquistou os corações das pequenas moças de sua época, mas não apenas isso. Sendo um livro para mulheres de todas as idades e de todas as épocas, ainda faz sucesso e ganha muitas adaptações.
O enredo é mesmo muito simples: um ano cheio de acontecimentos e mudanças na vida da família March. Com o pai indo à Guerra, duas das meninas dedicam-se ao trabalho. Na obra é fácil perceber algumas características da própria autora, alguns ideais seus. Sua religiosidade, o caráter patriota, o seu feminismo (ainda que bem velado) e sua ética protestante do trabalho.

A narrativa é de uma doçura muito terna, realmente. É uma história leve, com personagens meigos e agradáveis. É interessante ver o desenvolvimento de cada um deles ao longo da trama, bem como os laços que tecem. A amizade de Jo e Laurie, o relacionamento das irmãs entre si, os ensinamentos da sábia e modesta mãe, são agradáveis de se ler.

Pessoalmente, fiquei incomodada com alguns recursos narrativos usados pela autora... Tive a sensação de que em muitas partes ela deixava de dar a luz à história com frases do tipo "foi tão lindo que não dá para descrever", "imagine esta cena!", que eu, apesar de entender ser do estilo de Louise, acho fraco e creio que atrapalhou para que eu me interessasse mais pela leitura.

Poderia ter sido mais agradável, e como o enredo em si não tem nada de grandioso - o primeiro livro não tem uma história central guiando, mas sim pequenos acontecimentos que são concluídos no final, e a apresentação das personagens - muitas vezes a leitura se fez cansativa, apesar de não ser densa. Afinal, apesar de ser atemporal, foi um livro escrito pensando em um público jovem. Faltou algumas coisas... Traz, entretanto, reflexões importantes sobre o papel da mulher na sociedade (embora não muito, neste primeiro volume), mas acredito que a cerne é o amor, a virtude, humildade e outras bonitas qualidades que as irmãs March se esforçam arduamente para desenvolver, o que é lindo de se acompanhar. Pensei em como eu mesma posso melhorar para o bem daqueles a quem amo, e sei que apenas por isso, já é valida a leitura.

Recomendo como uma leitura leve e despretenciosa para todas as mulheres ?
Nota: 7,5/10
suele 15/11/2021minha estante
guerreira

Aquela que tá olhando pro céu 15/11/2021minha estante
Tentei fingir que não revirei os olhos várias vezes dizendo "VOU TERMINAR ESSE PARTO"

suele 15/11/2021minha estante
KKAKAKAKKKAKAKA

julhiana 15/11/2021minha estante
le a segunda partee

lostpoet 15/11/2021minha estante
recomenda é? ?

Alice.Schelles 15/11/2021minha estante
?Não da pra descrever? LITERALMENTE É SEU TRABALHO DESCREVER. ??

Aquela que tá olhando pro céu 15/11/2021minha estante
EXATO KKKKKK

Ana Lícia 20/05/2021

"Embora eu não goste de escrever ' histórias com moral' para jovens", escreveu Louisa para um admirador "faço isso porque paga bem."

Eu adorei conhecer um pouco da escritora Alcott, e , vibrei com todo seu sucesso. Pois uma MULHER, ESCRITORA, tendo sucesso e dinheiro. É um deleite.

Mulherzinhas foi um romance encomendado, direcionado para meninas. É praticamente um manual de como ser uma boa moça/mulher. Cheio de ensinamentos, lições e advertências.

"A literatura para meninas deve ajudar a formar as mulheres", (Edward Salmon)

Então percebe- se que a obra tinha um objetivo: Moldar meninas, tranforma-las em boas mulheres e esposas. E, claro, que foi um grande sucesso. Mas mesmo sendo uma obra moralista, Louisa não deixou de dar autonomia para suas heroínas. Nos entregando meninas sonhadoras, cheias de atitudes e coragem. E muitos momentos marcantes.

Tendo como fundo histórico a Guerra Civil Americana iremos acompanhar os dramas domésticos de 5 mulheres. A mãe, Sra. March, e as filhas Meg, Jo, Beth e Amy. O pai está na guerra. E, assim, os conflitos diários dessas meninas em formação será a pauta da primeira parte do romance. É uma família pobre, de bom coração, onde todas procuram um jeito de ajudar em casa. Junto com o vizinho Laurie, as meninas terão muitos momentos divertidos e , claro, de grande aprendizado.

A minha personagem favorita foi a Jo, mesmo sabendo que no passado eu era a Beth, extremamente tímida. Se não fosse por Jo, a leitura teria sido muito enfadonha para mim. Ela me emocionou e divertiu- me em muitos momentos. Foi muito gostoso, fofo, e até um pouco açucarado demais acompanhar estas meninas.

Ao chegar na segunda parte, onde iremos ver as jovens adultas, veremos elas lidando com outros conflitos, entre eles, o matrimônio. Foi muito interessante enxergar o amadurecimento, mas também foi frustante ver o caminho de alguns personagens. O problema não foi o final, mas o processo, a maneira que foi conduzido. Mas entendo a autora, ela foi pressionada demais, e, teve que fazer um final de acordo com o gosto do Editor e público.

Mas não deixa de ser realista o desfecho das March, todos temos sonhos, mas poucos conseguem realizá-los. Todas tinham sonhos, e , quando chegam a vida adulta elas fazem um balanço de suas conquistas e, percebem que são felizes com o que conseguiram alcançar, mas fica uma janela aberta para continuar a sonhar.

Para época destas mulheres o único sonho possível era um bom casamento, então, quando você encontra personagens que sonham com mais, já é um ato de resistência. Jo queria ser escritora, Amy uma grande artista. Desejos bem diferentes da maioria. Então entendo a importância desta leitura, o impacto que teve na vida de várias jovens que acharam possível ver algo, além do casamento. Fora as que se identificaram com as personalidades das irmãs, heroínas para poderem se inspirar. Pois literatura "para meninos", sempre teve. Eles sempre tiveram heróis incríveis para admirar e se espelhar. Então, quando chega uma casa dominada por Mulheres independentes, fortes e que sonham. Com certeza foi muito forte e especial para várias meninas/mulheres. Compreendo sua importância para várias gerações antes da minha. Apesar de não ter se tornado um favorito, tive uma ótima experiência de leitura.

Brenda// 12/08/2021

Uma obra graciosa
Como poderia explicar essa obra? É cativante, não decepciona em momento algum, todo o desenrolar da história sai exatamente como esperamos. O fim é fofo, lindo, cheio de amor...

O que mais amo nesses romances de época, são as referências bíblicas, acho lindo a maneira como naquele tempo as pessoas conheciam a Deus e seguiam Seus princípios sem grandes problemas, nossa geração está cada vez mais distante de Deus e isso é muito triste.

E ver as adoráveis irmãs March crescendo, construindo suas famílias foi lindo, não tenho palavras. Tudo em seu determinado tempo. Louisa May Alcott é genial.

Esse livro, essa leitura, o tempo que passamos juntos foi deveras deleitoso para mim.
LuaTeresa 27/07/2022minha estante
É só mulherzinhas? Ou tem boas esposas e os outros livros? Essa edição tem mais páginas

Brenda// 27/07/2022minha estante
Essa edição vem dividida em duas partes, a primeira, Mulherzinhas e a segunda, Boas Esposas.

juliaememo 14/12/2021

Mulherzinhas - Uma segunda chance bem sucedida
Da primeira vez que tentei ler o livro, não sabia o que esperar, então acabei achando um pouco lento e parei mais ou menos na metade. Mas logo voltei, dessa vez já sabendo o que encontraria, e consegui aproveitar a história.
Os personagens são muito interessantes, e apesar de serem todos diferentes uns dos outros, se dão tão bem que é bonito de se ver!
A segunda parte me deixou muito feliz e nostálgica ao mesmo tempo por ver o que aconteceu com aquelas personagens que acompanhei desde mais jovens!

(Classificação indicativa: +10)

site: https://youtu.be/A4QJW6jpB0U

Matheus.Campos 11/05/2022

Mulherzinhas para sempre!
Que livro gostoso. Eu tenho um fraco para clássicos então sou suspeito para falar. Só sei que foi sensacional conhecer esse livro.
A escrita é perfeita.Os personagens são fantásticos, a história das 4 mulheres é envolvente. Mas juro que os personagens são cativantes demais. Esse livro ganhou meu coração desde o começo do livro. Eu amei muito, muito mesmo.

amandices 04/01/2022

Favoritado, mas não perfeito. Assim como quase tudo na vida.
Fiquei pensando por alguns minutos em que nota dar para esse livro.

Eu amei, de coração e, finalmente, entendi pq ele é considerado um clássico tão amado.

A princípio, parece um livro parado, quase um diário acompanhando a vida de cada uma delas. Mas ele é muito mais do que isso.

As lições de vida, contidas em momentos simples do cotidianos das meninas March, me ganharam logo de cara.

Uma das coisas que mais me encantou foi a devoção pela família e a fé. Foi tão lindo de ler, sinceramente.

Obviamente, o livro trouxe um pouco de sofrimento e, na minha opinião, um pouco de decepção no fim. Não gostei da forma com que alguns personagens terminaram. Mas, assim como na vida, não temos controle sob algumas coisas, principalmente nos sentimentos.

Mas como tenho controle sobre a nota que darei, darei 4,5. As decepções não me permitem dar 5. Porém, ainda assim, foi um favoritado querido e me deixou com o coração quentinho.

bru9na 15/01/2024

Primeiro do ano concluído!!
esse livro é um misto de sensações e é com certeza uma das minhas leituras favoritas.
as meninas todas tao diferentes umas das outras e mesmo assim da pra se identificar com cada uma delas um pouquinho. tenho um carinho por todas ??

Amorporlivros975 26/01/2023

Amei esse livro, dei risadas em vários momentos e também me emocionei com as irmãs e a amizade delas com Laurie, o melhor de tudo foi saber que a autora se baseou na sua própria família para narrar a história linda e cativante, cheia de ensinamentos, tristezas, alegrias e amor ?, para quem gosta de romance clássico da literatura inglesa vale muito a pena ler, uma leitura leve, fluida que me deixou bem curiosa para saber como terminaria a narrativa dessa família maravilhosa. É só o começo, pois essa história continua em ?As boas esposas? outro clássico ?

Flavia757 25/11/2020

Aquela história que aquece nossos corações
Que história mais linda!!! Onde vamos conhecer as irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy cada uma com personalidade bem diferente. Vamos ver o cotidiano delas , se emocionar, rir. Sabe aquela história que você lê com um sorriso estampado no rosto? Bem, isso que aconteceu comigo. Foi uma leitura muito prazerosa, me senti parte da família March.
Essa edição que eu li, é dividido em duas partes, a primeira quando as meninas eram crianças/adolescentes e na segunda parte adultas, casadas.
Esse livro poderia ser um favorito, mas como a segunda parte achei um pouco arrastada, sem tantas ações, deixando a leitura mais lenta. É uma leitura que indico para todo mundo e não tem como não amar a história dessas meninas, que são fortes e grandes sonhadoras.

Julinha 11/01/2022

MULHERZINHAS? (spoiler)??
Eu gostei bastante do livro, é bem legal e interessante ver o crescimento das meninas, o amadurecimento delas. Por ser um livro de época e não ter nenhum plot achei um pouco cansativo, tem 675 páginas. Mas consegui me envolver bem com a história e com as irmãs March. Recomendo

??????

Sobre o romance da Jo e do Laurie no começo fiquei bem magoada pq não aconteceu, eu shipava muito mas fiquei feliz por eles terem encontrados pessoas boas pra casar.

segue aí irmãos???

sisis 04/03/2022

Em pleno verão:
Passar esse verão com as minhas mulherzinhas me fez tão bem. Fui acolhida e amada por essas pessoinhas fictícias de um modo tão encantador. Me fiz uma mulherzinha, e com isso eu escrevia contos com a p1roca da Jo. Cantava hinos com a minha pequena Beth. Revirava os olhos e atuava com a minha amável Meg. E desenhava e brigava com a minha petife femme Amy.

Não posso evitar, Jo é minha forma racional inteira. Planejava um final tão mais justo para ela. Porque, sendo um pedaço dessa menina, me senti desesperançosa com aquele fim. Alguém que pensa como ela, com criatividade e curiosidade, não deveria permanecer preso em um lugar só, não deveria aceitar viver com normalidade. Até pq, ela é muito mais do que um padrão.

Vou sentir tantas saudades dessa minha casinha e dessa minha família. Porém, essa grande perda se tornou meu ganho, e olha, foi um dos maiores ganhos de toda a minha vida.

navi 23/07/2023

Be worthy love, and love will come
Que livro maravilhoso, que experiência incrível, que leitura. Eu já queria ler esse desde que vi Little Women 2019 lá em 2019 mas enrolei e enrolei e enrolei, agora finalmente li e não poderia ter sido melhor!!

Como já tinha visto o filme, eu já sabia de muitas coisas mas isso não atrapalhou em absolutamente nada, muito pelo contrário, minha leitura foi muito melhor.

Os personagens são maravilhosos, as frases são perfeitas e os ensinamentos desse livro foram os melhores que já li.

Sorri, chorei, gargalhei e me apaixonei por cada detalhe, cada vida, cada história, cada momento e cada família. Levarei todos eles no coração para sempre.