Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Dai Solyom 06/08/2022

Diferente
Uma história diferente, original e divertida.

O sr Gaiman sabe como ninguém criar personagens cativantes e únicos.

Com essa obra conheci a história do Deus Anansi, que quero pesquisar mais sobre.

Fat Charlie é único, bondoso, bem humorado e humilde.

No começo não gostei nem um pouco do Spider, mas ele vai crescendo a cada capítulo.

Uma boa leitura!

Geovanna 25/07/2022

empolgante....
Este livro me envolveu desde o inicio, a historia é leve e pode tirar vários risos.
essa leitura foi empolgante e acho que vou ler mais livros desse autor.
Recomendo.

Ju_Brandao 12/07/2022

Os Filhos de Anansi - Um Livro Que Me Surpreendeu
Esse livro foi uma surpresa para mim pois eu esperava uma coisa e recebi outra! Ha ha. Pensei que a narrativa do livro seguiria algo parecido com o livro "Deuses Americanos" do próprio Neil Gaiman, com história de deuses e entidades africanas, mas o deuses aqui tem formas diferentes e são contadas de maneiras diferente. O começo do livro foi um pouco lento, mas quando o irmão do Fat Charlie, Spider aparece, o ritmo do livro melhora e o desenvolvimento começa a ficar mais interessante. Nesse livro acontece muitas reviravoltas, teve personagens que eu não esperava fazer o que fez, o que me deixou muito chocado e impressionado.A forma como cada personagem evoluiu no decorrer do livro é feito de maneira graciosa e sútil,que o leitor só vai se dá conta no final do livro. Tem assassinato, fantasmas, magia e muita comédia, no geral é um bom livro com um bom desenvolvimento. É muito lindo a maneira como o Gaiman consegue lidar com o conceito de família de maneira tão simples e sincera,que no final do livro o leitor tem a sensação de felicidade e dever cumprido por ler mais uma das obras de Neil Gaiman.

Algodão_Doce 10/07/2022

Pura fantasia urbana.
O livro me arrancou bastante risada, os acontecimentos são bem leves e divertidos, e ele consegue amarrar tudo até o final e deixar bem encaixadinho. Uma das minhas partes preferidas são os pensamentos do protagonista em relação a futura sogra dele, foram as partes que mais dei risada. Espero que Neil Gaiman seja um poço de conforto pra vocês assim como é pra mim. ??

Luana 24/06/2022

Os filhos do Mr. Anansi
Literalmente é sobre os filhos dele e não sobre ele. Além de ser uma história de como uma pessoa se tornou duas.

Me lembrou os livros do "tio" Rick. Eu esperava que falasse mais sobre mitologia africana :( No mais, a edição é bonita (mesma qualidade de capa dos Deuses Americanos).

Espero que a serie não acabe com a história do livro.

Julia 23/06/2022

Anansi Boys não era como eu esperava
Sou apaixonado por toda a criação de mundo de Neil Gaiman, seja baseado ou utilizando elementos de mitologias, ou algo mais original. Embora seus livros não recebam as minhas maiores notas, por apresentar determinados pontos ou condutas de personagens que me incomodam, ainda assim, cumprem a função de me entreter e sempre ficam bem marcados em minha memória. Indico a leitura para qualquer, um pelo menos uma vez na vida.

Particularmente, acho a escrita de Gaiman bastante fluída, por isso nem percebo o quanto já li, mesmo que o autor trabalhe com capítulos longos (há pausas no meio). Mas, talvez isso incomode alguns leitores.

Em especial, Anansi Boys era um livro que eu queria ler desde que li Deuses Americanos há alguns anos e, estranhamente, não foi nada do que eu havia arriscado imaginar. A abordagem da mitologia e a apresentação do deus Anansi tal qual seus filhos (e a ligação entre eles) me encantou, assim como a presença dos outros deuses e personagens.

Porém, na primeira metade, eu quase larguei o livro. Não vou mentir. Certas coisas - Spider - não estavam me agradando e eu só queria que acabasse logo. Mas, consegui continuar. Felizmente, a segunda metade compensou toda a experiência e fez jus a minha frase preferida do livro inteiro "histórias são como teias, conectadas fio a fio... cada pessoa é um fio da história", e apresentou um desfecho interessante. O jeito que esses fios se conectaram, foi bem interessante mesmo.

Ansioso pela adaptação!!

Ryanansy_ 01/06/2022

Neil e suas histórias incríveis
A história começa nos apresentando a vida atual de Charlie, sua relação desconfortável com Nansi, seus planos de vida e sua esposa. E é tudo muito verossímil: um trabalho mediano, um noivado mais sem vida que peixe morto e um pai problemático.
Após essa apresentação uma série de eventos vão vindo para demolir as bases na vida do protagonista, tendo como estopim o conhecimento de um irmão do qual Charlie não se recorda, e que são tão extremos que eu me peguei pensando coisas como: "ninguém se fode tanto assim!". O ponto é que após tudo na vida de Charlie ser demolido, a primeira impressão é de que só sobraram ruínas, mas o escritor consegue movimentar a trama afim de que tenhamos a sensação de que tudo fluiu para ser construído algo novo e melhor.
Ainda é possível falar sobre as várias sub tramas que ocorrem simultaneamente e que dão uma leve sensação de salada de frutas, mas todas elas conseguem se convergir, sem se atropelarem e nem aparentar que o Neil forçou essa movimentação.

Quanto aos sentimentos que esse livro me causou, vão desde satisfação com o final e a representação das entidade africanas, até a tristeza ao pensar como seria ter uma relação destruída por causa de um reencontro familiar hahaha. Finalizo dando destaque as histórias avulsas ao fim de alguns capítulos, que nos conectam ainda mais com a mitologia do Anansi e dão uma premissa para a ação de alguns antagonistas, simplesmente maravilhoso!

Thiago 15/05/2022

Ahh achei ok
Livro divertido, com o típico humor espertinho britânico, salpicado com folclore e tiradas nonsense. Não é muito meu tipo de literatura, mas achei razoável...

Gustavo Rafhael 11/04/2022

Neil Gaiman é um exímio contador de histórias, e Os filhos de Anansi está aí para não me deixar mentir.
Esse é um dos vários livros do autor que eu já li. E a cada leitura fico mais apaixonado pela escrita dele.
O livro conta, entre outras coisas, a vida de Fat Charlie Nancy que irá se casar em breve e após a insistência de sua noiva para que ele convide o pai, que há muito tempo ele não tem nem notícias, então decide procurar o velho para fazer o convite. Para a sua surpresa ele descobre que o pai morreu e que ele tem um irmão do qual nunca havia ouvido falar. E esse é apenas o começo do martírio de Fat Charlie.
Com uma narrativa leve, dinâmica, satírica e envolvente, Gaiman nos conta essa sensacional história dos filhos e também as peripécias do deus aranha.
Vale a pena demais a leitura. Foi delicioso apreciar essa salada que hora é fantasia, hora é policial, hora é thriller, e por aí vai. .

Uma curiosidade: Anansi aparece também no livro Deuses americanos, e consequentemente na série de tv baseada no livro, quem leu ou assistiu provavelmente irá se lembrar do Mr Nancy.

Michaela 27/03/2022

Os Filhos de Anansi conta a história de Charlie, um homem comum da Inglaterra que descobre ser filho da divindade africana Anansi, o deus das aranhas, e que tem um irmão que herdou os poderes do pai. Após encontrar com o poderoso irmão, a vida de Charlie se torna cada vez mais complicada e sombria.

Luciano 15/03/2022

Ótimo livro de fantasia. Neil Gaiman sabe, mesmo, compor excelentes personagens e ambientes. Leitura deliciosa e fluida

BrnXvr13 28/02/2022

Esse autor trouxe pra mim um novo dilema, um novo conceito pra leitura. Esse é o segundo livro que estou lendo dele e é o mesmo conceito, começa com a apresentação de todos os personagens e depois vai evoluindo com a história, com pontos de vista diferentes sem ter um protagonista.
A história sobre os filhos de Anansi é sobre o Deus, é muito boa, o desenrolar da história é muito bom. Todos os detalhes, toda a "teia", o começo de um final impressionante, toda a temática é tudo maravilhoso e gostoso de se ler.

Sindu 09/02/2022

O livro é bem diferente da pegada do Neil, bem voltado pra comédia, mas não deixando o todo o misticismo característico dele. O começo é um pouco massante, porem com o decorrer da estória, você vai se apegando aos personagens e sempre querendo saber o que vai acontecer a seguir. O livro tem um começo, meio e fim bem satisfatórios.

Rafa 31/01/2022

Um dos melhores de Neil gaiman.
Foi muito melhor do que eu esperava, li deuses americanos e achei o livro muito confuso, apesar de ter adorado deuses americanos também, sentia que faltava algo. Nesse livro eles explicam muitas coisas, é um livro mega divertido. Me pergunto pq não é tão famoso.