Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

DevidH 08/01/2024

A primeira parte do clássico
Nesta edição lançada pela Martin Claret, o grande clássico da literatura foi dividido em dois volumes em edição de bolso. Mas não se enganem: a edição não deixa nada a desejar e, de certo modo, é mais confortável de ler do que versões em volume único (considero desagradável para a leitura).

Sobre a obra, é preciso algumas observações para um primeiro contato: como muitos livros do período, Os Miseráveis pode ser bastante descritivo e com longos parágrafos de devaneio. Em certos momentos, é dedicada um grande número de páginas para lugares e acontecimentos que, sim tem relevância, mas tornam-se cansativos e exagerados - isto pode ser desafiador para alguns leitores, como foi para mim.

Apesar disso a trama central é extremamente envolvente e é praticamente impossível o leitor não se importar com os personagens apresentados (e são muitos!). As motivações, dramas, ironias e comentários tecidos do período histórico, fazem da leitura uma experiência rica e inesquecível. Para uma resenha melhor, somente após a leitura do segundo tomo.
oliverpenelope 08/01/2024minha estante
Começo hoje com meu volume único ?

DevidH 08/01/2024minha estante
Desejo uma ótima leitura ?

Tatianegusmaoo 12/10/2023

Sem dúvidas um clássico da literatura
Miseráveis é clássico da leitura francesa do autor Victor Hugo, retrata a vida miseráveis dos franceses no século XIX, a narrativa é tão ricas em detalhes em que nos insere como se estivessemos andando pelas ruas de Paris, ou em outras províncias da França, história comovente que nós faz refletir sobre nossas vidas. No entanto, tem suas barrigadas na história, todo momento sai da trama principal para introdução de um novo personagem, ou as vezes retrata partes históricas principalmente quando diz de Napoleão citando tantos nomes e acontecemento que se perde um pouco da trama, perdendo o ritmo narrativo, entendo que é uma tipo de narrativa da época, para os padrões de hoje em dia que é tudo corrido. Mas é nítida como muda o ritmo da história quando entra esse tipo de explicação, pois quando se encaixa na trama, nos faz envolver de uma forma que não queremos parar de ler o livro, por outro lado quando entra essas barrigadas da vontade de abandonar ou simplesmente pular essa parte. Mesmo assim eu acho que é um livro incrível, que todos deveriam ler, pois é uma história completa envolvente e muito bem escrita, acredito que foi muito bem traduzida e essa parte ajuda muito, porque não é livro difícil de se ler.
Animada para ler a parte II dessa história e encontrar esse desfecho.

Elle 19/06/2022

OS MISERÁVEIS Clássico da literatura mundial
Os miseráveis é um livro simplesmente extraordinário, rico e tocante.
Conta a história de Jean Valjean um homem que passa 19 anos da vida preso ao roubar um pão. A história principalmente se justa a outras , mostrando diversas faces de vários outros personagens complexos e ricos em características muitas vezes miseráveis.
Este livro é uma poderosa denúncia a todo tipo de miséria e pobreza .
Os miseráveis é a sociedade descrita em poucas páginas: a miséria, a pobreza, as injustiças, o certo e o errado andando lado a lado , a vigarice e a pureza.

" Enquanto os tres problemas do século -a degradação do homem pelo proletariado ,a prostituição da mulher pela forme e a atrofia da criança pela ignorância- não foram resolvidos livros como este s não será inúteis."
Victor Hugo.

ted_luar 01/09/2021

O livro e extremamente cansativo, e ainda o li com pouca maturidade. Eu vivo muito com os personagens então eu sofri muito, ajudando a classificar a leitura como pesada.

Rinaldo 24/06/2021

Os Miseráveis. - Victor Hugo
Um clássico a ser lido pelo.menoa uma vez a vida...outra época...mas conflitos sociais tão atuais como a miserabilidade.

Rayan GQR 12/05/2021

Um livro muito muito bom, que o narrador transita entre contar a história principal, contar as histórias dos personagens e localidades e fazer certas dissertações filosóficas sobre diversos temas, da sociedade e a miséria ao infinito e Deus, tudo isso magnificamente escrito, com cenas de tirar o fôlego e várias frases bonitas pra colocar no Instagram ou na redação do Enem, se eu fosse de lembrar frases.
Só me perde um pouco quando ele começa a narrar um monte de coisas da França da época e nomes de pessoas, etc, que devem ter feito mais sentido para o leitor médio da época.
Tirando isso o resto se encaixa muito bem, Victor Hugo consegue narrar de maneira que cria imagens muito interessantes, seja quando ele narra a história principal ou quando ele discute os assuntos filosóficos, acho genial um capítulo sobre aqueles que a sociedade abandona sendo representados como alguém sendo deixado pra trás num cruzeiro, chega a ser sufocante e passa uma sensação vívida, mesmo nem sendo a parte "principal" da história, afinal como o próprio autor diz "O personagem dessa história não é o homem, é o infinito" (Olha só, lembrei de uma).
As histórias dos diversos personagens se amarram bem, na maioria das vezes antes do autor revelar quem são os personagens (quando estes estão disfarçados, etc) já dá pra deduzir, porém a maneira que as diversas histórias se entrelaçam são bem interessantes, mal posso esperar pelo próximo.

Eduardo Garcia 27/08/2020

C L Á S S I C O da literatura mundial
Uma história fascinante de vários personagens que se cruzam entre vícios e virtudes da alma humana, envoltos na atmosfera pós revolução napoleônica, entre a glória do passado de batalhas e o presente miserável de pão e transcendência. Uma edição que no primeiro momento causa um desânimo devido ao texto corrido, mas que, vai envolvendo o leitor num diálogo entre a fé e a razão, a liberdade e a dor, o desprezo e a loucura. Uma obra prima com vários aspectos de realidade. Faço essa observação sem passar ao volume 2, pois, a obra completa merece não só uma outra resenha, mas vários pontos a serem percebidos e resenhados.
Yasmin R 04/09/2020minha estante
Amo demais ??

Paula.Juca 13/06/2020

Vitor Hugo consegue transcrever nessa obra a bondade e igualmente a maldade humana, faz uma crítica bem construída a uma França que não conseguia alimentar com o mísero pão os seus filhos.
A lição que tiro é que o bem que plantamos em nossa vida errante, cedo ou tarde o colheremos. Uma linda história de fé e esperança.

Essa obra é incrível

Ler para Recomeçar 24/05/2020

Tomo 1
E depois de 5 meses vai o primeiro tomo.
Partimos para o segundo e onde vamos parar? Leitura edificante

Moon 27/03/2020

Não desista da leitura
Sei que no início o livro parece ser cansativo e enrola bastante, mas os detalhes fazem toda diferença na história. Por isso não desista, pois acaba se tornando uma leitura muito prazerosa

HL Castro 10/09/2019

Um dos melhores que já li, senão o melhor
Terminando hoje o primeiro volume deste livro maravilhoso. Ainda não concluí a história, mas certamente o livro já está na lista dos meus favoritos. Excelente estilo de escrita, excelente trama, excelente construção e desenvolvimento de personagens. É realmente uma referência para mim como literatura. Recomendo muito essa leitura!

Isa 28/07/2017

Os miseráveis
Obra magnifica escrita pelo Victor Hugo, cheia de frases reflexivas e histórias marcantes que fazem o leitor refletir sobre os problemas da sociedade, as causas, as consequências e como afeta, direta e indiretamente, a vida de cada cidadão.
Com certeza uma das melhores obras que já li (e reli) na vida. Não tenho palavras para descrever o quão magnifica é essa obra. Acredito que todos deveriam ler e refletir sobre cada passagem do livro.

Rogério 13/01/2017

Incrível
Victor Hugo é realmente incrível! Livro que vale muito a pena ser lido, pelo menos uma vez na vida. História linda, cheia de sofrimentos, angustias, esperanças e redenção. Vale muito a pena!

Volnei 05/01/2017

Os miseráveis
Esta é uma versão que traz metade da história da saga de Jean Val Jan no século XIX. Este primeiro volume apresenta o inicio da historia que será retomada no volume dois

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/