Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Meg 16/04/2022

Durante a faculdade de História, Getúlio Vargas foi uma das personalidades que mais atraiu minha atenção e curiosidade. O que me fez ter interesse em ler o livro de Lira Neto.
Esta primeira parte da biografia conta os anos iniciais da vida de Getúlio Vargas, desde o seu nascimento até a chegada ao poder como presidente do Brasil.
Lira Neto construiu uma biografia rica em detalhes que nos leva para o Rio Grande do Sul do Final do século XIX e o início do século XX. Relatando os principais acontecimentos históricos e políticos do Estado no período, nos quais a família Vargas sempre esteve envolvida. Um verdadeiro estudo sobre a história rio-grandense.
Neto, nos mostra ao longo das páginas a construção da pessoa política de Vargas, almejando como fim ocupar o cargo mais alto na política do país.
Apesar de ser um livro com grande volume de páginas, uma biografia de personalidade política, algo que não tenho por hábito ler, achei que a leitura fluiu com bastante facilidade e não se tornou cansativa.
Recomendo a Leitura!

Margo_livros 31/03/2022

Primeira fase
O autor foi minucioso nos presenteando com os detalhes mais escabrosos da vida do político Getúlio Vargas.

Nesse primeiro livro temos o período do nascimento ao de Presidente do Rio Grande, além do histórico da família Vargas, até algumas estrepolias do menino Getúlio, sua fase de adolescência, a faculdade, o primeiro trabalho, lógico, sem deixar de lado a questão política.

Os emaranhados da família Vargas são retratados, com destaques a forma peculiar das negociações e conchavos políticos para obtenção de cada função, cada cargo.

As eleições não passaram batidas pelo autor, pois cada centelha de dúvida quanto a lisura nas apurações foi trazida, inclusive quanto aos empossados.

A parte final, que culminou com revolução foi impressionante, demonstrando cabalmente o envolvimento de um homem sagaz, articulado, e com raciocínio rápido e certeiro. Penso que cada gesto, cada fala era elaborada visualizando seus efeitos e consequências no mundo político.

Leitura ? excelente, muito bom ler sobre Getúlio Vargas ??????

Emerson Dylan 31/12/2021

Obra prima da biografia histórica
É incrível que Lira Neto não seja historiador. A pesquisa impecável, a criticidade em relação às fontes, a atenção aos diversos pontos de vista são característicos de um profissional da ciência histórica. Mas, ao mesmo tempo, é compreensível que ele não seja historiador. A leitura deslizante, o domínio narrativo, a divisão quase que temática dos capítulos só poderia ser fruto de um jornalista absurdamente talentoso e livre de vícios acadêmicos. O primeiro volume de Getúlio é, não apenas uma biografia completa do principal nome da política brasileira do século XX; como também um livro delicioso de se ler. Ansio muito pela leitura dos demais volumes.

Juliana.Savi 07/12/2021

Normalmente livros de história assustam pela densidade do conteúdo e pelo volume da obra, mas esse é uma surpresa maravilhosa. Realmente o livro é denso e são muitas páginas, mas a forma como o escritor descreve magistralmente a personalidade de Getúlio Vargas e de outras personalidades da época é simplesmente cativante. o autor utiliza fatos e descrições contidas no diário pessoal de Getúlio para narrar a história como uma "estória", o que confere fluidez na narrativa. Além dos fatos serem absolutamente intrigantes, a forma como o autor trabalhou é realmente encantadora. Livro maravilhoso.

garrido79 17/10/2021

Perfeitamente detalhado!
Neste primeiro volume, que se inicia na infância de Getúlio até a sua chegada à presidência, é rica em detalhes e com uma narrativa super envolvente!
Lira Neto fez um trabalho belíssimo, esmiuçou diversos documentos, cartas, livros, jornais, entrevista, tudo para trazer não um biografia sob um olhar, ou à partir de determinada perspectiva, mas o intuito de trazer uma biografia estremamente ampla e sob diversos olhares trazendo não somente fatos históricos reconhecidos, mas detalhes que revelam características das personalidades dos agentes envolvidos, principalmente a de Getúlio!
Obra perfeita para quem quer conhecer, ou reconhecer, esse período do Brasil, e, principalmente, a história dessa que é uma das maiores personalidades, sem juízo de valor, do Brasil!

Barney Catatau 17/08/2021

Finalizado o primeiro tomo
Esperava ler estritamente sobre a vida pessoal e política de Getúlio no que toca o governo federal apenas.

Fiquei completamente vislumbrado quando me vi aprendendo sobre a história política do meu estado Rio Grande do Sul. Me senti um verdadeiro nativo passeando pelas páginas do livro, pois virava a página na esquina da Riachuelo ou começava um novo parágrafo queimando um charuto em plena Rua da Praia. Talvez, tamanha intimidade deve ser percebida pelos Porto Alegrenses, uma vez que o livro percorre as entranhas da cidade para ilustrar a história de Getúlio.

A leitura é fluida em um ritmo ótimo! Recomendo demais! Que venham os próximos tomos!

Felipe.Dantas 21/03/2021

Comecei a leitura desse livro por dois motivos: (i) porque era uma vergonha pra mim ter estudado e me formado bacharel em direito na FGV sem conhecer a biografia do homem cujo o nome estampa meu diploma; e (ii) meu interesse em política não me permitiria desprezar praticamente duas décadas da história, muito menos se tratando de um homem que revolucionou as relações de trabalho no Brasil.
Tendo levado quase 1 ano entre o começo e o fim, não da pra dizer que é um livro de fácil leitura, mas entendo que a culpa é muito mais do leitor do que do autor. Justamente pelo meu interesse político ligado à figura do Getúlio Dornelles Vargas, a primeira metade do livro que tratam dos anos de criança, adolescente e jovem adulto foram de difícil penetração. Imagino que se meu interesse fosse relacionado ao personagem, essas páginas teriam sido tão fáceis de ler quanto as que se sucederam.
O livro é de fato uma obra prima, me despertando o interesse para a leitura de outras biografias (estilo de livro que sempre fui meio avesso). O rigor histórico que autor utiliza na escrita desse livro é incrível. Existem citações diversas à jornais da época, músicas, poemas outras literaturas agregadas que enriquecem o conhecimento do leitor.
Sem dúvidas o ponto alto do livro é quando Getúlio inicia sua trajetória política. Lira Neto soube muito bem colocar no papel e transmitir ao leitor a tremenda inteligência política de Getúlio Vargas. Ao ler o livro me senti como um dos políticos da época acompanhando com rigor o desenrolar da história.
Considero esse livro essencial para qualquer político no Brasil. Para governar esse país, é fundamental entender sua história e o Lira Neto e sua equipe de historiadores e editores souberam resumir 50 anos da história do Brasil e Rio Grande do Sul com muita excelência. Obviamente que, pelo foco direcionado ao Getúlio Vargas, faltaram alguns elementos históricos do Brasil que ocorreram em paralelo, no entanto, a bibliografia do livro é fonte inesgotável para os interessados.
Notas mentais: o ideal seria ter lido o livro em um menor espaço de tempo com um caderno ao lado para anotar passagens históricas e personagens, pois a cabeça as vezes falha um pouco em guardar tanta informação. Adicionalmente, é preciso separar um dia inteiro pra estudar a bibliografia do livro e separar futuras leituras.
Paloma Araújo 12/05/2021minha estante
Concordo totalmente com sua resenha! Estou na página 42 e não está fácil a leitura. Realmente são muitas informações, mas vou seguindo aqui kk

João Pedro 14/03/2021

Entre o Brasil de antes e o Brasil de hoje
Estudar história sempre me fascinou. Revisitar eventos, conhecer nomes e momentos que, com mais ou menos intensidade, deixaram uma marca no curso da evolução humana. Porém, os estudos na escola caem na inevitável síntese, resumindo e podando muito do que compôs o caminho para que chegássemos aonde estamos.

E não foi diferente com a história ambivalente de Getúlio Vargas, o estadista herdeiro de uma crença política conservadora que mudou a trajetória do país. O livro de Lira vem para recuperar o primeiro terço de vida do presidente na política brasileira com rigor histórico, narrativa fluida e coesão.

Enquanto histórico curioso, recomendo a leitura, afinal, para compreender o que havia antes - com a República Café com Leite e os ranços deixados pela República das Espadas - e como o "depois", se tornou a República ao modo que conhecemos.

Sobral 22/09/2020

No mínimo empolgante...
Não existe perfeição na pesquisa acadêmica e por isso 5 estrelas acaba sempre sendo um misto de injustiça e falta de rigor. Porém, mesmo que por ventura possua erros,essa obra empolga e tem um trabalho de fontes impressionante. Elas estão ali o tempo inteiro ajudando a conceber a figura Getúlio Vargas em todos os âmbitos possíveis: Pai,Marido,filho,político,amigo... Bela obra e belas histórias.

Marcelo.Alencar 12/09/2020

Espetacular ...
Getúlio 1 - é um livro que vai além da história escrita e falada! Revela detalhes da nossa história! Com os rigores que qualquer amante do tema exigiria! Uma coisa é escrever a Rev de 30. A outra é levantar ?os porquês? do fato! Como aconteceu, como era o senso histórico da época e as decisões e movimentos que levaram aos acontecimentos.
Leitura sem parar...

Pedro Henrique 01/09/2020

Perfeito
Muito bom, Lira Neto conseguiu reunir muitos documentos, cartas pessoais, machetes de jornais, fotografias o que tornou o livro biográfico perfeito. Muito bom conhecer melhor a psicologia e a história do maior presidente da história do Brasil. Os que não concordam com esta última afirmativa, com certeza estão de acordo que Getúlio Vargas é a maior personalidade política da nossa história. Recomendo muitíssima a leitura àqueles que gostam de história, política. Acabei conhecendo muito mais a história do meu estado através deste livro. Foi bom demais!

Fernanda309 22/07/2020

O que achei de Getúlio 1 (+ quotes)
EDIÇÃO: Foi amor à primeira vista. Meu eu de 15 anos ficou profundamente intrigado com a capa, embora seja só uma foto de Getúlio. Não sei explicar. O material da capa é meio caminho entre brochura e capa dura, com papel de ótima qualidade (há marcas levíssimas de tempo, quase imperceptíveis), diagramação impecável, as imagens de ótima qualidade. Não chega a ser uma edição de luxo, mas certamente está à altura do conteúdo.

ESCRITA: Foi meu primeiro contato com o autor, e com uma biografia. Apoiado numa vasta pesquisa histórica sem precedentes, Lira Neto nos conduz pelos idos da Proclamação da República até o final de 1930 com uma fluidez que não deixa inveja para obras ficcionais. A história de qualquer país é densa, e a de qualquer ser humano, complexa; entrelaçar isso sem perder o ritmo nem negligenciar fatos importantes não é pra qualquer um, e eu nem preciso ler outras biografias pra saber disso. É óbvio que o autor é um admirador de Getúlio, contudo, não consideraria a biografia tendenciosa, disposta a favorecer os pontos altos da trajetória de Vargas ou suas qualidades mais fortes. Aqui e ali, vemos o ponto de vista do próprio Neto, com uma sutileza incrível, o que só dá mais vontade de seguir lendo. A linguagem é rebuscada, o que é totalmente compreensível dado o período que se propõe a retratar. Pode ser um desafio a mais para quem não está habituado - meu vocabulário está longe de ser pequeno e anotei dezenas de palavras que não conhecia.

ENREDO: Fascinante. Sério, não tenho outro adjetivo para dar. Ser uma apaixonada por História do Brasil ajuda, e o narrador faz um trabalho maravilhoso na maneira como nos conta, mas se considerarmos os fatos isolados, ainda assim seriam interessantes. Como não ficar curioso com a jovem República que nascia ali, ainda com indubitáveis características de seu passado imperial? Um desejo de voltar os olhos para o futuro, mas com as pálpebras pesadas do sono do tradicionalismo da sociedade apegada ao passado. Dormitamos várias vezes. Mas acho que foi só na Revolução de 30 que finalmente abrimos de fato os olhos. Toda a efervescência nos levou até lá e as variáveis do que aconteceu, tudo isso é o enredo deste primeiro livro.

PERSONAGENS: É muito peculiar você ler sobre nomes cujo conhecimento normalmente se limita a saber que foi alguém famoso o suficiente para virar nome de rua ou de praça, e dependendo do local, até cidade. Flores da Cunha, Artur Bernardes, Washington Luís: não foram só nomes comuns, foram homens que de fato tiveram papel decisivo na nossa história. Com o próprio Getúlio Vargas também foi assim. Todos sabemos que ele já foi nosso presidente, afinal, muitas das capitais e grandes cidades do Brasil tem uma rua chamada Presidente Vargas. E ele, amigos, é o baixinho mais enigmático de que já ouvi falar. Uma personalidade complexa, muitas vezes ambígua, com habilidades, defeitos, sentimentos, erros e tudo o mais que nos torna humanos. Sou uma fã, disso não há a menor dúvida.

+: Reler pela primeira vez, sete aos após a primeira leitura, foi uma experiência e tanto. Eu era uma pessoa muito diferente na época, com bagagens intelectual e literária muito menores do que tenho hoje, mas acreditem: nem por um segundo eu duvidei de que daria exatamente a mesma nota de anos atrás, minha classificação máxima. Apesar de lembrar de muita coisa - não dá pra alterar fatos históricos -, fui surpreendida pelo fato de ter tido uma leitura tão enriquecedora quanto da primeira vez. Sou tão encantada por essa trilogia que novamente me vieram lágrimas aos olhos quando da primeira anotação de Getúlio no seu diário pessoal, no dia do início da Revolução. A gente aprende, ri e chora, e aprende mais um pouco. Definitivamente, minha trilogia favorita nacional. E esse foi só o primeiro.

"[...] quando a circunstância não se mostrar garantida, o melhor a fazer é esperar, resistir, transformar o tempo em aliado."

"Foi contra essa verdade, que tem dureza de granito, que vejo quebrar-se o castelo dourado das minhas ilusões." - Getúlio Vargas

"Na luta, vencer é adaptar-se, isto é, condicionando-se ao meio, apreender as forças ambientes, para dominá-lo." - Getúlio Vargas

"[...] o rio que ele deveria necessariamente atravessar, numa viagem sem retorno, caso não quisesse ficar preso às conveniências da província e às circunstâncias do passado.
Era preciso, de algum modo, arriscar-se à travessia."

"O senhor tem inimigos?', perguntaria um dia o biógrafo Emil Ludwig a Getúlio.
'Devo ter; mas não tão fortes que não possa torná-los amigos', responderia.
'E amigos?', insistiria Ludwig.
'Claro que os tenho; mas não tão firmes que não venham a se tornar inimigos', replicaria Getúlio."

"As velhas fórmulas já não satisfazem e se vai operando a transformação inevitável." - Getúlio Vargas

"[...] sorrir e calar, na maioria das vezes, era muito mais eficiente do que excitar polêmicas gratuitas."

"Querer a paz com o povo ajoelhado é um crime contra o qual haveremos de nos levantar." - Oswaldo Aranha

"Precisamos fria e serenamente organizar nossas forças com um objetivo certo e determinado." - Luís Carlos Prestes

"A política é assim mesmo; pode ser definida como a arte que une e separa os homens para este ou aquele propósito, às vezes feliz, outras vezes de pouca sorte." - Artur Bernardes

"Há muito que minha consciência de brasileiro já se havia formado a convicção de que a salvação não está nas leis nem está nas palavras. Está na ação e na decisão do povo brasileiro." - Oswaldo Aranha

"Se todas as pessoas anotassem diariamente num caderno seus juízos, pensamentos, motivos de ação e as principais ocorrências em que foram parte, muitos, a quem um destino singular impediu, poderiam igualar as maravilhosas fantasias descritas nos livros de aventuras dos escritores da mais rica fantasia imaginativa." - Getúlio Vargas

Thiago 10/06/2020

Me assombra as muitas semelhanças vistas naquele Brasil de quase 1 século atrás. Toda a formação de Getúlio, todas as articulações políticas, todas as disputas por poder. Chego a ficar mais temeroso pelo que ocorre no presente.
Getulio Vargas me parece um homem inteligentissimo, de discurso e conversas sedutoras, dúbio, que muitas vezes parece ser empurrado contra sua vontade para o que o destino lhe reservara. Mas ao mesmo tempo sempre decidido quando encurralado pelas circunstâncias. Vestiu-se e saboreou cada papel que o tempo lhe reservou, principalmente quando chegou a parte revolucionária/golpista.
Uma primeira parte de biografia excelente.

andrealog 10/04/2020

Esclarecedor
A personalidade do mais controverso político brasileiro descrita e esmiuçada pela pesquisa cuidadosa de Lira Neto nos ajuda muito a entender o país e os políticos brasileiros de hoje

GabrielGLourenço 30/03/2020

Desmistificando Getúlio Vargas sem tirar os méritos de uma personalidade ímpar.
Esse primeiro volume da trilogia escrita por Lira Neto traz quase cinquenta anos de relatos históricos entre o nascimento de Getúlio Vargas em 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul, até a Revolução de 1930, que marca o fim da Primeira República do Brasil, também chamada de República Velha e da o pontapé inicial para a Segunda República do Brasil, conhecida como "Era Vargas". É recheado de fatos históricos curiosos, descreve fatos excêntricos da personalidade de Getúlio entre a infância e juventude, que o acompanhariam por toda a sua vida política, provocando estranheza e admiração por parte de familiares e "amigos" políticos. O leitor percebe claramente na construção da personalidade de Getúlio, as características que o transformariam em um caudilho durante seu governo.
Podemos perceber que, durante a infância e juventude de Getúlio, a família Vargas possuía uma certa autoridade na provinciana cidade de São Borja, e que todos eles, de certa forma colecionavam desafetos pela região, então emboscadas com jagunços, se tornavam muito comuns para resolverem qualquer conflito.
Nesta obra, o autor nos leva para caminhar "ao lado de Getúlio" por dentro do Palácio Piratini (sede do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, e pelo Palácio do Catete (sede do Poder Executivo da República Federativa do Brasil à época), na cidade do Rio de Janeiro.
É uma obra completa, porém o excesso de detalhes, locais e personagens, faz com que em diversos momentos, a leitura se torna arrastada, enfadonha, então é super comum bater aquela vontade de deixar o livro de lado, e querendo ou não, são quase cinquenta anos de história só neste livro, então tem muita informação mesmo, mas vale a pena persistir, porque é uma biografia muito enriquecedora sobre uma das personalidades mais controversas da política brasileira.

1 | 2 | 3 | 4