Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Lucas2071 14/01/2024

Existe política a favor e contra, mas nunca sem Vargas.
Sou uma pessoa completamente fascinada por biografias, por muito tempo a historiografia entendia que sua função era "reprisar os eventos históricos a partir de pessoas pontuais e relevantes". Isso se perdeu com o tempo - e as razões para isso não pretendo abordar aqui - mas ainda resta algo de mágico em conhecer a vida destas "pessoas pontuais e relevantes". No Brasil, não resta dúvida quando nos questionamos "Quem foi a pessoa mais importante da nosso país?".
"Getúlio" é uma biografia feita em triologia pelo jornalista Lira Neto. Sua capacidade de se ater aos detalhes sem entediar, a velocidade com que ele nós convence que certas informações e nomes são pertinentes e nós precisamos conhecê-lás é supreendente. O rítimo e progressão é feito de uma forma a não se esgotar o leitor em momento algum.
Falando do seu conteúdo: esta obra abarca a formação familiar e intelectual de "só mais um jovem estanceiro" criado à moda gaúcha. Um castilhista fortemente influenciado pelo positivismo de Comte, leitor insaciável de Nietzsche e amante irredutível dos charutos. Getúlio viveu as escolas militares, as rebeliões nacionais, formou-se em Direito, foi promotor de justiça, deputado estadual, deputado federal, ministro, governador, líder da Revolução e, por fim, Presidente da República. Todas as tramas políticas, o ceticismo, a cautela, os sonhos, o desgaste e pressão que sofria o Brasil naqueles tempos são muito bem apresentados para se compreender não só aquele momento histórico fundamental, mas também para se compreender a política em sua forma mais arrojada.

Leywyson.Ramon 16/12/2023

Resenha N°4
Bem importante conhecer a infância de uma pessoa como Getúlio Vargas.
Talvez muitos brasileiros pensam nele como uma pessoa meio diferenciada porque foi presidente e fez coisas importantes (e ruins também) pelo Brasil. Mas no fim, ele foi um ser humano como todos são.

Cristiano.Almeida 11/12/2023

Livro muito bom, sobretudo os seus primeiros 2/3, no qual coloca as peculiaridades da vida de Getúlio quando criança e adolescente, passando pra faculdade e os primeiros anos de advocacia. Livro espetacular pra entender as revoluções federalista e legalista que aconteceram no RS, e que ajudaram a formar todo a bagagem política de Getúlio.
O único problema que achei do Livro foi quando faltava 1/3 pra acabar, uma vez que o autor coloca esmiuçadente o contexto ocorrido nos anos 20/30 período anterior ao golpe de 30, o que pode deixar a leitura um pouco arrastada.
No geral o livro 1 é espetacular, vamos para o livro 2.

Juliane4 02/12/2023

Lira Neto realiza uma pesquisa detalhada para trazer insights sobre a formação, a personalidade e as circunstâncias que moldaram Getúlio Vargas, um dos personagens mais influentes da história do Brasil.

Amaurijbarros 22/10/2023

GETULIO - 1
Uma visão extraordinária de parte da história do Brasil, explica muito sobre quem manda no poder ontem e hoje.
Leiam, vamos para o segundo livro de Getúlio.

Marco315 07/09/2023

NÃO SÓ UMA BIOGRAFIA
Lira Neto expõe muito bem algo que nenhum biógrafo ou autores tentaram desbravar sobre Getúlio. Não só a sua vida política, mas também a sua vida pessoal desde a sua infância.
Desde as histórias de São Borja até as suas alianças políticas que cominaram em uma revolução e o trouxeram para sentar na cadeira presidencial, o livro traz traços importantes sobre Vargas.
Apesar da figura controversa que és, não podemos negar que o nosso ex-presidente tem um papel fundamental na história do Brasil.

Augusto Stürmer Caye 29/06/2023

Biografia jornalística
Depois de 03 meses atravancado em minhas leituras, finalmente terminei o primeiro volume da trilogia de Getúlio. Esta obra abrange o início da vida de Getúlio até a tomada de poder em 1930.

Foi escrito de forma clara, interessante, mostrando todas as maquinações políticas de Getúlio e da época. Não é feito como um elogio ao Getúlio, apesar de por vezes o autor o fazer um pouco.

Recomendo a quem goste de história

Alexandre 23/02/2023

Trabalho primoroso
Lira Neto consegue, nesta obra, esmiuçar de forma bastante completa os vários aspectos do personagem. As suas relações pessoais, sua formação intelectual/ideológica, sua visão de mundo, seus comportamentos - nada passa longe do crivo desse excelente biógrafo.

Eu iria me deter em trechos que achei mais relevantes, mas por não gostar de dar spoilers e por ver que outros já destacaram muito bem o que eu destacaria, farei uma resenha bem acanhada, para não chover no molhado.

Além do caso simbólico e memorável do umbuzeiro, é impressionante ver como crescem nele o traquejo político, a arte de ludibriar, de defender algo e fazer o contrário, de se relacionar com os que são impedimento aos seus objetivos imediatos. Isso me impressionou. Como pode uma pessoa ser abusar tanto da dubiedade?

A admiração dele por doutrinas conservadoras como o fascismo também nos aproxima do personagem, por estarmos vivendo tempos difíceis em que as redes sociais conseguiram lobotomizar muitas pessoas e fazê-las crer no que já considerávamos superado no século XX.

Outra coisa que me chocou foi a descrição, no início do livro, dos embates do fim do século XIX. Lutas sangrentas e brutais, de uma maldade inominável por parte dos participantes dos conflitos.

Vale muito a pena ler este livro. Em breve, vou iniciar o segundo título da trilogia.

Acacio 05/02/2023

Primeiro Getúlio
Primeiro livro da trilogia sobre Getúlio de Lira Neto.
Por diversas vezes necessariamente arrastada, a história de Getúlio é contada de forma magnífica. Sem exageros de "Pai dos pobres" ou "super político", Lira Neto explora o lado humano e ambíguo de Getúlio.
Obra essêncial para entender o aspecto sócio-ploítico de Brasil na época e suas transformações posteriores.

Vitor 19/01/2023

Perfeito!
Que livro! Lira Neto foi genial na hora de contar a história de Getúlio Dornelles Vargas, ele descreveu muito bem e de uma forma que ficasse empolgante de ler. Um dos melhores livros que eu já li na vida, muito bom aprender mais sobre a história política do meu país!!

joao malta 17/01/2023

Muito bom!
Pessoalmente, não concordo com os pensamentos e atitudes de Getúlio Vargas. Entretanto, precisamos reconhecer que foi um dos mais importantes presidentes que já governou o Brasil.
Muito bem escrito, o livro retrata não só a vida do então futuro chefe da Era Vargas, mas também todo o cenário político da época, o que o torna ainda mais interessante. Recomendo!

MathVinicius 02/09/2022

As contradições do Getúlio Vargas sempre me chamaram atenção e por isso optei por ler sua biografia. Não vou dizer que o livro resolve essas contradições, pelo contrário ele evidencia mais ainda. É um livro muito denso e é chamativo como ele narra de forma vívida as cenas e o contexto histórico que os eventos narrados se passam.
Por ser imersivo, parece que você está dentro da vida íntima de Getúlio, do gabinete político, dos acampamentos revolucionários. E por ser tão próximo é possível interpretar as escolhas políticas, as manobras para se manter no poder e ascender.
Esse livro é a prévia de como vai ser a presidência da República, mas é o próximo livro que narra todo o governo ditatorial. Acredito que o próximo vai ser ainda mais interessante.

Adriana261 24/08/2022

Conhecer a história do Brasil das décadas de 20 e 30 que não aprendemos na escola. Não é um livro fácil, mas também não é monótono. Longo, detalhado e interessante. Me surpreendi com a violência política da época.

Mauricio 29/05/2022

Biografia bem detalhada de Getúlio
O autor se debruçou sobre vários escritos de Getúlio Vargas e das pessoas da sua convivência, entre eles um diário que ele escreveu desde o início da revolução de 1930.
O resultado é quase uma crônica da vida do biografado, os fatos históricos e importantes passam com tamanha vagareza que dá até a impressão de estarmos vivenciando aquele período.
Muita coisa é revelada no livro, como por exemplo o envolvimento de Getúlio e irmãos em crimes supostamente cometidos pela sua família.
Também é interessante a passagem de varias personalidades importantes da época, que muitas vezes são pouco lembradas.

Meg 16/04/2022

Durante a faculdade de História, Getúlio Vargas foi uma das personalidades que mais atraiu minha atenção e curiosidade. O que me fez ter interesse em ler o livro de Lira Neto.
Esta primeira parte da biografia conta os anos iniciais da vida de Getúlio Vargas, desde o seu nascimento até a chegada ao poder como presidente do Brasil.
Lira Neto construiu uma biografia rica em detalhes que nos leva para o Rio Grande do Sul do Final do século XIX e o início do século XX. Relatando os principais acontecimentos históricos e políticos do Estado no período, nos quais a família Vargas sempre esteve envolvida. Um verdadeiro estudo sobre a história rio-grandense.
Neto, nos mostra ao longo das páginas a construção da pessoa política de Vargas, almejando como fim ocupar o cargo mais alto na política do país.
Apesar de ser um livro com grande volume de páginas, uma biografia de personalidade política, algo que não tenho por hábito ler, achei que a leitura fluiu com bastante facilidade e não se tornou cansativa.
Recomendo a Leitura!

1 | 2 | 3 | 4