Getúlio

Getúlio Lira Neto

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Mateus 13/05/2024

Getúlio, o conservador e revolucionário.
Hoje terminei a leitura da primeira parte dessa excelente biografia, escrita por Lira Neto. Aqui foi possível ver um pouco da história dos pais de Vargas, sua infância, adolescência e formação acadêmica e políica. Ver as grandes contradições que esse personagem carrega. Conservador de origem positivista, do castilhismo borgismos gaúcho do PRR, se transformou em "revolucionário" e tomou o poder, junto dos tenentes da década de 1920, que outrora eram inimigos. O que mais me marcou foi o fato dele, Getúlio, evitar, no princípio, ao máximo qualquer mudança na estrutura política do Brasil de então, afinal estava partidária do PRR, de Borges de Medeiros e Júlio de Castilho. Tentou sabotar sua campanha eleitoral em 1930 e não era, na origem, favorável a "revolução" de 1930, oque causou mal está entre seus aliados e principais maquinadores da ação, João Neves e Oswaldo Aranha. Em nenhum momento Lira Neto mistifica Vargas. Enfim, dá pra se observar, a partir dessa biografia jornalística, as mudanças de pensamento que Getúlio passa ao longo dos tempos e com isso seus momentos de contradições e complexidade, como isso influenciou as tomas de decisões no Rio Grande do Sul e posteriormente no Brasil.

Lucas2071 14/01/2024

Existe política a favor e contra, mas nunca sem Vargas.
Sou uma pessoa completamente fascinada por biografias, por muito tempo a historiografia entendia que sua função era "reprisar os eventos históricos a partir de pessoas pontuais e relevantes". Isso se perdeu com o tempo - e as razões para isso não pretendo abordar aqui - mas ainda resta algo de mágico em conhecer a vida destas "pessoas pontuais e relevantes". No Brasil, não resta dúvida quando nos questionamos "Quem foi a pessoa mais importante da nosso país?".
"Getúlio" é uma biografia feita em triologia pelo jornalista Lira Neto. Sua capacidade de se ater aos detalhes sem entediar, a velocidade com que ele nós convence que certas informações e nomes são pertinentes e nós precisamos conhecê-lás é supreendente. O rítimo e progressão é feito de uma forma a não se esgotar o leitor em momento algum.
Falando do seu conteúdo: esta obra abarca a formação familiar e intelectual de "só mais um jovem estanceiro" criado à moda gaúcha. Um castilhista fortemente influenciado pelo positivismo de Comte, leitor insaciável de Nietzsche e amante irredutível dos charutos. Getúlio viveu as escolas militares, as rebeliões nacionais, formou-se em Direito, foi promotor de justiça, deputado estadual, deputado federal, ministro, governador, líder da Revolução e, por fim, Presidente da República. Todas as tramas políticas, o ceticismo, a cautela, os sonhos, o desgaste e pressão que sofria o Brasil naqueles tempos são muito bem apresentados para se compreender não só aquele momento histórico fundamental, mas também para se compreender a política em sua forma mais arrojada.

Leywyson.Ramon 16/12/2023

Resenha N°4
Bem importante conhecer a infância de uma pessoa como Getúlio Vargas.
Talvez muitos brasileiros pensam nele como uma pessoa meio diferenciada porque foi presidente e fez coisas importantes (e ruins também) pelo Brasil. Mas no fim, ele foi um ser humano como todos são.

Cristiano.Almeida 11/12/2023

Livro muito bom, sobretudo os seus primeiros 2/3, no qual coloca as peculiaridades da vida de Getúlio quando criança e adolescente, passando pra faculdade e os primeiros anos de advocacia. Livro espetacular pra entender as revoluções federalista e legalista que aconteceram no RS, e que ajudaram a formar todo a bagagem política de Getúlio.
O único problema que achei do Livro foi quando faltava 1/3 pra acabar, uma vez que o autor coloca esmiuçadente o contexto ocorrido nos anos 20/30 período anterior ao golpe de 30, o que pode deixar a leitura um pouco arrastada.
No geral o livro 1 é espetacular, vamos para o livro 2.

Juliane4 02/12/2023

Lira Neto realiza uma pesquisa detalhada para trazer insights sobre a formação, a personalidade e as circunstâncias que moldaram Getúlio Vargas, um dos personagens mais influentes da história do Brasil.

Amaurijbarros 22/10/2023

GETULIO - 1
Uma visão extraordinária de parte da história do Brasil, explica muito sobre quem manda no poder ontem e hoje.
Leiam, vamos para o segundo livro de Getúlio.

Marco315 07/09/2023

NÃO SÓ UMA BIOGRAFIA
Lira Neto expõe muito bem algo que nenhum biógrafo ou autores tentaram desbravar sobre Getúlio. Não só a sua vida política, mas também a sua vida pessoal desde a sua infância.
Desde as histórias de São Borja até as suas alianças políticas que cominaram em uma revolução e o trouxeram para sentar na cadeira presidencial, o livro traz traços importantes sobre Vargas.
Apesar da figura controversa que és, não podemos negar que o nosso ex-presidente tem um papel fundamental na história do Brasil.

Augusto Stürmer Caye 29/06/2023

Biografia jornalística
Depois de 03 meses atravancado em minhas leituras, finalmente terminei o primeiro volume da trilogia de Getúlio. Esta obra abrange o início da vida de Getúlio até a tomada de poder em 1930.

Foi escrito de forma clara, interessante, mostrando todas as maquinações políticas de Getúlio e da época. Não é feito como um elogio ao Getúlio, apesar de por vezes o autor o fazer um pouco.

Recomendo a quem goste de história

Alexandre 23/02/2023

Trabalho primoroso
Lira Neto consegue, nesta obra, esmiuçar de forma bastante completa os vários aspectos do personagem. As suas relações pessoais, sua formação intelectual/ideológica, sua visão de mundo, seus comportamentos - nada passa longe do crivo desse excelente biógrafo.

Eu iria me deter em trechos que achei mais relevantes, mas por não gostar de dar spoilers e por ver que outros já destacaram muito bem o que eu destacaria, farei uma resenha bem acanhada, para não chover no molhado.

Além do caso simbólico e memorável do umbuzeiro, é impressionante ver como crescem nele o traquejo político, a arte de ludibriar, de defender algo e fazer o contrário, de se relacionar com os que são impedimento aos seus objetivos imediatos. Isso me impressionou. Como pode uma pessoa ser abusar tanto da dubiedade?

A admiração dele por doutrinas conservadoras como o fascismo também nos aproxima do personagem, por estarmos vivendo tempos difíceis em que as redes sociais conseguiram lobotomizar muitas pessoas e fazê-las crer no que já considerávamos superado no século XX.

Outra coisa que me chocou foi a descrição, no início do livro, dos embates do fim do século XIX. Lutas sangrentas e brutais, de uma maldade inominável por parte dos participantes dos conflitos.

Vale muito a pena ler este livro. Em breve, vou iniciar o segundo título da trilogia.

Acacio 05/02/2023

Primeiro Getúlio
Primeiro livro da trilogia sobre Getúlio de Lira Neto.
Por diversas vezes necessariamente arrastada, a história de Getúlio é contada de forma magnífica. Sem exageros de "Pai dos pobres" ou "super político", Lira Neto explora o lado humano e ambíguo de Getúlio.
Obra essêncial para entender o aspecto sócio-ploítico de Brasil na época e suas transformações posteriores.

Vitor 19/01/2023

Perfeito!
Que livro! Lira Neto foi genial na hora de contar a história de Getúlio Dornelles Vargas, ele descreveu muito bem e de uma forma que ficasse empolgante de ler. Um dos melhores livros que eu já li na vida, muito bom aprender mais sobre a história política do meu país!!

joao malta 17/01/2023

Muito bom!
Pessoalmente, não concordo com os pensamentos e atitudes de Getúlio Vargas. Entretanto, precisamos reconhecer que foi um dos mais importantes presidentes que já governou o Brasil.
Muito bem escrito, o livro retrata não só a vida do então futuro chefe da Era Vargas, mas também todo o cenário político da época, o que o torna ainda mais interessante. Recomendo!

MathVinicius 02/09/2022

As contradições do Getúlio Vargas sempre me chamaram atenção e por isso optei por ler sua biografia. Não vou dizer que o livro resolve essas contradições, pelo contrário ele evidencia mais ainda. É um livro muito denso e é chamativo como ele narra de forma vívida as cenas e o contexto histórico que os eventos narrados se passam.
Por ser imersivo, parece que você está dentro da vida íntima de Getúlio, do gabinete político, dos acampamentos revolucionários. E por ser tão próximo é possível interpretar as escolhas políticas, as manobras para se manter no poder e ascender.
Esse livro é a prévia de como vai ser a presidência da República, mas é o próximo livro que narra todo o governo ditatorial. Acredito que o próximo vai ser ainda mais interessante.

Adriana261 24/08/2022

Conhecer a história do Brasil das décadas de 20 e 30 que não aprendemos na escola. Não é um livro fácil, mas também não é monótono. Longo, detalhado e interessante. Me surpreendi com a violência política da época.

Mauricio 29/05/2022

Biografia bem detalhada de Getúlio
O autor se debruçou sobre vários escritos de Getúlio Vargas e das pessoas da sua convivência, entre eles um diário que ele escreveu desde o início da revolução de 1930.
O resultado é quase uma crônica da vida do biografado, os fatos históricos e importantes passam com tamanha vagareza que dá até a impressão de estarmos vivenciando aquele período.
Muita coisa é revelada no livro, como por exemplo o envolvimento de Getúlio e irmãos em crimes supostamente cometidos pela sua família.
Também é interessante a passagem de varias personalidades importantes da época, que muitas vezes são pouco lembradas.

1 | 2 | 3 | 4