Getúlio

Resenhas - Getúlio 1882-1930

1 | 2 | 3 | 4

Albuquerque 19/10/2014

Temos Getúlio Vargas!
Getúlio Vargas é um dos meus personagens históricos favoritos, e há muito tempo vinha planejando ler uma biografia dele. Procurei aquela que me pareceu mais completa: uma trilogia! E estou muito satisfeito com o trabalho realizado pelo biógrafo Lira Neto, que soube explorar com maestria a controversa figura de Vargas. A riqueza de detalhes é impressionante!

Costumo fazer uma sessão de pontos fortes e fracos para os livros que resenho. Mas o livro atendeu tão bem minhas expectativas que não consigo ver pontos fracos. E é completamente satisfeito que comprarei o segundo volume da trilogia, que vai desde a tomada do poder, em 1930 até 1945.

Recomendado sem restrições!

Eduardo 28/10/2014

Excelente relato histórico do Brasil, apresentando detalhes que enriquecem nosso entendimento.

Bruno Freitas 02/01/2015

Getúlio, o mito!
Para ser breve: Getúlio Vargas é um personagem da história do Brasil que desperta muita curiosidade, principalmente, entre os mais jovens que apenas conhecem a versão do ex-presidente do país apresentado nos livros de história.

Comprei o primeiro livro da trilogia 'Getúlio' após ler uma indicação na Revista Imprensa. O livro é interessante, cheio de detalhes do controverso Getúlio Vargas. Em alguns momentos a leitura te leva para o passado e você consegue acompanhar de perto como um leitor observador (as fotos ajudam) os fatos do início da carreira política de Vargas.

Como o livro é cheio de políticos não tão ou pouco conhecidos do público, mas importantes para a história de Getúlio, a leitura em alguns momentos dá uma 'travada'. O livro é muito bom, conhecer a história do Brasil, ajuda a entender a política dos anos atuais.

O livro, o primeiro da série, narra desde a infância do pequeno Getúlio Vargas até a tomada do Poder em 1930.

Ah... O jogo político sempre esteve presente na política brasileira!

site: http://livroeprosa.blogspot.com.br/2015/01/getulio-o-mito.html

Radam 30/01/2015

"É a revolução, Simplicio. Vamos esperar sentados"
Acredito que nenhuma frase sintetiza tão bem a personalidade do líder da maior Revolução da história desse país. O verbo "esperar" era o verbo preferido de Getúlio, inclusive no dicionário de Vargas sempre aparecia antes do verbo "Agir".
A figura de Getúlio Vargas sempre foi uma imagem carregada de mistificações em torno de sua história. Líder revolucionário, herói, autoritário, ditador, Pai dos Pobres, Mãe dos ricos. Todos os livros faziam questão de engrandecer a aura da 'personagem', mas poucos livros se preocuparam em trazer uma narrativa sob a visão do próprio Getúlio. Lira Neto fugiu do convencional e preocupou-se em nos colocar na 'órbita' dos pensamentos do líder da Revolução de 30. Se queremos entender esse líder, devemos entender os seus principais dilemas.
Vargas sempre foi muito moderado, ele não entrava em um jogo para perder. Era um verdadeiro enxadrista, o que, algumas vezes, aparentava uma 'frieza'. Contudo, analisava as conjecturas do jogo, sendo prudente e responsável. Ora fazia o papel de mero espectador, ora fazia o papel de jogador. Destacava-se justamente o senso de oportunidade.
O livro é verdadeiramente espetacular. Acompanhar passo a passo a trajetória do líder, os seus pensamentos e as suas emoções, é também se aventurar numa história em que o 'prosaísmo da vida real é mais interessante do que parece'. Você estava certo, Getúlio.

Rafa 22/02/2015

Getúlio 1882 1930 - Dos Anos De Formação À Conquista Do Poder
Primeiro livro de uma sequencia de três volumes que conta sobre a vida do ex Presidente Getúlio Vargas, amado por muitos e odiado por muitos. Um livro que narra em detalhes precisos toda vida de Getúlio Vargas.

Lançado pela editora Companhia das Letras, uma edição muito bem trabalhada no livro ao todo. Uma excelente diagramação, com fontes e espaçamentos bem adequados proporcionando uma boa leitura. O escritor e jornalista Lira Neto fez um magnifico trabalho e organização do livro, construindo em três volumes sendo eles: “Getúlio 1930-1945 - Do governo provisório à ditadura do Estado Novo” e “ Getúlio 1945-1954: Da Volta Pela Consagração Popular ao Suicídio”.

Uma leitura fluida e rica em detalhes, o livro conta com pequenas idas e vindas na historia do personagem principal. Lira Neto se preocupou em nos mostrar o antepassado do Getúlio Vargas, passamos a conhecer várias gerações da família.

Vargas era um homem que não gostava de perder, entrava no jogo para ganhar e fazer da melhor forma possível. Muitos os consideram como o pai dos pobres, até mesmo de ditador.

O leitor vai fazer uma viagem na história do Brasil e conhecer mais dessa personalidade marcante que foi Getúlio Vargas.

site: http://www.livreando.com.br/2015/02/resenha-getulio-1882-1930-dos-anos-de.html

Lucas 28/02/2015

Uma Biografia Incrível para um Homem Incrível
Desde da infância em São Borja até a entrada triunfante no catete,Lira Neto descreve com maestria a trajetória de Getúlio Vargas e trata com excelência a vida pública e priva da maior figura politica da história desta Nação.

Leila de Carvalho e Gonçalves 01/08/2018

Seja Bem-Vindo!
Eis a primeira parte da biografia de um dos protagonistas mais controversos de nossa história e que, tal como ele, é capaz de suscitar celeumas, ganhando admiradores e detratores.

Merecem destaque tanto a exaustiva pesquisa levada a cabo sobre a fase mais desconhecida da vida de Getúlio, que vai de sua infância até a ascensão à presidência em 1930, assim como o texto instigante e agradável.

Particularmente, chamaram minha atenção, dois episódios de sua mocidade que eu desconhecia: a suspeita do envolvimento num assassinato em Ouro Preto, cidade onde ele estudou, e o estupro de uma índia que, na verdade, foi cometido por um homônimo.

Outro ponto interessante é a autoridade da família Vargas, comportamento que marcaria profundamente a postura política de seu mais importante membro.

Como não sou perita no assunto, não ouso entrar no mérito a respeito do ineditismo dessa ou daquela informação contida no texto, no entanto, é com prazer que recomendo a obra, afiançando cinco belas estrelas, não só à conturbada vida do estadista, um predestinado que soube tomar o bonde da história, como para Lira Neto que conseguiu envolver-me com sua prosa.

Agora peço licença, pois vou tratar de ler a continuação...

iviegas 31/07/2015

Lira Neto e seu Getúlio Vargas
É certo que já escreveram bastante sobre Getúlio. Mas essa jamais será um motivo para não se escrever mais sobre esse assunto. Lira Neto veio fazer a diferença, digo especificamente na forma de escrever. A estilística usada, não sei se situacional ou personalizada, é muito envolvente, além de ter um nível bastante erudito, mas não deixando de ser fluente. Um bom leitor não pode deixa de ler, não apenas pela história da vida de Getulio Vargas, mas pelo conjunto da obra. Antes de ser obrigatória, é uma leitura deliciosa.

Tauan 04/10/2015

O tarimbado biografista Lira Neto diz que se espantava por não haver ainda uma exaustiva biografia da mais importante figura política da história do Brasil. Assim, lançou-se de corpo e alma na busca por informações, documentos e fontes sobre a vida do homem que por mais tempo esteve à frente de nosso país.
A narrativa é um primor. Somo levados de cá para lá nas idas e vindas do texto, que não poupa regressões e avanços para traçar o rumo da vida do jovem Getúlio. Essas regressões, que em mãos menos hábeis poderiam ser um fracasso, se tornam a alma do livro.
Ao iniciar com a história de sua juventude e de seus pais, Neto busca jogar luz sobre algumas características peculiares do gaúcho. Em certa parte, o livro passa a ser quase que sobre a história do Rio Grande do Sul, tamanho o embrenhamento da família Vargas na política local, tendo Getúlio exercido altos cargos, eletivos e de carreira.
Nesse primeiro volume, conhecemos o ambiente formativo do presidente, o meio republicano (em pleno fim de monarquia) e positivista em que ele foi educado. Vemos, nessa parte, a fonte de alguns ideias que comporiam a contraditória personalidade do líder gaúcho.
Avançamos, com o texto, à vida adulta de Getúlio, como ele constituiu família, como ele se relacionava com as esposa e os filhos, como participava de sua educação. Getúlio teve 5 filhos (3 meninos e 2 meninas) com a esposa Darcy Vargas.
Somo levados como que testemunhas pelo caminho de sua ascensão política, de Deputado Estadual a Deputado Federal e a Governador de seu estado. Seguimos pelas tortuosas trilhas que levam o político gaúcho ao maior cargo do país.
Perto do final do livro, o autor muda o estilo, passando a se valer amiúde de trechos de cartas, telegramas e bilhetes dos personagens históricos envolvidos, o que tira um pouco a fluência da narrativa, mas concede ao livro um charme diferente.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Denynha 10/02/2016

Getúlio sempre foi, para mim, o presidente que mais me chamou atenção. Enigmático, controverso, pai dos pobres e ditador ferrenho.
Na minha imaginação, um grande homem, também no sentido físico da palavra. Lira Neto, desconstrói meu mito. Além de pequeno na estatura, em alguns momentos, senti que ele se deixou levar. Ou não, pois era um pensador muito estratégico, ainda fiquei na dúvida.
Sempre com um sorriso no rosto e pensava muito antes de falar, às vezes, deixando as pessoas no vácuo, Getúlio ainda tem minha simpatia. (Acredito que nos próximos livros, Lira vai destruir isto, mas ainda, Getúlio é admirável).

Thiago275 04/04/2016

As origens de Getúlio
Apreciei bastante esse primeiro volume da trilogia sobre Getúlio Vargas.
Sem dúvidas, o biografado é um dos personagens mais complexos da história do Brasil e não é tarefa fácil escrever sobre ele, tanto pelo extenso tempo em que ele influenciou a Nação, quanto pela sua personalidade ambígua e enigmática.
O livro perpassa um grande lapso temporal. Fala das primeiras experiências de Getúlio, criança, adolescente, jovem. De sua mocidade em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Das disputas políticas gaúchas (que podem soar um pouco tediosas para alguns) e em que ele teve papel fundamental.
Esse primeiro volume acompanha sua trajetória como Deputado Estadual, Deputado Federal, Ministro da Fazenda de Washington Luís, Presidente (hoje Governador) do Rio Grande do Sul.
Detalhadamente, o livro traz as negociações para a montagem da Aliança Liberal, bem como as idas e vindas de Getúlio, que resistiu até o último momento a lançar sua candidatura à Presidência da República, sempre temendo afastar-se do poder central e cair no ostracismo.
Após a derrota, relata as batalhas e a conjuntura que depuseram o Presidente e finalmente o levaram ao Palácio do Catete, sob aplausos da população.
Apesar da rica pesquisa, em sua maioria em fontes primárias, como o arquivo pessoal do Presidente, o livro tem linguagem fácil, simples, jornalística.
Sem dúvida, é uma grande contribuição para a bibliografia nacional e leitura indispensável para os amantes de história.

Mauro.Costa 06/04/2016

Com habilidade de Camisa 10
Sou suspeito para falar dos livros do Lira Neto pela admiração que tenho pelo estilo que não foge da pegada jornalística, mas que acrescenta uma riqueza de roteiro de cinema. Todas as vezes me sinto como um observador estático daquilo que leio, vestido de época, me comportando como um dos personagens do livro, um figurante de luxo. Voltei ao Getúlio 1 ao me sentir meio perdido no 2. Agora posso começar o segundo volume com ainda mais sede de Getúlio.

Lucas 19/04/2016

Getúlio Vargas: Ditador-estadista ou Presidente-golpista?
Um vasto trabalho de pesquisa deu origem a uma trilogia de livros a respeito do maior político da história do Brasil, o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas. O ex-presidente e ex-ditador nunca teve uma biografia que fosse digna à sua relevância quanto à política brasileira, e os livros (esteticamente muito bem acabados, com orelhas e páginas amareladas, com várias imagens da época), escritos pelo jornalista Lira Neto e idealizados pela editora Companhia das Letras, preenchem perfeitamente esta lacuna.
Neste primeiro volume, o leitor é conduzido às raízes do líder republicano Getúlio Vargas: a história da sua família, em especial do seu pai, que lhe passou o gosto pela política e poder de influência, um breve resumo de sua infância e juventude e os caminhos e ações que o levaram a governar o Rio Grande do Sul e, posteriormente, a sua chegada sangrenta ao Palácio do Catete, sede do governo Federal, então no Rio de Janeiro. Logo no início de sua trajetória política, o leitor percebe, que, de fato, Vargas era diferente, com uma astúcia política singular, um conciliador acima de tudo, mas enérgico quando necessário. Seus aliados reclamavam muitas vezes de sua falta momentânea de atitude, mas Getúlio era um perito na arte da inércia calculada. O livro é genial neste aspecto, porque por mais que o narrador mencione o silêncio ocasional do biografado em diversas situações, as entrelinhas revelam que Vargas estava agindo ocultamente, executando seus planos de forma brilhante. Fica muito claro, no entanto, que Getúlio usava sim de meios não muito éticos para participar do jogo político, sendo ambíguo e omisso em algumas ocasiões; era um gênio na arte de falar muito, mas dizer nada. Estes aspectos alimentam o lado obscuro do lendário líder gaúcho em sua busca ponderada-demagógica pelo poder.
Apesar de sempre deixar claro que lutava por um Rio Grande do Sul e um Brasil melhores, Getúlio nem sempre usava de meios humanamente recomendáveis para consolidar tal crença. Acima de tudo, Vargas sempre esteve perto ou no controle do poder; talvez por conveniência ou por vontade íntima, ele sempre estava acompanhado de grandes aliados, com grande força política e que acabavam seguindo o que lhes era pregado. Para Getúlio, baseado no positivismo de Augusto Comte e maquiavelicamente falando, os fins sempre justificavam os meios; valores como moral, ética e fidelidade política podiam ser suprimidos na busca por algo maior.
O excesso de detalhes na narrativa torna o livro cansativo de ser lido, não pela escrita em si, que é clara e objetiva, mas principalmente pelo elevado tamanho dos capítulos, o que faz com que a leitura não seja tão rápida. Além disso, cada capítulo possui dezenas de notas de rodapé, que aparecem separadamente ao fim da obra (ao leitor, é importante constatar que ele não deve se ater a acompanhar cada nota destas. Elas, em sua quase totalidade, se referem a uma fonte bibliográfica, não agindo como esclarecedoras da narrativa). Apesar de exaustivo, em nenhum momento o leitor que gosta de história pensa em abandonar a leitura; isso se deve ao tom por vezes romanesco adotado por Lira Neto, que consegue prender o leitor de forma magistral. Este fascínio, no entanto, é mais bem desenvolvido se o leitor (especialmente os não residentes na região sul, que, naturalmente, possuem menos contato com a cultura daqui) tiver uma boa compreensão de questões históricas do Rio Grande do Sul, sobretudo a Revolução Federalista, que teve grande influência em Getúlio Vargas e seus aliados e que elucida as partes envolvidas nos conflitos das quais ele presenciou e suas crenças políticas, cujas resultantes ecoam por toda a narrativa.
Por fim, o livro gera várias reflexões. A comparação da política atual com a daquela época é inevitável e triste, ao analisarmos o nosso presente. Várias situações inusitadas ao cenário atual são retratadas no livro; mencionar alguma delas aqui soaria como spoiler, mas é impressionante a responsabilidade e ética dos políticos (especialmente do executivo) daquela época com o povo, independente das correntes e ideologias políticas. Era uma época em que ter um deputado federal na família era motivo de orgulho e satisfação. Uma época em que os deputados federais eram mais presos a seu estado natal, podendo se aliar aos seus inimigos regionais em busca de um bem comum maior, seja de aspecto político ou social (esse era um ponto positivo das chamadas oligarquias regionais. No entanto, elas traziam também uma efervescência política muito forte, que acabava atrasando o Brasil como unidade, conforme será retratado na obra). Uma época em que não havia inchaço, de parlamentares e de gastos com eles, nas câmaras federais e estaduais. Uma época utópica aos dias atuais, onde a política deixou de ser vista como um instrumento para melhorar a vida da população e passou a ser meramente um sujo, obscuro e deturpado jogo de interesses. Por mais contraditório ou sanguinário que fosse, Getúlio não seria um político de mais valor que a imensa maioria dos atuais? Será que ele não condenaria veementemente o descaso atual com o dinheiro público, gasto abundante e erradamente? Será que o srº Getúlio não enfrentaria (literalmente) o congresso, a fim de diminuir esta gastança monumental que ali impera? Será que o seu conservadorismo eminente não faria bem à nossa atual sociedade, infestada pelo desrespeito a valores éticos e morais? Difícil (e talvez perca de tempo) imaginar isso, mas Getúlio era um líder tão enigmático e profundamente histórico que acaba sendo natural ao fim da obra que o leitor tome a si estas reflexões e adquira uma grande expectativa pela leitura do segundo tomo da trilogia, onde, certamente, o Getúlio líder dará lugar ao ditador, que ficou, num primeiro momento, uma década e meia como governante máximo do Brasil.

João Victor 10/04/2017

Primeiro da trilogia, com a proposta de explorar suas as origens até a tomada do poder no Golpe (ou Revolução, como queira) de 1930. Impressiona o rigor biográfico que Lira Neto empreendeu nesse trabalho e a narrativa contagiante.
Entendi porque o recebi de brinde quando o terminei. Duvido quem ousar lê-lo não partir para o segundo.

1 | 2 | 3 | 4