O Prisioneiro do Céu

O Prisioneiro do Céu Zafón

Resenhas - O Prisioneiro do Céu

_limamanu 08/03/2021

Uma obra prima
Como sempre, um ótimo livro, se liga as outras histórias, e explica tudo certinho, desvendando os mistérios dos outros livros.
Não tem como se descepcionar com as histórias do Zafón.
Queria esquecer tudo só pra ler novamente como se fosse a primeira vez

Mari 13/03/2022

O Cemitério dos Livros Esquecidos encontra o autor maldito
Em O Prisioneiro do Céu, Zafón consegue costurar com muita precisão as narrativas que apresentou nos dois livros anteriores e, confesso que antes da leitura deste livro pareciam um pouco desconexas entre si para mim. E amei entender como as duas histórias se ligam, foi uma grata surpresa!

Além disso, adorei reencontrar Daniel Sempere e Fermín Romero de Torres, mais engraçado e carismático do que nunca, que não tinham aparecido de forma direta em O Jogo do Anjo. Rever e conhecer mais da história de David Martín também foi uma surpresa, já que na minha cabeça a história dele tinha sido concluída em O Jogo do Anjo. Aí a prova que não dá para esperar obviedades de Zafón.

Um ponto que me chamou a atenção foi perceber que O Prisioneiro do Céu se desenrola muito mais no passado que no presente, parecendo que Zafón escolheu retroceder alguns passos para fechar pontos em aberto e no próximo livro andar ?para frente? com a história, finalizando o mundo que construiu.

Após o estranhamento que tive com O Jogo do Anjo (e agora entendi o porquê do livro ser tão bizarro kk), foi uma grata surpresa ler uma narrativa mais tranquila e mais parecida com a Sombra do Vento, meu livro favorito até o momento da tetralogia. A escrita de Zafón é primorosa e a capacidade de ligar vários pontos da história, trazendo surpresas para o leitor, é de se admirar. Nunca me canso de ler mais desse universo tão mágico, mas ao mesmo tempo, crível que Zafón criou.

?? 4,5/5

?Sem querer ofendê-lo, sr. Martín, agradeço imensamente a sua assessoria e seu apoio moral, mas temo perder o pescoço ou outro apêndice muito amado nessa história e, à luz da versão mais disseminada que diz que sua cabeça está batendo pino, a ideia de colocar minha vida em suas mãos me deixa bastante preocupado.?

Daniela742 05/02/2022

Incrível e fantástico
Se tem uma coisa que sempre fica comigo depois de ler os livros de Zafón, é um sentimento de êxtase, amor e emoção!

Sou extremamente apaixonada por essa série em especial, revisitar esses personagens, os lugares, sentimentos e memórias, que já me são tão familiares, me deixa a cada livro mais presa nessa realidade.

Muitas respostas do que ficou em aberto no Jogo do Anjo, encontramos aqui. Além disso conhecemos melhor Fermín e seu passado secreto, apenas mencionado em A Sobra do Vento.

Também vemos o desfecho de outros acontecimentos derivados do primeiro livro e somos de novo guiados, em parte, por Daniel Sampere durante o livro.

A história, como todas de Zafón que já li até agora, me pegou totalmente pelo coração. Li com muito carinho por reencontrar pessoas tão importantes para mim, chorei, sorri, conversei sozinha... No fim tudo que eu queria era que não acabasse.

Douglas 05/10/2012

Uma das melhores sequencias que já li.
Apesar de ter um aviso para o leitor dizendo que: "As diversas partes da série do Cemitério dos Livros Esquecidos podem ser lidas em qualquer ordem separadamente,..."
É mentira.
Existe a extrema necessidade de ler a sequencia correta, sendo ela: A sombra do vento, O jogo do anjo e finalmente O prisioneiro do céu.

Que você se delicie com cada capítulo, tanto quanto eu.

Milene 13/10/2012minha estante
Ai eu li nesta sequencia..falta só o O prisioneiro do céu.. já vou comprar...

Douglas 14/10/2012minha estante
Faça isso! É ótimo!

Ivan Leite 17/06/2022

O Prisioneiro do Céu Carlos Ruiz Zafón
?Sempre soube que um dia voltaria a estas ruas para contar a história do homem que perdeu a alma e o nome entre as sombras de uma Barcelona submersa no sono medroso de um tempo de cinzas e silêncio.?

Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de ?A Sombra do Vento?, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas.

Logo quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere e ameaça revelar um terrível segredo que permanecia enterrado há décadas no fundo da memória da cidade.
Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele.

Transbordando de intriga e emoção, ?O Prisioneiro do Céu? é um romance em que as narrativas de A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo convergem e nos levam à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Boa leitura? boa viagem?
@biblioteca.giratoria @cult.artes

Mari 06/01/2022

Amei como ele explicou e sobrepôs bem os outros dois livros, mas descobrir a história, as dores de fermin, um personagem que é um dos meus favoritos foi o que mais me prendeu

Zafon mais uma vez não decepcionou
du sp 07/01/2022minha estante
Fiquei com mais vontade de ler.

@LuanLuan7 07/01/2022minha estante
Mdls! Fiquei com mais vontade também.

Lu 22/07/2013

Não importa quantos livros espanhóis eu venha a ler nos próximos 50 anos: Barcelona, para mim, sempre pertencerá a Zafón e seus personagens.

É sempre um prazer rever velhos amigos e, sinceramente, tenho vergonha de dizer que demorei dois anos para comprar um livro novo do Zafón. Não cometerei esse erro outra vez. Seus livros são por demais especiais para não tê-los na estante.

E não é diferente com esse terceiro volume (ou primeiro, por tanto faz a ordem de leitura) da série O Cemitério dos Livros Esquecidos. O livro é maravilhoso! Escrito com capricho, numa linguagem ligeiramente antiquada... e com piadas escrachadas que me fizeram dar gargalhadas no meio da sala, mais de uma vez. Pessoalmente, acho que isso torna o texto desconsertante. É algo que não se espera.

O que dizer dos personagens? Bom, pra quem leu o belíssimo "A sombra do vento", maiores apresentações são dispensáveis. Mas, para quem está conhecendo o autor agora, digo que são personagens difíceis de não gostar. Daniel, pela determinação e doçura. Seu jeito meio atrapalhado e fofo. E Fermín, pela pura cretinice! Suas piadas são impagáveis! Adorei que esse livro tenha sido mais focado nele. Além, é claro, do querido Sr. Sempere.

Achei a história simples, levemente baseada no clássico "O Conde de Montecristo", de Alexandre Dumas... mas com a assinatura e o estilo de Zafón. Alternando mistério, romance, intriga e drama, é uma leitura bastante absorvente. E o final é inquietante.

Enfim, "O Prisioneiro do Céu" é um must read pelo conjunto. Não apenas por ser um ótimo livro... mas por ser um livro do Zafón. Pessoalmente, acho que os livros dele tem um padrão superior. E não é diferente aqui: o texto é lindamente escrito, tem ótimos personagens e uma história intrigante e envolvente.

Recomendadíssimo!

@descobrinaspaginas 12/01/2021

Zafón é genial
Esse é o terceiro livro da série do cemitério dos livros perdidos. É um livro mais curto, mas que responde muitas questões deixadas pelos primeiros livros.
O prisioneiro do céu destaca personagens mais que queridos.
O genial das obras de Zafón é que eles podem ser lidos em qualquer ordem.

Alisson 12/01/2021

Tudo vai se encaixando na quadrilogia do cemitério dos livros esquecidos, apesar desse ser um livro mais curto (Zafón compensou no quarto) ele responde muitas questões deixadas nos livros anteriores. Ansioso por terminar essa série.

PAULINE 10/02/2022

O prisioneiro somos nós
O prisioneiro do céu
Carlos Ruiz Zafón, definitivamente, diverte-se em ver seus leitores ansiosos, reféns de suas tramas. Na verdade, os prisioneiros somos nós, que apenas com muita força de vontade conseguimos pausar a leitura dessa narrativa que, ao mesmo tempo em que esclarece situações das outras obras da série, traz em suas linhas outros mistérios por desvendar. Para aqueles que concluíram o livro II e têm a esperança de esclarecer suas dúvidas nesse volume, adianto: não será dessa vez. Entretanto, já aviso que gostarão de (re)encontrar o prisioneiro do céu. Alguém se aventura a dizer quem é?

Amanda 11/03/2014minha estante
Também achei mais fraco, mas gostei sim, me pareceu um livro de interlúdio para o fechamento da série num quarto livro que recentemente foi confirmado pelo autor, pelo que vi do link dessa matéria a partir do site dele http://www.larazon.es/detalle_normal/noticias/5572185/cultura+musica/la-banda-sonora-de-zafon#.Ttt1CKIqC21ePUm . Quanto ao David, não explica os mistérios do Jogo do anjo, mas insinua sim que ele era na verdade o tempo todo esquizofrênico ou alguém com dupla personalidade, ou o anjo, o que achei aceitável, pois o segundo livro não só é obscuro e sinistro também puxa bastante para o realismo fantástico ou o sobrenatural. Do meio pro final do Jogo do anjo e desse dá pra perceber que o autor vai deixar algumas pontas soltas. Não dá pra deixar de comparar o destino do David Martín com o do Julian Carax, fiquei me perguntando se o anjo não teria visitado esse segundo e feito a mesma proposta para ele, pois ele publicou pela editora do patrão, como o David falava, aparece a citação no começo do Prisioneiro do céu.

Douglas 11/03/2014minha estante
Oi Amanda.

Eu também achei legal os livros, mas há muitas pontas soltas, principalmente no Jogo do Anjo.
Fico feliz em saber que teremos um 4º livro, talvez Zafón responda as questões que ficaram pendentes, ou talvez nos confunda ainda mais, é esperar para ver.. hehehe..

Quanto ao David Martin, eu discordo da sua opinião em dizer quem é aceitável que ele seja esquizofrênico ou o próprio anjo, pois isto destruiria com a história do Jogo do Anjo.
Eu não posso postar as questões aqui, pois colocaria spoilers muito grandes nos comentários sobre o Jogo do Anjo, mas se tiver curiosidade, da uma olhada na minha resenha sobre o Jogo do Anjo, que lá eu exemplifico todas as pontas que ficaram soltas, sendo o David uma vitima, ou sendo o David um louco.

Agradeço pelo seu comentário.
Um abraço.

Simone 31/05/2015minha estante
Em O Jogo do Anjo David é informado por carta que Isabella morreu. E em O Prisioneiro do Céu Isabella morre quando David está preso. Estou confusa!!! Me ajudaaaa!!! Em O Jogo do Anjo é tudo uma alucinação de David???

Lívia 22/06/2022

Livro três
Até então foi o que mais gostei, deixou o gancho e a ansiedade para ler o quarto e último livro.

Recomendo que, antes de ler esse livro, leiam o conde de Monte Cristo para compreensão total da obra.

Luan 21/08/2014

Fim de uma trilogia e a satisfação em tê-la conhecido!
No terceiro e último livro da trilogia Cemitério dos livros esquecidos, as histórias do primeiro e do segundo livros se cruzam. O foco agora é Daniel, Fermín e, claro, David embora este em menor escala, mas com papel fundamental. Tudo acontece dois anos após o término de A sombra do vento, quando Daniel e Bea estão casados e com o filho, Julián, em fase de crescimento.

A aventura, que por característica se envereda por histórias que se cruzam de forma incrível, começa quando um homem misterioso chega até a livraria Sempere e Filhos para comprar um exemplar único de O conde de Montecristo. Na hora de levar o livro, no entanto, a surpresa: o comprador paga mas deixa o volume na livraria e dentro dele um recado tão misterioso quanto o próprio homem para Fermín.

A partir daí, muitos segredos do passado de Fermín vêm a tona. E descobrimos como a vida dele se cruz com outros personagens já conhecidos da gente. Paralelo a isso, temos o casamento de Fermín com Bernarda e a volta por cima da livrar, que estava a beira da falência.

Não tenho grandes críticas ao livro. Carlos Ruis Zafón é mestre e sempre será. Claro, não é uma obra que chegue próximo da genialidade de A sombra do vendo, mas não se distancia tanto. Achei, na verdade, curto. Rápido. Um piscar de olhos e pá: acabou. Pra quem está acostumado com Zafón, isso soa estranho.

Mas aqueles mistérios, misturados a histórias que se entrelaçam, são características presentes. Muito daquilo que nos perguntávamos nos outros dois livros da série são explicados aqui. Não sei, na verdade, se Zafón idealizou toda a história antes de escrever a trilogia ou se bolou o passado revelado em O prisioneiro do céu conforme ia escrevendo os primeiros livros: mas tudo, novamente, como não poderia deixar de ser, se encaixou perfeitamente - preciso frisar: magnifica a história criada para o passado de Fermín e todo o desenrolar.

Foram várias as revelações e em vários momentos a única reação que nos cabia era a boca aberta ou a celebre frase: esse cara é fod*. Outro ponto a se destacar são os capítulos curtos e rasteiros. Isso deixou a história muito mais rápida, fluente. No entanto, tirando estas qualidade já conhecidas, tenho sim alguns poréns.

Eles se referem à velocidade impressa à história. Não entendi porque o livro teve tão poucas páginas e tamanha rapidez no desenvolvimento. A história contada tinha, sem dúvida alguma, fôlego para mais uma 100 páginas, o que seria ideal para mim. A certa altura, parecia que ele atropelava alguns acontecimentos para encerrar a história. Não deixou a desejar no desenvolvimento, repito. Mas se aproximaria da grande obra que foi o primeiro volume da série. E também não digo que o fim deixou a desejar. Mas o desenrolar de todo o mistério ocorrer apenas nas últimas quatro ou cinco páginas me surpreendeu um pouco.

Por fim, só tenho a dizer que adorei ter conhecido tantos personagens tão bem construídos. Zafón é um dos escritores que melhor sabem contar histórias, construir personagens e nos convencer daquilo que escrever. Por essas e outras, ele é um dos meu autores preferidos e um dos clássicos da atualidade. Vai ficar pra eternidade, sem dúvida. Essa série deve sim ser reconhecida e eternizada por tudo que é. E eu fico aqui com a vontade de um dia conhecer o Cemitério dos livros esquecidos e adotar um livro.

Não conhece este lugar secreto? Tá convidado a conhecer. Leia A sombra do vento, O jogo do anjo e O prisioneiro do ceú. Não te arrependerás.