Psicologia das Massas e Análise do Eu

Psicologia das Massas e Análise do Eu Sigmund Freud

Resenhas - Psicologia das Massas e a Análise do Eu

1 | 2 | 3 | 4

CharlesSouto 20/07/2023

Meu primeiro Freud e já coloquei na fila Totem e Tabu.

? curto e direto, ajuda a entender que na massa não somos mais nós que estamos atuando e sim a massa.
A pergunta que me coloco é se em algum momento conseguimos agir fora de alguma massa.

?Cada indivíduo é parte integrante de muitas massas (?) a ainda quer ser dominada por uma força irrestrita, anseia pela autoridade num grau extremo ? sede de submissão?

Jon 14/07/2023

Não sei o que dizer
Que já não tenha sido dito sobre a magnitude da obra de Freud. Essa em especial é, na minha nada humilde opinião, leitura obrigatória. Tanto no geral quanto para quem quer conhecer Freud.

Karin.Oniesko 26/04/2023

Freud explica mesmo
Neste livro, Freud relaciona e opina sobre as visões de outros autores contemporâneos a ele acerca do comportamento de massa, e acrescenta sua visão de "eu" a esta análise.

Acho que ter um conhecimento prévio sobre conceitos bastante usados por Freud, como "eu", "ego", e "complexo de Édipo" podem ajudar a ter uma compreensão mais ampla da leitura, mas não é um pré requisito.

Comecei este livro buscando uma compreensão social e política do momento atual, e acabei recebendo de presente explicações sobre a depressão.

Realmente, Freud explica tudo rs.

Kel.Andrade 14/03/2023

Leitura necessária
Ótimo texto, fácil compreensão.
Nos oferece uma pincelada no trabalho de outros teóricos sobre o comportamento de massa, mostra como as ligações se dão para se criar um sentimento de pertencimento.
Qualquer pessoa que não queira ser manipulada como massa de manobra deveria ler, entender a si mesmo é compreender os demais, os jovens hoje precisam desse tipo de luz sobre essas questões, já que estão constantemente expostos à polarização nas redes sociais.

Horikita 13/02/2023

Uau
Comprei esse pra minha mãe, mas li depois e 🤬 #$%!& . Esse pra mim é um manual de como as massas se comportam em determinadas situações, essa é a forma que consigo descrever esse livro. Em certos trechos da leitura eu ficava assustada com o quão preciso ele era sobre o comportamento das massas. Na parte que ele fala que o individuo pode ser culto, muito bem letrado, mas que na massa ele não passa de um animal eu fiquei caralhooooooo (ELE TEM RAZÃO). Enfim, o Freud não é famoso atoa e esse livro prova o porque.

Heitor 13/02/2023

Uma leitura completa e simples
Está obra de Freud me agradou bastante por ser um texto bem completo e de uma leitura simples, recomendo demais para todos que desejam conhecer esse lado social do autor

Patricia.Martins 07/12/2022

Livro é perfeito. Ajuda a compreender porque os indivíduos passam a seguir cegamente um pseudo líder. O que motiva..

Pam 04/12/2022

Livro muito bom. Assuntos densos, mas de fácil entendimento. Vi muitas familiaridades com questões discorridas por Freud e alguns acontecimentos do último ano.

Mirella Pupo 14/11/2022

Linguagem um pouco difícil as vezes ficava perdida! Muito boa a análise que ele faz do nosso comportamento quando estamos em grupo, como fazemos coisas bobas que sozinhos jamais faríamos.

May 12/11/2022

Vi esse livro sendo citado em um vídeo no TikTok do Marcelino Só Viaja e me despertou a vontade de ler, principalmente depois do cenário que se formou no Brasil nesse período eleitoral.

Me ajudou a olhar o comportamento das pessoas sob uma ótica diferente, além de trazer outras reflexões. Primeira vez que eu li Freud, mas já foi uma experiência muito legal, porque é fácil relacionar a leitura a acontecimentos cotidianos, o que a tornou bem fluida.

Já recomendei para várias pessoas do meu círculo social. E fica a recomendação aqui também.

Gessica 08/11/2022

Um livro indispensável para compreender o comportamento dos individuais na massa, como ocorre o rebaixamento intelectual ao mesmo tempo em que se torna influenciável pelo contágio das emoções eufóricas, uma profunda necessidade de ser dominada e se sujeitar diante de um líder, uma crença, um ideal fantasioso.

MArcio183 14/09/2022

O primeiro livro de Freud que eu leio. Pra mim foi uma ótima experiência entender quais as características e como as pessoas se comportam em uma massa.

Bruno B. 18/06/2022

Um Líder para seguir, um líder para amar.
Escrito em 1921, essa obra do Freud tem sua importância não só para estudantes acadêmicos tanto de psicologia, como de filosofia, mas para leitores leigos em geral, pois se trata de um Clássico da Literatura Universal. Essa obra freudiana é fundamental para compreendermos os fenômenos de massa com base no conhecimento e conceito psicanalíticos.

O pensador austríaco, vai investigar como se dá a origem e o funcionamento das massas, ele vai buscar ajuda na filosofia de Kierkegaard e Nietzsche, como também de McDougall e Le Bon.

Nesse ensaio o pai da psicanálise analisa o fenômeno de massa, e a relação de identificação do indivíduo com a figura do líder, a partir dessa análise vai fazer constatações relevantes, para ele: "A massa é um rebanho obediente, que nunca pode viver sem senhor. Ela tem tal sede de obedecer que se subordina instintivamente a qualquer um que se nomeie seu senhor." -S. Freud

Esse livro é uma ótima porta de entrada para o pensamento freudiano.

1 | 2 | 3 | 4