Tarás Bulba

Tarás Bulba Nikolai Gógol

Resenhas - Tarás Bulba

Andre 26/07/2013

Gógol é da "geração" imediatamente anterior à Tolstoi, e ficou evidente a influência, apesar de um estilo literário diferente. Não li outros livros de Gógol, mas este é curto, fácil de ler, e de uma paixão impressionante pelas origens e cultura Ucraniana.

Achei curioso que ele caracteriza o povo judeu com aquele estereótipo ainda popular hoje em dia, de que eles são exímios negociadores.

Apesar do que possa parecer ao leitor desatento, ou que não o contextualize com o perfil de Gógol e o momento pelo qual passava, este livro é uma comédia. Fala constantemente de companheirismo, de festas e deveres para com a cultura, mesmo nos comportamentos hoje vistos como rudes e violentos.

Bruno.Gollnick 07/05/2021

Muito Foda!
É a descrição de como eu vejo a Rússia.

Cristiano.Vituri 26/06/2015

Todo o orgulho da alma ucraniana
Gogol escreve com primor e qualidade indiscutível o âmago da alma cossaca! Taras Bulba valente guerreiro e seus dois filhos, Ostap e Andrei, partem em busca de batalhas sempre com o objetivo de honrar o povo ucraniana, seu país e sua religião.
Entre costumes cossacos (como: festas, bebedeiros e outros maneirismos) e visões sobre outros povos (judeus, turcos e tártaros) e toda rivalidade contra os poloneses, Gogol repassa todo um período histórico, anos de guerras e sua propria historia sob uma otica literária brilhante. Muito da literatura russa como um todo, pode ser entendida nas poucas paginas desse livro, que com certeza marcará a vida de quem o ler.

Tiago 16/07/2022

Um pouco da história da Ucrânia e dos cossacos
Um romance épico de Gógol centrado no herói cossaco ficcional Tarás Bulba, um experiente guerreiro e pai de dois filhos (que também desejam ser guerreiros cossacos). Os cossacos são um povo guerreiro, independente, muito religioso São nativos da região composta pelo sul da Rússia e pela Ucrânia.

A história pode ser vista como a versão ficcionada de acontecimentos reais ocorridos no território que atualmente é a Ucrânia e que na época era controlado pela Polônia e Lituânia, que formavam uma espécie de união. Os dois filhos de Tarás, estudantes da Academia de Kiev, regressam a casa e junto com o pai partem para a guerra contra a Polônia. Essencialmente o motivo do conflito é a religião. Os cossacos são cristãos ortodoxos e consideram que o catolicismo polonês estava se impondo como religião única e oprimindo os ortodoxos. Os judeus também são alvos dos cossacos por abusarem financeiramente dos membros da igreja ortodoxa.

A escrita de Gógol, que já conhecia de alguns contos, é mesmo diferenciada. Ele conseguiu capturar muito bem todas as dimensões do povo cossaco. Temos uma comunidade quase anárquica e que adora se embebedar e festejar e ao mesmo tempo um povo guerreiro que não tem medo de matar ou morrer nos horrores da guerra.

É importante ressaltar que os acontecimentos na guerra cossaco-polaca são contados sob o ponto de vista cossaco no livro, por isso vamos ter algum anti-catolicismo e anti-semitismo nas personagens e mesmo na narração do livro.

O livro foi publicado originalmente por Gógol em 1835 mas sofreu uma revisão em 1842 (onde foi adicionado um pouco de nacionalismo russo e algumas mudanças estilísticas). A edição que eu li, da Editora 34, traz a versão de 1842 mas os leitores em Portugal podem ler as duas versões na edição da Editora E-Primatur.

Considerei que foi uma leitura muito boa e enriquecedora. Não deixa de passar um contexto histórico desta região tão em voga nos dias de hoje.

pirocadeperuca 22/02/2023

Muitíssimo bem escrito e de ótima história. mesmo as cenas de combate não são repetitivas nem apelam à violência.
enfim, tenho pena dos cavalos.

guardo uma resenha decente para a edição física da ed. 34.

luizguilherme.puga 15/04/2020

Novela Épica de Gógol sobre os cassacos, grupo de guerreiros russo-ucranianos muito peculiar que tirava a excelência em combate do caos anárquico de suas vidas. Neste particular o General Taras Bulba empreende uma campanha face aos Polacos, até então seus dominadores, mostrando alma, coragem e distinção cossaca.

Paulo.Victor 26/06/2023

Sanguinário
Taras Bulba acha uma boa ideia levar seus dois filhos para serem integrantes da guerra e defenderem a fé cossaca. Então partem em retirada com sua xenofobia latente, quando nos é mostrado como pessoas se beneficiam com a guerra, e como este fato pode corromper o ser humano. Interessante um livro escrito em 1835 fazer sentido ainda hoje com a guerra que tá rolando na Rússia.

Heder Duarte 26/03/2012

Uma história empolgante em um livro curto.
Taras Bulba é um livro pequeno e barato, mas com grande conteúdo ao narrar as guerras dos povos ucraniano e polonês em tempos passados. A história narra lutas épicas numa dramatização que contagia o leitor, pois existe um jeito bem próprio e marcante de Nikolai Gógol definir os personagens, ambientação, conflitos, atitudes e mentalidade dos povos citados em seu livro. Os sentimentos estão saltando por dentro dos valentes e brutos cossacos, seus exércitos marcham e encontram-se, reúnem-se para brigar e beber, cometem diversos crimes de guerra e saqueiam outros povos. Nessa história dou destaque também para o fato de que uma paixão pode ser perigosa demais para quem não tem racionalidade para controlá-la.

Paloma.Rebouças 21/06/2020

Tarás Bulba - Primeira experiência com a literatura russa
Há tempos tenho vontade de ler de livros de autores russos, mas sempre tive receio pela complexidade da escrita. Esse ano resolvi começar e o livro escolhido foi o Tarás Bulba. E foi uma grata surpresa. Se pudesse resumir o livro em duas palavras seriam leve e divertido o oposto como eu achei que seria. Tarás Bulba é uma novela escrita por Nikolai Gógol 1895 e conta a história de Tarás Bulba um velhinho cossaco ucraniano e seus filhos Andríi e Ostap e narra as batalhas dos cossacos contra a Polônia.
Andíi e Ostap estudavam em um seminário e voltam para casa para passar as férias, na concepção de seu pai o estudo não era uma coisa muito importante, porém um cossaco de respeito carregava batalhas em sua bagagem. Tendo isso em mente, Tarás viaja com seus filhos para se juntarem ao "exército" para se tornarem homens de verdade ao participarem de uma guerra e daí começa a saga dos três.

Lelê 11/06/2020

Patriarcado fútil
O pai queria que seus filhos se tornassem homens e para isso era necessário que fossem à guerra. Mas não tinha guerra. O que fazer? Começar uma guerra.
Patriarcado sendo patriarcado

letícia 28/02/2022

esse livro me surpreendeu. não é o meu primeiro contato com o autor, o que contribuiu para a quebra de expectativas. enquanto em "o capote", conto ambientado no grande centro urbano de são petersburgo, gogol critica vários aspectos da sociedade cosmopolita russa, como o excesso de individualidade, de avareza e de burocratização, em "tarás bulba" nos é apresentado o modo de vida cossaco, oriunda dos cossacos, povos militarizados que valorizavam, sobretudo, a arte da guerra, a bebida e os ideais de coletivo e camaradagem. gogol consegue ser muito diversificado nesse quesito; se eu não soubesse de antemão nunca diria que ambas as obras foram escritas pela mesma pessoa! são estilos e abordagens completamente diferentes. de modo geral, é uma história simples, sem tramas muito complexas, mas que te prende e te faz querer descobrir como tudo aquilo vai se desenrolar. é como acompanhar uma novela "medieval" tal qual o cinema costuma retratar esse período histórico, apesar de não saber dizer com precisão em que época o enredo se passa. contudo, é importante frisar alguns pontos que me incomodaram. o primeiro deles é a forma como a mãe é esquecida no final da história, não chegando nem a ser mencionada. acho que valia a pena mostrar como ela se sentiu com tudo o que aconteceu. o segundo é o antissemitismo presente na obra. a intenção do autor ao retratar o povo judeu do modo que fez ficou meio dúbia para mim. não tenho certeza se foi posto ali como uma crítica / representação da mentalidade da época ou se aquela era realmente a forma como o autor enxergava o povo judeu. mas considerando o contexto, estou mais inclinada a acreditar na segunda opção. por fim, o personagem que mais gostei foi o irmão mais novo, andrei. ele é tãão emocionado, simplesmente viciado em amar! senti muito pelo fim que ele teve. acho que o livro também traz algumas boas reflexões, como a oposição entre velhice e juventude.

Patricia 14/03/2020

Muito interessante conhecer através da literatura um pouco mais do cotidiano dos cossacos e compreender sua forma de pensar e também as origens de sua fama de povo guerreiro e destemido. A trama é envolvente e emocionante, vale muito a pena.
#DesafioLivrada

tiag0mota 13/09/2023

Agradável primeira leitura de gogol
Livro tem um seus últimos capítulos bastante envolventes, assim como os iniciais, porém o desenvolvimento dele não foi tão cuidadoso o quanto eu esperava, senti um aproveitamento muito raso no retrato dos filhos de taras, sei que Bulba é o herói principal da novela e sua personalidade acrescenta bastante a possibilidade de uma agradável leitura, mas senti falta do potencial reflexivo da vivência do oposto que Taras, retratado por seus filhos jovens recém formados academicamente entrando em um contexto brutal e sanguinolento.

mdbandeira 23/09/2023

Taras
Livro excelente que mostra de forma clara e direta a forma de vida e filosofia cossaca, a força de um povo para manter sua soberania.