Tarás Bulba

Tarás Bulba Nikolai Gógol

Resenhas - Tarás Bulba

Ramiro.ag 17/01/2024

"O sabre, o mosquete, o cachimbo e o fuzil de pederneira estavam sempre ao lado de cada cossaco."
"E toda a Siétch rezava numa só igreja e estava pronta para defendê-la até a última gota de sangue, embora não quisesse nem ouvir falar sobre jejum e abstinência."

Gógol, precursor entre os magníficos escritores russos, extraiu do seio popular personagens entranhados nas camadas sociais menos afortunadas, elevando-os à sublime condição de heróis nas tramas de uma obra literária épica.

Na expressão gogoliana, a vinculação entre vida e literatura assume contornos ainda mais profundos, visto que o autor adota a vida do povo russo como o epicentro de toda a sua criação literária. A cultura popular, a existência mais singela do ser humano, seja ele um opulento proprietário de terras, um modesto funcionário público, um mujique ou um cossaco, assim como a alma multifacetada do homem russo, estão intrinsecamente entrelaçadas em suas narrativas.

"[...] consideravam indispensável dar educação a seus filhos, embora fizessem isso para depois esquecê-la por completo."

Em "Tarás Bulba", obra tecida nas tramas da história dos cossacos, ressoa uma intensa tonalidade popular e nacionalista. Nessa obra, o autor caracterizou o coronel Tarás Bulba de maneira a personificar toda uma nação, exaltando não apenas sua coragem e determinação, mas também desvelando um estilo de vida singular, uma sociedade anárquica que coabita harmoniosamente com um sistema militar meticulosamente organizado.

"Porém, estabelecer parentesco pela alma, e não pelo sangue, é algo de que só o homem é capaz."

Tarás Bulba pode ser considerada uma epopeia, assim como Ilíada e Odisseia, dando aos guerreiros cossacos os mesmos contornos dos heróis épicos. Em toda a trama, os guerreiros estão lutando pela sua honra e pela honra de sua pátria, estão tentando evitar a supressão do cristianismo ortodoxo pela igreja católica da Polônia, com personagens que, mesmo destituídos de nobreza, conquistam a glória nos campos de batalha. A essência épica dos personagens em "Tarás Bulba" se entrelaça com a peculiaridade popular: injúrias, maldições, desvios morais, preconceitos e superstições. Este contraste, ao mesmo tempo que desafia a grandiosidade épica dessas figuras, faz emergir do seio do povo personagens repletos de glória e esplendor.

"Não existe força maior do que a fé. Ela é terrível e inabalável como um rochedo no meio do mar tempestuoso e sempre inconstante, de cujas profundezas ele, que fora criado de uma só rocha inteiriça, ergue até as alturas os seus muros inexpugnáveis."

Apesar do tema sério e das recorrentes descrições violentas e brutais, a obra abraça, de fato, uma atmosfera carnavalesca. Eu me peguei rindo em inúmeras passagens, e a descrição burlesca confere uma leveza e uma abertura ao riso.

"E o fogo já se levantava acima da fogueira, envolvia suas pernas e estendia as chamas pela árvore...Mas haverá no mundo algum fogo, martírio ou poder que possa vencer a força russa?"

Outra leitura que veio para reafirmar a razão pela qual Nikolai Gógol perdura como minha paixão literária.

Raphaella11 10/01/2024

Não recomendo para quem está conhecendo o autor mas sim para quem está acostumado com o estilo de escrita. O Livro "Taras Bulba" de Gogol é uma ficção histórica emocionante que começa com humor e termina com o terror em meio a guerra. A obra fala sobre a dor de um pai e seus filhos, a dor do amor apaixonado e platônico entrelaçado com peso de ser um guerreiro. Gogol não falha em não romantizar uma época tão feroz, mesmo que cossacos sejam "heróis" na perspectiva dessa história. O autor conta detalhe por detalhe as brutalidades do exército protagonista, enfatizando os seus horrores e de seus inimigos. "O homem apenas se preocupava com o brilho das batalhas sangrentas, a ponto de perder sentimento pela humanidade." Apresenta certos esteriótipos fortes em relação a alguns personagens mas de maneira geral é bem escrita.

mdbandeira 23/09/2023

Taras
Livro excelente que mostra de forma clara e direta a forma de vida e filosofia cossaca, a força de um povo para manter sua soberania.

tiag0mota 13/09/2023

Agradável primeira leitura de gogol
Livro tem um seus últimos capítulos bastante envolventes, assim como os iniciais, porém o desenvolvimento dele não foi tão cuidadoso o quanto eu esperava, senti um aproveitamento muito raso no retrato dos filhos de taras, sei que Bulba é o herói principal da novela e sua personalidade acrescenta bastante a possibilidade de uma agradável leitura, mas senti falta do potencial reflexivo da vivência do oposto que Taras, retratado por seus filhos jovens recém formados academicamente entrando em um contexto brutal e sanguinolento.

Marcos606 13/09/2023

Taras Bulba, um coronel e seus dois filhos, Andriy and Ostap são cossacos que vivem na Ucrânia no momento de uma luta com invasores estrangeiros poloneses. O velho Taras quer que seus filhos se tornem homens de verdade e os leva para o centro da batalha.

Quando Andriy se apaixona por uma nobre polonesa, Taras Bulba deve escolher entre a Pátria e seu filho. Gogol glorifica o amor à Pátria, amor que, em sua opinião, está acima de todos os laços de sangue.

Paulo.Victor 26/06/2023

Sanguinário
Taras Bulba acha uma boa ideia levar seus dois filhos para serem integrantes da guerra e defenderem a fé cossaca. Então partem em retirada com sua xenofobia latente, quando nos é mostrado como pessoas se beneficiam com a guerra, e como este fato pode corromper o ser humano. Interessante um livro escrito em 1835 fazer sentido ainda hoje com a guerra que tá rolando na Rússia.

Reginaldo Pereira 26/03/2023

Admirado pelo bravo povo cossaco!
O prazer que Gógol nos permite ter através da leitura de suas obras é algo que poucos autores conseguem, de maneira tão simples e ao mesmo tempo tão profunda!

E o conto Tarás Bulba não poderia ser diferente!! No melhor estilo gogoliano, os personagens do povo, o seu linguajar direto e robusto (inclusive os xingamentos!!!), mostrados no seu cotidiano festivo e bélico, nos permitem compartilhar tanto da alegria e da embriaguez, quanto da ferocidade e violência das batalhas do século XVII.

Uma leitura rápida, prazeirosa, mas também grandiosa e até mesmo atual, pois agrega argumentos históricos muito importantes no entendimento do que está se passando atualmente com a nação e o povo ucraniano!!

PS: a edição que li possui um posfácio do tradutor (Nivaldo dos Santos) que sugiro ser lido antes da obra em si, pois apresenta uma contextualização importante, e sem spoiler algum!!!
aartemesalva-nat 26/03/2023minha estante
Raro um texto complementar que não contém spoiler. :)

Reginaldo Pereira 26/03/2023minha estante
Tem toda a razão, Natalia!! Um perigo!!!! kkkk Mas esse eu garanto!!! ??

Carolina 26/03/2023minha estante
Esse eu não li, mas li outros do Gógol que gostei muito - O Capote e O Retrato. Quero ler tudo dele. Se a Nova Aguilar lançasse as obras completas, eu comprava.

Reginaldo Pereira 26/03/2023minha estante
Carol, Gógol é um dos meus autores favoritos! Não sei de está na sua lista, mas ?Almas Mortas? é simplesmente perfeito!!!
Eu comprei um box de autores ucranianos e um deles também é justamente ?O Capote?! Portanto em breve falaremos a respeito!!?

pirocadeperuca 22/02/2023

Muitíssimo bem escrito e de ótima história. mesmo as cenas de combate não são repetitivas nem apelam à violência.
enfim, tenho pena dos cavalos.

guardo uma resenha decente para a edição física da ed. 34.

Matheus.Berica 16/08/2022

Self service de gêneros
Começa como livro de humor depois vira drama familiar depois vira aventura depois vira ação depois vira um épico de guerra depois vira romance depois vira tragédia depois vira comédia de novo

Tiago 16/07/2022

Um pouco da história da Ucrânia e dos cossacos
Um romance épico de Gógol centrado no herói cossaco ficcional Tarás Bulba, um experiente guerreiro e pai de dois filhos (que também desejam ser guerreiros cossacos). Os cossacos são um povo guerreiro, independente, muito religioso São nativos da região composta pelo sul da Rússia e pela Ucrânia.

A história pode ser vista como a versão ficcionada de acontecimentos reais ocorridos no território que atualmente é a Ucrânia e que na época era controlado pela Polônia e Lituânia, que formavam uma espécie de união. Os dois filhos de Tarás, estudantes da Academia de Kiev, regressam a casa e junto com o pai partem para a guerra contra a Polônia. Essencialmente o motivo do conflito é a religião. Os cossacos são cristãos ortodoxos e consideram que o catolicismo polonês estava se impondo como religião única e oprimindo os ortodoxos. Os judeus também são alvos dos cossacos por abusarem financeiramente dos membros da igreja ortodoxa.

A escrita de Gógol, que já conhecia de alguns contos, é mesmo diferenciada. Ele conseguiu capturar muito bem todas as dimensões do povo cossaco. Temos uma comunidade quase anárquica e que adora se embebedar e festejar e ao mesmo tempo um povo guerreiro que não tem medo de matar ou morrer nos horrores da guerra.

É importante ressaltar que os acontecimentos na guerra cossaco-polaca são contados sob o ponto de vista cossaco no livro, por isso vamos ter algum anti-catolicismo e anti-semitismo nas personagens e mesmo na narração do livro.

O livro foi publicado originalmente por Gógol em 1835 mas sofreu uma revisão em 1842 (onde foi adicionado um pouco de nacionalismo russo e algumas mudanças estilísticas). A edição que eu li, da Editora 34, traz a versão de 1842 mas os leitores em Portugal podem ler as duas versões na edição da Editora E-Primatur.

Considerei que foi uma leitura muito boa e enriquecedora. Não deixa de passar um contexto histórico desta região tão em voga nos dias de hoje.

Côrtes 17/06/2022

Incrível
Sinceramente quando comecei a leitura não esperava muito dela, porém, como sempre os russos conseguem me surpreender com essa história incrível!

Vitor Y. 10/05/2022

Tragédia Épica Ucraniana
Tarás Bulba é um bruto guerreiro cossaco extremamente orgulho do seu povo e religião.

A estória gira em torno dos conflitos com os católicos poloneses e os ortodoxos ucranianos.

O tom é folclórico e divertido haja vista as hipérboles das virtudes cossacas e a zombaria com os nobres e educados poloneses - muita ironia na descrição destes últimos inclusive.

Os recentes conflitos entre Ucrânia e Rússia atiça ainda mais a curiosidade para melhor entender aquela zona exótica, ?um pouco asiática? e um ?pouco europeia?.

letícia 28/02/2022

esse livro me surpreendeu. não é o meu primeiro contato com o autor, o que contribuiu para a quebra de expectativas. enquanto em "o capote", conto ambientado no grande centro urbano de são petersburgo, gogol critica vários aspectos da sociedade cosmopolita russa, como o excesso de individualidade, de avareza e de burocratização, em "tarás bulba" nos é apresentado o modo de vida cossaco, oriunda dos cossacos, povos militarizados que valorizavam, sobretudo, a arte da guerra, a bebida e os ideais de coletivo e camaradagem. gogol consegue ser muito diversificado nesse quesito; se eu não soubesse de antemão nunca diria que ambas as obras foram escritas pela mesma pessoa! são estilos e abordagens completamente diferentes. de modo geral, é uma história simples, sem tramas muito complexas, mas que te prende e te faz querer descobrir como tudo aquilo vai se desenrolar. é como acompanhar uma novela "medieval" tal qual o cinema costuma retratar esse período histórico, apesar de não saber dizer com precisão em que época o enredo se passa. contudo, é importante frisar alguns pontos que me incomodaram. o primeiro deles é a forma como a mãe é esquecida no final da história, não chegando nem a ser mencionada. acho que valia a pena mostrar como ela se sentiu com tudo o que aconteceu. o segundo é o antissemitismo presente na obra. a intenção do autor ao retratar o povo judeu do modo que fez ficou meio dúbia para mim. não tenho certeza se foi posto ali como uma crítica / representação da mentalidade da época ou se aquela era realmente a forma como o autor enxergava o povo judeu. mas considerando o contexto, estou mais inclinada a acreditar na segunda opção. por fim, o personagem que mais gostei foi o irmão mais novo, andrei. ele é tãão emocionado, simplesmente viciado em amar! senti muito pelo fim que ele teve. acho que o livro também traz algumas boas reflexões, como a oposição entre velhice e juventude.

Chester 17/12/2021

Taras Bulba, o cossaco raiz
Uma história carregada de cultura, história e patriotismo.
Bulba (pai) é capaz de qualquer coisa pela honra de seu nome e de sua nação.
Um romance russo datado do século 19 que consegue nos imergir na realidade e "violência" da época.
O final é previsível dentre poucas possibilidades esperadas mas não deixa a desejar a bravura do grande zaporojiano.

Lua 17/11/2021

Péssimo
Um livro muito ruim que ainda não entendo como as pessoas aceitam e consideram ele. É repleto de ignorância e preconceito. Não vou nem comentar a questão da intolerância religiosa e antissemitismo...