Elogio da madrasta

Elogio da madrasta Mario Vargas Llosa

Resenhas - Elogio da Madrasta

MIRANDA 24/01/2024

Mário lhosa , um dos meus escritores top 5 , com sua narrativa encantadora como uma boa madrasta a que se destina o livro . Lhosa nunca me decepcionou . Sempre surpreendente.
Palavra para o livro : Garupa

joaoggur 01/12/2023

Freud, corre aqui.
Um jovenzinho fica apaixonado por sua madrasta, Dona Lucrécia. Com o passar do tempo, a referida começa a adquirir certo sentimento a criança e, simultaneamente, nutre uma desconfiança em torno da ingenuidade do garoto.

A sinopse parece de um livro de terror (o horror está na perversidade dos personagens), mas meu primeiro contato com Mário Vargas Llosa foi marcado por um grande viés freudiano. Ha capítulos ligados ao simples (e supliciante) decorrer da história, outros são uma análise detalhada da metrossexualidade (Ego) de Dom Rigoberto, pai do garoto, e há aqueles que, se minha interpretação não foi falha, sao a canalização dos sentimentos (Pulsões) humanas em Deuses antigos (catalisados por quadros).

O livro, que de relance parece ter uma certa morbidez (realmente, é inegável), releva ter uma precisa e mordaz análise das contradições e ímpetos humanos, muitas vezes ofuscados por um mecanismo obscuro e inominável (ou, para a psicanálise, ?inconsciente?).

Clara influência Freudiana. Recomendo.
Gabriela 03/12/2023minha estante
Eu não gostei desse livro, mas Travessuras da menina má achei excelente, um dos melhores que já li

Ryllder 30/09/2023

Má(drasta) ou boa(drasta)?
Llosa ainda não me decepcionou. Este curto romance, com ares de erotismo, é para quem não se choca com facilidade, ou não tem inclinações para santarrão. Não que tenha muitas descrições escabrosas, mas pode incomodar alguns pelo assunto. Às vezes o incômodo se esconde nos detalhes.
MIRANDA 24/01/2024minha estante
Realmente Lhosa não nos decepciona ! Abraço . ( você já leu "A FESTA DO BODE" ? excelente !)

J^! 17/09/2023

A maestria de um escritor
Nesse livro, Llosa conduz nossos sentimentos mais diversos sem que nem percebamos os tortuosos caminhos.
Camila1856 17/09/2023minha estante
Valeu a pena? Sou doida pra ler mais dele

J^! 17/09/2023minha estante
Vale a pena se nos entregarmos à história sem amarras.

Lindalva 17/04/2023

Não gostei
Dos livros que li do Vargas Llosa até agora, esse é o primeiro que não gostei. As partes descritivas das fantasias de Don Rigoberto são maçantes e a história central é fraca. Achei a sequência da história, livro "Os cadernos de Don Rigoberto", mais interessante do que esse.

MarAlia63 06/04/2023

Eu tinha tantas ideias sobre esse livro antes de começar a ler.
Eu tive tantas ideias sobre esse livro enquanto estava no meio dele. E no fim descobri que todas as minhas ideias estavam equivocadas.
Tive uma certa aversão no começo da leitura, mas a curiosidade acabou me impulsionando a seguir a diante só pra poder descobrir o final de tudo aquilo.
O livro alterna entre um capítulo sobre o cotidiano da família e um capítulo sobre algum conto hot sobre uma pintura.
Dos capítulos sobre as obras, escorre sensualidade
Do restante, é um misto de: ?Pobre Rigoberto?, ?Se controla, mulher!?. E sobre Alfonso.. só incógnitas.
Meu primeiro contato com Vargas Llosa, e sabendo que esse livro incrível não é dos melhores que ele já escreveu, só me faz querer conhecer mais e mais do autor.

leonardo420 24/03/2023

Ótimo
Ótima leitura, um livro que mexe com seus sentimentos, inquietante um tanto fora do comum, porém creio que tenha sido essa a intenção.

Yuririn 23/02/2023

A escrita e condução da história é muito boa, parece que o autor faz a situação toda com a madrasta ser atenuada, ou torna "menos chocante", ao mesmo tempo em que o leitor fica apreensivo e torcendo pra não acontecer nada hahaha. O intercalado com a "outra história", cujos protagonistas têm os mesmos nomes que o da primeira, foi bacana também e ambas têm personagens com características diferenciadas e marcantes apesar de ser um livro de apenas 160pg. No geral acho que gostei mais da escrita que da história em si--- o final deu nervoso e uma frustração hahaha; alguém faz favor e dá uns sopapos naquela pessoa?!---, mas, enfim, foi interessante de ler e legal conhecer essa obra escrita por um autor que ainda não tinha tido contato.

Thiago Narciso 07/01/2023

Aí dona Lucrécia...
Que livro comédia e que ótimo primeiro contato com Vargas Llosa. O livro é curto e relativamente simples. Uma mulher linda se casa com um homem rico e se vê como madrasta de um menino, que se parece um verdadeiro querubim helênico, lindíssimo. Entre idas e vindas a madras e o jovem se envolvem amorosa e sexualmente.
E como é um traço da literatura latina, a vida privada e os afazeres cotidianos brilham nessa história, o simples acompanhar dos problemas domésticos que essa família encara é uma grande aventura. Fica a recomendação e principalmente para quem nunca se aventurou na literatura erótica.
Fico agora ansioso para ler "Os cadernos de Don Rigoberto" a continuação dessa obra.

Larissa Verena 07/12/2022

Primeiro livro que leio desse autor.
Achei um pouco lento e desconfortável.
Vi muita gente dizendo que não é o melhor dele. Vou escolher melhor da próxima vez.