O Quinze

Shiko

Resenhas - O Quinze

Laryssa306 01/04/2024

Resenha
O livro aborda uma temática muito importante sobre o problema da seca e como essa realidade afetava a vida das pessoas, não posso dizer que amei o livro mas não tem como deixar de valorizar a escrita desta autora ainda mais sabendo o prodígio que foi.

clara4057 31/03/2024

Sobre o quinze
Primeiramente eu achei o livro bom, fala sobre muitos assuntos e tudo mais, porém eu n gostei do final e umas coisas que não foram explicadas,por exemplo; como ficou Chico bento e sua família na sua ida pra São Paulo? ou onde está o filho deles que desapareceu? morreu?
Tirando isso é um foi bom, muita gente fala que é uma leitura muito difícil, porém eu não achei, claro é uma leitura complicada para nosso vocabulário atual, porém da para ser compreendida.

alyfrnds 31/03/2024

A adaptação da obra "1915" retrata três histórias que se entrelaçam no sertão do Ceará durante uma das maiores secas do Nordeste. Mostra a luta da professora Conceição, do vaqueiro Chico Bento e de Vicente contra as consequências da seca, com realismo e sutileza.

Luiza1163 31/03/2024

O Quinze
Definitivamente não é para o meu alvo público kk, mas como é obrigatório tive que ler. Sem muito o que dizer, apesar de um clássico nunca leria um livro assim, palavras difíceis demais e o livro é triste apesar do final mais ou menos feliz.

Ju_allencar 31/03/2024

Obra-prima ???
Que leitura maravilhosa, que escrita perfeita, personagens bem trabalhados, histórias comoventes. Ler Rachel de Queiroz foi uma experiência tão agradável. Me apaixonei pela escrita dela. É um clássico nacional que deveria ser lido por todos.

Lílian 30/03/2024

A temática sertaneja é fascinante e "O quinze" é um clássico da literatura nordestina e brasileira.
Os fenômenos que ocorreram no sertão, sejam de ordens naturais, como as secas prolongadas, como a de 1915, econômico-sociais, como o cangaço, ou religiosas (messianismo), políticas (coronelismo) são essenciais para a compreensão de tanta, mas tanta coisa do Brasil de ontem e de hoje, que a leitura de textos como esse deve ser sempre estimulada.

clara 29/03/2024

Incrível um livro que combina tanta realidade e sentimentalismo ter sido escrito por uma menina de 19 anos. O sentimentalismo, de certo, vem em sua maioria do leitor, devido a fidelidade da obra com a realidade, o que transmite um sentimento profundo de pesar. Pela leitura toda, conseguia visualizar a obra do Portinari ?Os retirantes?, o foco narrativo do Chico Bento se assemelha demais a história do quadro. Além disso, o foco da Conceição foi um tanto revolucionário, uma mulher que preferia os livros aos homens e não tinha a pretenção de casar, além de ser uma história que se passa em 1915, a sua publicação em 1930 mostra um dos motivos pelos quais Rachel de Queiroz ter se destacado. A história do Vicente não deixa de ser tocante, um jovem que era menos visto pelos pais porque preferia cuidar do gado a estudar como seu irmão. A relação entre as histórias é feita com maestria e mesmo já sendo individualmente boas, evoluem conforme se cruzam. Acho que é uma leitura muito interessante para se ter um retrato da seca, é um livro curto e mesmo tendo quase 100 anos desde a sua publicação a sua escrita não é rebuscada além de ser muito interessante já que é marcada por regionalismos.

q!Gabi 29/03/2024

É um livro bom, mas a dificuldade para entender e as palavras não ajudam nem um pouco. Não tem ainda uma linguagem melhor pros dias atuais isso é o que me deixa p da vida, a narrativa fica cansativa e arrastada, fiquei cada vez mais querendo abandonar porém não podia, por causa da escola. Enfim, é razoável, não serve pra 2024 ou pra pessoas de 14/15 anos e sim pra gente mais velha, enfim né

Bia Fontes 29/03/2024

Conceição
A maioria das mulheres retratadas nas obras escritas em tempos mais longínquos são um padrão, submissas e sem muito conhecimento geral. Porém, a Conceição se faz uma personagem muito importante para representar a mulher, lutadora e de bom coração que trabalha e deseja obter cada vez mais conhecimento.
Também há diversos outros personagens e histórias que com certeza valem a pena o seu tempo e sua leitura. Aproveite e mergulhe nesse livro único!

Erica 27/03/2024

Esse livro consegue ser, ao mesmo tempo, poético e de uma crueza angustiante.
Em alguns trechos a gente chega a sentir a tristeza, a vergonha, a saudade, a resignação...
Muito duro em alguns parágrafos, mas voltando às palavras doces, a gente consegue seguir até o fim.

Mapa de personagens:

Dona Inácia, da fazenda Logradouro
Conceição, sua neta

Vicente
Idalina e o Major, seus pais
Alice e Lourdinha, suas irmãs

Cordulina, sua esposa
Mocinha, sua cunhada
Josias, Pedro, Manuel, seus filhos
Bia Fontes 29/03/2024minha estante
Gostei bastante da leitura.

Joags16_ 26/03/2024

Não é nada o que dizem
O Quinze é um livro sensacional, para o leitor específico. Vi muitas e muitas críticas positivas demais sobre esse livro. Mas eu levanto o dedo e contradigo todas essas críticas. É um livro chato, sem enredo consistente e sem rumo. Entendo que para a época era algo excepcional. Mas não é algo bom em 2024. A línguagem não teve uma adaptação até hoje, e é uma linguagem horrível de entender, por que mesmo com um vocabulário rico, te deixa confuso. O enredo é inconsistente por falta do que se descreve, e a história é repetitiva. A trama por trás é algo emocionante e no fundo, bom, mas com uma construção ruim, não melhora em nada. Cada capítulo muda de ponto de vista, onde cada personagem tem um apelido diferente para cada um e o que confunde mais o leitor, num livro onde a única pessoa que entende o livro ao pé da letra é a autora. Por fim, não foi uma leitura prazerosa, foi arrastada, chata e cansativa.

Jamyle15 26/03/2024

Um clássico a frente de seu tempo
Acredito que é impossível ler esse livro sem ser irremediavelmente afetado por ele. A realidade crua dos retirantes, sem rodeios ou figurações românticas, arranca de nós um pedaço e deixa enterrado na estrada junto daqueles que não suportaram a árdua jornada até a capital. A escrita de Rachel de Queiroz é voraz. Nos entrega um romance propositalmente morno e fracassado desde o berço. Conceição é uma personagem de se admirar e tive a impressão que hora se confundia autora e personagem. É arrebatador. Acredito que não exista outra palavra para descrever a leitura de O Quinze.

Asis. 24/03/2024

O quinto
Eu adorei, quando li me lembrei do tema de vidas secas e retrata realmente oque aconteceu na época de uma forma fluída, eu como uma cearense me senti meio que representada pela parte do personagem do Chico Bento, por acontecer a mesma coisa com minha família não devido questões da seca mais sim de vida mesmo, uma opinião minha sobre o romance que acontece dentro do livro é que se pararmos pra pensar Conceição estaria certa no fim das contas ela é Vicente não dariam certo, por mais que tenha amor, amor não é susficiente na minha opinião. Em contexto do livro é muito bom retrata a seca que aconteceu no ano é bem detalhado, uma narrativa muito boa nunca tinha lido um livro da autora antes gostei da escrita gostei de tudo.

Gus 24/03/2024

Raquel de Queiroz acertou muito nesse aqui.
a seca que houve aqui no nordeste, por mais que tenha ocorrido fato, nao é um assunto muito abordado nos livros de história e muito menos comentado pelos professores.

Fabrício 23/03/2024

Obra-prima da literatura nordestina
Rachel soube muito bem impactar o leitor com palavras muito bem escolhidas e a realidade da triste seca no nordeste brasileiro e todas as suas consequências. "O Quinze" é tristeza do começo ao fim.